Como identificar entradas no tape reading? Aprenda a fazer isso!

Você já ouviu falar em tape reading? Sabia que aprender como identificar entradas no tape reading pode ser útil nos seus investimentos?

Pois é, essa é uma técnica de análise é bastante utilizada por investidores da bolsa de valores e que pode servir de grande ajuda na hora elaborar planos de negociações.

Mas para que ela seja efetiva, é necessário ter alguns conhecimentos importantes, especialmente para não se perder no meio de tantas informações.

Quer aprender mais? Então confere este artigo que preparamos para você, no qual explicamos o que é, como operar tape reading e ainda quais as vantagens e desvantagens da técnica!

O que é tape reading? 

Tape reading é, em tradução literal, leitura de fita em inglês. Mas o que é isso? Bem, para responder a essa dúvida nós precisamos voltar um pouco no tempo, para a época em que as negociações na bolsa eram feitas por telefone.

Lá atrás, as ordens não apareciam nas telas dos computadores. Elas eram anotadas em uma fita de papel e existiam profissionais que as liam para analisar o fluxo e assim, tentar prever as futuras tendências do mercado.

Atualmente, essa técnica também é chamada de análise de fluxo de ordens, e a tecnologia utilizada mudou, mas o método é bem semelhante.

A ideia continua sendo observar e fazer um estudo do que está sendo movimentado no pregão da bolsa. Ou seja, o que está vendendo, comprando, qual preço está subindo ou caindo.

Sim, a intenção desse processo é descobrir o que a maioria das pessoas estão fazendo, pois isso pode indicar o que poderá acontecer no mercado, e montar estratégias para seguir esse fluxo.

Como identificar entradas no tape reading?

É até fácil identificar entradas no tape reading, mas você precisará de algumas ferramentas. Mas pode ficar calmo, que todas são facilmente acessadas do seu computador. Basta ter uma conexão estável com a internet e contar com uma boa corretora.

Agora, explicando a parte mais prática. É possível fazer tape reading com três grandes grupos de informações disponíveis sobre a bolsa e que são atualizados em tempo real. São eles:

  • livro de ofertas, que mostra todas as intenções dos participantes de um pregão. Ou seja, o que eles estão pensando em fazer;
  • histórico de negócios, que exibe tudo o que está sendo fechado naquele momento;
  • times and trade, que traz mais dados sobre as transações realizadas pelos participantes, como valores de compra e venda e até mesmo quais foram as corretoras envolvidas no negócio, além de exibir os mais atuantes e informar quem iniciou o negócio.

Em todos os casos, é mostrado horário, valor e tamanho do lote negociado. Basta procurar pela ação que você deseja acompanhar, por exemplo.

Você pode usar apenas um ou quantos quizer simultaneamente, abrindo-os em abas diferentes do seu computador, o que proporciona uma visão mais completa.

Sim, você vai precisar prestar bastante atenção para acompanhar todas as entradas. Isso porque as negociações acontecem a todo momento. Logo, costumam passar muito rápido, mas você se acostuma quando começa a “pegar o jeito”.

“Tá, mas como eu vejo tudo isso?”, bem você pode ter acesso a todas essas informações através do seu home broker. Isso é o sistema que permite o acesso à bolsa de valores através de uma corretora.

Como fazer tape reading nas suas operações?

Após ver o que é e como identificar entradas no tape reading, você ficou interessado em aplicar a técnicas nas suas futuras operações? Então saiba que é preciso ficar atento a alguns pontos importantes.

O primeiro é ter um bom acesso a internet, como já mencionamos, e um bom computador. As informações, justamente por chegarem até o investidor em tempo real, aparecem em grande velocidade. Logo, é necessário ter os meios para acompanhá-las.

Tendo isso, fique atento ao que está acontecendo. Por exemplo, muitas pessoas interessadas em comprar uma determinada ação e o aumento dos valores das ofertas por elas. Isso pode indicar uma tendência de alta nos preços.

Se muitas pessoas procuram vender e estão aceitando as ofertas com facilidade, pode ser sinal de queda. Deu para entender?

Agora, uma dica para facilitar a identificação e leitura desses dados, é filtrar o que é mostrado.

Essa prática não demanda nenhum malabarismo, uma vez que é possível filtrar  por tamanho e, até mesmo, por preço do lote. Logo, você pode marcar para ver apenas coisas que estejam dentro do seu aporte financeiro.

Quer saber quais são os hábitos de um investidor de sucesso? Então aperte o play no vídeo a seguir para descobrir!

Vantagens e desvantagens do tape reading 

Você aprendeu o que é e como operar tape reading, mas existem vantagens e desvantagens desta técnica? A resposta é sim, para os dois.

A principal vantagem de usar tape reading é proporcionar informações valiosas sobre o andamento do mercado.

Como mencionamos, isso pode ser utilizado para tentar antecipar tendências e, portanto, montar estratégias mais focadas nos resultados desejados. Por esse motivo, ela é considerada uma técnica eficiente.

Um ponto que precisamos falar, também, é que o tape reading é algo que exige dedicação e estudo constante. Isso para conseguir identificar e saber analisar todas as informações.

Não é apenas saber sobre a técnica, viu? Mas também como é o funcionamento do mercado e o que são e como identificar tendências, por exemplo.

A destantagem do tape reading é que ele pode demandar operações frequentes. Devido a isso, o investido pode ter que arcar com custos de corretagem mais elevados.

E aí, está querendo começar a fazer o seu dinheiro render, mas não sabe ao certo como começar? Então confira o curso Aprenda a investir na bolsa, da nossa Escola de Investimentos.

Nele, você aprende tudo o que precisa saber sobre esse mercado, como o modo de funcionamento e quais são os primeiros passos, e ainda descobre como montar uma carteira e diversificar os seus investimentos!

Continue Aprendendo

spot_img