Criada pelo especialista em liderança, Simon Sinek, o conceito Golden Circle (círculo dourado) já vem sendo muito discutido por empresas que desejam se destacar e obter sucesso. Ele considera a mudança da relação que nós, enquanto consumidores, passamos a ter com o que compramos.
Se antes apenas queríamos satisfazer uma necessidade, hoje, passamos a analisar qual o efeito que essa compra tem em nossa vida e até no mundo. Foi por isso que muitas empresas surgiram com produtos livres de crueldade animal, com processos que geram menos impacto à natureza, alimentos mais saudáveis, entre outras ações que correspondem a expectativa do consumidor.
Neste artigo, vamos explicar o que é o Golden Circle, para que ele serve e a importância de utilizá-lo no seu negócio.
O que é Golden Circle?
O conceito Golden Circle é uma maneira diferente de pensar, agir e comunicar com o objetivo de inspirar as pessoas. Ele ajuda líderes e empresas a encontrarem propósito e gerar impacto. Para isso, usa três perguntas:
- Por quê?
- Como?
- O quê?
Simon Sinek o apresentou o conceito no seu livro em 2009, “Comece pelo porquê”. De acordo com ele, na verdade, ele não o criou, apenas decodificou o modelo que distingue os grandes líderes dos demais.
Essa metodologia analisa como as empresas e as pessoas de sucesso que inspiram milhões de outras ao redor do mundo fazem para atingir esse objetivo. Afinal, como a Coca-Cola até hoje se mantém líder no mercado? Por que as pessoas gostam tanto do Starbucks?
Se você observar, essas empresas não fazem comerciais falando sobre os ingredientes dos produtos, sabor ou outras qualidades. Elas falam sobre as experiências vividas ao tomar um café ou um refrigerante. E as pessoas compram por isso.
Quem é Simon Sinek?
Simon Sinek é um especialista em liderança, palestrante motivacional e escritor. Ele frequentou a City University em Londres com a intenção de se tornar um advogado, mas deixou a faculdade de direito para se dedicar a publicidade. Também obteve um BA (Bachelor of Arts) em antropologia cultural na Universidade de Brandeis, nos Estados Unidos.
Já ocupou cargos de liderança em agências de publicidade globais e escreveu para grandes jornais incluindo o The New York Times, Wall Street Journal e The Washington Post. Hoje, a sua organização SinekPartners, ensina líderes e organizações a inspirar pessoas.
Além do livro “Comece pelo porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir”, de 2009, ele também lançou o “Encontre seu porquê: um guia prático para descobrir o seu propósito e o de sua equipe”, em 2017, ambos sobre o conceito Golden Circle.
Para quem serve o Golden Circle?
O Golden Circle é voltado principalmente para líderes, gestores e empresas que desejam inspirar pessoas e obter sucesso. Porém, ele também pode ser usado em outras ações em que inspirar seja um dos objetivos.
Ao utilizá-lo, empreendedores podem desenvolver negócios de impacto e com propósito. Na prática, a marca gera identificação, gera empatia e engajamento. O cliente escolhe optar por ela por motivos muito além de produtos de qualidade.
As camadas do Golden Circle
Para responder aos questionamentos, é preciso seguir por etapas. Apenas explicando o conceito, ele pode ser meio abstrato, é por isso que Simon criou visualmente as camadas do Golden Circle. Veja abaixo:
Por quê?
O primeiro passo é pensar no motivo pelo qual o empreendimento está sendo criado. Ele não deve estar relacionado a fatos óbvios como “ganhar dinheiro”. Saber qual será de fato o seu propósito e a causa que guiará a empresa é essencial. Quanto mais definido isso estiver, melhor será, pois ajudará a diferenciar a sua empresa dos concorrentes.
Como?
Aqui, é o momento de decidir qual será o caminho que a empresa trilhará para atingir os seus objetivos. O desenvolvimento do plano de ação determinará os processos e métodos de acordo com o propósito, a missão, visão e os valores.
O que?
É a última etapa. Só agora é que falamos sobre o produto ou serviço vendido no mercado. Ou seja, o que você entregará ao consumidor. Com as questões anteriores respondidas, é possível obter respostas mais inovadoras e inspiradoras.
Confira abaixo o TED Talks em que Simon explica o conceito:
Aplicações do Golden Circle no marketing
O conceito tem tudo a ver com marketing. Ele mostra uma forma diferente de atingir objetivos. Ao invés de falar sobre os produtos (características, benefícios, etc.), ele propõe mostrar os motivos, o propósito e as motivações que levaram a empresa a desenvolvê-los, garantindo assim, uma melhor forma de empreender e vender os seus produtos ou serviços. Sinek tem uma citação que resume muito bem essa proposta:
“As pessoas não compram o que você faz, mas o porquê do que faz”.
Simon Sinek
Ao criar um anúncio publicitário, uma campanha ou mesmo uma mensagem de relacionamento com os clientes, o marketing consegue aplicar esse conceito pensando antes no “por quê”, para depois analisar o “como” e o “o que”, gerando mais valor ao que está sendo criado.
Golden Circle: exemplos práticos
Diversas empresas conseguem se destacar das demais e inspirar os seus consumidores de maneira que eles se tornam verdadeiros fãs e defensores da marca, não apenas clientes. Separamos três delas para exemplificar alguns empreendedores de sucesso que aplicam o Golden Circle.
Apple
Talvez uma das mais conhecidas a usar a inspiração para vender produtos seja a Apple. Sinek até utiliza a empresa para exemplificar o Golden Circle na sua palestra do TED Talks.
Embora muita gente acredite que o foco da empresa seja a comercialização de celulares de última tecnologia, na verdade, ela trabalha com diversos produtos que vão desde o iTunes, relógios e até streaming, mas, apesar de inovar sempre nos seus aparelhos, não tem grandes feitos nas áreas de tecnologia.
Nas suas famosas apresentações de produtos, Steve Jobs costumava falar sobre o propósito da empresa, como esse propósito era aplicado e apenas no fim era oferecido o produto. Por isso, a Apple é um ótimo exemplo que investe em “começar pelo porquê”.
Golden Circle da Apple
- Por quê: desafiar o status quo, pensar de forma diferente e desafiar o mercado em tudo o que é feito;
- Como: tornando os nossos produtos mais fáceis de serem utilizados, além de contar com uma aparência diferenciada;
- O quê: aparelhos tecnológicos, como celulares e computadores, por exemplo.
Nike
O slogan da Nike já fala sobre o seu propósito. “Just do it” (apenas faça) manda uma mensagem muito clara: a empresa produz as soluções de alta qualidade para que você foque apenas no que deseja fazer.
Ela também fala muito sobre vencer barreiras e conquistar desafios, gerando identificação com o público e se tornando uma “parceira” no objetivo que ele deseja conquistar. A empresa trabalha a marca para que esteja sempre concordando com esse propósito: em cada propaganda de TV, outdoor, revista ou post nas redes sociais.
Golden Circle da Nike
- Por quê: vamos tomar a iniciativa. Faça o que precisa ser feito;
- Como: equipamentos esportivos de primeira linha para te ajudar a ser o melhor;
- O quê: tênis confortáveis, roupas adequadas para atividade física, além de outros equipamentos para auxiliar nos exercícios.
Natura
A Natura expressa sempre o objetivo de comercializar produtos que promovam o bem-estar. Além disso, o foco sempre está nas relações, o que explica também a suas campanhas comerciais de grande sucesso que mostram mensagens inspiradoras, ao invés de apenas ofertar os produtos.
Para chegar ao seu propósito, ela promove o bem-estar das pessoas consigo e com os outros, comercializando produtos de beleza e higiene pessoal com excelentes fragrâncias e texturas.
Golden Circle da Natura
- Por quê: somos apaixonados pela cosmética e pelas relações;
- Como: promovendo o bem-estar das pessoas consigo e com os outros;
- O quê: produtos de beleza e higiene pessoal com excelentes fragrâncias e texturas.
Dicas para aplicar o Golden Circle no seu negócio
Para criar o Golden Circle do seu negócio, você precisará analisar a fundo o propósito da sua empresa, o que pode ser desafiador, uma vez que, geralmente, idealizamos as organizações a partir do produto final. A proposta aqui é fazer o oposto. Veja abaixo algumas dicas para obter sucesso nessa tarefa.
Encontre propósitos genuínos
No momento de definir o propósito, fuja dos clichês como “atender bem ao cliente” ou “cuidar das pessoas”. É preciso que o seu propósito consiga destacar a sua marca das demais para que de fato consiga criar um vínculo emocional e obter todos os benefícios que o Golden Circle pode proporcionar.
Pense em como a sua empresa pode causar impacto
Para encontrar o “por quê”, você deve tentar imaginar como seria o mundo com o seu produto no mercado. A maneira como ele pode agregar e os problemas que ele resolve. Essas constatações o auxiliarão a verificar se a sua solução está relacionada ao seu propósito.
Sintetize em uma frase
A construção do “por quê” pode ocorrer por meio de uma frase, mas tenha atenção para que ela seja simples, curta e, ao mesmo tempo, transfira a mensagem da maneira certa.
Faça pesquisas
Se você já tem um negócio, pode questionar aos consumidores atuais qual a visão que eles têm da sua empresa. Verificar pontos como a visão da sua marca, pontos que levaram para a decisão de compra e diversas outras questões que podem ajudar a encontrar o seu “por quê”.
Redirecione esforços
Se você investe em marketing para divulgar produtos, pode redirecionar uma parte dessa renda e das ações para promover a consolidação e divulgação de uma marca mais madura e consciente, voltada para o propósito.
Não significa que a empresa deve deixar de investir em estratégias para a valorização do produto, mas sim que elas devem estar baseadas no propósito da organização.
Veja também 4 lições sobre empreendedorismo por Guilherme Benchimol, o CEO e fundador da XP Inc.
Quais os benefícios em adotar esse conceito?
Ao usar o Golden Circle, é possível gerar mais empatia nos clientes e até sentimento de pertencimento no time. Também é possível melhorar a comunicação com clientes, fornecedores e colaboradores, aumentar o valor da marca, melhorar o clima organizacional, motivar o time de vendas, atrair investidores e aumentar a competitividade da empresa no mercado.
Até mesmo para atrair e buscar novos colaboradores, fica mais fácil tentar encontrar pessoas que tenham o mesmo propósito, aumentando o desempenho do profissional e o serviço ofertado pela empresa, já que os colaboradores estarão alinhados com o que a empresa busca nos seus ideais.
Com tantos benefícios, fica fácil entender o motivo do Golden Circle tem ganhado tanto destaque nos últimos anos, não é mesmo?
Conheça a Lei da Difusão da Inovação
Proposta por Everett Rogers, a Lei da Difusão da Inovação tem como objetivo explicar como os produtos inovadores conseguem conquistar espaço no mercado. De acordo com ela, os produtos passam por perfis diferentes de consumidores, em uma ordem pré-estabelecida:
- Inovadores: gostam de conhecer produtos novos e até buscam por isso, mesmo que precisem passar horas em filas ou atualizando a página do site até realizar a compra.
- Primeiros adeptos: só trocam os seus produtos quando a versão anterior não é mais lançada.
- Maioria Inicial: são consumidores mais lentos para adquirir produtos inovadores, mas ainda assim estão abertos às inovações. Grande parte da população se encaixa nesse perfil.
- Maioria Tardia: são aqueles mais resistentes, só se adequam às inovações quando elas passam a se tornar comuns.
- Retardatários: não gostam de mudança, preferem os produtos antigos e dificilmente abrem mão deles para apostar em inovações.
Um produto de sucesso é aquele que consegue chegar na “maioria inicial” e na “maioria tardia”. Porém, para isso, ele precisa passar pelos “inovadores” e “primeiros adeptos”, pois esses dois perfis vão inspirar o restante das pessoas.
No entanto, eles não costumam se motivar com características do produto, mas sim com o propósito da marca, a diferença que ela causa na vida das pessoas e no impacto que ela tem no mundo. Pode-se dizer, portanto, que a Lei da Difusão explica, um pouco, do porque o Golden Circle funciona.
Aprenda a criar valor com o Golden Circle
Para gerar valor com o Golden Circle e qualquer outra estratégia que decidir implementar, é preciso manter-se constantemente atualizado, seja lendo livros, participando de palestras e conferências ou mesmo fazendo cursos de empreendedorismo.
O mercado exige, mais do que nunca, inovação e otimização constante das empresas e os seus profissionais. Apenas aquelas organizações mais bem preparadas e em constante mudança conseguem se manter relevantes.