O que é Cross Browser e como o teste é feito?

O teste cross browser é realizado em 5 etapas que envolvem a identificação de erros comuns, a detecção de falhas e a automação dos testes.

Quem trabalha com desenvolvimento, provavelmente conhece e já utilizou o teste cross browser em algum dos seus projetos. O teste é o responsável por garantir que um site ou uma aplicação seja compatível com diversos navegadores ao mesmo tempo.

Diante da quantidade de navegadores disponíveis e do imenso número de atualizações, os testes de navegadores são necessários para que as páginas continuem sempre funcionando sem grandes problemas.

Neste artigo vamos nos aprofundar sobre a  importância do cross browser e trazer o passo a passo de como fazer um teste cross browser.   

O que é cross browser?

O cross browser é a capacidade de um site ser compatível entre os principais navegadores web. Ou seja, ele refere-se às configurações dos sites funcionando corretamente em páginas como Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge, etc. 

Importância de fazer o teste cross browser

Para garantir que os sites funcionem bem na maior parte dos navegadores, o desenvolvedor back-end precisa fazer um teste cross browser nos sites. Em síntese, o cross browser é importante para o desenvolvedor conseguir identificar as falhas e corrigi-las, garantindo que os sites funcionem em todos os navegadores e dispositivos.    

Por que ocorrem problemas entre os navegadores?

Normalmente, os problemas entre os navegadores acontecem por uma série de questões. Em primeiro lugar porque a maioria dos navegadores, principalmente os mobiles, não seguem padrões de navegação e a implementação de recursos acontece de forma diferente em cada navegador. 

Um outro motivo para os bugs entre os navegadores é que eles têm níveis diferentes de suporte para recursos de tecnologia. Isso significa que se você quiser implementar recursos avançados, alguns podem não funcionar em navegadores mais antigos por falta de atualizações.  

Passo a passo para fazer o teste cross browser

Agora que você já sabe a importância do cross browser, preparamos um tutorial de como fazer um teste. Normalmente, ele é feito em 5 etapas e falaremos abaixo sobre cada uma delas: 

1. Defina os navegadores de teste

Primeiramente, é preciso definir em quais navegadores o teste será realizado. Para isso, você ter um planejamento definido junto com o cliente do site e ter algumas informações disponíveis, como:

  • Quais serão as funcionalidades e os conteúdos do site?
  • Quem é o público-alvo?
  • Quais os navegadores e os dispositivos mais utilizados pelo público?

Com essas informações disponíveis, você pode partir para o próximo passo. 

2. Crie uma estratégia

Para desenvolver a sua estratégia de teste cross browser, você precisa analisar as respostas obtidas anteriormente no planejamento com o cliente. 

A partir delas, você pode escolher em quais navegadores web os testes serão feitos, de acordo com os navegadores e os dispositivos mais populares entre o público-alvo do seu projeto.  

Por exemplo, um levantamento recente da StatCounter, empresa de análise de tráfego da Web, aponta o Chrome (65,86%), o Safari (18,67%) e o Edge (4,45%) como os três principais navegadores web em todo o mundo. 

Mulher realiza teste cross browser
É imprescindível fazer o Teste cross browser no seu site antes de ir para o ar para evitar bugs e erros.

Portanto, na hora de montar a sua estratégia é praticamente obrigatório você incluir a realização de testes nesses navegadores, tanto na versão desktop quanto na versão mobile.    

Mas, além da popularidade, você pode fazer uma classificação dos navegadores e levá-la em consideração na hora de escolher em quais fazer o teste:

  • Grupo A – Navegadores comuns: faça um teste completo e ofereça suporte; 
  • Grupo B – Navegadores mais antigos: faça um teste e se certifique que o usuário terá uma experiência básica ao acessar o site;
  • Grupo C – Navegadores desconhecidos: não faça testes, mas certifique-se que pelo menos as informações principais do seu site estarão disponíveis nesses navegadores. 

3. Aprenda a lidar com problemas comuns

Logo após montar a estratégia, é hora de identificar os problemas entre os navegadores escolhidos. Normalmente, os problemas são encontrados no HTML/CSS, JavaScript e na acessibilidade do site.

Os problemas mais comuns identificados no teste cross browser são:

  • HTML/CSS: design responsivo, comportamento do HTML substituto e o uso de prefixos CSS; 
  • JavaScript: recursos modernos e novas APIs que não funcionam em navegadores antigos; 
  • Acessibilidade: cor e contraste de cores, contexto dos elementos e textos alternativos.

4. Implemente a detecção de falhas

Logo após encontrar os erros comuns, é hora de implementar a detecção de recursos que serve para testar se os recursos são compatíveis com o navegador atual. Se forem compatíveis, o código será executado para fornecer uma melhor experiência tanto em navegadores compatíveis quanto em navegadores incompatíveis. 

Normalmente, os desenvolvedores utilizam o Modernizr, uma biblioteca de detecção de recursos, nesse processo de busca pelas falhas no teste cross browser.    

5. Automatize e configure os testes cross browser

Por fim, é hora de testar o seu site! Os testes são importantes para identificar as falhas, corrigi-las e evitar que erros como o Erro 403 Forbidden apareçam no navegador do usuário.

Para os testes, geralmente os profissionais usam o Selenium, uma ferramenta de automação de navegador que tem uma poderosa API chamada WebDriver que automatiza alguns processos. 

Em geral, são realizados testes em vários navegadores ao mesmo tempo e costumam ser escritos testes atômicos, testes autônomos e com uma boa estratégia de geolocalizador.   

Vantagens de fazer um teste cross browser

Quem trabalha na área, seja desenvolvimento web ou desenvolvimento mobile, sabe que o teste cross browser é uma etapa que traz vantagens. Confira abaixo quais são as principais:  

User Experience

Um site cross browser, que é funcional e funciona bem na maior parte dos navegadores, melhora a user experience (experiência do usuário) e faz com que ele se sinta mais satisfeito ao navegar nas páginas do site. 

Evitar bugs

O teste cross browser diminui os bugs nos sites para os usuários, já que na maioria das vezes eles são identificados e corrigidos antes dos sites irem ao ar. 

Desafios de fazer um teste cross browser

Para quem trabalha com desenvolvimento, o maior desafio do cross browser é codificar defensivamente para garantir que um site funcione bem nos diversos navegadores disponíveis atualmente. 

Conclusão

Como você pôde perceber ao longo deste artigo, o cross browser é um teste praticamente indispensável para quem trabalha com desenvolvimento web ou mobile. Eles são importantes para manter os sites sempre compatíveis com as novas versões dos navegadores que são lançadas constantemente.

Se você tem interesse em aprender mais sobre teste cross browser e outros processos que fazem parte da rotina de um desenvolvedor, participe do processo seletivo da XP Educação e concorra a uma das vagas disponíveis para o Bacharelado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Torne-se um desenvolvedor profissional!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img