Aprenda a diferença entre Assessor e Consultor de Investimentos

Quais são as diferenças entre assessor e consultor de investimentos? Conheça atuação, qualificação necessária e remunerações dos profissionais

Dinheiro, aportes, negociações, transações são termos que fazem parte do mundo desses dois profissionais. Mas qual será a diferença entre assessor e consultor de investimentos no mercado financeiro? Vamos explicar.

O modelo de atuação e os serviços são distintos, isso porque enquanto o assessor tem vínculo com uma instituição financeira, o consultor não possui. Além disso, há variações em relação às qualificações e remunerações obtidas.

De qualquer forma, tem um deles por perto faz total diferença ao fazer investimentos se você não tiver domínio sobre o assunto.

Entenda mais sobre as profissões, atuação, qualificações e mais. Boa leitura!

O que é um assessor de investimentos?

O assessor de investimentos, também chamado de agente autônomo de investimentos (AAI), atua na prospecção de clientes e distribuição de produtos financeiros. Contudo, fique atento, a profissão não permite a recomendação de investimentos, somente prestar auxílio na escolha.

Como funciona o tal apoio? A orientação aos investidores sobre ativos de renda fixa e variável ocorre por meio de uma corretora, como a XP Investimentos.

Para ingressar na carreira, você deve obter aprovação no Exame de Qualificação da Associação Nacional das Corretoras de Valores (Ancord) e ter cadastro na CVM.

Tem um perfil comercial? Essa é a profissão para você.

<Recomendação de leitura: fatos sobre a assessoria de investimentos />

O que faz e onde atua o assessor de investimentos?

Geralmente, o assessor de investimento tem vínculo com uma corretora ou distribuidora de valores mobiliários. Logo, o profissional somente pode indicar produtos daquela instituição financeira de acordo com o perfil, rentabilidade e riscos do cliente.

A ocupação é regulamentada pela Instrução 497 da Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

Confira abaixo as funções conforme o dispositivo legal:

  • Prospecção e captação de clientes;
  • Recepção e registro de ordens e transmissão dessas ordens para os sistemas de negociação ou de registro cabíveis, na forma da regulamentação em vigor; e
  • Prestação de informações sobre os produtos oferecidos e sobre os serviços prestados pela instituição integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários pela qual tenha sido contratado.

Quanto ganha um assessor de investimentos?

A remuneração do assessor de investimentos tem variações segundo as diretrizes estipuladas em contrato com o escritório. Mas, os valores ganhos são referentes às comissões sobre os produtos que o assessor oferta que podem ser ilimitados.

Quanto mais clientes, mais ganhos você terá! 💰

O que é um consultor de investimentos?

O consultor de investimento trabalha de forma independente, isso porque ele não tem vínculo algum com nenhuma empresa ou instituição.

Já nesse caso, o profissional pode fazer recomendações de produtos para os clientes realizarem investimentos, seja em renda fixa ou variável, de forma personalizada e individual, conforme expectativas alinhadas entre ambos.

A ocupação também é regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM, inicialmente na Instrução 592, revogada pela Resolução n.º 19 de 2021.

Confira abaixo as atribuições conforme o dispositivo legal:

“A prestação dos serviços de orientação, recomendação e aconselhamento, de forma profissional, independente e individualizada, sobre investimentos no mercado de valores mobiliários, cuja adoção e implementação sejam exclusivas do cliente.”

Para adentrar na área, você deve ter registro na CVM e comprovar conhecimento através de alguma das certificações abaixo:

  • módulo CGA do programa de Certificação de Gestores da ANBIMA;
  • certificação de especialista em investimentos ANBIMA – CEA;
  • certificação nacional do profissional de investimento da APIMEC – CNPI;
  • level III do programa de certificação chartered financial analyst – CFA;
  • exam 1 e exam 2 do final level do programa de certificação internacional para profissionais de investimentos, organizado por quaisquer dos membros da ACIIA – Association of Certified International Investment Analysts;
  • Certified financial planner – CFP.

O que faz e onde atua o consultor de investimentos?

Tecnicamente, o profissional faz aconselhamento, indicações, recomendações e suporte às carteiras de investidores dos melhores produtos disponíveis na atualidade.

Quanto ganha um consultor de investimentos?

Como o consultor financeiro não possui ligação direta com alguma corretora ou instituição financeira, diferentemente do assessor, ele não recebe valores comissionados. 😕

A remuneração é obtida quando os clientes o pagam. A cobrança é estipulada conforme acordo contratual entre as partes envolvidas. Os valores podem ser sobre:

  • Desempenho da carteira do investidor;
  • Porcentagem anual sobre o patrimônio;
  • Valor fixado mensal;
  • Pelos encontros individuais e enfim.

Quais são as diferenças entre consultor e assessor de investimentos?

Embora, ambos dominem o mercado financeiro, eles possuem fluxos diferentes. Conheça abaixo algumas diferenças entre consultor CVM e assessor de investimentos na tabela:

ASSESSORCONSULTOR
Faz captação de clientesRealiza recomendações e aconselhamento
É remunerado pela corretora ou distribuidoraÉ remunerado pelo cliente
Distribuição? SempreDistribuição? Nunca
Tem vínculo com alguma instituição financeiraNão tem vínculo com alguma instituição financeira

Conseguiu entender melhor? Bem fácil!

É melhor ser um consultor ou um assessor de investimentos?

Dos dois lados há as vantagens e desvantagens. Logo, a escolha por uma ou outra ocupação depende muito do seu entendimento sobre o mercado financeiro e perfil de trabalho.

O espaço para assessor de investimento é bem mais amplo do que para consultores, por exemplo. Além disso, é uma profissão mais desenvolvida e com número crescente de escritórios para credenciação por todo o Brasil. Também há o suporte diferenciado em relação aos produtos.

Já para consultores, não há um suporte por uma corretora. Também, o profissional deve ser multitarefa, atuando na prospecção e acompanhamento de todas as carteiras dos clientes que possui.

Entende que ser um assessor de investimentos é muito mais vantajoso para você?


Que tal se especializar com a melhor preparação?

Se você está pronto para transformar sua carreira e se juntar à elite da Assessoria de Investimentos do Brasil e fazer parte da rede de escritórios da XP — eleita por seis anos consecutivos como a melhor Assessoria do país — a hora é agora!

A Jornada de Formação de Assessores é um curso preparatório para a certificação da ANCORD e exclusivo da Escola de Assessoria de Investimentos da Faculdade XP, com bolsas gratuitas.

Faça agora mesmo sua pré-inscrição!


Continue Aprendendo

spot_img