Family office: saiba o que é e TUDO sobre esse tipo de assessoria

Quem acumula grandes fortunas costuma ter acesso a serviços exclusivos, como assessoria de imprensa e consultoria de imagem. No área financeira, isso não é diferente. O serviço exclusivo para esse público chama-se family office.

Devido aos custos extremamente elevados, somente pessoas altamente ricas, como milionários e bilionários, contam com esse tipo de assessoria.

E, com a pandemia, o número de super-ricos só aumentou. Segundo dados da Forbes, a cada 17 horas surge um novo bilionário. Além disso, 86% dos bilionários ficam cada vez mais ricos.

Ainda de acordo com a revista, existem 2.755 bilionários em todo o mundo, acumulando um patrimônio de US$ 13,1 trilhões.

Saiba mais sobre o que é family office e entenda a função do serviço no patrimônio dessa privilegiada parcela da sociedade.

O que é family office?

O family office é uma estrutura montada para famílias com um grande patrimônio, geralmente donas de empresas multinacionais, que necessitam de uma assistência completa, incluindo o setor jurídico, contábil, fiscal e de investimentos.

No entanto, é importante ressaltar que, embora pareça, esse tipo de assessoria não é semelhante ao private banking (divisão de alta renda dos bancos) e nem ao wealth management (divisão de fortunas).

Enquanto no private banking grandes bancos disponibilizam produtos e serviços diferenciados para clientes vips, no wealth management o foco é o asset alocation (alocação dos recursos financeiros de clientes muito ricos).

No family office, por outro lado, a consultoria é prestada por escritórios, que podem ser exclusivos ou não, e acontece de forma mais geral, englobando várias formas de gestão.

>>> Não sabe o que é asset allocation? Dê o play no vídeo abaixo e descubra como ele pode potencializar seus retornos financeiros.

Como funciona o family office?

Conforme mencionamos acima, o family office funciona como uma assessoria que tem o objetivo de preservar, multiplicar e transmitir devidamente o patrimônio da família para futuras gerações.

A gestão de um grande volume de recursos não é um trabalho fácil, por isso, essas pessoas buscam a expertise de profissionais das áreas de investimentos e finanças.

Sem esse suporte, torna-se bastante complicado para a família administrar, proteger e aumentar seu patrimônio.

Entretanto, o funcionamento dessa assessoria vai além desses aspectos: ele também pode auxiliar as famílias no gerenciamento de uma ou mais empresas que elas detêm.

Entenda na prática

Os especialistas são responsáveis pela avaliação de riscos financeiros, dados mercado, incorporação imobiliária, viabilidade de investimentos e participação societária.

Além disso, prestam apoio no desenvolvimento de planos fiscais e de sucessão empresarial, em empreendimentos filantrópicos e na gestão financeira e orçamentária.

Ou seja, basicamente, o family office atua como o braço direito de famílias com alto poder aquisitivo.

“É uma consultoria completa. Observamos todo o contexto da gestão, não só da alocação de recursos, mas de operação, de governança familiar, de todos estes aspectos pertinentes a decisão do que fazer com o patrimônio. Existem family offices que nem têm a área de asset alocation. Eles terceirizam essa parte e fazem todo o resto do planejamento”

Explica o sócio-diretor da Taler (multi-family office), Paulo Colaferro, em entrevista ao Infomoney.

Quais são os tipos de family office?

Existem dois tipos de family office: single-family office (próprio) e multi-family office (terceirizado). Confira abaixo as características de cada um deles.

Single-family office

O single-family office, também conhecido como family office próprio, é uma empresa que a própria família cria para administrar seu patrimônio e investimentos.

Sendo assim, a família tem controle total sobre a assessoria e os serviços prestados serão exatamente aqueles que ela deseja, suprindo todas as suas necessidades.

E, consequentemente, o custo do single-family office é bem mais elevado.

Multi-family office

Por outro lado, o multi-family office, ou family office terceirizado, é uma empresa que já existe no mercado e oferece seus serviços para diversas famílias, abrangendo diferentes perfis.

Os custos são menores em comparação ao single-family office, entretanto, o serviço não é exclusivo e nem tão personalizado, visto que a empresa atende vários clientes simultaneamente.

Quais os tipos de serviços oferecidos nessa consultoria?

O family office oferece um portfólio de serviços variado com base nas necessidades da família. Entre as soluções disponibilizadas por esse tipo de assessoria, podemos destacar:

Investimentos

Definição das estratégias alinhadas aos objetivos de acúmulo e preservação de patrimônio, distribuição de renda e retorno total, com planos de resgate e aporte nas carteiras.

Análise patrimonial

Realizada com visão holística (do todo e não de apenas uma parte) para obter o melhor retorno em cada área, definindo o que deve ser mantido, vendido ou até mesmo descartado. Além disso, auxilia no trabalho com passivos e compromissos financeiros.

Planejamento tributário

Realização de estudos para que a carga tributária seja reduzida, como: holding patrimonial (empresa aberta exclusivamente para administrar os bens imóveis dos seus sócios), implantação/manutenção de fundo exclusivo, produtos de previdência, etc., o que inclui mediação com contadores, advogados e outros profissionais diretamente relacionados à família.

Planejamento sucessório

Pesquisa sobre as melhores estratégias para doações em vida, distribuição da herança e definição dos produtos mais adequados para o portfólio dos herdeiros, de acordo com suas preferências, a fim de reduzir custos e evitar conflitos.

Levantamento de produtos de proteção

Estudo detalhado sobre as coberturas adequadas para os bens mensuráveis e imensuráveis da família, de acordo com o planejamento sucessório e, caso haja necessidade, inclusão de produtos previdenciários.

Educação financeira de membros da família

Serviço voltado para os herdeiros, apresentando o que eles de fato precisam saber sobre seu patrimônio e investimentos.

>>> Alcance seus objetivos com mais facilidade por meio do Combo: Cursos de Educação Financeira. Clique no banner abaixo e aproveite! Oferta gratuita por tempo limitado.

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

Dimensionamento do padrão de vida familiar

Levantamento de receitas e despesas, alinhado a estratégia de limites dos gastos, com base nos objetivos e possibilidades da família, visando a manutenção e a melhoria do padrão de vida.

Por que as famílias contratam esse tipo de assessoria?

As famílias com patrimônio elevado costumam contratar esse modelo de assessoria pois, devido ao volume excessivo de questões a serem administradas, apenas uma pessoa não é capaz de cuidar de tudo. Dessa forma, existe a necessidade do apoio de uma equipe multidisciplinar.

Entre as justificativas para a contratação, as principais são:

  • preservação dos bens;
  • gestão de tarefas domésticas;
  • apoio em tomadas de decisão;
  • consultoria de aquisições e fusões;
  • regularização das finanças familiares;
  • assessoria imobiliária e administração de imóveis;
  • diversificação de investimentos para reduzir riscos;
  • suporte na transferência de riqueza entre gerações;
  • negociação de prazos com instituições financeiras e fornecedores;
  • orientação sobre os melhores investimentos com base nos objetivos da família a longo prazo.

Quanto custa o family office?

Os custos desse serviço variam e podem ser cobrados por meio de um percentual sobre o patrimônio administrado, taxa fixa ou ou mesclando as duas opções de acordo com a estrutura familiar, os serviços prestados e o tamanho do patrimônio.

No entanto, de forma geral, o custo normalmente é coberto com o aprimoramento da eficiência de gestão dos recursos da família, a melhora na gestão dos investimentos e a redução de custos tributários.

Quem são os maiores gestores de patrimônio?

Agora que você já sabe o que é o family office, como funciona e quanto custa, confira listas com os maiores gestores de patrimônio do Brasil e do mundo.

Os maiores do mundo

De acordo com o Sovereign Wealth Fund Institute, os cinco maiores serviços de family office do mundo são:

  1. Cascade Investment;
  2. Walton Enterprises LLC;
  3. Bezos Expeditions;
  4. Mousse Partners;
  5. Dubai Holding.

Os maiores do Brasil

Já entre os family offices brasileiros, podemos destacar:

  1. Turim Family Office;
  2. Consenso;
  3. FOSS Family Office Services Switzerland (FOSS);
  4. Brazil Wealth Advisory Company.

Como se tornar um family office (gestor de patrimônio)?

Caso você queira se tornar um gestor de patrimônio, o primeiro passo é entender que sua função será auxiliar o cliente nas tomadas de decisões diárias e, para isso, precisa possuir algumas características e habilidades essenciais, como:

  • saber avaliar os cenários do mercado financeiro;
  • analisar os riscos atrelados à estruturação de projetos;
  • identificar as melhores oportunidades de investimentos;
  • priorizar o crescimento e manutenção da fortuna com inteligência.

Além disso, é importante ter em mente que as alternativas de atuação deste profissional podem estar relacionadas à especialidades fiscais, jurídicas, administrativas e de investimentos.

Dessa forma, ter especializações nessas áreas é um fator primordial para conseguir bons resultados na profissão.

Tem interesse em tornar-se um gestor de patrimônio? Aproveite e veja o MBA Investimentos e Private Banking da XP Inc e se inscreva na próxima turma para aprimorar os seus conhecimentos.

Continue Aprendendo

spot_img