Erro 403 Forbidden: o que é e como resolver?

Saiba como resolver aquele erro que sempre aparece quando você entra em uma página diferente

Se você chegou até este artigo é porque encontrou recentemente a mensagem de erro 403 Forbidden, certo? A maioria das pessoas, senão todas, que navegam na internet já passaram por esse problema. 😅

A dor é comum e nem todos sabem do que ela se trata, quais são as causas ou mesmo como solucioná-la.

Importante ressaltar que independente da situação, existem diversos erros no mundo online e, principalmente, causas para esse em específico.

Então, quando deparar com essa mensagem, não entre em desespero porque é possível de solucionar. Continue o artigo que você vai descobrir como! ⬇️

O que é Erro 403 Forbidden?

Primeiramente, é necessário entender do que ele se trata. O erro 403 Forbidden é uma espécie de falha de arquivo na hora de carregar um site ou mesmo de permissão de acesso ao conteúdo do site pelo usuário

Em outras palavras, ele surge porque o servidor não reconheceu ou está negando a entrada no site. E diversos motivos podem ocasionar isso, como você verá nos próximos tópicos.

A grande questão é que se um erro aparecer ele vai proporcionar uma impressão negativa ao usuário, já que sua experiência será interrompida. O resultado? Os resultados da empresa dona do site vão ser impactados. Portanto, independente da situação, sempre esteja atento se você for ter um site para esse erro não aparecer.

De certa forma, o código de erro 403 é uma mensagem que diz ao usuário: “saia e não volte mais!”, o que muitas vezes assusta quem está navegando, mas não é tão grave assim.

 👉 Veja alguns exemplos de como ele aparece:

exemplos de erro 403 forbidden
Exemplos de erro 403 forbidden.

Mas por que ele aparece, então?

Causas do Erro 403 Forbidden

Diversos são os motivos para essa mensagem frustrante aparecer. No entanto, antes de fazer sua correção, é importante entender de onde o erro veio. 

De maneira simples ele é causado pela não permissão do usuário acessar o site, ou seja, há uma proibição, muitas vezes até por segurança. E isso pode ser devido a:

  • Permissões de arquivo ou pasta incorretas;
  • Configurações incorretas no arquivo .htaccess;
  • Plugins de segurança mal configurados.

Seja qual for o motivo, é importante investigá-lo, para depois não acabar se prejudicando por tentar tanto acessar. 😉

Como resolver Erro 403 Forbidden?

mulher sem saber o que fazer no computador
Mulher mexendo no computador em dúvida ao encontrar o erro 403 forbidden.

Agora que você já sabe o que pode ocasionar o erro 403 forbidden, é o momento de se livrar dele. 

Algumas dicas vão te fazer resolver isso, tanto para o caso de você ser o visitante do site, quanto para o proprietário. Confira!

Para visitantes

Se for você o usuário que está navegando no site é preciso que:

Verifique se há erros de URL

Muitas vezes o erro surge porque seu navegador não está familiarizado com o arquivo .htaccess. E o motivo disso acontecer é devido a ocultação dele no diretor do projeto. 

Portanto, verifique se está colocando tudo certinho e se está faltando alguma informação.

Limpe o cachê e os cookies do navegador

Outra solução é limpar o cache da página. Além disso, não se esqueça de habilitar os cookies em seu navegador para este site.

Faça login no site

Às vezes o erro surge porque é necessário fazer o login em um site para acessar a página ou o recurso. Se for possível, faça login no site para obter acesso adicional.

Para proprietários do site

Se você é dono do site é importante que:

Ajuste os Índices no cPanel

  1. Localize o Gerenciador de arquivos a partir do painel de controle de hospedagem;
  2. No diretório public_html, procure. Arquivo .htaccess;
  3. Se você não encontrar um arquivo .htaccess, você pode clicar em Configurações e ativar a opção “Mostrar arquivos ocultos (dotfiles)”;
  4. Embora o arquivo .htaccess esteja presente em quase todos os sites do WordPress, em alguns eventos raros, quando seu site não possui um arquivo .htaccess ou é excluído sem querer, você precisa criar um arquivo .htaccess manualmente;
  5. Baixe o. htcacess para o seu computador para ter um backup dele;
  6. Uma vez feito, exclua o arquivo.403-forbidden-erro-tutorial-hostinger;
  7. Agora, tente acessar seu site.

👉 Se funcionar bem, isso simplesmente indica que o seu arquivo htaccess estava corrompido. Caso isso não resolva o problema, avance para o próximo passo.

Redefina as permissões de arquivo e diretório

Um outro motivo do erro surgir é o erro de permissão de arquivos ou pastas. Para resolver é necessário que você:

  1. Acesse os arquivos do seu site usando qualquer cliente FTP;
  2. Navegue até o diretório raiz da sua conta de hospedagem;
  3. Selecione a pasta principal que contém todos os arquivos do seu site (geralmente é public_html), clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione Permissões de arquivo.403-forbidden-erro-tutorial-hostinger;
  4. Verifique “Aplicar somente aos diretórios”, insira a permissão 755 no campo do valor numérico e pressione OK .403-forbidden-erro-tutorial-hostinger;
  5. Uma vez que o FileZilla está pronto alterando as permissões da pasta, repita a etapa 3, mas essa opção optará por aplicar somente aos arquivos ao digitar 644 no campo do valor numérico.403-forbidden-erro-tutorial-hostinger;
  6. Uma vez feito, tente acessar seu site agora e veja se o erro foi resolvido. 

👉 Se ainda assim não resolver, tente a próxima sugestão.

Fale com sua empresa de hospedagem

Independente do seu nível de conhecimento em tecnologia, não hesite em entrar em contato com sua empresa de hospedagem. 

É importante explicar a eles o problema que está ocorrendo que eles vão verificar, ao invés de você quebrar a cabeça tentando corrigir sozinho.

Tome cuidado com as plataformas

Muitas vezes se você estiver executando pacotes de software comuns no servidor que está respondendo com o erro 403 Forbidden, convém examinar a estabilidade e a funcionalidade dessas plataformas. 

Embora os sistemas de gerenciamento, como WordPress, Joomla! e Drupal, sejam bem testados, assim que você começar a fazer modificações nas extensões ou no código PHP, é muito fácil causar um problema imprevisto.

Reverta atualizações recentes

Caso você tenha atualizado o sistema um pouco antes do erro, é interessante reverter para versão anterior para ver se o problema é esse.

Verifique se há mudanças no banco de dados fora do esperado

Muitas vezes, mesmo você desinstalando uma extensão, não garante que as alterações feitas pela extensão foram totalmente revertidas. 

Por isso, é preciso abrir o banco de dados e examinar manualmente as tabelas e os registros que provavelmente foram modificados pela extensão.

Conclusão

O erro 403 forbidden é mais comum do que se parece. Embora ele seja irritante e muitas vezes cansativo de se resolver, restringindo a função ao proprietário do site, você como usuário ainda pode tentar algumas soluções. 🎯

Portanto, este tutorial será muito útil nestes casos. Então, se você se deparar com um erro 403 em seu site, deve agir rapidamente, sempre, senão o Google não vai indexar suas URLs.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado. Quer saber sobre outros problemas e conceitos relacionados aos sistemas e desenvolvimentos web? Não deixe de conferir nosso curso em sistemas de informação. 😉

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img