Quer conhecer algumas das principais frases sobre empreendedorismo feminino para se inspirar?
Segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor, há 30 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, o que corresponde a quase metade (48,7%) do mercado empreendedor no país.
Esses números vêm crescendo a cada ano. Tudo isso mostra o avanço das mulheres como protagonistas da sua própria história, algo que deve servir como motivação para outras pessoas.
Pensando nisso tudo, separamos algumas frases de mulheres empreendedoras e inspiradoras. Afinal, vale a pena ouvir um pouco do conhecimento que elas têm para passar, certo? Boa leitura!
Qual a importância de ouvir mulheres empreendedoras?
Cada vez mais vemos mulheres em cargos de destaque, grandes líderes e donas de seus próprios negócios. Independentemente do setor em que atuam, elas já mostraram que estão ali para ficar e alcançar resultados incríveis.
Mas nem sempre foi assim. O caminho que elas vêm construindo é longo e cheio de desafios. Exatamente por isso precisamos reconhecer a importância dessas mulheres para a história que criaram.
Atualmente, isso tem uma relevância tão grande que foi criado o Dia do Empreendedorismo Feminino, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014. O objetivo dessa data, celebrada no dia 19 de novembro, é valorizar o protagonismo das mulheres e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Afinal, apesar do número de empreendedoras mulheres estar crescendo nos últimos anos, o Fórum Econômico Mundial de 2019, mostrou que o Brasil estava na 92ª posição em um ranking que estima a igualdade entre homens e mulheres para 153 países.
Ou seja, ainda há trabalho a ser feito. Mas não podemos negar que negócios liderados e criados por mulheres têm ganhado, cada vez mais, o reconhecimento do mercado. E, assim, servem como fonte de inspiração para todos.
Quer conhecer algumas das principais frases sobre empreendedorismo feminino e a importância dessas mulheres para o cenário em que atuam? É só seguir com sua leitura!
9 frases sobre empreendedorismo feminino
Oprah Winfrey é uma das mulheres mais influentes dos EUA. Além de apresentadora, é jornalista, atriz, psicóloga, empresária, repórter, produtora, editora e escritora.
O seu talk show, The Oprah Winfrey Show, possui a maior audiência da história da televisão norte-americana. Um bom jeito de começar essa lista com frases de mulheres empreendedoras, certo?
Eleanor Roosevelt foi primeira-dama dos Estados Unidos de 1933 a 1945. Foi presidente e membro mais influente da Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas, sendo considerada a força impulsionadora em 1948 na criação da carta de liberdades que sempre será seu legado: a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Hillary Clinton é uma advogada e política norte-americana. Exerceu os cargos de secretária de Estado, senadora, primeira-dama, e foi a candidata à presidência na eleição de 2016. Antes de entrar na política, já tinha sólida carreira como advogada, professora de Direito e ativista.
Alicia Keys é uma cantora, pianista, compositora, produtora, empresária e atriz norte-americana.
Estée Lauder foi uma empresária norte-americana que fundou, junto com seu marido, a empresa com o mesmo nome, especializada em produtos para pele e outros cosméticos. Foi considerada uma das dez mulheres de negócios mais influentes em 1967.
Luiza Helena Trajano é uma empresária brasileira que comanda a rede de lojas de varejo Magazine Luiza e outras empresas integradas a sua holding. É uma das mulheres mais influentes do país.
Rashmi Sinha é uma empresária indiana e CEO da empresa de tecnologia SlideShare. Em 2012, a Fortune nomeou-a no 8º lugar em sua lista de mulheres empreendedoras mais poderosas.
Rachel Maia é uma contabilista e empresária brasileira, atualmente ex-CEO da Lacoste no Brasil e da Pandora. Além disso, ela é um exemplo na busca por igualdade racial e de gênero no mercado de trabalho, já que como a própria ressalta, ela representa apenas 0,4% do universo de presidentes do país.
Agora que você viu algumas das maiores frases sobre empreendedorismo feminino, que tal ouvir dicas e ensinamentos valiosos de mulheres, mas que vão além do ato de empreender? Conheça algumas.
7 frases de mulheres empreendedoras
Camila Farani é sócia-fundadora da boutique G2 Capital e uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, segundo o ranking da Bloomberg Línea. Atualmente, conta com mais de 45 startups em seu portfólio.
Roseanne Barr é uma atriz, escritora, comediante e apresentadora norte-americana.
Coco Chanel foi uma estilista francesa e fundadora da marca Chanel S.A.. É a única estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX da revista Time.
Beyoncé é cantora, compositora, atriz, modelo, dançarina, empresária, produtora, diretora e roteirista norte-americana.
Michelle Obama é advogada norte-americana e ex-primeira-dama, sendo reconhecida como uma das mulheres mais inspiradoras do mundo.
Tina Fey é uma comediante, atriz e argumentista norte-americana. Foi apontada como a artista que teve o maior impacto na cultura e no entretenimento em 2008.
Marissa Mayer é uma cientista da computação estadunidense, executiva de tecnologia da informação e co-fundadora do Lumi Labs. Foi vice-presidente de serviços geográficos e locais do Google e, posteriormente, nomeada presidente e diretora executiva do Yahoo.
4 livros sobre mulheres empreendedoras
Quer conhecer um pouco mais sobre figuras inspiradoras e importantes para pensar sobre a importância do empreendedorismo feminino? Confira essa lista de livros!
1. Empreendedorismo feminino: olhar estratégico sem romantismo – Monique Evelle
Em seu primeiro livro, a empreendedora, especializada em negócios sociais, traz aprendizados a partir de relatos pessoais, levando à reflexão sobre o que é gerir um negócio e como ele pode ser positivo para todos no entorno.
Monique trata de todas as etapas, das análises de contexto, estratégia e precificação ao relacionamento e comunicação, com dicas de ferramentas e, principalmente, um olhar atento para o que se passa no mundo.
Monique Evelle foi reconhecida pela Forbes como 30 under 30, é idealizadora de diferentes negócios sociais como Desabafo Social e Evelle Consultoria. Já fez três TEDx, foi repórter do Profissão Repórter, da Rede Globo e é sócia da Sharp e Agência Responsa.
2. Girlboss: a inspiradora história da executiva de 100 milhões de dólares – Sophia Amoruso
Este livro fala tanto sobre a história de Sophia, como também outros assuntos que mostram que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade, mas que o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição.
Aos 22 anos, a autora encontrava-se sem rumo (e sem dinheiro), até que decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Segundo a Forbes, com apenas seis anos de existência, a empresa já tinha vendido mais de US$ 300 milhões de dólares.
Oito anos depois, ela é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários.
A sua história também virou uma série na Netflix.
3. Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar – Sheryl Sandberg
Neste livro inspirador, a autora investiga as razões de o crescimento das mulheres na carreira estar há tantos anos estagnado, identificando a raiz do problema e oferecendo soluções práticas e sensatas para que elas atinjam todo o seu potencial.
Sandberg foi eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes. A executiva faz uma autorreflexão sincera sobre os acertos e os erros de sua carreira, que, unidos a uma pesquisa vasta, resultaram neste livro escrito com humor e sabedoria.
Esta obra pode ser vista como um manifesto feminino para homens e mulheres, fundamental para se pensar os impasses e as questões de gênero no mundo do trabalho.
4. Mulheres líderes e empreendedoras: os compromissos que fazem a diferença na carreira de uma executiva – Silvina Ana Ramal
Este livro oferece visões femininas sobre o mercado de trabalho e apresenta os sete compromissos que mulheres devem assumir consigo mesmas para obter sucesso. Isso é o que as guiarão rumo ao topo da carreira como executivas ou empreendedoras.
Afinal, a realização profissional e a consequente independência financeira são importantes meios de empoderamento. Ao inserir-se definitivamente no mercado de trabalho, a mulher não somente exerce um direito seu como se torna dona do seu próprio destino.
A autora é mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio e sócia-fundadora da empresa ID Projetos Educacionais. Possui em sua cartela de clientes algumas das maiores empresas do Brasil, órgãos governamentais e fundações.
Autora de mais de 11 livros e palestrante sobre os temas de empreendedorismo, carreira e gestão, Silvina dedica-se à transmissão de conhecimentos e experiências que viveu e presenciou ao longo dos anos no mundo dos negócios.
Gostou de conhecer as maiores frases sobre empreendedorismo feminino e figuras importantes no cenário mundial para se inspirar?
Aqui na Xpeed School, nos dedicamos a oferecer um vasto leque de conhecimentos variados e apresentamos tudo isso por meio de artigos, vídeos e cursos. Se você gostou deste conteúdo, confira alguns outros que podem trazer ainda mais aprendizados relevantes: