Employer U: como funciona essa forma de estudo?

Segundo especialistas, o Employer U veio para ficar e já pode ser considerado o futuro da educação.

Você já ouviu falar em Employer University? Basicamente, o Employer U é um novo modelo de parceria entre instituições de ensino superior e empresas já consolidadas no mercado de trabalho.   

Por se tratar de um conceito novo, ainda pouco difundido, existem muitas dúvidas acerca do Employer U. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre essa novidade, tirar as principais dúvidas e mostrar alguns exemplos de empresas que estão investindo em Employer U. 

O que é Employer U?

O Employer University (universidade conectada à empresa, em tradução livre) consiste em um programa de desenvolvimento profissional onde grandes empresas em parcerias com universidades oferecem cursos superiores para formar profissionais de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. 

Normalmente, empresas que seguem o conceito de Employer U tem uma proposta de formar profissionais por meio de facilitadores especialistas nos temas abordados. 

Além disso, a formação diferenciada conta com uma gama diversificada de atividades. Por exemplo, aulas práticas em um ambiente de trabalho real, bootcamps e workshops para desenvolvimento de habilidades. 

Principais diferenças entre Employer U e uma universidade comum

Uma das principais queixas em relação ao ensino superior é que, muitas vezes, durante a sua formação os alunos não têm contato prático com a área em que estão se formando.

De acordo com dados apresentados pela Gallup, empresa de análise e consultoria, menos de ⅓ dos graduados puderam colocar em prática o que estavam aprendendo durante a faculdade. Isso significa que a maioria não teve estágio na área, o que diminuiu as suas chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho após a formação.   

Estudante de Employer U
O Employer U chega para revolucionar a educação e atender as necessidades do mercado de trabalho.

Essa é a principal diferença entre a Employer U e a universidade comum. Afinal, o novo modelo de ensino preza por uma formação prática e imersiva dos futuros profissionais. 

Por que o Employer U vem crescendo?

O principal fator que impulsiona o crescimento das Employer U é a guerra global em busca de novos talentos. Cada vez mais as empresas, principalmente nos EUA, buscam apoiar os seus funcionários e estimulam a sua capacitação.

Nesses casos, a empresa aposta na educação como um benefício de crescimento tanto para si, quanto para o seu funcionário. Afinal, enquanto o funcionário estuda, ele está se aperfeiçoando na área e desempenha um papel ainda melhor dentro da empresa. 

Falta de profissionais movem o Employer U

A escassez de profissionais capacitados em alguns setores, especialmente na área de TI e Ciência de Dados, também acelerou o crescimento da Employer U. 

No Brasil, um levantamento do Indeed aponta que 11 das 15 vagas difíceis de serem preenchidas são na área de tecnologia

Por isso, empresas investem em parcerias com instituições de ensino para formar profissionais que possam atender às suas necessidades desde o início da graduação.  

Employer U é o futuro da educação?

Segundo Brandon Busteed, diretor de parcerias e líder global de inovação do aprendizado do trabalho na Kaplan (empresa referência em Educação), a resposta é sim

Para ele, estamos no início de uma revolução massiva na relação educação-trabalho. Isso porque daqui a alguns anos as universidades entenderão a importância de um ensino que integre teoria e prática, enquanto as empresas entenderão a importância de unir trabalho e aprendizagem.    

O Employer U vai suprir a falta de profissionais em alguns setores?

Apesar do Employer U se mostrar como uma das soluções para a falta de profissionais em algumas áreas, apenas ele não é capaz de resolver esse problema. Principalmente porque diante da transformação digital que vivemos, novas profissões surgem a todo momento e é praticamente impossível acabar com todos os déficits do mercado de trabalho.

Entretanto, em alguns casos, o Employer University pode sim ajudar a diminuir a escassez de profissionais. 

Vantagens do Employer U para a carreira profissional

A principal vantagem do Employer U você já sabe: a integração do ensino teórico com a prática. Assim, você consegue ir se preparando durante todos os anos da graduação e estar pronto para o mercado de trabalho assim que finalizar o curso. 

Essa é uma vantagem tanto para o profissional que consegue um emprego rapidamente, quanto para as empresas que conseguem contratar profissionais que já possuem experiência. 

Exemplo de Employer U no Brasil 

Apesar de ainda ser visto como uma novidade, o Employer U veio para ficar e é uma forte tendência para o futuro. 

No Brasil, já temos casos de empresas que estão aplicando o Employer U. Confira abaixo alguns exemplos e entenda como eles funcionam:  

Faculdade XP Educação

De olho no atual cenário e já pensando na falta ainda maior dos profissionais de TI no futuro, a XP lançou a Faculdade XP Educação.

A Faculdade XP tem a oferta cursos EAD e gratuitos na área de tecnologia com objetivo de formar profissionais qualificados que possam atender as demandas não só da XP, mas de outras empresas.

O diretor-presidente da XP, Paulo Tarso, explicou em entrevista ao G1 que a proposta é trazer um ensino conectado com o ecossistema da XP e que a ideia inicial é manter no quadro de funcionários da XP 50% dos alunos graduados pela própria faculdade.

Além dos cursos de graduação, a XP Educação também oferece diversos cursos de MBA, como por exemplo, o MBA em Ciência de Dados, Desenvolvimento Mobile e Investimento e Private Banking

Hospital Israelita Albert Einstein

Inaugurada em 2016, a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein é uma Employer U do Hospital Israelita Albert Einstein, referência em medicina no Brasil. 

O curso de graduação em Medicina destacou-se pelas metodologias ativas e colaborativas, focadas na prática. No curso, os alunos têm contato com a medicina primária nos primeiros meses de curso, capacitação sobre gestão e liderança, internato por dois anos e meio e muito mais. 

Weg

A empresa Weg, especializada na fabricação de motores elétricos, em parceria com a Universidade Luterana do Brasil, inaugurou um laboratório com equipamentos de controle e variação de velocidade de motores. Além do laboratório, também foi criada uma biblioteca para alunos e professores.

Dessa forma os alunos podem ter um conhecimento prático por meio dos equipamentos modernos que são utilizados no dia a dia das empresas. Assim, ao final da graduação, eles já possuem a experiência cobrada pelo mercado de trabalho. 

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img