Como organizar minha vida financeira? 7 dicas para controlar suas finanças

Saber como organizar a vida financeira é fundamental para garantir conforto e qualidade de vida para você e sua família. A falta desse tipo de conhecimento frequentemente leva a dívidas, e isso tem sido cada vez mais frequente no Brasil.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), descobriu que o percentual de famílias brasileiras endividadas atingiu a marca de 72,9% em agosto de 2021, um dado extremamente preocupante. 

Se você não quer fazer parte dessa estatística ou se já faz e quer virar o jogo, provavelmente está se perguntando neste momento: “como organizar minha vida financeira”. Pois fique sabendo que sua busca terminou, pois, neste post vamos te dar dicas valiosas para colocar suas finanças pessoais em dia. Boa leitura!

7 dicas para organizar a sua vida financeira pessoal

Se você quer aprender como organizar sua vida financeira, agora é a hora! Confira as super dicas que preparamos para você:

1. Acompanhe suas finanças de perto

Se você quer saber como aprender a organizar a vida financeira, o primeiro passo é olhar com atenção para a sua situação e acompanhar tudo o que está acontecendo.

Para isso, nada melhor do que anotar absolutamente tudo. Ou seja, você precisa começar a registrar todas as suas fontes de renda e despesas.

Você pode utilizar uma planilha de controle financeiro, aplicativos, papel e caneta ou qualquer outro meio que te permita monitorar suas finanças de perto.

Isso por si só já irá te ajudar a ter uma visão mais ampla, objetiva e organizada da sua vida financeira.

2. Negocie e quite suas dívidas

Imagine que suas finanças são como um quarto cheio de roupas jogadas pelo chão — que, neste caso, representam suas dívidas. Concorda que não há como organizá-lo sem antes recolher essas roupas, lavar, dobrar e guardar?

Do mesmo modo, um passo muito importante para quem deseja organizar sua vida financeira pessoal, é quitar as dívidas.

Portanto, some todos os seus débitos, defina quanto consegue pagar por mês, tente negociar sempre que possível e priorize este pagamento, mesmo que precise “apertar o cinto” durante um tempo. Quanto antes você se livrar delas, melhor!

>>> Inclusive, já fizemos um conteúdo sobre este assunto aqui no blog: Como acabar com as dívidas? Plano estruturado em 5 passos

E se você quiser algumas dicas de como se preparar para renegociar suas dívidas, dê o play no vídeo abaixo:

3. Defina metas de economia

Economizar apenas “quando sobra dinheiro” é a pior estratégia que alguém pode ter. Isso porque, dificilmente irá sobrar se você não se planejar para isso.

É por isso que é tão importante definir uma meta de economia, para que você tenha isso como objetivo e saiba onde quer chegar.

Mas, atenção! De nada adianta estabelecer uma meta inatingível, pois o máximo que irá conseguir é se frustrar. Portanto, seja realista e firme em seu propósito!

4. Identifique e corte os gastos supérfluos

Uma ótima forma de bater a sua meta de economia é enxugando o seu orçamento. 

“Mas como fazer isso?” 

Identificando e cortando aqueles gastos supérfluos, que parecem não fazer muita diferença, mas, quando colocados na ponta do lápis, revelam-se um verdadeiro ralo, que suga seu dinheiro sem você nem perceber. 

A estratégia aqui é cortar onde for possível e, quando for algo indispensável, sempre tentar reduzir. Por exemplo: se você frequenta a academia mais cara do bairro, que tal procurar por uma mais em conta?

5. Busque por alternativas de renda extra

Mesmo cortando gastos e poupando dinheiro, ainda está difícil colocar as finanças em dia? A solução é procurar formas de gerar renda extra.

Você pode vender coisas que já não usa mais, fazer doces ou salgados para vender, pegar algum freela, enfim, são muitas as possibilidades. Vale a pena pensar em alguma coisa e colocar em prática para levantar aquela graninha essencial para organizar a sua vida financeira.

6. Invista em educação financeira

A educação financeira é uma ferramenta indispensável para quem quer ter qualidade de vida. Isso porque, ela contribui para uma relação mais saudável com o dinheiro. Quanto maior for seu aprendizado sobre o assunto, mais bem-sucedido financeiramente você será.

Inclusive, só de ler este post você já está desenvolvendo seus conhecimentos. Se você deseja se aprofundar ainda mais no assunto, conheça nosso combo de cursos Cursos de Educação Financeira e otimize o gerenciamento das suas finanças. Clique no banner abaixo e se inscreva agora mesmo!

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

7. Faça uma reserva de emergência

Definitivamente, um dos pontos mais importantes da sua vida financeira, a reserva de emergência nada mais é do que aquele dinheiro que você economiza e deixa investido em uma aplicação de baixo risco e com alta liquidez.

A função desse dinheiro é suprir suas necessidades diante de momentos de dificuldade, em que há redução da sua renda, como a perda do emprego ou a necessidade de um tratamento médico na família.

Portanto, é fundamental que essa reserva de liquidez faça parte do projeto de organização da sua vida financeira pessoal.

Tem alguma dúvida sobre como fazer uma reserva de emergência? Então, confira o vídeo abaixo, no qual explicamos tudo direitinho:

Qual é o próximo passo da organização financeira pessoal?

Organizar as finanças pessoais pode parecer uma tarefa difícil. Mas, seguindo essas dicas, você certamente conseguirá se encontrar e prosperar.

Com uma vida financeira organizada, você estará pronto para o próximo passo: investir.

Isso mesmo! A partir do momento que você consegue controlar seus gastos, está construindo sua reserva de emergência e aprimorando sua educação financeira, é natural que você também comece a investir o seu dinheiro.

Não sabe por onde começar? Temos uma ótima oportunidade para você! Em nosso curso: Superando o medo de investir, você aprenderá tudo o que precisa para começar a investir. Não precisa se preocupar, pois você irá aprender desde o básico, até como fazer um investimento na prática.

Não perca esta oportunidade! Clique no banner abaixo e se inscreva agora mesmo!

Campanha de um combo de cursos online sobre "Como superar o medo de investir" da Xpeed School.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos e familiares que precisam aprender como organizar a vida financeira.

Continue Aprendendo

spot_img