Fundos de Fundos: o que são os FOF? Vale a pena investir?

Investir em Fundos de Fundos (FOFs) é uma forma de diversificar seus investimentos e aumentar sua exposição a diferentes ativos e mercados

Quer praticidade nos seus investimentos? Conheça os Fundos de fundos! Eles são fundos de investimento que aplicam seu capital em outros fundos de investimento.

Geralmente, tais FOFs são administrados por um gestor de ativos que seleciona e monitora-os subjacentes para maximizar o retorno do investimento para os clientes. O objetivo é diversificar o investimento, ou seja, o usuário pode investir em vários tipos de investimento e, assim, obter exposição a vários mercados e estratégias diferentes.

No Brasil, os FOFs são uma ótima opção para investidores que não possuem tempo ou conhecimento suficiente para selecionar e monitorar os ativos financeiros.

Também, eles costumam oferecer maior liquidez do que os ativos de investimento individuais, pois são negociados diariamente na bolsa de valores.

Confira ao longo do conteúdo tudo que você precisa saber para iniciar a prática. Boa leitura!

O que são Fundos de Fundos?

Um Fundo de fundos (FOF), em inglês funds of funds, é uma estratégia de investimento de manter uma carteira de outros fundos de investimento em vez de investir diretamente em ações, títulos ou outros títulos.

Como funcionam?

Tecnicamente, ele é liderado por profissionais de investimento experientes e bem versados ​​na gestão de carteiras com amplo conhecimento de diferentes classes de ativos, setores e conexões com gestores.

O valor agregado identifica os fundos certos para alocar capital a fim de maximizar os retornos e, simultaneamente, gerenciar o risco negativo, espalhando seu capital por diferentes empresas, estratégias, setores e classes de ativos.

Uma área de crítica ao modelo de negócios é a estrutura de tarifas, que normalmente é mais alta do que outros devido às taxas de administração.

Outra informação primordial sobre o assunto, é que os FOFs podem aplicar o dinheiro em cotas de outros fundos. Contudo, há uma regra básica a ser obedecida: os fundos que compõem a carteira, devem ser da mesma categoria em que ele está inserido. ✅

<Leia depois: tudo que você precisa entender sobre volatilidade ao investir />

Para quem serve?

Os especialistas acreditam que eles são mais adequados para pequenos investidores que desejam obter acesso a uma variedade de diferentes classes de ativos ou para aqueles cujos consultores não têm experiência para fazer recomendações de um único gerente.

(Fonte: Getty Images)

Tipos de Fundos de Fundos

Conheça abaixo os diferentes tipos de FOFs:

  • De Renda fixa;
  • Imobiliário;
  • Multimercado;
  • De ações e outros.

Fundos de Fundos de Renda Fixa

Os FOFs de renda fixa são voltados para investidores que possuem um perfil mais conservador. O investimento e o patrimônio são compostos por títulos públicos ou privados diversos que aplicam o capital em ativos de renda fixa, basicamente.

Além disso, conforme a regra – definida para cada tipo, consoante as instruções da Comissão de Valores Mobiliários – o investidor terá a possibilidade de fazer investimentos em diversos títulos, escolhidos por um profissional, sendo o gestor da carteira.

Fundos de Fundos Imobiliários

OS FOFs Imobiliários, em síntese, realizam investimentos em fundos imobiliários listados na Bolsa de Valores do Brasil, B3.

Os mais conhecidos são:

  • Bradesco Carteira Imobiliária Ativa – BCIA11
  • BTG Pactual FOFs – BCFF11
  • BB FOFs Imobiliários – BBFO11
  • Brasil Plural Absoluto – BPFF11
  • Capitania Reit FOF – CPFF11
  • CSHG Imobiliário FOF – HGFF11
  • Hedge Top FOFII 3 – HFOF11
  • Kinea FOFs – KFOF11
  • Mogno FOFs – MGFF11
  • More Real Estate FOF – MORE11
  • RBR Alpha FOFs – RBRF11
  • Rio Bravo IFIX – RBFF11
  • VBI Reits FOF – RVBI11
  • Vinci Instrumentos Financeiros – VIFI11
  • XP Selection – XPSF11

<Você pode gostar: saiba o que são FIIs e quais os tipos para investir />

Fundos de Fundos Multimercado

Esses FOFs multimercado realizam o investimento em outros fundos multimercados por ser mais abrangente, ou seja, o gestor pode investir em mercados diversos. 📑

Fundos de Fundos de Ações

OS FOFs de ações são compostos por um conjunto selecionado pelo gestor de fundos de investimento em ações.

Quais as vantagens de investir em Fundos de Fundos?

Há muitos benefícios. Confira abaixo:

  • Diversificação de riscos;
  • Exposição maior a um número de ativos;
  • Gestores de investimento profissionais;
  • Ideal para quem tem capital limitado.

E quais as desvantagens?

Há também o outro lado da moeda. Veja:

  • Ativos escolhidos por terceiros;
  • Não há personalização em relação ao perfil individual;
  • Taxas maiores que outros ativos financeiros;
  • Incluem taxas de administração e às vezes de performance;

Os Fundos de Fundos são tributados?

É válido afirmar que a tributação depende do tipo que está na sua carteira. 📮

FOFs Multimercado de Longo Prazo: tributação incide sobre o rendimento;

FOFs de Ações: possui tributações apenas no resgate e sobre a rentabilidade obtida.

Como e onde investir em FOFs?

Investir neles é uma forma de diversificar seus investimentos e aumentar sua exposição a diferentes ativos e mercados e regiões.

Para iniciar os investimentos, você precisará selecionar uma corretora que ofereça acesso aos fundos que deseja investir.

Atualmente, no Brasil, existem várias corretoras que oferecem investimentos em FOFs. Tais corretoras normalmente oferecem uma variedade que investem em ações, títulos, mercados emergentes, commodities e outros ativos.

Posteriormente, você precisará fornecer informações pessoais para a corretora e realizar alguma pesquisa sobre os ativos oferecidos. Como os FOFs se baseiam em uma variedade, é importante entender como estão o desempenho deles no mercado e quais são os riscos envolvidos no processo.

Veja o passo a passo

  1. Abra uma conta na corretora;
  2. Transfira o dinheiro para a corretora;
  3. Escolha seus investimentos;
  4. Configure e confirme a aplicação;
  5. Acompanhe os resultados.

Como existem várias corretoras disponíveis no mercado brasileiro, é importante pesquisar cuidadosamente sobre os FOFs oferecidos por cada corretora antes de decidir de investimento.

Você também pode solicitar informações sobre a performance de FOFs e as taxas cobradas pela corretora.


Que tal se especializar com a melhor preparação? 🎓

Faculdade XP recebe inscrições para o MBA em Assessoria de Investimentos. As vagas estão abertas para candidatos de qualquer lugar do Brasil.

Se você tiver uma graduação completa e muito interesse em atuar no mercado financeiro, agarre essa oportunidade única!

O curso com profissionais de renome possui apenas oito meses de duração e as aulas acontecem de forma online. Um BÔNUS na qualificação é que você sairá preparado para garantir aprovação e obter o certificado ANCORD.

Conheça também a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato aos cursos e bootcamps oferecidos! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Continue Aprendendo

spot_img