Saiba como aplicar a Economia Digital no seu negócio

Investir em economia digital e presença online é cada vez mais necessário para alcançar novos públicos e acompanhar as mudanças econômicas.

Assinaturas de streaming, compras on-line, empresas unicórnios, novas carreiras sendo criadas enquanto outras estão cada vez mais raras: essas são algumas características da economia digital

Com os avanços tecnológicos e o uso dela para as mais diversas situações, o mundo dos negócios é impactado diariamente por essas mudanças. Afinal, para se ter vantagens competitivas hoje em dia, é quase indispensável investir no digital para alcançar mais clientes. 

Por isso, se você tem vontade de empreender, esse artigo é para você! Nele você vai entender como funciona a digitalização da economia, os pilares da economia digital e as diferenças entre ela e a economia tradicional. Além disso, traremos dicas de como implementar a economia digital no seu negócio de maneira eficiente.      

O que é Economia Digital?

Economia digital é um termo que se refere a todas as transações econômicas que acontecem no meio digital. Ela tem esse nome porque consegue, por meio de ferramentas e recursos tecnológicos, unir dados e processos em um único ambiente.

A economia digital consegue abranger qualquer tipo de atividade que seja suportada pela web. Desde atividades empresariais a atividades sociais ou culturais. 

Ou seja, qualquer transação online, por mais simples que pareça, já movimenta a economia digital. Por exemplo, a compra da versão premium de um aplicativo ou a compra de um produto de alto valor, ambas fazem parte e têm a mesma importância na economia digital.  

Como surgiu a Economia Digital?

O termo “economia digital” foi registrado pela primeira vez em 1995 no livro “The Digital Economy: Promise and Peril in the Age of Networked Intelligence” do escritor e consultor especializado em estratégia corporativa e transformação organizacional canadens, Don Tapscott.

A partir dos anos 90, com a popularização da rede mundial de computadores, houve um crescimento das plataformas digitais e da importância delas em nossas vidas. Desde então, a economia digital veio se fortalecendo até chegar a potência que é nos dias atuais.  

Economia Digital x Economia tradicional

Para que você consiga entender melhor como a economia digital vem transformando a economia de forma geral, preparamos um quadro. Nele constam as principais diferenças entre a economia digital e a economia tradicional:

Economia digitalEconomia tradicional
Transformou os métodos de criaçõesBaseado em costumes e crenças
São negócios inovadores nos diversos setores econômicosGeralmente são negócios que dependem da agricultura, caça e coleta
Utilizam muitos recursos tecnológicosSistemas econômicos subdesenvolvidos e produzidos em pequena escala

Como funciona a Economia Digital?

A economia digital funciona a partir da integração de diversos recursos tecnológicos. O seu objetivo é fazer com que o cliente consiga adquirir um produto ou serviço sem precisar ter o desgaste de deslocamento até o ponto físico. 

Dessa forma, a economia digital atua como uma ponte entre empresa e cliente através da integração de elementos para a vendas. Por exemplo, em um único canal o cliente pode tirar dúvidas, conhecer os produtos e finalizar a sua compra.  

Pilares da Economia Digital

Para a economia digital acontecer, ela necessita de três pilares: conectividade, excelência em execução e cibersegurança.

Conectividade

Por se tratar de um modelo que depende da internet e dos sistemas disponíveis a partir dela, a conectividade é essencial para a economia digital. 

Por isso, invista em uma internet e em softwares de qualidade para conseguir transmitir uma boa experiência para o cliente.

Afinal de contas, como você vai conseguir fazer isso com uma conexão de baixa qualidade que não consegue atender as expectativas do cliente? 

Excelência em execução

Trabalhar online requer planejamento e muita organização, principalmente quando se fala de vendas. Portanto, é importante estar sempre atento para executar as suas tarefas com excelência, mas sem perder a agilidade que a economia digital requer. 

Comemoração de sucesso da economia digital
Economia digital é uma realidade e os negócios precisam se adaptar a ela.

Aqui, é importante também estar atento às novidades do mercado tecnológico. Assim, é possível fazer atualizações dos próprios sistemas com os novos softwares que ajudarão a agilizar os processos e torná-los cada vez melhores. 

Segurança da informação

A segurança e proteção dos dados dos clientes é essencial na economia digital, principalmente porque envolve dados sigilosos e transações bancárias. Por isso, as empresas precisam ficar de olho na Lei de Proteção de Dados Pessoas (LGPD) e reforçar os seus sistemas de segurança.   

Importância da Economia Digital

Com a correria do dia a dia, cada vez mais as pessoas estão em busca de comodidade. Por conta disso, as soluções ágeis, que conseguem resolver os problemas dos consumidores sem que eles tenham trabalho, se tornaram muito populares. 

Para conseguir acompanhar essa tendência do mercado, as empresas estão investindo em economia digital. Isso porque a digitalização da economia ajuda na automatização de processos e torna o seu negócio cada vez mais competitivo.  

Como a Economia Digital vem transformando o mercado financeiro e profissional?

Aqui, vamos fazer um exercício de observação. 

Nos últimos anos, quando a cultura digital ficou ainda mais forte, você já parou para pensar em quantas coisas que conseguiu resolver com apenas alguns cliques? Por exemplo, um problema no banco ou a transferência de um valor alto para a compra de um bem que pode ser resolvido pelo aplicativo. 

Ou nas oportunidades de trabalho que apareceram e você nunca imaginou? Seja por conta da distância ou porque era difícil conciliar alguns pontos da vida profissional com a vida pessoal, mas com o trabalho remoto tornou-se possível.   

Essas são apenas algumas das incontáveis transformações causadas pela economia digital e de como ela está presente em nossas vidas mesmo sem percebermos. 

Por que as empresas precisam se adaptar à Economia Digital?

Primeiramente porque a transformação digital em que estamos inseridos está cada dia mais forte. O que significa que estamos mudando nossas práticas e as formas de interação social, e cada vez mais realizamos coisas online por meio de ferramentas tecnológicas. 

Atualmente, a economia digital segue a mesma lógica da economia de modo geral. Ou seja, ela é focada no consumidor e nos seus interesses, mas também nos lucros e nos custos para se manter uma empresa funcionando. 

Apesar da grande concorrência no digital, quanto mais rápido você perceber a importância da digitalização da economia, maiores são as chances de alcançar um público maior e ter mais sucesso. 

Impacto da Economia Digital nas empresas

As mudanças no modelo econômico impactaram diretamente o dia a dia das empresas, especialmente daquelas que não estavam ou ainda não estão inseridas no mercado digital. Afinal, com uma cultura digital cada vez mais forte, elas vivem em uma corrida contra o tempo para conseguir acompanhar a nova economia.  

Abaixo, listamos os pontos positivos e negativos de investir em economia digital e como isso afeta o seu negócio.  

Vantagens

É inegável a força da economia digital. Porém, você já parou para pensar no que ela nos oferece? Selecionamos algumas vantagens para você, empreendedor. 

1. Mais informações sobre o seu público

Nos atendimentos onlines você consegue captar informações importantes sobre o seu público. Assim, você consegue conhecê-los melhor, ter uma comunicação mais direcionada e oferecer um atendimento cada vez mais personalizado

2. Redução de custos para campanhas de marketing

Fazer propaganda na internet é bem mais barato do que nos meios de comunicação tradicionais, o que é positivo para quem está começando ou não tem tanto dinheiro para investir.

Em campanhas de marketing online você consegue ter uma maior segmentação do seu público a partir das informações que você tem sobre ele. Dessa forma, o seu produto ou serviço chega até aquela pessoa que já estava pesquisando e está interessada em algo parecido. 

Além disso, você gasta menos e alcança um público mais assertivo, que pode se transformar em vendas para o seu negócio.  

3. Ecommerce

Com as transações onlines, você tem liberdade para comercializar o seu produto para qualquer lugar do mundo de forma prática. A vantagem disso é que você pode economizar com aluguel de loja, já que não precisa de um espaço físico para mostrar os seus produtos. 

Desvantagens

Agora que você já sabe os pontos positivos da economia digital, vamos abordar algumas questões que podem ser empecilhos para o seu negócio. 

1. Desconfiança do cliente

Muitas vezes, por não poder fazer uma visita à loja para analisar de perto o produto que está interessado, o cliente tem um certo receio de comprar em lojas online.

Por isso, avaliações e comentários dos clientes são tão importantes para trazer um pouco mais de segurança às pessoas interessadas no seu produto ou serviço.  

2. Falta de especialistas

Em alguns casos a economia digital requer processos complexos. Principalmente para desenvolver softwares ou desenvolver aplicativo da sua marca. 

Entretanto, o mercado de tecnologia enfrenta um déficit de profissionais. Por isso, às vezes os processos podem não ser bem executados ou ter um alto custo de produção, além do que você pode investir no momento.  

3. Problemas técnicos

Por todas as operações serem feitas online, se a plataforma que você usa para vendas apresentar algum problema, isso se torna sinônimo de prejuízo.

Por exemplo: recentemente, Facebook, Instagram e WhatsApp ficaram fora do ar por seis horas. Essa instabilidade gerou, além de um prejuízo de US$ 7 bilhões para Mark Zuckerberg, mas também acarretou um prejuízo para pequenos comerciantes que utilizam as plataformas para venda dos seus produtos.

Apesar de algumas desvantagens, é inegável quantas inovações a digitalização da economia nos proporciona. Em geral, vale mais a pena você investir em economia digital do que se manter longe desse novo mercado que é o futuro da economia global.    

O que considerar na Economia Digital para abrir um negócio?

Se você está pensando em abrir um negócio ou até mesmo modernizar um negócio que já existe, aqui vão algumas dicas do que você precisa ficar de olho na hora de fazer essa transição para a economia digital: 

1. Adapte-se ao mobile 

Antes de mais nada, é importante que você busque adaptar o seu negócio para a versão mobile, já que boa parte das boas partes das pessoas acessam a internet por meio de smartphones ou tablets.

Ter um canal de vendas adaptado para o mobile faz com que o seu site seja mais responsivo e tenha um carregamento mais rápido. Dessa forma, você consegue reter melhor os usuários.    

2. Valorize a experiência do cliente 

Pensar na usabilidade do cliente vai muito além de uma adaptação do site para a versão mobile. Afinal, de que adianta ter um site e ele não funcionar bem? 

Por isso, você precisa pensar também na user experience (experiência do usuário). Um profissional da área trabalha para fazer com que o usuário tenha uma impressão positiva e se encante pelo seu produto ou serviço a partir dessa experiência.

3. Armazene os seus dados na nuvem 

Diante do aumento de ataques cibernéticos nos últimos anos, para garantir a segurança do seu negócio, implemente sistemas e dados na nuvem. Assim, o seu banco de dados fica mais protegido e você ainda consegue acessá-los a qualquer instante.  

Dessa forma, você, ou qualquer outra pessoa que trabalhe com você, consegue resolver urgências de maneira rápida e ágil em qualquer lugar do mundo.  

4. Considere a adoção do modelo de trabalho home office

A adoção do armazenamento na nuvem traz consigo diversos benefícios. Um dos principais é a possibilidade de aderir ao trabalho home office. 

Assim, sua equipe ganha liberdade geográfica, podendo trabalhar juntos, mesmo que estejam em lugares distintos. 

Além disso, as pessoas ganham mais qualidade de vida e um maior equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional.

Muitas vezes, essas vantagens do home office passam a despertar o interesse de novos talentos que estão disponíveis no mercado. 

5. Digitalize processos

Quanto mais automatizado for o seu sistema, mais rápida será a execução e menor a chance de erros nos processos. Além disso, os funcionários ficam livres para se dedicar a outras funções importantes e que exigem um pouco mais de cuidado e percepção humana. 

6. Invista em Marketing Digital

Por fim, invista na sua presença digital para ser encontrado pelo seu público alvo. Para isso, o marketing digital é um excelente aliado! 

Ter boas estratégias de marketing faz com que você consiga se relacionar com os leads, crie uma relação de proximidade com eles e seja sempre lembrado por aquele cliente.

E se você quer aprender e entender como funciona o marketing digital na prática, o Bootcamp online de Analista de Marketing Digital é uma imersão nesse universo. Nele você aprende a desenvolver estratégias de sucesso, a elaborar campanhas de marketing digital, mensurar resultados e muito mais.

Continue Aprendendo

spot_img