Gestão de TI: tudo que você precisa saber para ingressar na área

Conheça esse processo, entenda sua importância e veja porque você deve ingressar nessa área

Conheça esse processo, entenda sua importância e veja por que você deve ingressar nessa área

A carreira em Gestão de TI é uma das profissões que mais crescem em um mercado sedento por profissionais competentes e qualificados.

Isso se deve, principalmente, ao avanço tecnológico, que deu origem a inúmeras ferramentas, colocando o profissional de TI no protagonismo de um cenário em plena expansão, tornando-o uma figura vital para o crescimento das empresas.

Hoje, ele é indispensável para qualquer companhia que deseja se destacar no mercado. Afinal, dificilmente veremos corporações que não utilizam nenhum tipo de tecnologia ou sistema informacional, não é mesmo?

Este é apenas um dos motivos que faz da Tecnologia da Informação uma área repleta de oportunidades.

Tem interesse em atuar neste setor e quer saber mais detalhes sobre a rotina de um Gestor de TI? Aqui você encontrará tudo o que precisa saber para alavancar sua carreira e alcançar o emprego ou cargo dos seus sonhos. 

Neste post, explicamos o que é Gestão de TI, o que faz e porque a Gestão da Tecnologia da Informação é tão importante para as empresas e organizações. Além disso, apresentamos um panorama do mercado atual e mostramos como você pode se preparar para ingressar e se destacar nesta área. Vamos lá?

O que é gestão de TI?

A gestão de TI consiste em organizar, administrar, planejar e solucionar questões, por meio de ferramentas de software e hardware.

Mas o que isso quer dizer, afinal?

Significa que o profissional gestor de TI tem um papel fundamental para a redução de custos da companhia, além de promover a segurança da informação e gerenciar todo tipo de tecnologia utilizada pela empresa, em qualquer área de operação.

Ou seja, o que a gestão de TI faz é otimizar os processos de uma corporação, sempre levando em conta soluções tecnológicas.

Vale destacar que uma das principais tarefas do gestor de TI é a busca pela segurança de dados. Com a implementação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), é preciso tomar cada vez mais cuidado com o vazamento ou uso indevido das informações, sejam elas de clientes ou dos próprios colaboradores da empresa.

Situações como estas podem prejudicar bastante a corporação e acarretar em multas judiciais elevadas.

Qual a importância da gestão de TI nas empresas?

Até aqui já deu para perceber que a Gestão de TI tem um impacto muito expressivo no desempenho das empresas, certo?

Mas, para reforçar todos esses pontos, listamos os principais benefícios que uma boa Gestão de TI pode trazer para a companhia. 

Dentre as principais vantagens que a Gestão de Tecnologia da Informação pode gerar para as organizações, temos:

Portanto, a gestão de TI é uma área estratégica para o negócio, responsável por trazer soluções tecnológicas focadas no bom funcionamento dos processos internos da empresa. Ou seja, é essencial para o sucesso da corporação.

Deu para notar que a gestão de TI tem grande importância dentro de uma empresa, certo? A seguir, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto, entendendo o que um profissional da gestão da Tecnologia da Informação faz em seu dia a dia.

O que faz um profissional de Gestão de Tecnologia da Informação?

O gestor de TI atua no gerenciamento de projetos, criando soluções tecnológicas para corporações, sejam elas públicas ou privadas.

Além disso, trabalha constantemente com a administração de times de TI e na gestão da infraestrutura de TI, envolvendo softwares, hardwares e telecomunicações.

Sendo assim, os principais objetivos deste profissional, são:

  • melhorar e otimizar os processos da organização;
  • reduzir os custos das operações;
  • buscar soluções tecnológicas que tragam segurança para os procedimentos do dia a dia;
  • gerenciar a equipe de TI;
  • dar suporte técnico às demais áreas;
  • alinhar a estratégia da empresa com os recurso de TI;
  • fomentar a transformação digital da corporação.

Nota-se que o gestor de TI é um profissional que atua em diversas frentes, e que é estratégico para o negócio como um todo.

Por isso, para se destacar neste cargo, é preciso ir além da questão técnica, aperfeiçoando-se nos 3 pilares: pessoas, processos e tecnologia.

Quer entender mais sobre o que faz um gestor de TI? Então, confira o vídeo abaixo:

6 competências importantes para um bom Gestor de TI

Como vimos, um gestor de TI precisa ter outras habilidades, além de todo o conhecimento técnico da área. O cargo de gestão exige que o profissional trabalhe competências como: gestão de pessoas e de projetos, pensamento crítico, analítico e estratégico, entre outros.

Algumas das competências bastante exigidas são aquelas que chamamos de Soft Skills — que pode ser traduzido como Habilidades Interpessoais. Essas habilidades são tão importantes quanto as Hard Skills, que são os conhecimentos técnicos necessários para o cargo.

Confira 6 Soft Skills indispensáveis para um bom gestor de TI:

1. Liderança

Para ser um gestor de TI de sucesso, é de extrema importância ter as características de um líder.

O seu papel é gerenciar projetos, orientar pessoas e influenciar os demais colaboradores. Por isso, é necessário ter uma comunicação clara e objetiva, para que suas ideias sejam de fácil compreensão.

Saber liderar abre caminhos para o desenvolvimento de ideias, contribuindo para a construção de soluções junto às equipes envolvidas nos projetos da corporação.

2. Comunicação

Seja uma pessoa comunicativa. Isso será muito importante ao apresentar dados, relatórios e ideias em reuniões, além de contribuir para manter um bom relacionamento com fornecedores e demais setores da empresa.

Vale lembrar que umas das funções do gestor de TI é fomentar o investimento em tecnologia. Portanto, é imprescindível que você saiba defender suas ideias e opiniões!

Além disso, é fundamental saber negociar, principalmente com parceiros externos, a fim de firmar contratos vantajosos e lucrativos para a companhia.

3. Engajamento

Profissionais engajados são aqueles que se identificam com a missão, visão e valores da empresa, e que se sentem realizados ao desempenhar suas atividades no ambiente de trabalho.

Portanto, engaje e seja engajado, uma vez que essa postura é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Por meio do exemplo, é possível engajar outras equipes e manter toda a empresa em sintonia, trabalhando juntos, em prol de um objetivo em comum.

Logo, enquanto líder, você deve movimentar sua equipe em busca de melhorias constantes nos processos, mostrando os resultados positivos alcançados.

4. Proatividade

A proatividade é a competência que busca mudanças de maneira espontânea, sem tantas interferências externas para que isso aconteça.

Pessoas proativas são aquelas que possuem uma boa visão de futuro, sendo capazes de identificar necessidades e antecipar problemas.

Esse tipo de profissional costuma ser muito bem visto pelas corporações, principalmente por demonstrar interesse em trazer melhorias constantes e por se preocupar com o andamento do negócio.

Portanto, seja proativo! Busque e proponha soluções inovadoras.  Esteja sempre um passo à frente, identificando antecipadamente ferramentas tecnológicas que possam otimizar o dia a dia da empresa.

5. Visão de negócio

Não é novidade que, para ocupar um cargo de gestão, é imprescindível que o profissional tenha bastante conhecimento sobre o negócio. Somente assim, poderá agregar novos projetos e pensar em melhorias para a empresa.

Isso significa que um bom gestor de TI deve estar por dentro de todas as áreas da companhia. Assim, será capaz de identificar os pontos que precisam de intervenção e, de forma estratégica, trazer inovações capazes de gerar os benefícios desejados.

Portanto, tenha visão sobre o negócio e seja um visionário. Quando se conhece o produto ou serviço de uma empresa a fundo, bem como seu mercado, fica muito mais fácil projetar o futuro e buscar soluções antecipadamente.

6. Gestão de pessoas

Faça uma boa gestão de pessoas. Uma equipe saudável e motivada entrega melhores resultados e deixa o ambiente corporativo mais leve. 

A gestão de pessoas é uma prática indispensável para que a empresa cresça de forma constante e consistente, aproveitando ao máximo os talentos contratados e mantendo-os alinhados às metas da corporação.

Se investir na capacitação da sua equipe, você poderá colher ótimos frutos no futuro!

Essas características são vitais para qualquer profissional que deseja ter sucesso em sua carreira, principalmente para aqueles que almejam um cargo de gestão de TI.

Agora, faça um checklist e veja quais dessas skills você já domina e quais ainda precisa desenvolver.

O que é ITIL e como ele é aplicado na Gestão de TI?

ITIL é a sigla para Technology Infrastructure Library, que pode ser traduzido como Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. Trata-se de um framework composto de um conjunto de boas práticas para a gestão de serviços de TI.

Sua função é organizar o ciclo de vida de um serviço de TI, um processo composto por 5 etapas, que vai da concepção até o encerramento do serviço. São elas:

1. Estratégia de Serviço (Service Strategy)

Esta é a primeira etapa do ciclo de vida do serviço definido pela ITIL. É a etapa que contempla as melhorias nos serviços atuais, de acordo com as necessidades do momento da empresa.

Além disso, os novos serviços são priorizados de acordo com a estratégia de negócio.

Os principais processos de Estratégia de Serviço são:

  • Gerenciamento Estratégico para Serviços de TI;
  • Gerenciamento de Portfólio de Serviços;
  • Gerenciamento de Demanda;
  • Gerenciamento Financeiro;
  • Gerenciamento de Relacionamento de Negócio.

 2. Desenho de Serviço (Service Design)

O Desenho de Serviço é a etapa que orienta a construção, implantação e manutenção do serviço.

Ele é mais que um plano de projeto, pois identifica pontos sensíveis do ciclo de vida do produto. Além disso, alinha as ações com os objetivos estratégicos definidos na fase anterior.

Os processos de Design de Serviço são:

  • Coordenação do Desenho;
  • Gerenciamento do Nível de Serviço;
  • Gerenciamento do Catálogo de Serviço;
  • Gerenciamento de Disponibilidade;
  • Gerenciamento da Segurança da Informação;
  • Gerenciamento de Fornecedor;
  • Gerenciamento de Capacidade;
  • Gerenciamento de Continuidade.

3. Transição de Serviço (Service Transition)

A etapa de Transição de Serviço é a fase de “mão na massa”. Ou seja, o momento em que o serviço será implementado, se baseando na estratégia da empresa e nas informações oferecidas na etapa de Desenho de Serviço.

Ou seja, o objetivo principal dessa fase é entregar o serviço ou produto propriamente dito, pronto para uso.

Os processos de Transição de Serviço são:

  • Planejamento e Suporte à Transição;
  • Gerenciamento Ativo e Configuração de Serviço;
  • Gerenciamento de Mudança;
  • Gerenciamento de Liberação e Implantação;
  • Validação e Teste de Serviço;
  • Avaliação da Mudança;
  • Gerenciamento de Conhecimento.

4. Operação de Serviço (Service Operation)

Esta é a etapa em que o valor do serviço é percebido. Como o próprio nome diz, a fase de Operação de Serviço é quando tudo o que foi planejado e construído entrará em ação.

Neste momento, é importante monitorar e gerenciar as operações para verificar se tudo está acontecendo da forma correta, além de levantar os pontos para a fase de Melhoria Contínua, que virá logo em seguida.

Por isso, os processos de Operação de Serviço são:

  • Gerenciamento de Incidentes;
  • Gerenciamento de Problemas;
  • Gerenciamento de Eventos;
  • Cumprimento de Requisição;
  • Gerenciamento de Acesso.

5. Melhoria Contínua de Serviço (Continual Service Improvement)

Por fim, a quinta etapa consiste em acompanhar, revisar e aperfeiçoar os serviços que estão no ar.

Por meio de testes e feedbacks, é possível ter uma ideia do que precisa ser melhorado. Dessa forma, a equipe pode trabalhar nessas questões pontuais.

O Processo de Melhoria de Sete Etapas geralmente é o caminho utilizado pelos profissionais para atuar nesta fase.

< Que tal aprender mais sobre técnicas de gestão? Confira este post: Como funciona a Gestão Ágil de projetos e por que aprender sobre />

Quais são as 4 dimensões da gestão de TI?

Para que o trabalho como gestor de TI seja eficaz, a ITIL delimita quatro dimensões que devem ser contempladas por este profissional.

Vale ressaltar que essas dimensões dependem umas das outras para existirem e gerarem bons resultados. Ou seja, caso uma delas não seja bem executada, as demais também serão afetadas, comprometendo a qualidade da entrega final.

Confira, a seguir, quais são essas dimensões da gestão de TI.

1. Informação e tecnologia

Como o próprio nome sugere, TI envolve tecnologia e informação. Sendo assim, o gestor dessa área precisa ter os conhecimentos necessários para implementar as ferramentas certas para o negócio. Alguns exemplos são:

  • sistemas de comunicação corporativa;
  • ferramentas de análises de dados;
  • sistemas de gerenciamento de tarefas e fluxo de trabalho;
  • bases de conhecimento, entre outros.

Cabe ao gestor de TI identificar as necessidades da empresa, seja de um armazenamento em nuvem, ferramentas de colaboração remota, testes automatizados, etc.

Esse olhar estratégico é primordial para esse tipo de profissional. Afinal, a gestão de infraestrutura de TI precisa ser eficaz e ter boa integração para trazer soluções para o dia a dia.

2. Organizações e pessoas

Como falamos anteriormente, um cargo de gestão sempre irá envolver pessoas e desenvolvimento profissional, seja o seu ou o do seu time.

Por isso, um gestor de TI precisa evoluir constantemente suas habilidades e entender o plano de carreira dos demais colaboradores da equipe. Assim, sempre haverá colaboração e troca de ideias no grupo.

Estabelecer uma cultura organizacional saudável é um grande passo para gerar confiança e motivação, pontos cruciais para o desenvolvimento de novas habilidades nos profissionais.

Por isso, procure desenvolver um tipo de liderança que abra caminhos para esses relacionamentos leves e benéficos.

3. Fluxos de valor e processos

Para que um projeto caminhe e evolua de forma constante, é preciso estabelecer um fluxo de trabalho com as equipes envolvidas, ou seja, um fluxo de valor.

Isso pode ser definido como um conjunto de passos necessários para se ter um produto ou serviço, começando da “matéria-prima”, até a entrega do produto, concluindo com a satisfação do cliente.

Esta dimensão tem como preocupação a integração e o trabalho de todas as equipes da corporação, a fim de criar valor por meio de produtos e serviços. Para isso, é importante ter um modelo operacional que estabeleça ações e prazos para a execução e entrega do projeto final.

4. Parceiros e fornecedores

Sabemos que nem sempre é possível internalizar todas as disciplinas de um projeto dentro da organização. Para isso, precisamos contar com fornecedores e prestadores de serviços externos para apoiar na elaboração do produto.

Sendo assim, é essencial que o gestor de TI saiba escolher essas parcerias e que, ao longo do tempo, crie um relacionamento saudável e bem estabelecido.

Além disso, para que a entrega do produto ocorra da melhor forma possível, sem comprometer os prazos do cliente final, é importante delimitar muito bem as ações a serem desenvolvidas e o prazo de cada uma.

Perceba que este tópico também envolve a dimensão 3, de fluxos de valor e processos, no que diz respeito ao trabalho com empresas terceirizadas, que colaboram em um mesmo projeto.

Neste sentido, um bom alinhamento é fundamental para suprir as expectativas de todos os envolvidos no desenvolvimento do produto.

Quais são as áreas de atuação em gestão de TI?

Uma grande vantagem das áreas de tecnologia em geral, é que pouco importa o segmento da empresa, esses profissionais sempre serão requisitados.

A atuação de um time de TI, por exemplo, acontece em qualquer tipo de negócio, já que a maioria possui necessidade de tecnologia para que os processos internos e externos ocorram.

Isso não é diferente com o gestor de TI, que pode gerir um time em empresas de segmentos e tamanhos diversos, sem muita dificuldade.

É importante ressaltar também, que o cargo de gestor de TI pode ter nomenclaturas distintas, de acordo com cada corporação. Confira alguns exemplos:

  • Diretor de TI;
  • Coordenador de TI;
  • Supervisor de TI;
  • Gerente de Projetos;
  • Consultor de Sistemas de Gestão;
  • Analista de Negócios.

Para saber se a vaga está realmente de acordo com as habilidades de um cargo de gestor de TI, confira sempre seu escopo e quais são os principais requisitos e atividades indicadas em sua descrição.

Quanto ganha um profissional de gestão de TI?

Agora que você já sabe o que é gestão de TI e o que faz um profissional da área, deve estar se perguntando: “afinal, quanto ganha um gestor de TI?”

De acordo com o site Glassdoor, a média salarial de um gestor de TI no Brasil é de cerca de R$ 8.000, podendo variar entre R$ 3.000 e R$ 19.000, dependendo do nível do cargo e do porte da empresa.

Interessante, não é mesmo?

Como direcionar sua formação em TI? Faça escolhas informadas e racionais! 

A carreira do profissional de Tecnologia da Informação vem passando por transformações interessantes. De atuações mais tradicionais como analistas de negócio, programadores, arquitetos de soluções, gerentes de projeto, este profissional vem assumindo cada vez mais espaço, atuando também como:

  • designer de soluções;
  • empreendedor em tecnologia (e intraempreendedor);
  • engenheiro de software;
  • cientista de dados;
  • estrategista digital;
  • etc. 

Toda essa mudança é reflexo do ganho de importância estratégica da Tecnologia da Informação em organizações de diferentes portes, atuando em mercados diversos. 

E, para trilhar esse novo caminho, diverso e múltiplo, é necessário buscar conhecimentos específicos, relevantes e atualizados, além – é claro – de construir experiência prática em sua aplicação.

Para te ajudar a direcionar a carreira e facilitar sua tomada de decisão, é importante seguir dois caminhos de escolha: a informação e a razão

Escolha informada

É importante que você, profissional da gestão de TI, esteja atento às tendências tecnológicas, entendendo que elas são constantemente atualizadas, revistas e maturadas. 

Normalmente, nas viradas de ano, revistas e relatórios publicam listas com as tecnologias e tendências com maior potencial para o ano seguinte. Em 2022, algumas das tendências apontadas pelo Gartner foram:

  • Internet of Things (IoT – Internet das Coisas), que envolve todas as tecnologias que suportam a conexão e comunicação entre diversos tipos de dispositivos eletrônicos;
  • Metaverso, espaço virtual coletivo e compartilhado em 3D, criado pela convergência de realidade física e digital virtualmente aprimoradas; 
  • Blockchain e NFT (Tokens Não Fungíveis), que suporta o desenvolvimento de transações distribuídas seguras;
  • Machine Learning, Inteligência artificial e Automação, com algoritmos especializados para traduzir dados em informações e modelos de suporte à decisão;
  • Sustentabilidade na nuvem, que defende o uso de serviços na nuvem para obter benefícios de sustentabilidade dentro de sistemas econômicos, ambientais e sociais.
  • Engenharia de plataforma, disciplina de construção e operação de plataformas de desenvolvimento interno (Internal Developer Platform, IDP) de autoatendimento para entrega de software e gerenciamento do ciclo de vida.

< Ficou interessado nos termos mencionados acima? Leia mais sobre Internet das Coisas! />

É interessante perceber como essas tendências se concentram em torno de três temas principais: expansão de experiências imersivas, automação e entregas. 

Isso aponta para um mercado em ascensão voltado para o desenvolvimento de sistemas, máquinas, algoritmos e plataformas capazes de explorar a grande disponibilidade de informações em ambientes seguros sociais, corporativos ou industriais.

Nesse sentido, diferentemente de formações específicas em gerenciamento de projetos, por exemplo, uma formação ampla e moderna em Gestão em Tecnologia da Informação poderia oferecer mais oportunidades de aprendizado e desenvolvimento em temas de grande relevância atual.

Escolha racional 

Além de considerar fontes de informação e pesquisa na hora de definir suas áreas de especialização, é importante compreender a dinâmica dos mercados em que se está inserido, identificando suas estruturas e tentando antecipar sua evolução. 

Não é uma tarefa fácil, mas é essencial, sobretudo em uma indústria tão dinâmica quanto a de tecnologia da informação. Por isso, a recomendação é observar tendências tecnológicas, padrões e sua adoção pela indústria para orientar tomadas de decisão.

Lembre-se, porém, de que é importante analisar essas informações com cuidado. A ideia é obter perspectivas realistas de crescimento, orientadas por uma avaliação de mercado. Dessa forma, fica mais fácil embasar decisões sobre quando, como e quanto investir em cada uma delas.

O que estudar para ingressar na carreira de gestão de TI?

Para se tornar um bom gestor de TI é preciso estudar, e muito!

Quanto mais qualificado você for, mais chances terá de crescer na empresa em que atua ou de conseguir aprovação na vaga que tanto sonha.

Para você ter uma melhor noção se o curso de Gestão de TI realmente é o que você busca, separamos as principais informações e tópicos que são abordados. Confira:

  1. Business Agility, cultura organizacional e transformação digital;
  2. Gestão, identificação, análise, transformação e organização de processos;
  3. Gestão Ágil de Projetos, Scrum, Kanban, entre outros;
  4. Planejamento estratégico organizacional e Balanced Scorecard.

Uma observação pertinente: para realizar um curso de gestão de TI, é importante que você já tenha algum tipo de graduação na área da Tecnologia da Informação.

< Não sabe onde estudar? Confira este post: Melhores faculdades de tecnologia: quais são? />

Como se preparar para ingressar na área de gestão de TI?

Como vimos, para atuar com gestão de TI, é imprescindível ter uma boa formação na área. Dessa forma, a melhor trilha de conhecimento é aquela que combina com o seu estilo de vida e seu momento profissional.

Existem opções rápidas de profissionalização, como os bootcamps em gestão de TI, por exemplo, em que você tem contato com profissionais experientes da área e consegue absorver ótimos conteúdos em poucos dias. Há, também, formações mais robustas e de maior duração, como os cursos de pós-graduação em Gestão de TI.

Vale ressaltar que muitos desses cursos são oferecidos de forma online, sem a necessidade de deslocamento, otimizando ainda mais o seu dia a dia.

Como o mercado está bastante aquecido, durante e após a formação você poderá:

  • atuar como gestor(a) de TI;
  • realizar o planejamento estratégico de TI, definindo seus indicadores de gestão;
  • direcionar e gerenciar equipes e processos de governança de TI;
  • gerir infraestrutura, desenvolvimento e áreas correlatas.

São inúmeras as vantagens de se investir em um curso de Gestão de TI para alavancar a sua carreira em uma das áreas que mais cresce no Brasil!

E o melhor de tudo, é que assinando a plataforma XPE Multi+, você terá acesso a dezenas de cursos, podendo se especializar em gestão de TI e em áreas correlatas, enriquecendo ainda mais o seu currículo.

Que tal se tornar um profissional super desejado no mercado? Inicie hoje mesmo!

Gostou das nossas dicas e informações? Então, compartilhe com sua equipe, assim todos saberão o que é gestão de TI e o que faz um profissional da área.

Aproveite também para conferir mais conteúdos no blog da XP Educação, e siga aprimorando seus conhecimentos.

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