Desenvolvimento Ágil de Software: tudo o que você precisa saber sobre a metodologia

Encontre neste artigo como aplicar as metodologias ágeis no seu desenvolvimento de software.

Antigamente, era comum empresas utilizarem uma metodologia de desenvolvimento em cascata. Porém, com o passar dos anos, esta forma de trabalhar se tornou inadequada, por conta do processo nesse modelo ser mais demorado, caro e pouco assertivo. Para solucionar o problema, um grupo de 17 desenvolvedores, autores e consultores de software criaram uma forma mais eficiente e colaborativa de produzirem sistemas. E assim nasceu o desenvolvimento ágil de software!

Continue conosco e entenda como a metodologia ágil funciona e pode ser aplicada no dia a dia das organizações. Para compreender melhor sobre o assunto, por que não começarmos relembrando o que são as metodologias ágeis? Boa Leitura!

Entendendo as Metodologias Ágeis 

Uma das principais dificuldades apresentadas por quem pretende desenvolver um produto ou serviço diz respeito à diferença entre o que é proposto e o produto final. Entre esses dois polos há uma infinidade de demandas e barreiras. 

Foi graças a esses desafios envolvendo o processo de desenvolvimento que surgiu a filosofia ágil no mercado de TI. Ela tinha como finalidade auxiliar as equipes no gerenciamento de projetos e, na época, muitas empresas amargavam prejuízos por conta de etapas de produção longas e empreendimentos sem data definida para a entrega.

Com isso, as metodologias ágeis surgiram com a proposta reduzir os ciclos de desenvolvimento, por meio de cronogramas bem definidos, comunicação clara, foco na otimização de processos e maior engajamento das equipes. 

Desenvolvimento Ágil de Software: o que é e como funciona?

O desenvolvimento ágil de software tem em sua essência o mesmo conceito das metodologias citadas anteriormente. Ou seja, seu propósito é atingir o objetivo de entregar sistemas mais eficientes e convenientes ao cliente, de uma maneira ágil e menos burocrática. 

Apesar do termo metodologia estar relacionado a uma série de orientações, esta forma de trabalhar pode ser vista como uma filosofia de produtividade. Tudo isso com uma abordagem focada no trabalho colaborativo de uma equipe multidisciplinar.

Assim, soluções que permitem a geração de resultados, aumento da criatividade, inovação e, principalmente, flexibilidade podem ser englobadas na abordagem do desenvolvimento ágil de software. 

Existem diversas formas de colocar o desenvolvimento ágil de softwares em prática, como o Scrum, XP e Kanban, que você verá ainda neste artigo. Outra técnica própria da metodologia é a criação de frameworks para trazer mais rapidez ao desenvolvimento, unindo sistemas, componentes, ferramentas e guias.

Quando o termo foi usado pela primeira vez?

Lembra que falamos no início que o desenvolvimento ágil de softwares surgiu com a insatisfação de 17 profissionais decididos a mudar as metodologias de desenvolvimento tradicionais? 

Este evento aconteceu em 2001, lá no estado de Utah, Estados Unidos, durante uma reunião desse mesmo grupo. Com a troca de experiências geradas na ocasião, um documento foi organizado e serviu de guia para criação de uma nova mentalidade, o Manifesto Ágil

O documento serve, até hoje, como uma espécie de manual para aqueles que possuem a ambição de aplicar as metodologias ágeis em suas rotinas de desenvolvimento, funcionando como um verdadeiro dicionário para quem está começando. 

Diferença entre o Desenvolvimento Ágil e o tradicional 

Assim como dito anteriormente, no passado as empresas apresentavam um modelo de produção em cascata, ou seja, uma etapa que se inicia apenas com o término da anterior. O desenvolvimento tradicional possui etapas bem definidas, separadas em:

  1. Planejamento do projeto;
  2. Prazo de entrega;
  3. Orçamento;
  4. Execução;
  5. Entrega final.

Neste modelo, o produto tem mais valor pronto quando entregue do jeito que foi prometido, dentro do orçamento e do prazo estipulado. Contudo, nem sempre o esperado atende à realidade existente e o processo pode levar até anos para ser finalizado.

Enquanto isso, no desenvolvimento ágil, o projeto inteiro é dividido em inúmeras partes. Logo, ele pode ser repensado sempre que necessário. Afinal, com a velocidade das mudanças, especialmente no mercado de tecnologia, o escopo precisa estar sempre atualizado. A proposta é a maior conveniência possível para o cliente. 

4 valores do Desenvolvimento Ágil de de software 

Conforme já explicamos, o desenvolvimento ágil veio de uma série de recomendações criadas por um grupo de experts da tecnologia. Os mesmos são responsáveis pela criação do Manifesto Ágil, um guia com 4 recomendações para colocar essa filosofia na prática!

1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

Todo o desenvolvimento do software deve ser realizado levando em consideração as necessidades do cliente, assim como a interação do sistema com os usuários. Deste modo, o consumidor irá nortear todas as decisões da equipe. 

2. Software em funcionamento mais que documentação abrangente

Menos burocracia e mais proatividade. Deste modo, os desenvolvedores podem se concentrar em buscar soluções para os problemas apresentados ao invés de perder tempo com documentações extensas e desnecessárias.

3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

Um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento ágil de software está em uma participação do cliente que vai além dos contratos. Portanto, a empresa e o comprador do serviço devem se enxergar como parceiros, colaborando durante o desenvolvimento. 

4. Responder às mudanças mais que seguir o plano

Existem diversos momentos em que a rota precisa ser recalculada, principalmente quando surgem novas tecnologias ou mudanças de comportamento na sociedade. Logo, com o desenvolvimento ágil de software fica mais fácil de se manter atualizado.

12 princípios do Desenvolvimento Ágil

Além dos valores, o Manifesto Ágil também destaca os 12 princípios desta filosofia de processos que vem revolucionando as técnicas do TI. Confira a seguir quais são:

  1. Satisfação do cliente;
  2. Obter vantagens competitivas;
  3. Rápida renovação das versões;
  4. Ser colaborativo e multidisciplinar;
  5. Integrar a comunicação entre os membros da equipe;
  6. Foco em resultado;
  7. Ritmo de trabalho constante;
  8. Maximizar a excelência das entregas;
  9. Simplicidade nos processo de desenvolvimento;
  10. Equilíbrio entre técnica e relacionamento;
  11. Contínua atenção a excelência técnica e um bom design;
  12. Realizar intervalos regulares. 

Metodologias ágeis utilizadas em desenvolvimento 

Sabemos que são muitas recomendações para seguir, e provavelmente você deve estar pensando que aplicar uma metodologia tão complexa é um projeto bastante complicado. Mas, não se preocupe! Atualmente existem técnicas para ajudar as equipes de desenvolvimento ágil de software. 

Scrum 

O desenvolvimento ágil scrum é um sistema de controle e acompanhamento de processos. Ele funciona como uma metodologia ágil que acontece por meio de sprints, ou seja, ciclos de trabalhos de duração mensal. 

Marcado pela transparência das funções, o scrum prega que todos os integrantes do time saibam exatamente o que o outro está fazendo, entendendo, assim, os processos e tendo plena consciência do que não pode faltar no produto final.

Todo o trabalho ocorre paralelamente a um acompanhamento de processos. Por isso, há sempre uma reunião de planejamento antes do início de uma sprint e também acontecem reuniões durante o dia a dia para a apresentação das funcionalidades implementadas.

O desenvolvimento ágil scrum é composto por um product owner, que lidera a equipe, um scrum master, que coordena o projeto e um dev team, que são os desenvolvedores. Agora, iremos conhecer mais um pouco sobre a próxima metodologia!

Imagem sobre Scrum Agile

Kanban

Diferentemente do método anterior, o Kanban é uma metodologia ágil que tem como foco o controle do fluxo de trabalho. Para aplicá-la é utilizado um quadro dividido em duas colunas, cada uma representando uma fase da atividade, conforme a imagem abaixo:

Com isso, os profissionais podem ter um controle visual bem detalhado sobre cada parte do projeto e, ao contrário dos outros métodos, o Kanban não surgiu no mercado de tecnologia, mas sim em uma fábrica da Toyota. Viu como soluções simples podem ser inovadoras?

XP ou Extreme Programming

O Extreme Programming, ou XP, é muitas vezes utilizado de forma complementar ao scrum, uma vez que, durante as reuniões de acompanhamento, as funcionalidades apresentadas geralmente precisam de avaliação.

Deste modo, o XP foca em experimentações, ajustes, incrementações e na comunicação entre os membros. Para tanto, ele se utiliza dos seguintes valores: feedback rápido, simplicidade, alterações incrementais, mudanças eficazes e resultados de alta qualidade.

Neste método, todos os desenvolvedores podem modificar o código, sendo o mesmo pertencente a todos. O objetivo desta metodologia ágil é testar, revisar, corrigir e simplificar sempre que possível. 

Vantagens e benefícios do Desenvolvimento Ágil 

A esta altura do campeonato, você já deve ter notado que o desenvolvimento ágil de software está cheio de ganhos. Mas você sabe quais são essas vantagens na prática e como elas se agregam ao trabalho dos desenvolvedores, clientes e empresas? Confira a seguir: 

Entregas mais rápidas

Com maior colaboratividade é possível produzir mais, gastando menos energia, acompanhando as mudanças no mercado e propondo atualizações com mais qualidade e eficiência. Assim, o cliente consegue acompanhar a evolução do software em tempo real e validar cada parte.

Métodos ágeis deixam o software mais flexível 

Partindo do pressuposto que o cliente irá validar e participar do projeto, é possível criar sistemas mais maleáveis e com uma certa receptividade a implantação de funcionalidades. Isso permite que o cliente possa fazer sugestões durante todo o processo.

Aumento da qualidade 

Por conta de seus caráter colaborativo e testagem constante, fica mais fácil entregar produtos que estejam o mais próximo possível do desejado. Visto que, é possível entender melhor os objetivos tendo como base o que já foi validado. 

Gerenciamento de riscos e métodos ágeis 

Ao utilizar o desenvolvimento ágil de software, todas as partes do sistema passam constante aprimoramento. Por isso, em situações em que o mesmo apresenta bugs e defeitos, a solução é mais rápida, pois o produto tem acompanhamento constante. 

Como começar a aprender sobre metodologias ágeis?

O que achou do nosso artigo sobre desenvolvimento ágil de software? Conhecer esta metodologia pode tornar o trabalho de criação de softwares muito mais produtivo e interessante. Além disso, o engenheiro de software ágil é um profissional considerado extremamente valioso para empresas! 

Caso você tenha se identificado com o assunto, está na hora de se aprofundar mais um pouco. Atualmente, a XP Educação oferece cursos de qualidade sobre Engenharia de Software Ágil, com um investimento que cabe no seu bolso! Não deixe passar a oportunidade de aprender mais!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img