Se você está iniciando os estudos na área de programação, provavelmente já escutou o seu professor ou colega de turma falar sobre o Fedora Linux. Isso porque antigamente ele era chamado de Fedora Core, é uma das distribuições mais populares do sistema operacional Linux.
Para entender o motivo da popularidade do Fedora Linux e decidir se ele é ou não uma boa opção para você, continue a leitura deste artigo!
O que é o Fedora Linux?
Fedora Linux é um sistema operacional Linux de software livre e código aberto. Criado em 2003, o Fedora Linux é patrocinado pela empresa norte-americana Red Hat e toda a parte de desenvolvimento e suporte é realizado pela comunidade do Projeto Fedora.
Como o Fedora Linux funciona?
O Fedora Linux é uma distribuição do Linux que funciona graças ao Projeto Fedora. Em resumo, o Projeto Fedora é uma comunidade de pessoas que trabalham para manter a qualidade e as melhores iniciativas do Fedora Linux por meio de padrões livres de software open source.
Versões do Fedora Linux
O sistema operacional Fedora Linux está disponível em cinco versões – sendo a Fedora Workstation, Fedora Server e a Fedora Cloud as principais versões. Confira abaixo quais são as cinco versões e para quê elas são utilizadas:
- Fedora Workstation: sistema operacional voltado para laptops e computadores de mesa com uma série de ferramentas para programadores e desenvolvedores;
- Fedora Server: sistema operacional focado na infraestrutura e em serviços, possui as melhores tecnologias de data center disponíveis na atualidade;
- Fedora Cloud: é um sistema operacional de base mínima composto por imagens liberadas para uso em nuvens públicas e privadas;
- Fedora IoT: código aberto para ecossistemas que investem em Internet das Coisas;
- Fedora CoreOS: focado em contêiner, o CoreOS é um sistema operacional mínimo.
Fedora Linux é gratuito?
Sim! O Fedora Linux é um software totalmente gratuito. Por isso, vem se tornando tão popular. Todos os elementos que compõem o Fedora, desde o kernel até os aplicativos que fazem parte do sistema, são de código aberto e 100% gratuitos.
Como instalar o Fedora Linux: passo a passo
Primeiramente, para instalar o Fedora Linux você deve se certificar que seu computador atende aos seguintes requisitos: processador de no mínimo 1GHz, 1 GB de RAM e 10 GB de espaço no disco rígido.
Logo depois, você deve acessar o site oficial do Fedora Linux e escolher qual versão deseja baixar.
Após clicar em “Baixe agora”, aparecerá na tela a opção para escolher se o sistema será para Windows, MacOS ou Linux, conforme a imagem abaixo:
Em seguida, o download o será iniciado. Com o início do download, siga as instruções abaixo:
- Escolha o idiona e clique em “Continuar”;
- Defina a hora, a data e o seu fuso horário;
- Selecione o destino da instalação. Na maioria dos casos, o destino selecionado é o disco rígido;
- Dê início a instação clicando em “Iniciar instalação”;
- Seleciona “Concluir instalação” quando todo o processo for finalizado;
- O computador será reiniciado automaticamente. Entretanto, caso isso não aconteça, clique na seta no canto superior direito da área de trabalho e aperte no botão “Poder”.
O sistema operacional pode ser instalado diretamente no computador ou pode ser baixado em um dispositivo com entrada USB e ser executado na hora do uso.
Como usar o Fedora Linux?
Uma das principais características do Fedora Linux é ser um sistema estável e de fácil entendimento, além de ter uma comunidade ativa de usuários que se ajudam e buscam esclarecer as dúvidas uns dos outros. Portanto, usar o sistema operacional é mais fácil do que você imagina!
Principais comandos no Fedora Linux
Para facilitar o seu uso no Fedora Linux, listamos os comandos básicos e as funcionalidades de cada um:
sudo dnf install pacote
ousudo dnf install pacote1 pacote2
ousudo dnf install -y pacote
para instalar pacotes;sudo dnf install pacote.rpm
para instalar um pacote dentro de uma pasta;sudo dnf erase pacote
ousudo dnf remove pacote
para remover um pacote;sudo dnf check-update
para atualizar os pacotes do sistema;sudo dnf upgrade
para atualizar pacotes instalados, adicionar ou remover do sistema pacotes com novas dependências;dnf search nome_do_arquivo
oudnf search all nome_do_aquivo
para procurar programa via terminal;dnf info pacote ou dnf repoquery –requires pacote
para ter acesso às informações, o “Sobre”, do pacote;sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm
para adicionar o repositório RPM Fusion.
<Leia também: Conheça as 10 principais distribuições do Linux e suas características/>
Vantagens e desvantagens do Fedora Linux
Assim como todos os sistemas operacionais, o Fedora apresenta uma série de pontos positivos e pontos negativos, que devem ser levados em consideração na hora de optar pelo seu uso.
Abaixo, listamos algumas vantagens e desvantagens mencionadas por usuários do Fedora Linux:
Vantagens
- Totalmente gratuito;
- Interface simples;
- Mais seguro que outros sistemas operacionais como Windows e macOS;
- Oferece diversas opções para desktop – chamadas de Spins;
- Comunidade ativa de usuários.
Desvantagens
- Atualizações constantes;
- Bugs e problemas em algumas atualizações.
Qual a diferença entre o Fedora e o Ubuntu?
Na hora de escolher um sistema operacional que envolve o Linux, muitas pessoas ficam em dúvida entre o Fedora e o Ubuntu, já que ambos sistemas possuem interfaces parecidas. Para ajudar você a tomar a sua decisão, preparamos um quadro com as principais características de cada sistema e no que eles se diferem:
Fedora | Ubuntu | |
Ambiente de desktop | GNOME | GNOME |
Software utilizado para distribuição do sistema | Debian | RedHat e RHEL |
Gerenciamento de pacotes | APT | DNF |
Aplicações populares | Evolution, LibreOffice, Mozilla Firefox, Mozilla Thunderbird, Nautilus e Rhythmbox | Evolution, LibreOffice, Mozilla Firefox, Nautilus e Rhythmbox |
Desenvolvedores responsáveis | RedHat e IBM | Canonical Ltd. |
Lançamento de novas versões | A cada 6 meses | Lançamento regular: a cada 6 meses com suporte por 9 meses Lançamento de Suporte a Longo Prazo (LTS): em um intervalo de 2 anos com suporte por 5 anos |
Qual é melhor Fedora ou Ubuntu?
Afirmar que o Fedora Linux é melhor que o Ubuntu, ou vice-versa, é algo muito relativo. Isso porque a escolha por uma ou outra distribuição Linux é algo relativo, que depende do que você pretende alcançar com o uso.
Por exemplo, o Ubuntu é um sistema operacional que se adequa a quase todos os negócios. Por outro lado, o Fedora Linux é um sistema operacional já tem um ecossistema mais refinado, que funciona melhor para administradores ou desenvolvedores que trabalham com sistemas da Red Hat.
<Leia também: Como instalar o MongoDB no sistema operacional Linux (Ubuntu 20.4)/>
Conclusão
Ao longo deste artigo, vimos como o Fedora Linux é uma distribuição Linux simples e intuitiva, ao mesmo tempo que é completa e pode ser usada para diversos objetivos. Por conta disso, o sistema operacional vem se tornando uma das distribuições mais populares do Linux, principalmente entre os que estão iniciando na área de programação.
Curtiu o artigo e quer aprender mais sobre os sistemas operacionais Linux? Matricule-se no Bootcamp Online Administrador(a) Linux da XP Educação! Em apenas 10 semanas você aprende com profissionais renomados a dominar ambientes e softwares baseados no sistema operacional Linux.