CRA é um bom investimento? Saiba como definir

Investimento de baixo risco, com isenção de imposto de renda, mais rentável do que a poupança. Com tantas características positivas, será que o CRA é um bom investimento para você?

Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio vêm se popularizando entre investidores com perfil moderado ou entre aqueles que buscam um caminho mais rentável para obter lucro no médio/longo prazo. 

Isso porque o CRA normalmente opera com uma remuneração superior à dos títulos públicos, a partir de papéis emitidos por securitizadoras e lastreados em operações de crédito ligadas ao agronegócio. 

Ao longo do artigo de hoje, vamos a fundo no conceito e te mostramos se o CRA é um bom investimento.

Boa leitura! 

O que é CRA?

Como mencionamos na introdução deste artigo, CRA é a sigla para Certificados de Recebíveis do Agronegócio. 

Comumente divulgados e apresentados ao lado do CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários), o CRA é um título de crédito privado enquadrado no segmento de renda fixa. Ele representa uma promessa de pagamento futuro em dinheiro, com juros e correções, e, por isso, são indicados para investidores que pensam no longo prazo. 

>>> Antes de seguir em frente: leia nosso artigo sobre CRI e CRA e entenda as semelhanças e diferenças entre os títulos

Se preferir, dê o play no vídeo abaixo e conheça as características de cada um dos investimentos: 

Características dos CRA

Para entender se o CRA é um bom investimento, é importante entender como o papel se comporta. Para isso, alguns conceitos-chave devem ser avaliados, tais como: 

  • rentabilidade;
  • risco;
  • liquidez;
  • tributações. 

A seguir, falaremos sobre cada uma das especificidades do produto para te ajudar a entender como funciona o investimento em CRA.

1- Rentabilidade

Os CRA oferecem a você, investidor, três diferentes estruturas de remuneração. Cabe a você identificar qual delas se adequa melhor ao seu perfil, às suas expectativas e necessidades. 

Entenda como cada uma delas funciona: 

  • Prefixada: o valor da taxa de juros é determinado no momento da contratação do produto. Assim, o investidor pode calcular exatamente a rentabilidade obtida até o vencimento do papel. É uma modalidade indicada a investidores de perfil conservador, com baixa tolerância a oscilações do mercado;
  • Pós-fixada: neste caso, o investidor escolhe o indicador de referência para o cálculo da remuneração (CDI, IPCA, Selic). A partir daí, a variação do retorno seguirá a dinâmica de variações do mercado ao qual o índice é indexado;
  • Atrelada à inflação: neste caso, a remuneração segue um padrão misto de remuneração, com parte pré-fixada e outra pós. Enquanto a primeira parte assegura uma taxa de juros mínima, a segunda caminha conforme a variação da inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ou pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado).

2- Riscos

A emissão de um CRA pode estar atrelado ao chamado “Risco fiduciário”. Isso significa que, em vez de depender da idoneidade da instituição emissora dos títulos (como acontece com os bancos no caso de uma LCI — Letra de Crédito Imobiliária ou LCA — Letra de Crédito do Agronegócio), o investidor passa a depender do sucesso das operações contidas nos certificados. 

Trocando em miúdos, o risco está relacionado  ao compromisso de pagamento de quem utilizou o valor atrelado à CRA como um empréstimo (para comprar uma máquina agrícola, por exemplo) e deve quitá-lo. 

Securitizadora

Em contrapartida, a securitizadora que emite o CRA não oferece ameaça direta aos investidores. 

Caso passe por uma crise ou dificuldade financeira, não haverá consequência para você, se tiver  um ou mais CRA. Isso porque estes recebíveis não são agregados ao patrimônio da securitizadora, sendo geridos de maneira individualizada. 

FGC

O CRA é um investimento que opera sem cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Por isso, é fundamental que você, na qualidade de investidor, redobre a atenção antes de escolher um investimento em CRA. 

3- Liquidez

De maneira geral, o CRA é considerado um produto de baixa liquidez. Isso significa que, caso você não tenha a certeza de que pode aguardar o vencimento do papel para acessar o valor investido, este produto pode não ser a melhor recomendação. 

Isso porque os certificados são investimentos pensados para operarem no longo prazo. Por isso mesmo, o vencimento dos contratos tende a durar anos. 

Caso você adquira um CRA, mas opte por vendê-lo antes do prazo de vencimento, deverá fazer a venda no mercado secundário, negociando os papéis diretamente na Bovespa Fix da B3 (correndo o risco de uma desvalorização ou de levar um tempo maior do que o desejado para “trocar” o ativo por dinheiro). 

>>> Saiba mais sobre liquidez de produtos financeiros. 

4- Tributação e taxas

Por fim, antes de definir se o CRA é um bom investimento para você, é importante considerar sua tributação, bem como as taxas agregadas à aquisição e manutenção do produto. 

Como pontuamos no início deste artigo, os Certificados de Recebíveis do Agronegócio são isentos de Imposto de Renda. Além disso, também não sofrem incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras)

Caso você opere CRA utilizando uma corretora, é importante pesquisar: normalmente não há cobrança de taxa de administração sobre este produto, e algumas instituições ainda isentam o investidor de taxas de custódia e corretagem.

Em resumo, isso quer dizer que a rentabilidade do CRA é líquida, ou seja, não passa por nenhum tipo de desconto antes de chegar às suas mãos  — ou ao seu bolso! 

Investir ou não em CRA?

Chegou a hora de bater o martelo: afinal, CRA é um bom investimento? 

Antes de compartilharmos com você a nossa opinião, vamos a um resumo das principais vantagens e desvantagens do produto? 

Vantagens e desvantagens 

As principais vantagens do CRA são a rentabilidade e a isenção de Imposto de Renda, o que torna a rentabilidade do produto líquida. 

Já as desvantagens são a baixa liquidez para a retirada do investimento antes do vencimento e a falta de cobertura do FGC, o que aumenta o perfil de risco do produto. 

Afinal, o CRA é um bom investimento? 

Nossa resposta é: depende! Antes de fazer sua escolha e entender se um produto é compatível com as suas necessidades e expectativas, é preciso considerar uma série de fatores. A seguir, você conhece alguns deles. 

  • Perfil de investidor e sua compatibilidade com os diferentes tipos de CRA (prefixado, pós-fixado e híbrido) e os riscos inerentes ao produto; 
  • Expectativas e necessidades (sobretudo relacionadas ao prazo de vencimento do contrato e os planos para resgate do valor aplicado);
  • Momento do setor Agrícola (é muito importante estudar o setor e os movimentos do mercado, já que o aporte não é protegido pelo FGC.)

Avaliou todos os pontos e chegou à conclusão de que o CRA é para você? Então aproveite e inclua o produto na sua estratégia de diversificação de renda fixa. 

Mais sobre Renda Fixa! 

E por falar em renda fixa…você sabe que o mercado oferece diversos produtos para compor uma carteira de investimentos diversificada mesmo em renda fixa? 

Para te ajudar a abrir a mente para as possibilidades, preparamos um curso completo e prático: Renda Fixa: ganhos com baixo risco, moderado por especialistas do mercado. Inscreva-se e entenda como montar uma carteira compatível com o seu perfil!

*Créditos imagem de capa: Plantação foto criado por aleksandarlittlewolf – br.freepik.com

Continue Aprendendo

spot_img