Como investir em renda fixa na XP? Segurança + rentabilidade

Quer trazer mais segurança e rentabilidade para o seu patrimônio, até mesmo para viver de renda? Então, chegou a hora de descobrir como investir em renda fixa na XP Investimentos. Neste artigo, você vai conhecer três passos para aplicar recursos com eficiência, de acordo com o seu perfil.

Por falar nisso, engana-se quem pensa que a renda fixa é voltada apenas para quem é mais conservador. Afinal, essa estratégia também pode ser aplicada para diversificar a carteira de perfis moderados e arrojados, conforme os objetivos de cada investidor. 

Em paralelo, não podemos nos esquecer de acompanhar os movimentos do mercado. Por isso, antes de saber como investir em renda fixa na XP, vale pensar no cenário econômico. Para tal, confira as lives do “Evento Viver de Renda”, que inclui as oportunidades para os momentos de juros e inflação elevados.

Como investir em renda fixa na XP? Pontos importantes 

Antes de entrar no passo a passo de como investir em renda fixa na XP, vamos abrir um breve parêntese. Isso porque é importante ampliar a base de conhecimento para que você possa traçar uma estratégia compatível com o seu horizonte de investimento. 

Aliás, mesmo em situações de turbulência no mercado financeiro, é possível encontrar boas oportunidades para aplicar recursos. Sendo assim, continue com a gente para entender melhor o que é renda fixa e as principais modalidades para investir hoje mesmo.

“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer” – Cora L. V. Hatch.

Na prática, o que é renda fixa?

Renda fixa é o investimento feito em títulos públicos e privados, conhecendo a rentabilidade de antemão. No caso, essas taxas podem ser prefixadas, pós-fixadas ou híbridas, dependendo do ativo escolhido. 

Basicamente, é como se o investidor emprestasse dinheiro ao emissor do título: governo, banco ou empresa. Em troca, ele recebe a remuneração ao fim do prazo contratado, o que pode ser tanto na forma de juros e correção monetária, quanto nas amortizações (parcelas).

Quais são os principais investimentos de renda fixa?

A seguir, listamos os principais papéis de renda fixa, lembrando que eles podem ser públicos ou privados:

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)
  • CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)
  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)
  • Debêntures
  • DPGE (Depósito a prazo com garantia do FGC)
  • FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios)
  • LC (Letra de Câmbio)
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário) 
  • Letra Financeira
  • Tesouro Direto
  • Títulos Públicos Federais

Para facilitar o entendimento, acompanhe a simulação da performance de diferentes títulos de renda fixa. No exemplo abaixo, o desempenho do CDB disponível na XP é 6,6% maior do que o dos bancos, o que traz uma remuneração muito mais atrativa na corretora. Veja:

Como investir em renda fixa na XP - simulação

Vale a pena descobrir como investir em renda fixa?

Na XP, você tem acesso aos melhores investimentos de renda fixa e variável, por meio da plataforma digital. E mais: essa corretora lidera o ranking da B3 em títulos privados, além de títulos públicos do Bacen e as emissões de CRA da Anbima

Com taxas competitivas e possibilidade de diversificar o portfólio, você ainda conta com o selo Cetip Certifica. Ou seja, suas operações de renda fixa são registradas na Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos, o que traz segurança e transparência.

Além disso, outras vantagens são:

  • diversificação do portfólio, com exposição a diversas classes de ativos e setores da economia;
  • tranquilidade de saber quanto terá de rendimento, exceto em caso de resgate antecipado;
  • flexibilidade para escolher ativos com liquidez imediata ou outras finalidades, como renda e apreciação de capital;
  • economia de recursos com opções isentas de Imposto de Renda, a exemplo de LCI e LCA;
  • proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para dezenas de produtos negociados pela XP.

Até aqui, já deu pra ter uma visão geral do que é preciso saber para aplicar recursos com assertividade, certo? Então, continue a leitura para descobrir como investir em renda fixa na XP. Vamos lá? 

Passo a passo: como investir em renda fixa na XP?

Chegou o momento de colocar a mão na massa! Para isso, basta seguir três passos e finalmente descobrir como investir em renda fixa na XP. E o melhor: a plataforma online facilita a administração da sua carteira, com autonomia na compra e venda de títulos. 

1. Abra sua conta na XP Investimentos

Primeiramente, é preciso abrir sua conta gratuitamente na corretora XP. Com a aprovação do cadastro, você já terá o número de conta para transferir recursos e começar a aplicar. Tendo o login e a senha em mãos, seu acesso pode acontecer via site ou aplicativo, como preferir. 

2. Faça a emissão da ordem de compra

Emitir a ordem de compra é bem fácil, mas não se esqueça de refletir sobre a relação entre  risco e retorno, ok? Basicamente, essa é uma instrução para efetivar a aquisição de um ativo, mostrando com exatidão o que você quer comprar, o preço, o prazo etc.  

Ao acessar a plataforma da XP, basta clicar em “produtos” e, depois,  “renda fixa”. Nesse ponto, aparecem as abas para a seleção do ativo: 

  • CRI
  • CDB
  • CRA
  • DEB (Debênture)
  • LC
  • LCA
  • LCI

3. Confirme a operação

Após selecionar o produto, pode-se aplicar diretamente ou fazer o agendamento, com base na quantia escolhida. Aqui, é preciso autorizar a operação inserindo a assinatura eletrônica. E pronto! Simples, prático e funcional!

Para complementar, assista ao vídeo com o tutorial da XP:

E, se você ainda sente que precisa de mais informações, aproveite para fazer o curso online Renda fixa: Ganhos com Baixo Risco. Dessa maneira, você terá mais segurança para seguir o passo a passo de como investir em renda fixa na XP. 

Depois disso, nada impede que você comece a fazer um mix de renda fixa com renda variável. Falando nisso, confira a live “Além da renda fixa: Como investir em empresas de qualidade na bolsa de valores?” para inspirar os próximos passos.

Enfim, conte com o apoio da Xpeed School para te aproximar ainda mais das suas conquistas. E mais: no blog, temos um amplo leque de conteúdos especialmente feitos para você. Afinal, estamos juntos nessa jornada em direção ao infinito e além! 

Continue Aprendendo

spot_img