O que faz um Data Steward? Saiba mais sobre essa profissão!

O profissional de Data Steward é a figura que administra os dados que uma empresa coleta. Confira aqui todas as suas habilidades e responsabilidades!

Acessos a sites, preenchimento de formulários, interações em redes sociais. Diariamente, uma quantidade incontável de dados são gerados por internautas ao redor do mundo. Enquanto isso acontece, empresas cruzam as informações coletadas com os interesses de seus clientes tendo como objetivo escalar seus negócios. E é por trás desses processos que está o Data Steward.

Talvez você não saiba, mas esse é o nome dado ao profissional responsável por fazer a gestão de dados nas empresas. Afinal, é preciso que as informações sejam organizadas e distribuídas com segurança e inteligência.

No artigo a seguir você irá conferir quem é o Data Steward, quais são as suas responsabilidades, e ainda aproveitará dicas para se preparar e encarar essa profissão. Aproveite!

Data Steward: quem é esse profissional?

O profissional de Data Steward é a figura responsável por organizar e gerir os dados que uma empresa coleta, principalmente, dos seus consumidores. Seu maior objetivo é fazer com que essas informações estejam acessíveis às áreas estratégicas da companhia, garantindo que sejam confiáveis e seguras. 

Quais as suas principais habilidades?

Uma das principais habilidades que um profissional dessa área deve ter é com relação à visão estratégica de negócio. Isso porque, os dados que ele irá levantar e organizar estarão conectados, na maioria das vezes, com os interesses da companhia.

Apesar de muitas informações serem automatizadas atualmente, ainda é necessário que uma figura humana faça a interpretação desses números, por isso a profissão de Data Steward é importante.

Quais são as principais responsabilidades do Data Steward?

Além de organizar e interpretar as informações, o Data Steward tem como responsabilidade validar, sobretudo, a qualidade dos dados.

Mais do que isso: quando esse profissional identifica que o valor das informações não está aceitável, o mesmo pode apresentar propostas e séries de ações que ajudem a melhorá-lo. Além disso, cabe ao Data Steward ajudar na governança junto a uma equipe de banco de dados.

Gestão e Governança de dados, qual a diferença?

Quando falamos de Governança de Dados, é importante ressaltar que o Data Steward, apesar de ter uma grande responsabilidade na função, não é o único profissional que atua nesse contexto. Há outras áreas correlatas que estão conectadas, como o envolvimento do time de data science. Em outras palavras, vários setores em conjunto são responsáveis pela estruturação dos dados.  

Entretanto, quando falamos da gestão dessas informações, ou seja, a organização, a fragmentação e a interpretação dos dados, é o Data Steward que surge como principal figura no desenho estratégico da companhia.  

Por ser um profissional amplamente necessário, o data steward pode atuar nos mais diversos setores

Como é o mercado de trabalho para o profissional Data Steward?

A transformação digital pela qual muitas empresas passaram fez com que várias funções, que antes não existiam, ganhassem um espaço importante no mercado de trabalho. E a figura do Data Steward é uma delas.

Esse profissional pode integrar diversas áreas dentro das empresas como, por exemplo, os times de contabilidade, planejamento, vendas, finanças, marketing, entre outros setores. Essa pluralidade faz com que o mercado de trabalho para esse profissional tenha boas oportunidades. 

Quanto ganha?

Por ser uma profissão moderna e que as empresas têm investido bastante, essa função está com salários muito atrativos. De acordo com o site Glassdoor, um profissional de Data Steward ganha, em média, R$ 10.515. Ou seja, é uma remuneração de quase 10 salários mínimos!

Quais as tendências desse mercado?

Em um mundo cada vez mais digital, não é difícil afirmar que o mercado para profissionais de dados será igualmente promissor. Isso porque, conforme falamos anteriormente, apesar da maior parte das informações serem automatizadas, a presença humana para interpretá-las é cada vez mais importante. 

Além disso, a demanda por esse tipo de profissional tem sido crescente. Com isso, o mercado está valorizando cada dia mais quem possui conhecimentos específicos relacionados a dados.

Como se preparar para iniciar como data steward?

Se você ficou interessado nessa profissão e deseja se tornar um Data Steward, saiba que a maioria deles possui formação técnica em cursos relacionados a tecnologia. Podemos destacar, como exemplo, formações em Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, entre outros.

Apesar disso, não é incomum encontrar profissionais que também estudaram Economia, Matemática, Estatística e, até mesmo, Engenharia. Embora sejam cursos completos e de graduação, também há opções no mercado de cursos complementares que entram como capacitação técnica.

Como você pode ter visto, as profissões relacionadas ao universo de dados estão em alta no mercado. E a função de Data Steward é uma das principais desse setor.

E por falar em dados, você não pode perder a 6ª edição do Data Universe, maior evento do Brasil sobre este assunto. Nele você poderá conferir tecnologias, ferramentas e práticas do mercado em mais de 10 horas de sessões ao vivo com grandes profissionais do setor. Confira aqui todas as informações e garanta já a sua inscrição!

Continue Aprendendo

spot_img