Um dos grandes erros dos empreendedores, de modo geral, é não planejar a vida financeira da empresa, o que pode acarretar prejuízos exorbitantes. Por essa razão, aplicar bem as finanças para empreendedores deve ser uma prática primordial para o sucesso e a durabilidade de um negócio.
Outro ponto recorrente é a falta de direcionamento do dinheiro. Segundo uma pesquisa divulgada pelo site Negócios & Gestão Empreendedor, 50% dos empreendedores misturam o caixa da empresa com as finanças pessoais.
Tudo isso mostra o despreparo na hora de expandir as operações da empresa.
Para que isso não ocorra, é fundamental dominar as finanças. Afinal de contas, qual é o seu propósito? Aonde você quer chegar? Esses são questionamentos que devem ser feitos para fortalecer o equilíbrio financeiro.
Ao longo deste artigo, vamos dar dicas sobre finanças para empreendedorismo. Saiba que é importante ter uma visão aprofundada e conhecedora desse lado financeiro. Vamos lá?
5 dicas de finanças para pequenos empreendedores
1. Planeje e controle seus custos e lucro
Pode ser bem dolorido realizar essas ações enquanto o projeto está indo por água abaixo, mas não tem jeito! A melhor forma de entender toda a situação é saber o que entra e sai de dinheiro.
Visualize e acredite no seu negócio sendo bem-sucedido para que, assim, também seja mais prazeroso planejar e controlar suas finanças.
Na hora de fazer esse monitoramento, lembre-se de que nenhum valor deve ser esquecido e faça relatórios semanais e/ou mensais para um melhor panorama.
Dessa forma, você conseguirá identificar mais facilmente onde estão os gastos desnecessários e os maiores potenciais de ganhos e prejuízos.
>>> Aprenda a calcular a Margem de Contribuição unitária, total e índice!
2. Invista em educação financeira e investimentos
Se você não tem muita experiência em lidar com finanças, é muito importante que encontre meios de adquirir mais conhecimento sobre o assunto.
Portanto, cursos nas áreas de educação financeira e investimentos podem e devem ser um ótimo caminho.
Se não conhece exatamente seu comportamento em relação às finanças, é melhor que consuma conteúdos de educação financeira.
Nessa parte, você já consegue ter uma noção de como lidar com dinheiro antes mesmo de ter conhecimento sobre investimentos.
Além dos cursos, quem pode oferecer esse tipo de conteúdo são os próprios livros, influenciadores e instituições financeiras focadas na divisão de ensino.
3. Diferencie finanças para empreender de pessoais
Um erro muito comum em novos negócios é o fato de empreendedores tratarem suas finanças pessoais junto às finanças para empreender. Por isso, é preciso separar as duas partes: por exemplo, não transfira capital da empresa para o seu patrimônio pessoal.
Com certeza é um diferencial ter postura firme para não ceder a esses impulsos de consumo em que retira dinheiro da empresa para colocar na vida pessoal.
É provável que a organização pessoal do gestor influenciará diretamente as finanças da empresa, mas as duas partes não podem se misturar.
O ideal é que o empreendedor conte com uma renda mensal fixa para si e que não retire do caixa da empresa, mesmo se enfrentar algumas dificuldades.
Lembre-se: é necessário ter visão, planejar e estar preparado para os imprevistos.
A longo prazo, certamente o seu padrão de vida vai aumentar junto ao crescimento da empresa. Ainda assim, você precisa se controlar e não misturar as finanças pessoais com as da empresa.
4. Tenha uma reserva de emergência
Se já passamos pelo suficiente na vida, sabemos que imprevistos podem acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar. E quando falamos de gestão de empresas, também é comum essas situações acontecerem.
Porém, os imprevistos acarretam custos inesperados e, assim, provocam problemas financeiros, mesmo que tudo parecesse sob controle antes.
Dessa forma, ter um fundo emergencial vai te ajudar a evitar inadimplência e até atrasos nos pagamentos.
Isso, mesmo que depois de alguns meses, você não tenha utilizado o fundo emergencial, terá a possibilidade de retirar uma parte do dinheiro para usar em outros projetos.
Mas lembre-se de que essa reserva não pode ser deixada de lado, então sempre tem de continuar guardando uma determinada quantia.
Tenha conhecimento de que o que vai te ajudar a superar imprevistos financeiros é o fato de possuir uma reserva de emergência ou fundo de oportunidades.
Diante disso, aprenda como economizar dinheiro, poupe e previna-se para o seu futuro como empreendedor com constância.
Sabendo que a renda de um empreendedor é bastante variável, o recomendado é que essa reserva seja equivalente a, no mínimo, seis vezes o seu gasto médio mensal.
>>> Veja mais: Aprenda a construir uma reserva de emergência
5. Fuja de empréstimos e financiamentos
Quando não planejados, os financiamentos e empréstimos só servem para prejudicar o seu o orçamento, e isso gera custos indesejados. No entanto, em outros casos, podem ser aliados para você que deseja saber como negociar dívidas e sair do vermelho.
De uma forma ou de outra, certo é que depende muito da situação.
Exemplo?
Se você possui dívidas com altas taxas de juros, então, trocá-las por empréstimos com taxas mais atrativas pode e deve ser vantajoso.
Aliás, se você pensa em começar um negócio e não tem um bom capital inicial, pode ser que precise solicitar um empréstimo.
Logo, é necessário ter cautela e analisar os riscos, pois é fundamental que o empreendedor tenha cuidado com os empréstimos.
Para tomar melhor cuidado e não comprometer as finanças da empresa, analise, por exemplo, as condições de pagamento, os juros e as taxas de administração.
Mantenha a busca para entender sua realidade financeira, conhecer as oportunidades e calcular o valor real dos seus pagamentos.
Por fim, sempre que possível, escolha fazer compras à vista.
Veja este vídeo e saiba como aprender a controlar o seu dinheiro na vida profissional e pessoal:
Finanças para empreendedores: como progredir?
A jornada do conhecimento é o melhor caminho para conseguir entender quais passos tomar em relação ao dinheiro.
Em muitos casos, a vida atribulada faz com que empreendedores não consigam se dedicar às economias da empresa, deixando a contabilidade na mão de terceiros.
Para um negócio de sucesso, é imprescindível estar por dentro de cada detalhe do que entra e sai, investindo em cursos de educação financeira. Em paralelo, recomendamos o MBA de Gestão Exponencial para se tornar um líder do futuro.
Conheça desde os conceitos básicos até os mais avançados, com uma linguagem clara e objetiva.
Invista no seu potencial e no seu negócio!