ETFs de Fundos Imobiliários: conheça o XFIX11 e suas características

Os fundos imobiliários são modelos de investimentos cuja função é alocar recursos em ativos ou em títulos do ramo imobiliário. Nesse contexto, existem os ETFs de Fundos Imobiliários negociados na bolsa de valores, como o XFIX11, que visam aumentar os rendimentos.

Em suma, o XFIX11 é o primeiro ETF que replica um índice de fundos imobiliários. Desse modo, adquirir cotas desse fundo pode ser uma boa alternativa para quem deseja alocar capital nesse ramo de mercado. 

Quer ficar por dentro do assunto? Neste artigo vamos explicar o que são ETFs de fundos imobiliários, como funciona o XFIX11, suas características e como investir neste fundo.

O que são ETFs de Fundos Imobiliários?

ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos negociados na bolsa de valores que têm como referência um determinado índice do mercado. Isso quer dizer que essa composição é feita com o objetivo de atingir rendimentos iguais ou superiores ao do indicador utilizado.

Por exemplo, o BOVA11, provavelmente o mais famoso deles, tem como referência o índice Bovespa (IBOV)

Aliás, é sempre bom lembrar que a gestão deste investimento é feita por um especialista, profissional que acompanha o mercado para realizar as transações necessárias, mirando nos melhores resultados.

Além disso, vale ressaltar que o patrimônio do ETF é dividido igualmente em cotas negociadas na bolsa de valores. Assim, o preço delas varia conforme os preços das ações que o compõem.

>>> Aprenda também: Como funcionam os FIIs? Qual o passo para investir?

ETF Imobiliário e suas características 

Antes de investir em um ETF, você precisa conhecer suas características. Isso porque você pode verificar se eles estão alinhados com os seus objetivos de investidor.  

Verifique as principais delas abaixo:

  • Gestão passiva: a rentabilidade está atrelada a um índice de referência da renda variável como, SMLL, IBOV e IDIV;
  • Diversificação: esta é uma das características mais interessantes deste investimento e deveria ser de qualquer ativo. Neste caso, com apenas uma cota, você tem acesso a diversas ações;
  • Liquidez: os ETFs são negociados diariamente na bolsa de valores. Então, é fácil adquirir ou vender as suas cotas a qualquer momento;
  • Acessibilidade: as negociações são realizadas diretamente no home broker. Desse modo, você pode fazer as suas operações sem sair de casa, o que fica ainda mais importante em tempos de pandemia;
  • Transparência: todas as documentações são disponibilizadas ao investidor. Portanto, você consegue saber tudo o que acontece no seu fundo de índice;
  • Reinvestimento: os proventos recebidos pelas ações que compõem o ETF são reinvestidos para o aumento e valorização do seu patrimônio.

Diante dessas características, a segurança é uma das grandes vantagens do ETF. Até porque, nesse tipo de investimento você fica exposto apenas a um risco sistêmico, e não a crises específicas.

Outro ponto importante é que a compra desse ativo é uma estratégia de longo prazo e que, como em qualquer investimento, ganha mais quem se posiciona primeiro.

Acompanhe este vídeo e saiba como começar a investir em fundos imobiliários:

Principais riscos dos ETFs de Fundos Imobiliários 

Ao optar por ETFs, assim como por qualquer outro tipo de investimento, você precisa tomar alguns cuidados para evitar resultados diferentes das suas expectativas.

Abaixo, listamos alguns exemplos, como:

Administradora

Ao escolher o seu fundo de índice, verifique quem é a administradora. No site da BM&FBovespa, por exemplo, você confere os ETFs listados, logo você consegue facilmente fugir de possíveis ciladas.

Índice

Antes de realizar qualquer investimento, você deve analisar o objetivo. Com ETFs não é diferente, pois você precisa observar o intuito da rentabilidade do ETF.

Então, conheça o índice de referência e compare as composições das carteiras de investimentos, já que os resultados tendem a ser semelhantes.

Aliás, confirme ainda se esse é o seu interesse de investimento, porque, além da rentabilidade, há outros critérios a serem considerados, principalmente quando se trata de renda variável.

Custos

Para definir o valor a ser aplicado no ETF, você deve fazer o cálculo dos custos envolvidos.

De forma geral, quanto menor as despesas, mais dinheiro no seu bolso.

Analise-os contra o investimento em ações, carteira recomendadas e fundos de ações, porque servem como bons comparativos. Assim, você evita surpresas na hora de negociar.

Vale a pena investir em ETF? Assista ao vídeo e saiba o que fazer:

Existe ETF de Fundo Imobiliário?

A resposta é sim. O XFIX11 é o primeiro ETF brasileiro. Ele foi criado pela XP investimentos em 2020, com gestão da XP Asset e administração e custódia da BNP Paribas.

Este ETF é negociado igualmente aos demais do mercado, como BOVA11 e IBB11. Por ser um fundo de índice, não cobra taxa de performance, no entanto, consta uma taxa de administração inferior aos demais fundos com gestão ativa.

Para entender melhor, elencamos alguns aspectos deste ETF:

  • o preço inicial da cota é de R$10, com lote mínimo de uma unidade;
  • a diversificação dentro do índice traz segurança para o investidor;
  • o pagamento de dividendos será automaticamente reinvestido no ETF;
  • não há o benefício de isenção tributária para todos

Aliás, tratando-se da não isenção tributária, é preciso que:

  • as cotas sejam negociadas em bolsa ou em mercado de balcão organizado;
  • o fundo tenha, no mínimo, 50 cotistas;
  • nenhum cotista detenha 10% ou mais do total de cotas e nem receba rendimento superior a 10% do total de rendimentos do FII.

XFIX11 paga dividendos?

O XFIX11 conta com 81 ativos em sua composição, com isso, os dividendos pagos pelos FIIs serão reinvestidos no ETF. Isso significa que, embora os demais Fundos Imobiliários paguem dividendos, este não pagará diretamente para os seus cotistas.

Lembrando que o reinvestimento dos dividendos no fundo é positivo para o crescimento do patrimônio dos investidores e que, a longo prazo, por exemplo, compensa a falta do benefício tributário sobre os dividendos.

>>> Leia também: Saiba onde são depositados os dividendos dos acionistas

Como investir em fundos imobiliários?

Ao entender o que são ETFs de Fundos Imobiliários, você pode perceber a importância desse tipo de investimento.

Mas você tem o direito de se aprofundar neste tema. Afinal,  esse tipo de investimento pode trazer boa rentabilidade quando se trata de uma carteira de fundo diversificada.

Para fortalecer seu conhecimento sobre o assunto, recomendamos o curso Viva de Renda com Fundos Imobiliários.

Com esse material, você entenderá, desde o princípio, sobre a história dos Fundos Imobiliários, suas condições de mercado e como montar uma carteira segura e eficiente.

Este é ou não um bom caminho para o sucesso?

Gostou da ideia? Clique no banner e acesse o curso agora mesmo.

Botão Quero Viver de Renda com Fundos Imobiliários

Continue Aprendendo

spot_img