Curva de juros futuros: o que é e como funciona a sua taxa?

A curva de juros futuros é uma representação gráfica da projeção do mercado para o valor médio das taxas de juros nos próximos meses ou anos.

Definida com base na expectativa dos investidores em relação aos juros futuros, ela impacta diretamente a rentabilidade dos investimentos, sobretudo nos de renda fixa.

Conhecer este conceito é fundamental para que você entenda como a economia funciona, além de te dar mais autonomia para fazer boas escolhas financeiras, podendo identificar e aproveitar as melhores oportunidades de investimentos.

Quer aprender tudo sobre o assunto? A gente está aqui para ajudar! Neste post, explicamos o que é curva de juros futuros, como ela funciona, de onde vem e de que forma pode influenciar os resultados dos seus investimentos. Boa leitura!

O que são juros futuros?

Antes de falarmos especificamente sobre os juros futuros, precisamos recapitular alguns termos fundamentais para o entendimento deste conceito.

O que são juros?

Podemos definir juros como o custo do dinheiro. Isto é, quando você faz um financiamento ou parcela uma compra, está tomando dinheiro emprestado em troca de um acréscimo somado ao valor inicial, que nada mais são do que os juros. Eles podem ser simples ou compostos:

  • Juros simples: quando aplicado somente sobre o valor inicial, não variando ao longo do tempo;
  • Juros compostos: conhecidos como juros sobre juros, é quando o percentual é aplicado tanto sobre o valor inicial, quanto sobre os juros arrecadados ao longo do tempo.

>>> Para se aprofundar no assunto, confira este post: Afinal, qual é a diferença entre juros simples e juros compostos?

O que é taxa de juros?

A taxa de juros, por sua vez, é o que define o valor do percentual que deve incidir sobre o valor inicial.

Agora sim, podemos voltar à pergunta inicial: afinal, o que são juros futuros?

Os juros futuros são estimativas do mercado a respeito do comportamento da taxa básica de juros em determinado período. 

Ou seja, representam as expectativas dos investidores para o futuro. Logo, podem afetar diretamente seus investimentos, principalmente os de renda fixa, que é onde as taxas de juros futuros incidem.

Essas “previsões” são fortemente influenciadas pelos ânimos do mercado, por exemplo: se o país acaba de sair de uma recessão e a economia está aquecida, a expectativa é de que a taxa de juros futuros aumente. Por outro lado, diante de um período de estagnação, a tendência é de queda.

O que é a curva de juros futuros?

Também chamada de curva a termo ou yield curve, a curva de juros futuros é uma forma de representar graficamente a evolução da taxa de juros ao longo do tempo. 

Em outras palavras, trata-se de uma projeção futura do que o mercado espera da taxa de juros média ao longo dos próximos meses ou anos. Desse modo, ela dá uma noção de quanto determinadas aplicações podem render neste período.

Taxa curva DI de juros futuros
Exemplo de curva DI de juros futuros. Fonte: XP Investimentos.

Como a curva de juros futuros funciona?

Como vimos, a curva de juros futuros funciona como um termômetro do mercado, representando a expectativa dos investidores sobre o futuro das taxas de juros com base no momento vivido pelo país.

Imagine que você adquiriu um título de renda fixa indexado ao CDI com vencimento para dez anos. 

Embora tenha uma noção do valor que irá resgatar, isso não passa de uma estimativa, uma vez que a taxa DI é dinâmica e não há como saber em quanto estará ao fim do período. Ou seja, há uma incerteza quanto ao rendimento.

No mundo dos investimentos, incerteza é risco e, como você bem sabe, quanto maior o risco, maior tende a ser o retorno. Logo, o normal e esperado é que a curva de juros sempre siga um padrão ascendente, afinal, quanto mais longo for o investimento, maior tende a ser a taxa de juros futuros que incide sobre ele. 

Porém, isso não é uma regra, ainda mais considerando que tudo depende dos ânimos do mercado e das projeções para o futuro. 

Diante da expectativa de aquecimento da economia, por exemplo, a curva de juros futuros tende a assumir uma inclinação positiva, o que chamamos de abertura da curva, indicando rendimentos maiores.

Por outro lado, momentos de crise e indecisão costumam levar a um fechamento da curva, conhecida como inclinação flat, reduzindo os rendimentos no longo prazo.

Como é definida a curva de juros futuros?

A taxa de juros futuros é definida com base nas negociações ocorridas no mercado de juros futuros, uma sessão da B3 onde são negociados os contratos futuros.

Esses contratos, por sua vez, são acordos de compra e venda de determinados ativos em uma data específica, por um preço combinado, seja qual for o valor praticado em seu vencimento.

Logo, o volume de negociações neste mercado representa a expectativa dos investidores em relação ao valor das taxas de juros no futuro, contribuindo assim, para a composição da curva de juros futuros.

Para saber mais sobre o mercado futuro, suas funcionalidades e particularidades, confira o vídeo abaixo, em que a Beatriz Aguillar explica tudo de forma muito didática:

Por que é importante analisar a curva de juros futuros?

Aqui, no blog da XP Educação, sempre falamos sobre a importância de acompanhar tudo o que ocorre no mercado. A curva de juros futuros é um desses elementos, capaz de impactar diretamente a rentabilidade de seus investimentos, principalmente nos de renda fixa pública e privada, como debêntures, LCIs, LCAs, CDBs e etc.

Por exemplo, uma abertura nesta curva significa um aumento futuro na rentabilidade desses investimentos, logo, pode indicar uma ótima oportunidade de lucro.

>>> Quer se aprofundar no assunto? Então, leia este artigo: O que é macroeconomia? Cenários que afetam os investimentos

Que tal aproveitar as oportunidades da curva de juros futuros?

Se a curva de juros futuros oscila de acordo com as expectativas do mercado para as taxas de juros no futuro, isso significa que ela aponta para as tendências de rentabilidade desses títulos. Logo, uma análise criteriosa pode revelar o momento certo de investir para maximizar seu lucro ao longo do tempo.

Porém, fazer uma leitura eficiente da situação financeira do país requer estudo e prática. Por isso, apresentamos um curso capaz de aguçar seu olhar sobre o mercado: Introdução ao Universo de Trading. Com o apoio de especialistas, entenda como fazer diferentes análises e montar estratégias que podem alavancar seus investimentos. Inscreva-se hoje mesmo!

Continue Aprendendo

spot_img