10 filmes sobre inteligência artificial e tecnologia

Ao longo dos anos, o cinema tem explorado temas complexos que envolvem a relação do ser humano com a inteligência artificial, desde a criação de máquinas pensantes até as implicações éticas de nosso relacionamento crescente com a tecnologia. 

Veja só alguns filmes sobre inteligência artificial e tecnologia para você adicionar para a sua lista e preparar para sua carreira em tech!

1. 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)

Dirigido por Stanley Kubrick,o filme é conhecido por explorar temas complexos relacionados à evolução humana, tecnologia e inteligência artificial. Além disso, apresenta visuais deslumbrantes e é, muitas vezes, considerado um dos melhores filmes já produzidos — muitas vezes referenciado em outras produções audiovisuais.

A história sugere que um monólito misterioso na África pré-histórica influencia no surgimento da inteligência humana, ao mesmo tempo que mostra, no futuro, uma missão espacial que é acompanhada por uma inteligência artificial chamada HAL 9000. Conforme a missão avança em direção a Júpiter, surgem conflitos entre a tripulação e HAL, levando a questionamentos sobre a confiabilidade da IA e a natureza da evolução humana. 

2. Her (2013)

Em “Her”, ou Ela, em português, acompanhamos a história de Theodore, um escritor solitário que se apaixona por Samantha, um sistema operacional inteligente e altamente avançado. 

Esse é um filme sobre inteligência artificial e tecnologia bastante interessante, pois explora as complexidades dos relacionamentos humanos e a crescente dependência da tecnologia em um futuro próximo.

3. Blade Runner (1982)

“Blade Runner” se passa em um futuro distópico e segue o detetive Rick Deckard, que é encarregado de “aposentar” replicantes, androides avançados. O filme examina questões de humanidade, identidade e moralidade em um mundo repleto de tecnologia.

O interessante é que a história acontece em um futuro distante em relação a 1982: no ano de 2019. Hoje, sabemos que não possuímos androides para realizar trabalhos em colônias espaciais, mas vale a pena entender como as pessoas enxergavam as possibilidades dos avanços tecnológicos futuros.

4. O Homem do Futuro (2011) 

Esta comédia brasileira segue a história de Zero, um cientista brilhante que, após uma experiência amorosa que não deu certo em sua juventude, se torna um homem amargurado.

No entanto, uma reviravolta ocorre quando ele tem a oportunidade de voltar no tempo e corrigir esse erro. A narrativa se desdobra com Zero revisando momentos de sua vida jovem e tentando alterar o curso de sua vida.

5. A.I. – Inteligência Artificial (2001)

Esse é o mais clássico quando se trata de filmes sobre inteligência artificial e tecnologia. Conceituado e dirigido por Steven Spielberg, a trama se passa em um futuro onde robôs avançados são parte da sociedade. 

O filme segue um robô criança chamado David, que é adotado por uma família para substituir seu filho doente. David desenvolve um desejo profundo de se tornar humano e encontrar sua verdadeira “mãe”.

6. Ex Machina (2014)

A história gira em torno de Caleb, um programador de computadores que é convidado a participar de um experimento de Turing em uma IA altamente avançada chamada Ava, criada por um recluso bilionário chamado Nathan. 

O filme aborda questões de consciência, moralidade e manipulação, uma vez que, ao longo da trama, Caleb tenta determinar se a IA de Ava realmente possui consciência e emoções genuínas ou se está simplesmente simulando essas sensações.

7. O Homem Bicentenário (1999) 

Baseado em uma história de Isaac Asimov, este filme narra a jornada de Andrew, um robô que deseja se tornar humano. 

O enredo abrange dois séculos, durante os quais Andrew busca sua humanidade e enfrenta desafios emocionais e morais enquanto interage com várias gerações da família Martin, para quem ele trabalha. 

8. Eva (2011)

Um filme espanhol de ficção científica que se passa em um futuro próximo, onde um engenheiro trabalha no desenvolvimento de crianças robóticas altamente avançadas chamadas Evas. No entanto, ele é atormentado pela perda de sua filha em um acidente e entra em um dilema ao trabalhar com robôs que parecem humanos.

Enquanto ele ensina a Eva a imitar emoções humanas, ele também começa a questionar sua própria conexão com a máquina.

9. A Rede Social (2010)

Fugindo um pouco do tema sobre a realidade distópica causada pelo avanço tecnológico, “A Rede Social” conta a história real do criador do Facebook, Mark Zuckerberg.

A trama mostra as complexidades das relações pessoais e empresariais que surgiram no processo e é um dos filmes sobre inteligência artificial e tecnologia mais interessantes para quem quer se inspirar para criar a sua própria inovação, também.

10. Metropolis (1927)

Este clássico do cinema mudo, dirigido por Fritz Lang, é uma obra-prima da ficção científica. Situado em uma cidade futurista, aborda temas de desigualdade social, tecnologia e alienação humana.

Por se tratar de um filme da década de 1920, é possível observar como o futuro distópico, para eles, é que os avanços tecnológicos iriam fazer com que as pessoas trabalhassem para máquinas. Será que a visão deles, quase 100 anos atrás, estava totalmente equivocada?


E aí, já assistiu algum deles? Qual vai colocar na sua lista? Se gosta de tecnologia, vale a pena reservar um tempo para assistir. E se quiser mergulhar nesse universo, invista na sua carreira em tech do básico ao avançado.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img