Como investir dinheiro e ter lucro mensal? Confira 4 tipos de investimentos rentáveis

Saber como investir dinheiro e ter lucro mensal é o sonho de muitos investidores, porém nem todos têm o conhecimento de que existem investimentos que pagam periodicamente, o que se torna um modelo ideal de negócio para quem pretende viver de renda.

No entanto, só é possível ter esse rendimento após conhecer a fundo o que cada investimento proporciona, além de saber se ele se encaixa no seu perfil de investidor e se combina com seus objetivos.

Pensando nisso, neste artigo vamos mostrar como ter rendimento mensal aplicando seu dinheiro em bons investimentos. Acompanhe a gente!

Onde investir para ter renda mensal?

Em busca de saber como investir e ter lucro mensal? Listamos quatro opções de negócios que podem ajudar no seu caixa. Confira:

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um modelo de investimento no qual se empresta dinheiro para o governo e, em troca, o investidor recebe uma rentabilidade. Este, por sinal, é um recurso simples e prático, uma vez que o investimento inicial pode ser de 50 reais.

Existem também títulos do tesouro que pagam rendimentos semestrais prefixados ou atrelados ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), índice que mede a variação de preços de produtos de consumo.

Sendo assim, os dois formatos podem ser de grande valia para o investidor, mas em ocasiões diferentes.

As aplicações prefixadas são mais interessantes durante a queda de juros, uma vez que elas garantem taxas mais altas do que o mercado pratica no futuro.

Em contrapartida, os investimentos atrelados ao IPCA possibilitam que o dinheiro não desvalorize com o aumento dos preços quando aumenta a inflação.

Mas, independentemente do estilo, quando pagam juros semestrais, a modalidade prefixada e a atrelada ao IPCA garantem que o investidor receba regularmente com o ganho das aplicações, tornando-se então uma fonte de renda periódica.

Vale ressaltar que o rendimento desse tipo de aplicação é menor que receber todo o recurso no vencimento, já que a cada parcela recebida dos juros semestrais diminui parte do acumulado.

Ações que pagam dividendos

Ações que pagam dividendos são aquelas que pertencem a empresas de capital aberto e que tenham lucro retornado em seus resultados. 

Esses ativos podem trazer retorno mensal, semestral, anual, ou em outro período conforme o acordo estabelecido entre cada companhia.

As frequentes quedas de juros fazem com que as pessoas olhem a renda variável com outros olhos. E, por sinal, este é o momento oportuno, visto que muitas companhias entram no mercado de ações pagando dividendos. 

Mas a decisão sobre investimento em empresas não deve depender apenas da possibilidade de pagamento de dividendos, é importante fazer uma análise financeira das empresas, verificando os indicadores financeiros como lucro líquido, receita, margem EBITDA, endividamento, entre outros dados.

Fundos imobiliários que pagam dividendos

Os Fundos Imobiliários (FIIs) são uma ótima alternativa de investimento para ter rendimento mensal. Nessa modalidade, os investidores entram no mercado imobiliário sem comprar um imóvel físico.

Os fundos são caracterizados por dois tipos:

  • fundos de tijolo: imóveis físicos como shoppings, lajes e centros comerciais. Neste caso, o rendimento vem da locação dos imóveis;
  • fundos de papel: recebíveis imobiliários desses empreendimentos. Aqui são títulos que representam a negociação dos imóveis, ou seja, eles já foram vendidos, embora não estejam prontos, e o comprador continua pagando as prestações.

Logo, o investidor pode lucrar de duas formas: com o recebimento do dividend yield (indicador que mede o rendimento de uma ação com o pagamento de dividendos) e com a valorização das cotas do fundo.

Por fim, para lucrar com os FIIs é fundamental escolher um bom fundo. E, para isso, observar a qualidade dos imóveis, a inadimplência dos recebíveis e a vacância do fundo, por exemplo, são critérios bastante valiosos.

Previdência privada

A Previdência Privada é outra forma de como ter rendimento mensal. Esse investimento a longo prazo serve para complementar a previdência pública, no caso, o INSS.

Na prática, aplica-se um valor inicial e faz aportes periódicos ao longo dos anos. Com o tempo, o dinheiro aplicado começa a render e você pode resgatá-lo quando preferir.

Para ter uma visão mais clara sobre os tipos de investimentos, veja as principais características de cada uma:

Como investir dinheiro e ter lucro mensal?

Neste tópico listamos algumas dicas essenciais para você entender melhor como investir e ter alta rentabilidade mensal, seja para investidores iniciantes quanto para os mais experientes.

1. Crie um planejamento objetivo e claro

Para investir do jeito certo você deve construir uma vida financeira saudável e, para isso, a primeira medida é quitar as dívidas, caso você tenha.

Outra dica é construir uma reserva de emergência para utilizar o dinheiro em caso de necessidade e, por fim, deixe uma parcela destinada para os seus investimentos.

Nesse sentido, é importante deixar claro quais objetivos pretende realizar. Deseja economizar para a aposentadoria? Guardar dinheiro para comprar uma casa? Fazer a viagem dos sonhos?

Defina-os, para que você possa decidir os tipos de investimentos que pretende aplicar.

Portanto, com os objetivos definidos, você consegue alinhá-los ao seu perfil de investidor e ao prazo dos investimentos.

2. Defina seu perfil de investidor

Descubra o seu perfil de investidor, que corresponde ao grau de tolerância ao risco nos investimentos. Você pode se classificar como conservador, moderado e arrojado (mais propenso a correr riscos e a lidar com a volatilidade do mercado).

Mas tenha em mente que você não precisa seguir o mesmo perfil de investidor a vida inteira. Em certo momento você pode estar mais propenso a lidar com investimentos mais arriscados, em outro, pode preferir e lidar com investimentos mais tênues, que possam gerar pouca rentabilidade, mas que não sofrem tanto com as oscilações do mercado.

Uma forma de definir o seu perfil de investidor é responder questionários simples, disponíveis quando se abre conta em uma corretora de valores.

3. Abra conta em uma corretora de valores

Uma corretora de valores tem papel fundamental para ajudar o investidor a fazer aplicações com segurança. Por isso, é necessária a abertura de conta em uma corretora para que você possa acessar os tipos de investimentos financeiros disponíveis do mercado.

Graças à tecnologia, é possível abrir uma conta e transferir os recursos à distância, sem ir a uma corretora física. Além do mais, as corretoras modernas não cobram corretagem para grande parte das aplicações, como a Clear e a XP Investimentos, e elas contam com profissionais qualificados para dar o suporte na hora em que o investidor precisa de auxílio. 

4. Conheça os prazos de investimentos

Os prazos dos investimentos, ou seja, se são a curto, médio e a longo prazo, também são um elemento importante na hora de saber onde investir para ter uma renda mensal. 

Por exemplo, investimentos como Tesouro Direto podem ser pré-determinados antes de assinar um contrato.

Em outros casos, o investimento pode ser por toda a vida, como no caso das ações, BDRs e ETFs da bolsa de valores.

A importância de conhecer os prazos dos investimentos se dá pelo que vimos na dica número 1. Quando você tem objetivos bem definidos, sabe qual é o prazo que a aplicação deve possuir para casar com a sua meta, assim como estar em coerência com o nível de risco.

5. Descubra a relação risco x retorno

Para começar a investir e ter retorno mensal é preciso estar por dentro do que significa a relação entre risco e retorno.

Existem investimentos que não trazem bons resultados, mas não significa que sejam ruins, apenas não estão compatíveis com os seus objetivos neste momento. Isso demonstra que quanto maior a expectativa de retorno de um investimento, maior é o risco.

6. Planeje sua carteira de investimentos

Ao montar sua carteira de investimentos recomenda-se estipular as macro e micro-alocações.

As macro-alocações são quando se define o percentual do patrimônio por segmento (renda fixa ou variável), conforme o que foi decidido anteriormente, como o perfil de investidor e os objetivos, por exemplo.

Já nas micro-alocações, você escolhe os títulos que irá comprar, como do Tesouro Direto, BDRs, Fundos de Investimentos, entre outros.

O indicado é “visualizar” a carteira antes de investir para não agir por impulso ou tomar decisões que podem trazer consequências negativas.

Como simular seus investimentos?

Uma forma rápida e interessante para saber como investir dinheiro e ter renda mensal é usar o Simulador de Investimentos da XP.

No simulador você irá prever as melhores recomendações de investimentos atrelados ao seu perfil e, assim, identificar quais têm mais chances de gerar rendimentos mensais. E o melhor: a plataforma não é feita por robôs, ela conta com um time de especialistas que o ajudará em todas as etapas.

Enfim, como escolher o melhor investimento?

Como você percebeu, todas as opções que apresentamos mostram como ter rendimento mensal, mas para saber qual a mais adequada para você, inicialmente deve-se conhecer o seu perfil de investidor.

Afinal, todo investimento envolve algum tipo de risco, mas até que ponto você está disposto a lidar com a volatilidade do mercado?

Logo, modelos de renda variável, como ações e fundos imobiliários, estão sujeitas às oscilações, mas, quando bem investidas, podem trazer alto retorno para o investidor em pouco tempo.

Porém, independentemente da rentabilidade, a opção mais assertiva é aquela que deixa você confortável.

Por fim, não escolha os investimentos com retorno mensal pensando somente nos dividendos. Avalie outros critérios, como indicadores financeiros e performance.

A propósito, uma sugestão para você começar a sentir o gostinho de investir do jeito certo é se dedicar aos estudos. E, para isso, fica a dica do curso Viver, Curtir, Investir: tirando sonhos do papel. 

Neste curso você terá um mapa com estratégias de investimentos para não depender apenas de uma fonte de renda. 

De maneira simples, você vai aprender a iniciar seus primeiros investimentos em pouquíssimo tempo.

Invista em conhecimento agora mesmo!

Campanha de um curso online sobre "Viver, Curtir, Investir: Tirando Sonhos do Papel" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img