Confira 10 dicas de como ser promovido no trabalho e decole na carreira!

Nem sempre o processo de promoção depende de você. Porém, quando isso acontecer, esteja preparado com as nossas dicas!

Não importa quanto tempo você tem de carreira ou as habilidades que possui, saber como ser promovido no trabalho é uma questão que sempre deixa sua cabeça fervendo, não é? E não pense que você está sozinho nessa: muitos profissionais sentem a mesma apreensão. Mas o que fazer para mudar?

Existem muitas respostas e possibilidades, mas nem todas elas dependem diretamente de você. Para ajudá-lo neste processo, aqui neste artigo reunimos 10 dicas que todo profissional deve saber para se destacar e aumentar as chances de decolar na carreira. Confira!

Como funciona o processo de promoção no trabalho?

N√£o existem leis ou regras que determinam como deve ser uma promo√ß√£o. Neste caso, fica a crit√©rio de cada companhia definir seus pr√≥prios par√Ęmetros.

Por outro lado, esse é um tema que tem despertado cada vez mais interesse entre os profissionais e, por isso, muitas empresas vêm implementando programas de desenvolvimento e promoção para se destacar entre esses candidatos.

Embora cada uma delas tenha suas pr√≥prias condi√ß√Ķes e par√Ęmetros, √© comum que esses processos incluam rodadas de avalia√ß√Ķes, sendo:

  • Autoavalia√ß√£o;
  • Avalia√ß√£o dos pares;
  • Avalia√ß√£o dos gestores.

Em complemento a essas avalia√ß√Ķes, √© comum tamb√©m que as organiza√ß√Ķes incluam rodadas de feedbacks. Assim, √© poss√≠vel ajustar a rota do profissional e, ao mesmo tempo, identificar suas expectativas e habilidades. Apontamentos construtivos por parte do seu gestor fazem a diferen√ßa entre l√≠der e chefe.

O que os chefes costumam considerar na hora de promover um funcion√°rio?

Também não existem critérios definidos que ajudem um gestor a promover seus colaboradores. Porém, há alguns aspectos que acabam sendo fundamentais. Entre os dois principais, podemos citar soft skills e hard skills

O primeiro está atrelado com os seus conhecimentos técnicos. Ou seja, habilidades que levam em conta o que você faz no dia a dia, como dominar o uso de uma ferramenta, extrair relatórios, executar tarefas, entre outros.

Já o segundo diz respeito às habilidades de comportamento, seja na forma que você se relaciona com as pessoas ou lida com pressão, por exemplo. Juntos, esses dois fatores são essenciais na avaliação do seu chefe. 

Confira 10 dicas de como ser promovido no trabalho

Para ajudar você a saber como ser promovido no trabalho, separamos a seguir algumas dicas que podem ser importantes para o seu próximo passo profissional e na construção do seu plano de carreira. Confira:

1. Conheças as práticas de promoção da empresa

Entender um pouco mais sobre a cultura da companhia fará o caminho ser mais rápido. Isso porque quando você conhece os valores da empresa, pode mostrar para o seu gestor que é um profissional que veste a camisa. A consequência disso é a construção de uma imagem de comprometimento e de uma pessoa que se mostra empenhada em atingir os resultados esperados pela empresa.

2. Saiba o que seus gestores esperam de você

Muitos profissionais acabam se limitando e fazem apenas aquilo que são contratados para fazer. Apesar de não ser errado, passa uma ideia errada sobre comprometimento para os gestores. Eles esperam que você sempre faça além do que você precisa fazer.

Uma boa ideia √© propor novos projetos, dar ideias e trazer solu√ß√Ķes para problemas que podem ajudar n√£o s√≥ o seu time, mas outras √°reas tamb√©m.

< Leia também: Gestão de carreira. Como ela pode contribuir para o seu crescimento profissional. />

3. Encontre um mentor para melhorar sua performance

Em quase todas as √°reas da empresa, sempre existe aquela pessoa que √© refer√™ncia dentro de uma equipe. Aproveite essa experi√™ncia e procure se espelhar tanto nas entregas como no comportamento desse profissional. Caso ele d√™ liberdade, tire um tempo para conversar, trocar ideias e pedir conselhos. Essa mentoria vai mostrar situa√ß√Ķes diferentes das que voc√™ lida no dia a dia, al√©m de ajudar na sua evolu√ß√£o.

4. Saiba receber feedbacks

Um dos principais erros profissionais √© n√£o saber lidar com os feedbacks negativos. O famoso ‚Äú√© errando que se aprende‚ÄĚ, portanto, √© natural e fundamental na sua constru√ß√£o profissional. Nas conversas diretas com o seu gestor, tente levar os coment√°rios dele pelo lado positivo. Pense que, no fim das contas, os apontamentos servem para voc√™ melhorar como profissional, e n√£o o contr√°rio. Saber ouvir √© uma virtude super importante.¬†¬†

5. Amplie suas habilidades

Um diferencial importante para voc√™ ser promovido √© aumentar as suas habilidades. Se voc√™ n√£o aprende coisas novas, a chance de ficar estagnado na carreira √© muito grande. Portanto, seja uma pessoa curiosa, procure cursos que possam te ajudar no dia a dia e mostre que voc√™ est√° melhorando como profissional. Afinal, para ocupar um cargo melhor voc√™ precisa demonstrar que j√° est√° preparado. 

6. Seja proativo

N√£o espere receber as demandas para executar o seu trabalho. Voc√™ precisa mostrar que consegue ser auto-gerenci√°vel tamb√©m. Al√©m disso, l√≠deres t√™m a expectativa de que as pessoas n√£o tragam somente problemas, mas que j√° venham com ideias para solucionar. Isso mostra uma boa dose de proatividade, podendo ser fator decisivo na avalia√ß√£o do seu chefe quando ele pensar na sua promo√ß√£o. 

7. Cuide do seu relacionamento interpessoal

Não basta ter apenas conhecimento técnico, entregar suas tarefas e superar as expectativas. A avaliação de um bom profissional passa também pela forma com que ele lida com as pessoas. Portanto, tente ser um colaborador que tenha bom relacionamento, seja com o seu time ou de outras áreas. Na maioria das empresas, tanto os critérios técnicos como comportamentais são cruciais na hora de uma promoção.

8. Entregue resultados

Al√©m de tudo que falamos at√© agora, a entrega de resultados tamb√©m √© um fator preponderante na hora de uma promo√ß√£o. Os gestores tamb√©m devem olhar para as suas entregas e como elas tiveram impacto nos resultados. Nem sempre √© f√°cil, mas superar as expectativas pode ajudar – e muito – para dar o pr√≥ximo passo. 

9. Trabalhe seu marketing pessoal

J√° parou para pensar no que as pessoas pensam de voc√™? Muita gente n√£o se importa com isso, mas no mundo corporativo √© algo que pode fazer a diferen√ßa. Portanto, sempre que poss√≠vel, mostre o resultado do seu trabalho para as pessoas. Com isso elas constroem uma imagem positiva sobre voc√™. Mas tome cuidado para isso n√£o soar como arrog√Ęncia.

10. Tenha paciência

Não demonstre ansiedade, pois isso pode passar a impressão de imaturidade para o seu gestor. Vale ressaltar que a promoção nem sempre acontece no momento que a gente quer. Há uma série de coisas que são levadas em conta, como o momento da empresa. Se ela passou por um ano difícil financeiramente, mesmo que você tenha sido um excelente profissional, pode ser que a promoção não aconteça. Por isso, é fundamental ter paciência.

Agora que voc√™ j√° sabe o que fazer e como ser promovido no trabalho, que tal investir na sua carreira de verdade? Aqui na XP Educa√ß√£o voc√™ encontra uma s√©rie de cursos extras que podem ajudar na sua jornada. Com Multi+, por exemplo, voc√™ tem acesso a cursos r√°pidos em finan√ßas, dezenas de aulas interativas diariamente, acesso a milhares de conte√ļdos, v√≠deo-aulas e materiais did√°ticos. √Č uma plataforma digital completa. Saiba mais aqui!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img