Como investir em euro sem sair do Brasil? 7 aplicações na moeda estrangeira

Diante de períodos de alta na inflação, nossa moeda, o real, perde valor a cada dia. Com isso, vemos nosso poder de compra ser reduzido, assim como os rendimentos de nossas aplicações financeiras. A solução para isso é aprender como investir em euro ou dólar, moedas estrangeiras estáveis, que ajudam a diluir as perdas e lucrar.

Neste post, mostramos como investir em euro na bolsa do Brasil, apresentando os principais tipos de aplicações lastreadas em moeda estrangeira, as principais vantagens e se vale a pena ou não. Continue conosco e fique por dentro de tudo!

Como investir em moeda estrangeira?

Investir em moeda estrangeira é uma ótima forma de diversificar a carteira e, ao mesmo tempo, expor-se a ativos internacionais.

Há diversos tipos de aplicações que possibilitam esse tipo de investimento, que além do euro, também se estende ao dólar e outras moedas. Dentre eles temos: 

  • ETFs;
  • mercado futuro;
  • conta internacional;
  • BDRs;
  • fundos de investimentos internacionais;
  • fundos cambiais.

Ficou interessado? Então, continue a leitura, pois vamos explicar cada um deles a seguir!

O que é melhor comprar: dólar ou euro?

Devido à força dessas moedas, muitos investidores as utilizam em suas operações de hedge, que servem para proteger seu patrimônio por meio de um contrato futuro. 

Em contrapartida, outras pessoas compram moeda em espécie, aproveitando uma baixa em sua cotação, o que geralmente não é considerado um investimento em euro ou dólar.

No entanto, não há uma resposta definitiva para esta pergunta, afinal, tudo depende do momento e de seus objetivos com o investimento. Por serem moedas fortes, elas costumam oscilar muito menos do que moedas como o real, mas é claro que isso não as exime de sofrer com a inflação

Portanto, é sempre válido se manter atento à política internacional e pesquisar muito antes de investir. Além da cotação, é importante conferir as taxas de conversão, que podem variar de um país para outro.

Mas, afinal, para quem vive no Brasil, como investir em euro na bolsa?

Como investir em euro na bolsa brasileira e no exterior? 7 tipos de aplicações

Há diversas formas de investir em euro no Brasil, diretamente pela bolsa de valores, seja para proteger seu patrimônio ou lucrar com a especulação da moeda. Além disso, também é possível aplicar diretamente no mercado europeu.

Conheça algumas das principais aplicações e como funcionam:

1. ETFs

Uma das principais formas de investir em euro no Brasil é por meio dos ETFs (Exchange Traded Funds), também conhecidos como fundos de índice, um tipo de aplicação que replica uma carteira teórica, associada a um índice de referência do mercado, espelhando seu desempenho.

É o caso do EURP11, da XP Investimentos, que replica índices de ações de várias empresas atuantes no mercado Europeu, oscilando de acordo com a moeda local. Logo, uma ótima estratégia para fazer o seu dinheiro render de acordo com o euro.

2. Mercado futuro

Outra forma de investir em euro na bolsa é por meio dos contratos futuros, que são acordos de compra e venda negociados entre duas partes que se comprometem a comprar ou vender determinado ativo no futuro por um valor específico. Neste caso, o contrato firmado se dá sobre o câmbio do euro.

Essa estratégia pode ser utilizada tanto para proteção de patrimônio, por meio de operações de hedge, quanto visando ao lucro, via especulação.

3. Conta internacional

Outra forma de investir em euro — só que, neste caso, fora do Brasil — é criando uma conta diretamente em um banco ou corretora europeia. 

Essa estratégia amplia seu leque de possibilidades, concedendo acesso a diversos ativos. No entanto, é preciso ficar atento às taxas e custos envolvidos no processo, uma vez que reduzem sua rentabilidade, além de interferir na forma como você declara imposto de renda aqui no Brasil.

4. BDRs

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são certificados de depósito de valores mobiliários lastreados em ativos internacionais. Assim, é possível lucrar tanto com o rendimento do ativo, quanto com a variação da cotação da moeda estrangeira.

Ao aplicar em um BDR de uma empresa europeia você não estará comprando ações desta empresa, mas sim um certificado com lastro nessas ações. Logo, os rendimentos serão exatamente os mesmos, uma vez descontadas as taxas devidas.

5. Fundos de investimentos internacionais

Fundos de investimentos são aplicações colaborativas, em que cada investidor é remunerado de acordo com o número de cotas adquiridas. Os recursos levantados são geridos por um profissional, que é o responsável por montar e administrar a carteira do fundo que, neste caso, é composta por ações de empresas europeias.

6. Fundos cambiais

É um fundo de investimento, porém, como foco em moedas internacionais.

Vale ressaltar que, neste caso, você não está adquirindo o papel-moeda em si, mas sim cotas de investimento lastreadas em seu câmbio. É como investir em euro, só que sem comprar a moeda física.

7. Papel-moeda

Apesar desta ser mais uma forma de investir em euro no Brasil, a compra da moeda física é uma estratégia menos utilizada, voltada apenas para situações específicas, como no caso de uma viagem para a Europa, onde você realmente irá precisar do dinheiro em espécie.

Como comprar euro e guardar?

As formas mais comuns de comprar euro em espécie é por meio de casas de câmbio, que fazem a troca da moeda de acordo com a cotação do momento. No entanto, também é possível fazer a compra por meio de grandes bancos. Além disso, outra opção para quem vai viajar é utilizar cartões pré-pagos.

Quer mais dicas? Confira o vídeo abaixo, no qual Clara Sodré, especialista em investimentos, explica como começar a investir fora do Brasil para impulsionar sua carteira:

Quais são as vantagens de investir em euro?

A primeira vantagem do investimento em euro está na diversificação do portfólio, fundamental para todo investidor, uma vez que contribui para diluir os riscos. Sem contar que o euro é a segunda moeda mais forte no mundo, atrás apenas do dólar, o que confere maior solidez às aplicações na moeda.

Além disso, investimentos em ativos lastreados em moeda estrangeira representam uma forma de proteção contra a inflação nacional em períodos de crise.

E se você viaja muito para a Europa ou pretende apenas passar as férias por lá, comprar a moeda antecipadamente pode ser uma ótima forma de economizar com taxas de câmbio, sem contar o potencial de economia, ao aproveitar uma cotação mais baixa.

Vale a pena investir em euro?

Ao lado do dólar, a moeda da União Europeia é uma das mais fortes e estáveis do mundo, o que faz dela uma opção sólida para investidores que buscam diversificar seu portfólio e, ao mesmo tempo, se expor a ativos lastreados em moeda estrangeira.

É possível investir em euro na bolsa brasileira de forma rápida e descomplicada e, como vimos, há várias opções de aplicações com diferentes níveis de risco. Basta analisar cada um deles e escolher a que mais se adequa ao seu perfil e objetivos.

Agora que você já está por dentro do assunto, que tal buscar mais oportunidades fora do Brasil? Com o curso Especialista em Investimentos no Exterior, você aprende a diversificar a carteira não apenas com o euro, mas também com o dólar. Aproveite!

Continue Aprendendo

spot_img