Desde o final de junho de 2022, desenvolvedores, estudantes de tecnologia e entusiastas do tema contam com mais uma ferramenta de codificação automatizada, o GitHub Copilot.
As expectativas são altas. Desde quando a versão preview foi anunciada, um ano antes, a ferramenta chegou a receber mais de um milhão de inscritos interessados.
Não é para menos, os resultados dos testes foram promissores e a principal premissa do Copilot é que ele sugere linhas de código a testes unitários completos e até funções complexas.
Isso tudo para otimizar todo o trabalho de programação e enquanto o desenvolvedor trabalha em tempo real! 🖥️
Quer saber se a ferramenta vale a pena? Nesse artigo você vai aprender mais sobre o que é o GitHub Copilot, quais as suas funções e principais vantagens, quem pode usar, segurança e muito mais. Continue a leitura!
O que é o GitHub Copilot?
O GitHub Copilot existe para oferecer soluções de Inteligência Artificial a usuários de ambientes de desenvolvimento integrados (IDEs ou Integrated Development Environments). Alguns exemplos são JetBrains, Neovim, Visual Studio Code e Visual Studio.
A ferramenta pode apresentar sugestões de códigos por preenchimento automático. O produto é fruto da parceria entre duas gigantes do ramo.
A OpenAI é uma organização focada justamente em projetos de inteligência artificial.
Já o GitHub trata-se de uma plataforma de hospedagem de código-fonte e arquivos com controle de versão usando o Git, um projeto de código aberto maduro e com manutenção ativa, desenvolvido em 2005 por Linus Torvalds.
Para que ele serve?
Como o próprio nome já dá a entender, o GitHub Copilot trabalha como um copiloto do programador. A grosso modo, funciona como uma espécie de corretor automático da programação.✔️
Desta forma, ele apresenta, sempre que pertinente, diversas sugestões automatizadas, em tempo real e ao mesmo tempo em que outros trabalhos são desenvolvidos.
Essas sugestões são levantadas pela ferramenta a partir de um algorítimo, o qual tem como base diversos códigos abertos disponíveis.
O algorítimo sintetiza esses códigos e a Inteligência Artificial é ensinada a resolver, da forma mais natural possível, problemas comuns dos desenvolvedores.
Em linguagem simples, o Copilot apresenta sugestões em forma de comentários ao longo do trabalho.
Principais vantagens do GitHub Copilot
Cerca de 1,2 milhões de pessoas se inscreveram para a fase de testes do GitHub Copilot. Isso aconteceu porque a ferramenta promete muitas facilidades e vantagens para os usuários.
O principal benefício é, justamente, a otimização do trabalho, com sugestões que façam sentido para cada projeto, além do fato de que ela torna mais rápido e eficiente o trabalho de codificação,
Além disso, o Copilot também pode ser usado juntamente com os diferentes editores de código mais populares do mercado, como Neovim, Visual Studio Code e os ambientes JetBrains.
A versatilidade também está presente no quesito das linguagens de programação, como Python, JavaScript, Ruby, Go e C++.
O GitHub Copilot é confiável?
O GitHub Copilot foi testado por diversos profissionais, por cerca de um ano, antes mesmo do seu lançamento oficial (em junho de 2022).
Durante o período, os resultados foram promissores e cerca de 40% dos códigos usados pelos programadores inscritos nessa fase partiram das sugestões da ferramenta.
Ainda no começo do ano, esse índice era de 35%.
Portanto, a ferramenta é construída para oferecer sugestões pertinentes ao estilo e especificidades do projeto, mas cabe sempre ao programador a decisão de aceitá-las ou rejeitá-las.
É seguro usar o GitHub Copilot?
Já é esperado que novas tecnologias despertem certas desconfianças e isso não seria diferente ao tratarmos sobre a Inteligência Artificial na programação. 🔒
Nesse ponto, cabe reforçar que a premissa da ferramenta não é a de substituir o trabalho dos profissionais, mas sim de otimizá-lo.
O trabalho de um bom programador segue indispensável. Não só para a programação do restante do trabalho, mas também para a análise, crítica e revisão das sugestões apresentada com base no conhecimento técnico.
Neste aspecto, a própria empresa, em seu site, deixa claro que o GitHub Copilot não
tem a missão de escrever códigos perfeitos, mas sim de apresentar as melhores ponderações possíveis para cada situação.
Desta forma, enquanto a ferramenta otimiza os pontos mais técnicos, os profissionais podem se concentrar em solucionar os pontos mais elaborados do processo.
Como acessar a ferramenta?
O GitHub Copilot é muito fácil de usar e oferece inúmeras mensagens, no entanto não é uma ferramenta gratuita.
Para acessá-lo, a maioria dos usuários desembolsa uma taxa mensal de U$ 10, ou paga um valor anual de U$ 100. 💰
A empresa também oferece a possibilidade de que o usuário faça um teste gratuito, durante 60 dias, antes de contratar o serviço.
Entretanto, para quem é estudante ou um mantenedor de projetos populares, existe ainda a possibilidade de pleitear a isenção do pagamento e utilizar a solução sem a necessidade de pagamento.
Afinal, quem pode usar o GitHub Copilot?
O Github Copilot está disponível a todos os públicos. Todavia, a ferramenta é mais indicada para desenvolvedores e estudantes.
Embora ela possibilite com que o trabalho seja mais fácil e prático, é preciso que a pessoa que a opere tenha conhecimentos técnicos suficientes para compreender e avaliar as sugestões. No fim das contas, é o desenvolvedor que pilota o trabalho.
Quer saber mais sobre o tema? O AI Today reúne os melhores especialistas do mercado para falar sobre as principais áreas da Inteligência Artificial, como Visão Computacional, Machine Learning, Engenharia de Dados, Transformação Digital e Chatbots. Conheça o evento!