Frases sobre empreendedorismo feminino para se inspirar + 4 livros

Quer conhecer algumas das principais frases sobre empreendedorismo feminino para se inspirar?

Segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor, há 30 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, o que corresponde a quase metade (48,7%) do mercado empreendedor no país.

Esses números vêm crescendo a cada ano. Tudo isso mostra o avanço das mulheres como protagonistas da sua própria história, algo que deve servir como motivação para outras pessoas. 

Pensando nisso tudo, separamos algumas frases de mulheres empreendedoras e inspiradoras. Afinal, vale a pena ouvir um pouco do conhecimento que elas têm para passar, certo? Boa leitura!

Qual a importância de ouvir mulheres empreendedoras?

Cada vez mais vemos mulheres em cargos de destaque, grandes líderes e donas de seus próprios negócios. Independentemente do setor em que atuam, elas já mostraram que estão ali para ficar e alcançar resultados incríveis.

Mas nem sempre foi assim. O caminho que elas vêm construindo é longo e cheio de desafios. Exatamente por isso precisamos reconhecer a importância dessas mulheres para a história que criaram.

Atualmente, isso tem uma relevância tão grande que foi criado o Dia do Empreendedorismo Feminino, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014. O objetivo dessa data, celebrada no dia 19 de novembro, é valorizar o protagonismo das mulheres e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Afinal, apesar do número de empreendedoras mulheres estar crescendo nos últimos anos, o Fórum Econômico Mundial de 2019, mostrou que o Brasil estava na 92ª posição em um ranking que estima a igualdade entre homens e mulheres para 153 países.

Ou seja, ainda há trabalho a ser feito. Mas não podemos negar que negócios liderados e criados por mulheres têm ganhado, cada vez mais, o reconhecimento do mercado. E, assim, servem como fonte de inspiração para todos.

Quer conhecer algumas das principais frases sobre empreendedorismo feminino e a importância dessas mulheres para o cenário em que atuam? É só seguir com sua leitura!

9 frases sobre empreendedorismo feminino

Dar o seu melhor neste exato momento vai colocá-la no melhor lugar possível no momento seguinte.

O grande segredo da vida é que não há nenhum grande segredo. Seja qual for o seu objetivo, você pode chegar lá se estiver disposto a trabalhar.

Oprah Winfrey é uma das mulheres mais influentes dos EUA. Além de apresentadora, é jornalista, atriz, psicóloga, empresária, repórter, produtora, editora e escritora.

O seu talk show, The Oprah Winfrey Show, possui a maior audiência da história da televisão norte-americana. Um bom jeito de começar essa lista com frases de mulheres empreendedoras, certo?

Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento.

Eleanor Roosevelt foi primeira-dama dos Estados Unidos de 1933 a 1945. Foi presidente e membro mais influente da Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas, sendo considerada a força impulsionadora em 1948 na criação da carta de liberdades que sempre será seu legado: a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Encare as críticas com seriedade, mas não leve nada para o lado pessoal. Se existe alguma verdade ou mérito na crítica, tente aprender com ela. Senão, deixe entrar por um ouvido e sair pelo outro. 

Hillary Clinton é uma advogada e política norte-americana. Exerceu os cargos de secretária de Estado, senadora, primeira-dama, e foi a candidata à presidência na eleição de 2016. Antes de entrar na política, já tinha sólida carreira como advogada, professora de Direito e ativista.

Você precisa permanecer focada e encontrar o melhor de você.

Alicia Keys é uma cantora, pianista, compositora, produtora, empresária e atriz norte-americana.

Eu não sonhei com o sucesso. Eu trabalhei para ele.

Estée Lauder foi uma empresária norte-americana que fundou, junto com seu marido, a empresa com o mesmo nome, especializada em produtos para pele e outros cosméticos. Foi considerada uma das dez mulheres de negócios mais influentes em 1967.

Empreendedorismo, para mim, é fazer acontecer, independentemente do cenário, das opiniões ou das estatísticas. É ousar, fazer diferente, correr riscos, acreditar no seu ideal e na sua missão. 

Luiza Helena Trajano é uma empresária brasileira que comanda a rede de lojas de varejo Magazine Luiza e outras empresas integradas a sua holding. É uma das mulheres mais influentes do país.

Eu gosto de independência. Eu gosto de construir coisas. Ser um empreendedor me permite fazer as duas coisas.

Rashmi Sinha é uma empresária indiana e CEO da empresa de tecnologia SlideShare. Em 2012, a Fortune nomeou-a no 8º lugar em sua lista de mulheres empreendedoras mais poderosas.

O que você decidir ser, seja de forma plena. Quando sou mãe, sou de forma plena e quando sou a presidente, também é assim.

Rachel Maia é uma contabilista e empresária brasileira, atualmente ex-CEO da Lacoste no Brasil e da Pandora. Além disso, ela é um exemplo na busca por igualdade racial e de gênero no mercado de trabalho, já que como a própria ressalta, ela representa apenas 0,4% do universo de presidentes do país.

Agora que você viu algumas das maiores frases sobre empreendedorismo feminino, que tal ouvir dicas e ensinamentos valiosos de mulheres, mas que vão além do ato de empreender? Conheça algumas.

7 frases de mulheres empreendedoras

Você tem mulheres na tecnologia, mulheres investidoras-anjo. Não existe absolutamente nada que nós, mulheres, não possamos fazer.

Camila Farani é sócia-fundadora da boutique G2 Capital e uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, segundo o ranking da Bloomberg Línea. Atualmente, conta com mais de 45 startups em seu portfólio.

Uma coisa que as mulheres têm de aprender é que ninguém te dá o poder de bandeja. Você tem de agarrá-lo.

Roseanne Barr é uma atriz, escritora, comediante e apresentadora norte-americana.

Uma garota deve ser duas coisas: quem e o que ela quiser.

Coco Chanel foi uma estilista francesa e fundadora da marca Chanel S.A.. É a única estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX da revista Time. 

Faça o que você nasceu para fazer. Você só precisa de autoconfiança.

Beyoncé é cantora, compositora, atriz, modelo, dançarina, empresária, produtora, diretora e roteirista norte-americana.

Uma das lições com as quais eu cresci foi a de sempre permanecer verdadeiro consigo mesmo e nunca deixar que as palavras de alguém distraiam você dos seus objetivos.

Michelle Obama é advogada norte-americana e ex-primeira-dama, sendo reconhecida como uma das mulheres mais inspiradoras do mundo.

Não perca tempo tentando mudar a opinião dos outros. Faça seu trabalho e não ligue para o que pensam.

Tina Fey é uma comediante, atriz e argumentista norte-americana. Foi apontada como a artista que teve o maior impacto na cultura e no entretenimento em 2008.

Eu sempre fiz coisas para as quais ainda não estava totalmente pronta para fazer. Acho que é dessa maneira que você cresce.

Marissa Mayer é uma cientista da computação estadunidense, executiva de tecnologia da informação e co-fundadora do Lumi Labs. Foi vice-presidente de serviços geográficos e locais do Google e, posteriormente, nomeada presidente e diretora executiva do Yahoo.

4 livros sobre mulheres empreendedoras

Quer conhecer um pouco mais sobre figuras inspiradoras e importantes para pensar sobre a importância do empreendedorismo feminino? Confira essa lista de livros!

1. Empreendedorismo feminino: olhar estratégico sem romantismo – Monique Evelle

Capa do livro "Empreendedorismo feminino: olhar estratégico sem romantismo"

Em seu primeiro livro, a empreendedora, especializada em negócios sociais, traz aprendizados a partir de relatos pessoais, levando à reflexão sobre o que é gerir um negócio e como ele pode ser positivo para todos no entorno. 

Monique trata de todas as etapas, das análises de contexto, estratégia e precificação ao relacionamento e comunicação, com dicas de ferramentas e, principalmente, um olhar atento para o que se passa no mundo.

Monique Evelle foi reconhecida pela Forbes como 30 under 30, é idealizadora de diferentes negócios sociais como Desabafo Social e Evelle Consultoria. Já fez três TEDx, foi repórter do Profissão Repórter, da Rede Globo e é sócia da Sharp e Agência Responsa.

2. Girlboss: a inspiradora história da executiva de 100 milhões de dólares – Sophia Amoruso

Capa do livro "Girlboss"

Este livro fala tanto sobre a história de Sophia, como também outros assuntos que mostram que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade, mas que o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição.

Aos 22 anos, a autora encontrava-se sem rumo (e sem dinheiro), até que decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Segundo a Forbes, com apenas seis anos de existência, a empresa já tinha vendido mais de US$ 300 milhões de dólares.

Oito anos depois, ela é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. 

A sua história também virou uma série na Netflix.

3. Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar – Sheryl Sandberg

Capa do livro "Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar"

Neste livro inspirador, a autora investiga as razões de o crescimento das mulheres na carreira estar há tantos anos estagnado, identificando a raiz do problema e oferecendo soluções práticas e sensatas para que elas atinjam todo o seu potencial. 

Sandberg foi eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes. A executiva faz uma autorreflexão sincera sobre os acertos e os erros de sua carreira, que, unidos a uma pesquisa vasta, resultaram neste livro escrito com humor e sabedoria. 

Esta obra pode ser vista como um manifesto feminino para homens e mulheres, fundamental para se pensar os impasses e as questões de gênero no mundo do trabalho.

4. Mulheres líderes e empreendedoras: os compromissos que fazem a diferença na carreira de uma executiva – Silvina Ana Ramal

Capa do livro "Mulheres líderes e empreendedoras"

Este livro oferece visões femininas sobre o mercado de trabalho e apresenta os sete compromissos que mulheres devem assumir consigo mesmas para obter sucesso. Isso é o que as guiarão rumo ao topo da carreira como executivas ou empreendedoras.

Afinal, a realização profissional e a consequente independência financeira são importantes meios de empoderamento. Ao inserir-se definitivamente no mercado de trabalho, a mulher não somente exerce um direito seu como se torna dona do seu próprio destino.

A autora é mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio e sócia-fundadora da empresa ID Projetos Educacionais. Possui em sua cartela de clientes algumas das maiores empresas do Brasil, órgãos governamentais e fundações.

Autora de mais de 11 livros e palestrante sobre os temas de empreendedorismo, carreira e gestão, Silvina dedica-se à transmissão de conhecimentos e experiências que viveu e presenciou ao longo dos anos no mundo dos negócios.

Gostou de conhecer as maiores frases sobre empreendedorismo feminino e figuras importantes no cenário mundial para se inspirar? 

Aqui na Xpeed School, nos dedicamos a oferecer um vasto leque de conhecimentos variados e apresentamos tudo isso por meio de artigos, vídeos e cursos. Se você gostou deste conteúdo, confira alguns outros que podem trazer ainda mais aprendizados relevantes:

Continue Aprendendo

spot_img