Hacker Ético: o que é e como se tornar um

Detalhes sobre a profissão, função e mais

Você já deve ter ouvido falar sobre o termo hacker, certo? A primeira coisa que a maioria lembra é que são pessoas ruins e criminosas que invadem sistemas e outras informações que deveriam ser privadas. Só que você sabia que nem todo hacker é ilegal ou corrompido? Existe o hacker ético.

Não muito conhecido, essa profissão pode ajudar muito as empresas e outras estratégias governamentais, pois nada mais é do que programadores que sabem mais do que os outros. 

Continue a leitura deste artigo para entender mais detalhes sobre o que é o hacker ético, sua função e outros detalhes para saber se é uma carreira que vale a pena investir. Confira! 

O que é hacker ético?

O hacker ético, também conhecido como white hat hacker, é um especialista em segurança da informação que faz uma invasão autorizada em um sistema de computador, rede, aplicativo ou outro recurso de computação em nome de seus proprietários

Vamos com um exemplo prático para explicar: seu gestor precisa solucionar um problema de vulnerabilidade de dados dentro do sistema da empresa. Daí ele convoca um programador para hackear o sistema e identificar o que ele encontra. Isso é o hacker ético: agir violando regras, mas com uma autorização prévia para isso. 

É muito comum as empresas planejarem e executarem os chamados testes de invasão porque são eles que vão prevenir que um realmente aconteça e cause problemas para a organização.

O que os hackers éticos fazem?

Eles fazem todo o processo que envolve encontrar e tentar explorar vulnerabilidades para determinar se o acesso não autorizado ou outras atividades maliciosas são possíveis. Assim, ajudam as organizações:

  • Encontrando vulnerabilidades – aqui eles veem se as medidas de segurança de TI são eficazes, se há a necessidade de alguma atualização e pensam em soluções para os problemas que encontrarem. 
  • Demonstrando os métodos dos cibercriminosos – a ideia é ser transparente em como um hacker criminoso atuaria, mostrando as principais técnicas da área, o que pode ser feito de mal intencionado e coisas nesse estilo de causar grandes estragos à organização.
  • Ajudando a se proteger para um ataque cibernético – é de conhecimento geral que os ataques cibernéticos podem paralisar ou destruir uma empresa, principalmente se for uma empresa menor, por isso, a função dos hackers éticos é entender como esses agentes de ameaças operam e criar meios para impedir isso.

Skills necessárias para ethical hacking

Se você quer investir uma carreira na área é importante se atentar a alguns fatores. 

Primeiramente, não há critérios de educação padrão para um hacker ético, portanto, uma organização pode definir seus próprios requisitos para essa posição. No entanto, é necessário que a pessoa goste de tecnologia da informação e das técnicas das funções de programador e desenvolvedor. 

Logo, é natural gostar de números, linguagens de programação e computador

Falando de assuntos específicos, seriam os relacionados a:

  • Sistemas operacionais;
  • Redes de computadores;
  • Segurança da informação;
  • Desenvolvimento de sistemas;
  • Técnicas de criptografia;
  • Computação em nuvem;
  • E muito mais.

O interessante é que profissionais especializados na área podem atuar de diversas formas além do hacker ético, conforme você verá no próximo tópico.

Como é o mercado de ethical hacker?

Por ser um mercado relativamente novo e pouco conhecido, existem algumas oportunidades interessantes. A demanda vem aumentando a cada dia, mas o importante é que qualquer tipo de empresa pode exigir desse profissional, principalmente as multinacionais ou relacionadas à governos, pois têm mais vulnerabilidade a ataques cibernéticos.

Lembre-se que todos os dias empresas de portes variados sofrem tentativas de invasões e precisam de defesas cibernéticas e os prejuízos podem custar bem alto, além de impactar de forma negativa sua reputação no mercado. 

Quanto ganha um hacker ético?

Os altos salários são um dos fatores que chamam bastante atenção. Há previsões que eles podem chegar até R$50 mil reais no mês.

Segundo a Glassdoor é em torno de mais 100 mil dólares no ano, o que dá em torno de 40-50 mil reais ao mês mesmo.

Como se tornar um profissional de ethical hacking?

Agora que você já sabe sobre o conceito, a profissão e o mercado, como investir na área?

Primeiramente é preciso gostar muito de tecnologia, sistemas computacionais e outras redes de internet. 

Depois você pode procurar cursos de tecnologia da informação, seja por formação, bootcamps, para se especializar como programador, desenvolvedor ou engenheiro de software. 

Assim você terá o embasamento necessário para iniciar na carreira e alavancar no mercado. 

Aqui na XP Educação nós temos uma pós-graduação em Segurança Cibernética que vai dar o necessário para você atuar como hacker ético. Saiba mais como podemos lhe ajudar em busca de construir seu sucesso profissional.

Continue Aprendendo

spot_img