Detetive de Dados: o que faz esse profissional?

Em 2021, consumimos globalmente 79 zettabytes e a expectativa para 2025 é 180 zettabytes consumidos, por isso, um profissional como o Detetive de Dados é cada vez mais importante.

Você já ouviu falar em Detetive de Dados? Com os avanços tecnológicos dos últimos anos e a grande quantidade de dados, a profissão é considerada uma das mais promissoras para o futuro.  

Por isso, preparamos esse artigo para falar sobre uma das profissões mais promissoras na área de Tecnologia da Informação (TI) e te explicar o que é o Detetive de Dados, o que ele faz e o que você precisa para se tornar um profissional na área. 

O que faz um Detetive de Dados?

O Detetive de Dados é uma profissão da área de TI que tem o papel de analisar os dados importantes para a instituição a fim de ajudá-la a desenvolver estratégias eficientes para o negócio. 

Para isso, a principal ferramenta de trabalho do detetive é o Big Data, uma tecnologia que coleta, armazena e processa um enorme volume de dados — estruturados ou não — diariamente. 

Dessa forma, o Detetive de Dados consegue coletar e analisar as informações de maneira técnica, desenvolver um banco de dados com informações importantes e propor soluções que podem ser importantes para a estratégia da empresa.  

Além disso, esse profissional garante também mais segurança aos dados da empresa e aos seus clientes. Afinal, por meio da análise de dados ele consegue identificar fraudes e comportamentos ilegais que destoam da política da empresa.

Ou seja, o trabalho de um Detetive de Dados consiste basicamente em: coletar, investigar, analisar e organizar dados. 

Como surgiu a profissão?

De acordo com os números do levantamento Data Never Sleeps 9.0 (“Os dados nunca dormem”), a quantidade total de dados consumidos globalmente em 2021 foi de 79 zettabytes. Esse levantamento é feito pela Domo, empresa especializada em computação na nuvem. 

Confira abaixo o volume de dados produzidos em apenas 1 minuto:

Dados produzidos em 2021
A quantidade de dados produzidos só em 2021 é imensurável e a tendência é sempre crescer.

Diante de tantos números, as empresas perceberam a necessidade de começar a analisá-los para conhecer melhor o seu cliente e o seu perfil de comportamento. Assim surgiu a profissão de Detetive de Dados. 

Importância do Detetive de Dados para a tecnologia

Segundo o Data Never Sleeps 9.0, a previsão é que no ano de 2025 a quantidade de dados consumidos corresponda a 180 zettabytes. 

Ou seja, é praticamente impossível conseguir acompanhar todos esses dados sem a ajuda de um profissional.

Com as transformações digitais nas empresas e com a adoção de novas tecnologias, como Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), se faz necessário um profissional capaz de interpretar os dados processados por essas novas tecnologias. 

Por isso, esse profissional vem se mostrando cada vez mais necessário dentro de uma instituição que deseja se manter competitiva no mercado. 

Mercado de trabalho do Detetive de dados 

Um Detetive de Dados pode atuar tanto em empresas públicas, quanto em empresas privadas que desejam ter informações sobre a sua empresa ou sobre os seus clientes bem estruturados. 

Além disso, ele pode trabalhar também como freelancer, prestando serviços pontuais para essas instituições.

Empregabilidade

Apesar de há anos já existirem analistas dentro de uma instituição, a profissão é recente e surgiu por conta do grande fluxo de dados na internet. 

Devido à quantidade de dados produzidos e a tendência de crescimento nos próximos anos, a busca por Detetive de Dados está em alta! Com exceção das grandes empresas, principalmente na área de tecnologia, a maioria das empresas estão percebendo  agora a necessidade de uma pessoa para coletar e analisar os seus dados de maneira minuciosa. 

Por conta disso, a procura por Detetive é crescente. 

Quanto ganha um Detetive na área de dados?

A profissão de Detetive de Dados ainda é muito recente no Brasil. Dessa forma, não é possível estimar uma remuneração média para esses profissionais aqui no Brasil. 

Entretanto, em países como o Estados Unidos, onde a profissão já é mais popular, a média salarial gira em torno de $5.000 a $7.000 mensais.

Como se tornar um Detetive de dados?

Agora que você já conhece a profissão e as perspectivas para o futuro, vamos falar sobre os requisitos necessários para atuar como Detetive de Dados? 

Abaixo, listamos quais skills e qual curso de graduação são necessários para atuar na área. 

Principais habilidades 

Para trabalhar como Detetive na área de dados é necessária uma série de habilidades diversificadas. Por exemplo, domínio de análise de dados e noções de Direito Digital. 

Hard skills

Na lista das capacitações técnicas necessárias estão:

  • Domínio da análise e modelagem de dados;
  • Inglês avançado para lidar com algumas ferramentas;
  • Noções de Direito Digital e da Tecnologia da Informação;
  • Prática com ferramentas de apresentação e visualização de dados.

Soft skills 

Já na lista das habilidades pessoais encontramos requisitos básicos como:

  • Bom raciocínio lógico;
  • Capacidade de foco e concentração;
  • Facilidade em resolução de problemas. 

Qual faculdade fazer para se tornar um Detetive de Dados?

Primeiramente, você precisa saber que não existe um curso de graduação específico para Detetive de Dados. 

Entretanto, é preciso ter ensino superior completo para atuar na área. Por exemplo, alguns cursos indicados são o de Ciência de Dados, Ciências da Computação ou Engenharia da Computação. 

< Conheça a graduação em Ciência de Dados da Faculdade XP Educação />

Agora, se você já tem alguma formação na área de Tecnologia da Informação, mas não tem tanta experiência com dados, a dica é a plataforma de assinatura XPE Multi+. Nela, você encontra diversos bootcamps e trilhas de conhecimento em Data Science que ajudarão você a se tornar um Detetive da área. 

Vale a pena se tornar Detetive de Dados?

Se você ainda tem dúvidas sobre a profissão e se vale a pena investir nela, a resposta é simples: sim.  

A perspectiva de aumento na produção de dados para os próximos anos faz com que o Detetive na área de dados seja uma das profissões mais requisitadas no futuro. 

Portanto, quanto mais cedo você começar a se preparar para ela, melhor para você. Pois, dessa forma, você pode se tornar um dos profissionais pioneiros na área e ser referência no mercado. 

Continue Aprendendo

spot_img