Entenda o que é e para que serve o Express.js

Conheça mais sobre uma das ferramentas mais usadas por desenvolvedores

O desenvolvimento de aplicativos é um dos projetos mais solicitados pelas empresas atualmente. Afinal, eles fazem parte de todo um processo de modernização pelo qual muitas companhias estão passando. Com tanta demanda, muitas profissões novas surgiram e, com elas, tecnologias de desenvolvimento, como o Express JS. Mas você sabe o que é?

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre o tema, separamos neste artigo as principais informações. Aqui você aprenderá o conceito desse framework, quando ele foi criado, para que serve, quando utilizá-lo, suas características e principais vantagens. Se é isso que você está procurando, então aproveite o texto e boa leitura.

Para começar: o que é um framework?

Um dos recursos mais utilizados pelos programadores, o framework nada mais é do que um instrumento para quem procura aumentar a produtividade na execução dos projetos. Com ele é possível fazer uma estrutura de programação de forma mais organizada por meio da inclusão de códigos genéricos que complementam a estrutura. 

Uma das principais vantagens dessa ferramenta é que ela otimiza o tempo de desenvolvimento do trabalho. Isso porque não é necessário construir os códigos do início, já que existem alguns templates já testados anteriormente. Isso possibilita um aumento na efetividade do projeto, uma vez que já se sabe como determinado código se comporta.

O que é Express.js?

O Express JS é um framework que utiliza a linguagem de programação JavaScript para desenvolver aplicações que usam Node JS como base dos seus códigos. A ferramenta é uma das mais usadas entre os desenvolvedores, pois deixa o fluxo de trabalho muito mais ágil. Além disso, é possível estruturar servidores web também de forma mais limpa. 

Esse framework é tão popular, que muitas empresas populares utilizam o sistema para o desenvolvimento de deus aplicativos, entre elas Uber, IBM, entre outras.

Quando esse framework foi criado?

Lançado como um código aberto sob a chancela do MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma das maiores instituições de tecnologia do mundo, o Express JS foi criado em 2010 pelo desenvolvedor TJ Holowaychuk. Esse profissional já havia sido responsável por criar diversos códigos com a linguagem de programação JavaScript. 

O surgimento desse framework trouxe mais agilidade para os desenvolvedores, uma vez que ele fornece diversos recursos tanto para aplicativos mobile quanto web.

Para que serve o Express.js?

Como já mencionamos, o Express JS é um framework que serve para os desenvolvedores construírem aplicativos. Ele funciona como um simplificador de tarefas que são comuns no desenvolvimento, até mesmo de programas Web. Entre essas tarefas, podemos citar ainda a melhoria da segurança dos programas, movimentações de banco de dados, roteamento de URLs, entre outras.

Onde o Express.js pode ser utilizado?

O ExpressJS pode ser usado em projetos pensados para micro-serviços, ou seja, quando você divide toda a aplicação em subserviços. Isso facilita bastante o dia a dia, pois cada um desses pequenos setores podem ser gerenciados por equipes focadas apenas naquela solução. Isso permite maior integração e resulta em um aplicativo de maior qualidade. Muitas empresas já usam dessa forma, desde startups até gigantes como a Netflix.

Principais características do Express.js

Separamos a seguir as principais características que fazem o Express JS ser um facilitador no desenvolvimento de aplicações:

  • Facilidade na criação de páginas por conta da integração de vários sistemas;
  • Conta com um sistema de rota completo;
  • É possível fazer o gerenciamento distinto de requisições HTTP em verbos diferentes;
  • Ideal para criar aplicações com mais rapidez, ainda que com um conjunto pequeno de pastas e arquivos;
  • Permite exceções nas aplicações.

Framework opinativos x não opinativo

Quem trabalha com frameworks precisa saber que existem dois tipos: opinativo e não opinativo. O Express JS é não opinativo. Abaixo explicamos as diferenças entre eles:

Opinativo:

Como o próprio nome diz, são frameworks que fazem sugestões para que o desenvolvedor possa escolher o melhor caminho em algumas tarefas. Isso ocorre porque algumas ações dentro do código já são bem compreendidas, o que facilita a vida na hora do desenvolvimento. Entretanto, a flexibilidade para resolver problemas é menor, especialmente quando é fora do domínio principal.

Não opinativo:

Ao contrário do primeiro, o framework não opinativo conta com restrições menores na hora de indicar a melhor forma de utilização de componentes. Ou seja, ele faz o trabalho inverso do opinativo em relação à sugestão de componentes.

Qual a relação de Express.js e Node.js?

Apesar de tanto o Express JS como o Node JS serem diferentes, eles se igualam no quesito popularidade entre os devs e, também, quando o assunto é eficiência. Apesar de serem frameworks de trabalho, eles possuem algumas diferenças importantes. Por isso, quem deve escolher qual usar é o próprio desenvolvedor, pois um pode ser melhor que o outro dependendo do seu objetivo. E isso vale também para o Node JS Express.  

E as vantagens e desvantagens desse framework?

Uma das principais vantagens é que o Express JS possui uma quantidade significativa de bibliotecas e plugins. Além disso, é possível usar qualquer banco de dados e integrar com praticamente todo tipo de serviço. Um outro ponto positivo diz respeito à sua comunidade, que é bem grande e popular. 

Com relação às desvantagens, podemos citar que o desenvolvedor não possui tanta liberdade na hora de fazer a estrutura de uma aplicação web, ou seja, é um pouco limitado nesse sentido. Outro fator importante é que ele é mais indicado para aplicações menores. Em uma Express JS query grande o desenvolvedor encontrará dificuldade na produção.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Express JS, que tal investir na sua carreira? Aqui na XP Educação você encontra o curso de pós-graduação que procura, como o de Desenvolvimento Front-End. O curso inclui bootcamps com módulos em diversas áreas do segmento, além de tópicos voltados ao HTML com acessibilidade, CSS, integração com o Back End e utilização de diversas API’s. Saiba mais aqui!

Continue Aprendendo

spot_img