Glossário definitivo do mercado financeiro: entenda os termos e conceitos desse universo

O mundo do mercado financeiro é repleto de termos específicos e conceitos que podem ser desconhecidos para muitas pessoas. Desde investidores iniciantes até profissionais experientes, entender a linguagem desse universo é fundamental para tomar decisões informadas e bem-sucedidas. 

Confira o glossário com os termos mais importantes para quem deseja se aprofundar no mercado financeiro:

Ação preferencial

Tipo de ação que confere ao seu detentor prioridade no recebimento de dividendos e, em alguns casos, na distribuição de ativos em caso de liquidação da empresa, mas geralmente não inclui direito de voto nas assembleias.

Ações

Partes do capital social de uma empresa que representam a propriedade dessa empresa. Os detentores de ações, chamados de acionistas, possuem direitos sobre os lucros da empresa e podem exercer poder de voto em assembleias.

Ancord

Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias, responsável pela certificação de atuação em determinadas áreas do mercado financeiro. Entenda mais sobre a prova da Ancord.

Assessor de Investimentos

Profissional que fornece consultoria e orientação personalizada para investidores, auxiliando na tomada de decisões de investimento adequadas às suas necessidades e objetivos financeiros. Saiba mais sobre o mercado de assessoria de investimentos.

Ativo

Qualquer recurso controlado economicamente por uma entidade que tem o potencial de gerar benefícios futuros.

B3

A B3 é a bolsa de valores oficial do Brasil, onde são negociados diversos ativos financeiros, como ações, títulos de renda fixa, contratos futuros, entre outros.

Bacen

Banco Central do Brasil, responsável por formular e implementar a política monetária e cambial do país, além de regular o sistema financeiro nacional.

Bear Market

Mercado caracterizado por quedas consistentes nos preços das ações e pelo pessimismo generalizado entre os investidores.

Bull Market

Mercado caracterizado por aumentos consistentes nos preços das ações e pelo otimismo generalizado entre os investidores.

Leia mais: Bull Market e Bear Market: como reconhecer e aproveitar esses momentos do mercado?

CDB

Certificado de Depósito Bancário, um título de renda fixa emitido por bancos como forma de captação de recursos.

CDI

Certificado de Depósito Interbancário, uma taxa de juros utilizada como referência para diversos investimentos, especialmente aqueles atrelados à renda fixa.

Leia mais: Como investir em CDB? Tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade de renda fixa

Circuit Breaker

Mecanismo utilizado pelas bolsas de valores para interromper temporariamente as negociações em caso de fortes quedas nos preços dos ativos, visando evitar a volatilidade excessiva.

Commodities

Produtos primários, geralmente não processados, que têm um valor uniforme em todo o mundo, como petróleo, ouro, trigo, soja, entre outros.

Contrato Futuro

Acordo entre duas partes para comprar ou vender um ativo em uma data futura por um preço pré-determinado.

Corretora de Valores

Empresa que facilita a compra e venda de ativos financeiros, atuando como intermediária entre os investidores e o mercado.

Cupom

Parte de um título de renda fixa que representa o pagamento de juros ao detentor do título.

CVM

Comissão de Valores Mobiliários, órgão regulador do mercado de capitais no Brasil, responsável por fiscalizar e regular as atividades das instituições financeiras e dos investidores.

Day trade

Estratégia de investimento em que os ativos financeiros são comprados e vendidos no mesmo dia, aproveitando-se das pequenas variações de preço ao longo do dia.

Leia mais: O que é day trade? Tudo o que você precisa saber para começar a operar

Debênture

Título de dívida emitido por empresas como forma de captação de recursos, que oferece ao investidor o direito de receber juros e o pagamento do valor nominal do título na data de vencimento.

Deflação

Queda generalizada no nível de preços dos bens e serviços em uma economia ao longo do tempo.

Dividendos

Pagamento de parte dos lucros de uma empresa aos acionistas como forma de remuneração pelo capital investido.

Diversificação

Estratégia de investimento que consiste em distribuir o capital entre diferentes classes de ativos com o objetivo de reduzir o risco da carteira.

Especulação

Prática de comprar e vender ativos financeiros com o objetivo de obter lucro a partir das flutuações de preço no curto prazo, sem necessariamente considerar os fundamentos do ativo.

ETF (Exchange-Traded Fund)

Fundo de investimento negociado em bolsa de valores que replica a composição de um índice de mercado e é negociado como se fosse uma ação.

Forex

Mercado de câmbio onde são negociadas as moedas estrangeiras.

Home broker

Plataforma online oferecida pelas corretoras de valores que permite aos investidores realizar operações na bolsa de valores via internet.

Leia mais: O que faz um broker e como se tornar um? [guia completo]

Ibovespa

Índice de referência do mercado de ações brasileiro, que acompanha o desempenho das ações das empresas mais negociadas na B3.

Inflação

Aumento generalizado no nível de preços dos bens e serviços em uma economia ao longo do tempo.

IPCA

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, uma medida da inflação oficial no Brasil.

IPO (Oferta Pública Inicial)

Processo pelo qual uma empresa emite ações pela primeira vez no mercado de capitais, tornando-se uma empresa de capital aberto.

LCA

Letra de Crédito do Agronegócio, um título de renda fixa emitido por instituições financeiras para financiar atividades no setor agrícola.

LCI

Letra de Crédito Imobiliário, um título de renda fixa emitido por instituições financeiras para financiar atividades no setor imobiliário.

Leia mais: O que são LCI e LCA? Saiba como funciona cada tipo de investimento

Liquidez

Facilidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro sem perda significativa de valor.

Média Móvel

Indicador técnico que suaviza os movimentos de preço ao longo do tempo para identificar tendências.

Mercado Financeiro

Conjunto de instituições, instrumentos e mecanismos que permitem a transferência de recursos entre agentes econômicos.

Mercado de Capitais

Segmento do mercado financeiro que lida com a compra e venda de ativos de longo prazo, como ações, títulos de dívida e fundos de investimento.

Mercado Primário

Onde novos títulos são emitidos e colocados à venda pela primeira vez, permitindo que empresas ou governos levantem capital diretamente dos investidores.

Mercado Secundário

Onde títulos que já foram emitidos no mercado primário são negociados entre investidores, sem a participação direta da empresa ou governo que os emitiu.

M&A (Fusões e Aquisições)

Atividades que envolvem a compra, fusão ou incorporação de empresas, visando o crescimento, consolidação ou reestruturação dos negócios.

NASDAQ

Uma das principais bolsas de valores dos Estados Unidos, conhecida por listar muitas empresas de tecnologia e de crescimento rápido.

Ordem de Mercado

Uma instrução dada pelo investidor para comprar ou vender um ativo imediatamente ao melhor preço disponível no mercado.

Passivo

Representa as obrigações de uma empresa ou indivíduo, incluindo dívidas e outros compromissos financeiros.

Patrimônio Líquido

Valor dos ativos de uma empresa após a subtração de todas as suas dívidas e obrigações.

Penny Stock

Ações com baixo valor de mercado, frequentemente negociadas por centavos, geralmente associadas a empresas de pequeno porte e alta volatilidade.

Perfil do Investidor

Conjunto de características, preferências, tolerância ao risco e objetivos financeiros que define o tipo de investidor que uma pessoa é.

PIB (Produto Interno Bruto)

Uma medida do valor total de todos os bens e serviços produzidos em um país durante um determinado período de tempo, geralmente anualmente ou trimestralmente.

P/L (Preço/Lucro)

Razão entre o preço de uma ação e o lucro por ação de uma empresa, utilizado para avaliar a relação entre o preço da ação e os lucros gerados pela empresa.

Leia mais:

Pregão

Sessão de negociação em uma bolsa de valores onde os investidores podem comprar e vender ativos financeiros.

Rating de Crédito

Avaliação da capacidade de uma entidade (como uma empresa ou governo) em honrar suas obrigações financeiras, expressa por uma agência de classificação de risco.

Leia mais: Saiba o que é rating de crédito suas classificações

Renda Fixa

Categoria de investimentos que oferece retornos previsíveis e constantes ao longo do tempo, como títulos de dívida do governo ou de empresas.

Renda Variável

Categoria de investimentos sujeitos a flutuações de mercado, como ações e fundos de investimento imobiliário, que não oferecem retornos previsíveis.

Leia mais: Conheça os 5 principais tipos de renda variável e quais ativos combinam mais com seu perfil

Risco de Mercado

Risco associado às flutuações nos preços dos ativos financeiros devido a mudanças nas condições de mercado.

Risco Cambial

Risco associado à exposição de uma empresa ou investidor às flutuações nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras.

ROI (Retorno sobre Investimento)

Medida do retorno financeiro obtido de um investimento em relação ao custo desse investimento, geralmente expressa como uma porcentagem.

Selic

Taxa básica de juros da economia brasileira, utilizada pelo Banco Central como instrumento de política monetária para controlar a inflação.

Leia mais: Como investir no Tesouro Selic? Passo a passo completo!

Small Caps

Ações de empresas com capitalização de mercado relativamente pequena em comparação com as grandes empresas listadas em bolsa.

Taxa de Câmbio

Preço relativo de uma moeda em relação a outra, determinado pela oferta e demanda no mercado de câmbio.

Tesouro Direto

Programa do governo brasileiro que permite que pessoas físicas comprem títulos públicos pela internet, oferecendo diversas opções de investimento em renda fixa.

Leia mais: Como funciona o Tesouro Direto? Segurança e rentabilidade

Títulos

Instrumentos financeiros que representam uma dívida, emitidos por governos, empresas ou instituições financeiras, e que geralmente pagam juros ao detentor.

Trader

Indivíduo que compra e vende ativos financeiros no mercado financeiro com o objetivo de obter lucro, frequentemente operando no curto prazo.

Volatilidade

Medida da flutuação dos preços dos ativos ao longo do tempo, indicando o grau de risco associado a essas flutuações.

Você sabia que a XP Educação tem uma Escola de Assessoria de Investimentos? Preparamos futuros Assessores para enfrentar os desafios do mercado financeiro dentro da empresa que transformou o mundo dos investimentos no nosso país: a XP. Para continuar aprendendo sobre o mercado financeiro, não deixe de acompanhar a XP Educação!

Continue Aprendendo

spot_img