Como montar uma carteira de renda fixa? 3 dicas para lucrar

Dizem por aí que o segredo dos investidores de sucesso está na diversificação do portfólio. Será que é verdade mesmo? E como fazer isso acontecer, de forma eficiente? No post de hoje, você vai descobrir como montar uma carteira de renda fixa (e maneiras para lucrar no processo).

Basicamente, a diversificação se traduz como o ditado popular: não colocar todos os ovos na mesma cesta. Mas tudo depende do seu horizonte de investimento, junto a outros fatores-chave: perfil de risco, objetivo, tempo, segurança, liquidez, rentabilidade e afins.

Logo, antes de te mostrar como montar uma carteira de renda fixa, vamos focar na relevância da diversificação. No vídeo a seguir, você descobre como equilibrar os investimentos para atingir suas metas, inclusive mesclando renda fixa e renda variável.

Na prática, como montar uma carteira de renda fixa?

Para saber como montar uma carteira de renda fixa, é essencial pensar no destino dos recursos. Também não podemos nos esquecer de outras variáveis que impactam na seleção dos ativos, inclusive: tempo de aplicação, tolerância aos riscos e daí em diante.  

Portanto, selecionamos três questões que facilitam o entendimento de como montar uma carteira de renda fixa. Sendo assim, continue a leitura para ter insights valiosos e, claro, otimizar seus investimentos.   

Por que é tão importante diversificar o portfólio?

A estratégia de diversificação é vital para reduzir os riscos e, ao mesmo tempo, potencializar os ganhos. Por exemplo, você pode incluir investimentos que protegem da inflação, equilibrando a carteira ao mesclar essa vantagem com outros tipos de ativos.  

Quais fatores impactam no retorno sobre o investimento?

Primeiramente, vale ressaltar que não existe a aplicação perfeita. Por isso, é preciso levar em conta o tripé dos investimentos. Se você busca segurança e liquidez, é provável que tenha que abrir mão da rentabilidade elevada em um determinado título. 

Além disso, podemos considerar os seguintes fatores:

  • perfil do investidor: qual é a tolerância aos riscos típicos do mercado financeiro?
  • objetivo: sua meta é usar os recursos aplicados no curto, médio ou longo prazo?
  • macroeconomia: como a política econômica do país impacta nos investimentos? 

Onde aplicar na renda fixa?

Para escolher o título de renda fixa ideal para você, não deixe de considerar os fatores que já citamos. Embora seja uma decisão individual, esses são mais alguns exemplos para que você reflita sobre o custo-benefício diante do seu perfil:

  • curto prazo: você tem metas para realizar no período de seis meses a dois anos? Ou quer formar uma reserva de emergência? Para essas situações, busque ativos com liquidez diária ou imediata, como o Tesouro Selic, do programa Tesouro Direto;
  • médio prazo: seus objetivos correspondem a, aproximadamente, três ou quatro anos? Então, você pode se interessar por LCI e LCA, que são Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio;
  • longo prazo: sua ideia é usar o dinheiro em um período de mais de cinco anos? Nesse caso, uma boa pedida é o CDB de longo prazo, que tem segurança e rentabilidade elevada, mas sem liquidez imediata. 

Por falar nisso, temos o curso ideal para maximizar os investimentos de renda fixa, tendo ganhos com baixo risco:

Imagem da campanha de um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

3 dicas lucrativas: como montar uma carteira de renda fixa?

Será que você tem um perfil mais conservador, moderado ou arrojado? Seja qual for a sua resposta, chegou a hora de descobrir como montar uma carteira de renda fixa. No fim das contas, os conceitos podem ser adaptados para todos os investidores, até os agressivos. 

1. Comece pelo teste de suitability

Fazer um teste online de suitability é o primeiro passo para investir de maneira mais assertiva. Como já mencionamos, a renda fixa também pode se aplicar aos perfis arrojados, apesar da preferência pela exposição em renda variável e outros papéis. 

Além de conhecer sua tolerância aos riscos, o teste ainda te ajuda a avaliar as opções disponíveis. Assim, ficará mais fácil escolher ativos que te aproximem das suas próximas conquistas. 

Ciclo de vida

Em paralelo, vale pensar no ciclo de vida em relação aos seus investimentos em potencial. Desde já, é importante esclarecer que não é necessariamente uma regra, mas sim uma consideração diante do processo de tomada de decisão

Isso porque, em alguns casos, os jovens tendem a correr mais riscos, já que terão tempo para se recuperar de perdas. Entretanto, pessoas que estão perto de se aposentar (e usar os recursos acumulados por tantos anos), geralmente adotam uma postura conservadora.  

2. Equilibre o portfólio

Depois de conhecer o perfil de investidor, você já pode começar a montar uma carteira bem diversificada. Se quiser começar apenas com títulos de renda fixa, tudo bem: a escolha é sua. 

Mas lembre-se: a dica é escolher papéis com diferentes vantagens naqueles pontos que são importantes para você. E aqui vão alguns exemplos:

  • Tesouro IPCA+ para te proteger das pressões que estão ligadas ao processo inflacionário
  • Debêntures incentivadas para contar com a alíquota zero na declaração de Imposto de Renda
  • CDB para proteger suas aplicações de até R$ 250 mil pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC)

3. Faça uma imersão no mercado financeiro

Por fim, a dica ouro sobre como montar uma carteira de renda fixa é apostar no próprio conhecimento. Ou seja, fazer uma verdadeira imersão pelas nuances que impactam nos investimentos, direta ou indiretamente.  

Nesse ponto, vamos abrir um breve parêntese: não é necessário ser um expert em finanças para começar a investir. Por outro lado, você vai se beneficiar de informações que te tragam mais tranquilidade para tomar decisões assertivas, o que maximiza seus lucros.  

E, agora que você sabe como montar uma carteira de renda fixa, que tal ir um pouco além disso? Com os cursos da Xpeed School, você terá mais segurança para transitar entre as diferentes classes de ativos. 

Por exemplo, que tal dar um start na renda variável? Para saber o que te espera pelo caminho, confira um vídeo feito pela nossa professora, Clara Sodré. Afinal, são informações valiosas que te ajudam a dar os próximos passos na sua jornada da riqueza.

Continue Aprendendo

spot_img