Criptografia de dados: descubra como funciona e por que é importante

O papel da criptografia é tornar incompreensível os dados trocados digitalmente até que cheguem ao seu destino

O avanço e a popularização da internet abriram as portas para um novo mundo. Nele, as pessoas se comunicam instantaneamente, mesmo a quilômetros de distância, fazem compras, pagam contas e muito mais. Mas essas práticas também geram preocupações entorno da segurança das informações trocadas. Para isso, a criptografia de dados é a solução.

Imagine ter acesso a uma infinidade de informações impossíveis de serem compreendidas. É como se você fosse até uma livraria e os livros estivessem escritos em aramaico. A função da criptografia é justamente essa. No artigo abaixo, você entende mais sobre esse conceito, funcionamento e, principalmente, importância e benefícios. Vamos lá?

O que é criptografia

Embora se fale muito sobre proteção de dados na atualidade, a criptografia é uma invenção antiga.

Durante a Segunda Guerra, manter em sigilo as informações sobre ataques e invasões era fundamental para o sucesso das operações. Por isso, os alemães desenvolveram uma máquina que codificava as mensagens.

O conceito da criptografia é justamente esse: proteger a informação para que apenas emissor e receptor possam compreendê-la.  

E criptografia de dados, o que é?

No mundo atual, em que a internet é usada para as mais variadas atividades do dia a dia, a criptografia precisou se adaptar. Hoje, não são apenas mensagens trocadas entre pessoas e dispositivos, mas também dados.

É por isso que a criptografia passou a ser chamada de criptografia de dados. O objetivo é evitar que dados confidenciais, como os bancários ou os pessoais, sejam interceptados e compreendidos por terceiros.

Como a criptografia de dados funciona?

Como dissemos, o papel da criptografia é tornar incompreensível os dados trocados digitalmente até que cheguem ao seu destino. Ela faz isso enviando esses dados originais por meio de um algoritmo.

Inicialmente, os dados estão dispostos em textos simples, gerados pelo emissor. Ao serem disparados, eles assumem a forma codificada. Os algoritmos de criptografia são construídos a partir de chaves criptográficas. Basicamente, isso significa um embaralhado de caracteres que não possuem significado.

Quando o dado está percorrendo seu caminho até o receptor, ele está codificado com esses algoritmos, assim, mesmo que seja roubado ou interceptado, ele não poderá ser decifrado. Ao fim do percurso, ele assume novamente sua forma de dado original, podendo ser compreendido pelo destinatário.

profissional de criptografia de dados
A criptografia garante que os dados passem do remetente ao destinatário sem interferências externas

Principais tipos de criptografia de dados

Encriptar um dado é parte do processo de criptografia. Nele, os dados e informações são embaralhados para que se tornem incompreensíveis por aqueles que não são seus receptores e, consequentemente, não possuem a chave correta para reordenação.

Falando nesse processo, atualmente existem dois tipos de criptografia: a simétrica e a assimétrica. Antes de falar deles, porém, é importante compreender o conceito de chave.

A chave nada mais é que a sequência de caracteres usada no algoritmo que codifica a informação. Com ela, os dados deixam de ler legíveis e assumem a forma inelegível. A chave, então, tem o papel de bloquear um dado e, ao chegar ao destino, desbloquear para que possa ser lido.  

Criptografia simétrica

A criptografia simétrica é o tipo mais tradicional e simples que existe. Nela, a criptografia é feita tendo como base uma única chave. Essa chave, por sua vez, é de posse do emissor e do receptor da mensagem.

Mas o que isso significa? Que a mesma sequência de encriptação é utilizada para codificar e decodificar a mensagem. Exemplo:

Imagine que a mensagem a ser enviada é: OLÁ, TUDO BEM?

Agora, considere que a chave é equivalente a + 1, ou seja, que a encriptação consiste na substituição da letra pela próxima do alfabeto. Neste caso, a mensagem criptografada seria:

PMB UVEP CFN

Por se tratar de uma chave simétrica, a mesma lógica é usada para decodificar a mensagem.

Criptografia assimétrica

Já a criptografia assimétrica usa duas chaves diferentes no processo de codificação e decodificação. Ou seja, um tipo de chave é usado para encriptar a mensagem e outro é usado para descriptografar.

Na primeira etapa, de codificação, uma chave pública é utilizada. Já a decodificação é feita com uma chave privada.

A regra da criptografia assimétrica é justamente essa: a de que uma chave pública criptografa e apenas uma privada pode descriptografar.

Qual a importância da criptografia de dados?

A proteção dos dados trocados digitalmente é, sem dúvidas, o papel mais importante da criptografia de dados.

Ao usar esse recurso para tornar as mensagens inelegíveis, as informações estão protegidas até o seu destino. Assim, mesmo em caso de tentativa de invasão, nada será perdido.

Quais os seus benefícios?

Agora que você já entendeu o que é a criptografia de dados, como ela funciona, seus tipos e importância, é hora de falar sobre os benefícios.

Veja abaixo quais são as principais vantagens de adotar um sistema de criptografia para a troca de dados e informações:

  • Integridade dos dados: isso significa que as informações emitidas não serão acessadas por pessoas não autorizadas e chegarão íntegras ao seu destino;
  • Segurança: muitas informações trocadas pela internet são confidenciais. Um exemplo são os dados e senhas bancárias e documentações. A criptografia garante a segurança de todas ela;
  • Proteção no caminho: é no processo de envio de uma mensagem que ela fica mais vulnerável. Com o uso das chaves de criptografia, uma mensagem percorre seu caminho de maneira mais segura, evitando exposições indesejadas;
  • Atendimento às regras: a cibersegurança é um dos pilares do compliance digital. A garantia de proteção é importante para atender a essas diretrizes.

Agora que você já conhece mais a fundo o conceito de criptografia, que tal se inspirar em referências de cibersegurança do mercado?

Participe da 3ª edição do Cyber Security Experience, um evento online e totalmente gratuito para apresentar estratégias e metodologias usadas por especialistas. Conheça as práticas de governança e como se adequar aos processos para garantir a privacidade das informações. Para saber mais e se inscrever, é só clicar aqui.

Continue Aprendendo

spot_img