Como usar o simulador do Tesouro Direto ? Invista com praticidade!

Uma das alternativas para quem está querendo sair da poupança é começar a investir em títulos públicos, como o Tesouro Direto  , por exemplo. Além de garantir uma rentabilidade maior do que a poupança, existem várias possibilidades de investimento dentro do Tesouro Direto .

Várias possibilidades = diversas maneiras de calcular os juros do investimento. 

Assustamos você? Calma! 

Existe uma solução prática para saber o quanto cada investimento irá te render. Mas para isso é preciso aprender como usar o simulador do Tesouro Direto  . 

Quer saber como utilizá-lo? Continue a leitura para entender tudo sobre o assunto!

O que é Tesouro Direto  ?

O Tesouro Direto   pode ser entendido como uma alternativa mais democrática de investimento em títulos públicos federais. Quando alguém decide investir em algum título do Tesouro Direto   ele estará “emprestando” dinheiro para o governo federal que devolverá com juros ao término do contrato.

Para entender de quanto será esse rendimento é preciso definir em qual dos grupos do Tesouro Direto   irá aplicar. Existem três:

  • prefixado: sabe a porcentagem de juros na assinatura do contrato;
  • pós-fixado: é variável, portanto só conhece o rendimento ao término do contrato;
  • híbrido: uma parte do rendimento é conhecida na assinatura do contrato e o restante varia.

Uma boa solução para saber o quanto terá de rendimento nesse tipo de investimento é aprender como usar o simulador do Tesouro Direto.  Mas falaremos sobre isso mais para frente.

>>> Antes, entenda o que são títulos públicos e qual a relação deles com o governo.

Tipos de Tesouro Direto  

Para descobrir o rendimento do Tesouro Direto, além de saber os grupos e a maneira de fazer uma simulação, é preciso entender sobre os diferentes tipos de Tesouro Direto . Ao todo são cinco tipos:

  • tesouro Selic;
  • tesouro IPCA+;
  • tesouro IPCA+ com juros semestrais;
  • tesouro prefixado;
  • tesouro prefixado com juros semestrais.

Veja os detalhes de cada um a seguir.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic, como o próprio nome já identifica, é o investimento que possui rendimento atrelado à taxa Selic. Ou seja, ele varia conforme a queda ou aumento do índice. 

Mas, o que é essa taxa? 

Com um percentual definido a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetário (Copom), a taxa Selic é a taxa básica de juros. Isso significa que tudo o que possui pagamento de juros é impactado pela Selic. 

Ela também é conhecida por ser a controladora da inflação. Ou seja, quando a Selic aumenta, os juros ficam mais altos e a economia desacelera, fazendo com que a inflação caia. 

O contrário também pode acontecer. Ou seja, inflação baixa, Selic também baixa para incentivar a economia. Caso aplique com o Tesouro Selic, quanto maior for o percentual da taxa maior será o seu rendimento. 

Tesouro IPCA+

Enquanto um tipo de Tesouro Direto   é atrelado à Selic, o Tesouro IPCA+ possui parte do rendimento atrelado ao principal índice que mede a inflação: o IPCA. O restante é definido na assinatura do contrato. 

Ou seja, mesmo que a inflação alta signifique menor poder de consumo, com o Tesouro IPCA+ seu rendimento sempre será maior que a taxa da inflação. Quer um exemplo?

Paulo investiu no Tesouro IPCA+ com parte do rendimento pré-definido de 6%. Ao fazer o saque, o IPCA estava em 9%. Ou seja, seu investimento terá um rendimento total de 15%. 

>>> Efeitos da inflação: o que muda? Como calcular?

Tesouro IPCA+ com juros semestrais

O terceiro tipo de Tesouro Direto   também se encaixa no grupo híbrido. O Tesouro IPCA+ com juros semestrais acontece basicamente da mesma maneira que o Tesouro IPCA+. No entanto, a diferença entre eles é que o primeiro o rendimento é retirado a cada seis meses, ou seja, semestralmente

Aqui é importante abrir um parênteses sobre a taxação do Imposto de Renda que é feita em todos os tipos de Tesouro Direto  . A base é a tabela regressiva do IR, que indica que quanto mais tempo deixar seu dinheiro rendendo no investimento, menos irá pagar de IR no saque. 

Ou seja, a cada saque realizado por quem opta investir no Tesouro IPCA+ com juros semestrais será descontado o percentual IR. Confira a tabela regressiva do IR abaixo e acompanhe o percentual de taxação em cada período.

Até 180 dias22,5%
De 181 a 360 dias20%
De 361 a 720 dias17,5%
Acima de 720 dias15%

Tesouro Prefixado

Neste tipo de Tesouro Direto   o percentual de rendimento já é conhecido na assinatura do contrato. Portanto, caso seja um investidor que não queira assumir tantos riscos com as oscilações do mercado, o Tesouro Prefixado é uma boa opção dentre os títulos públicos. 

Tesouro Prefixado com juros semestrais

O último dos tipos de Tesouro Direto é bem simples de entender. O motivo é que já explicamos como ele funciona, mas separadamente. 

Como assim? 

No Tesouro Prefixado com juros semestrais, você também sabe o percentual de rendimento final assim que assina o contrato. Mas, por ter juros semestrais, é possível resgatar a cada seis meses o rendimento obtido até a data. 

Uma dica para ter uma previsão de quanto receberá de juros semestrais é saber como usar calculadora do Tesouro Direto  . No site do Tesouro Direto   você encontra uma calculadora intuitiva e simples de ser utilizada

Vale lembrar que entender como usar calculadora do Tesouro Direto   é diferente da simulação. Caso queira simular seus títulos públicos, continue a leitura que te mostraremos como usar o simulador do Tesouro Direto  . 

Como usar o simulador do Tesouro Direto  ? Passo a passo 

1. Acesse o site oficial do Tesouro Direto  

O primeiro passo para saber como usar o simulador do Tesouro Direto   é acessar o local onde ele está inserido: no site oficial do Tesouro Direto. Ao entrar no site, clique em “Simulador” e em seguida “Simule os títulos”.

Site oficial do Tesouro Direto

Não é necessário nenhum tipo de cadastro para realizar a simulação. 

2. Escolha o tipo de tesouro que quer simular

Em seguida confira a lista de tipos do Tesouro Direto   e escolha qual deles deseja simular. Assim que decidir o título, clique em “Simule”. 

3. Decida o tipo de simulação

No terceiro passo você precisará decidir sobre qual parâmetro a simulação será feita. São duas maneiras: com base no que você quer investir hoje ou no quanto quer resgatar no futuro. 

Caso já tenha certeza da quantia que poderá investir para alcançar seu objetivo, clique em “Quanto quero investir hoje”. Mas caso essa certeza não exista, clique em “Quanto quero resgatar no futuro”.

4. Informe os valores de investimento

Nesta etapa você precisará informar o quanto deseja investir. Caso tenha clicado na opção “Quanto quero investir hoje”, será preciso indicar o valor que deseja investir e, caso faça aportes mensais, o valor também deve ser colocado.

Agora, caso tenha clicado na opção “Quanto quero resgatar no futuro”, basta colocar o valor que corresponde ao seu objetivo final. 

5. Avalie os dados

O último passo é onde você irá analisar os resultados da simulação e entender se investir no tipo de Tesouro Direto   é válido para os seus objetivos.

Caso valha a pena, basta ir até a parte baixa da tela e clicar em “Investir”. A partir disso será levado para criar uma conta no Tesouro Direto   e começar a aplicar no título. 

Como usar o simulador do Tesouro Direto? Saiba mais

Agora que já sabe como usar o simulador do Tesouro Direto , chegou a hora de investir e conquistar a sua liberdade financeira! 

Com o curso “Viver, Curtir, Investir: Tirando Sonhos do Papel”, da Xpeed School, o braço educacional da XP Inc., você será apresentado a diversas práticas que irão te ajudar a alcançar seus objetivos. 

Não vai perder, né? Clique no banner abaixo e comece agora mesmo!

investir na bolsa dev

Continue Aprendendo

spot_img