O que é hard skills e quais são as habilidades mais valorizadas pelas empresas

Saiba o que são consideradas habilidades técnicas e qual a importância delas para o mercado de trabalho

O mercado de trabalho tem ficado cada vez mais competitivo. Cursos e especializações são cada vez mais buscados por profissionais que querem se destacar e trilhar uma carreira de sucesso. Nesse contexto, saber o que é hard skills e quais são as exigências do mercado é fundamental.  

Se você está em dúvida sobre quais habilidades desenvolver para alavancar a sua carreira, deve conferir este artigo. Nele, falamos sobre o conceito e a importância das hard skills e quais delas são essenciais atualmente. Papel e caneta na mão!

O que é hard skills?

Em tradução para o português, a palavra hard significa duro e skill significa habilidade. Portanto, a palavra hard skills se refere às habilidades técnicas que um profissional desenvolve ao longo de sua carreira.

Entre os exemplos de hard skills estão:

  • Domínio de outro idioma;
  • Conhecimentos avançados de ferramentas como o Excel;
  • Expertise em marketing digital;
  • Domínio de linguagens de programação.

Durante muitos anos, essas capacidades técnicas eram as únicas reconhecidas pelas empresas recrutadoras. Isso porque, são elas que compõem os currículos dos profissionais e indicam se eles possuem o perfil para ocupar a posição.  

Como as hard skills são desenvolvidas?

Considerando que as hard skills são as habilidades técnicas, elas se desenvolvem a partir de muito estudo. Isso inclui:

  • Graduações;
  • Pós-Graduações;
  • MBAs;
  • Cursos de especialização;
  • Certificações;
  • Diplomas.

No geral, todos os tipos de comprovações de experiência em alguma área ou ferramenta são consideradas hard skills.

Imagine então que você tem afinidade com a área de exatas e, de olho no momento do mercado, decidiu investir em uma profissão ligada à tecnologia. Para isso, estudou as principais linguagens front end e se matriculou em uma especialização em desenvolvimento front end.

Ambas são parte do desenvolvimento de suas hard skills. Quanto mais habilidades desenvolver nesse sentido, mais hard skills terá.

< Saiba mais: Como aproveitar suas habilidades com a Carreira em Y? />

Como diferenciar soft skills de hard skills?

O primeiro passo para diferenciar as hard skills das soft skills é conhecendo o conceito de cada uma.

Como você já viu, as hard skills são as habilidades técnicas de um profissional. Elas são acumuladas a partir de estudo e aplicadas de acordo com a posição ocupada na empresa.

As soft skills, por outro lado, são as habilidades interpessoais. Ou seja, aquelas que não são demonstradas em um currículo e exigem conhecimentos mais profundos para serem identificadas. Entre os exemplos estão:

  • Resiliência;
  • Empatia;
  • Organização;
  • Gestão de tempo;
  • Comunicação interpessoal;
  • Liderança.

Embora muitas vezes passem despercebidas, essas habilidades são fundamentais na composição de um profissional. Afinal, de nada adianta ter conhecimentos técnicos se os problemas de comportamento ou relacionamento forem persistentes.  

Seguindo o exemplo do profissional front end que citamos anteriormente, imagine que, além de todos os cursos e especializações, você também tenha uma grande capacidade de se comunicar. Assim, é requisitado por todos para descrever e explicar situações complexas. Além disso, também consegue trabalhar sob pressão, executando atividades críticas e demandadas com pouco espaço de tempo.

Essas características demonstram que, além de um profissional capaz tecnicamente, você também tem características pessoais que se adequam ao cargo e à cultura da empresa.

Qual a importância das hard skills no mercado de trabalho?

Basicamente, não há mercado de trabalho sem as hard skills. Nós explicamos: como elas são consideradas as habilidades técnicas, devem necessariamente ser identificadas para garantir a compatibilidade com a posição.

Para garantir que um profissional esteja compatível com o escopo da vaga, os recrutadores já descrevem no anúncio quais habilidades são necessárias. Um designer, por exemplo, precisa ter conhecimento de ferramentas de edição. Já um programador precisa conhecer uma ou mais linguagens de programação.

Muitas vezes, os profissionais precisam demonstrar o nível de suas habilidades em testes e avaliações durante o processo seletivo. Essa é uma maneira das empresas se assegurarem que o candidato é, de fato, compatível com as necessidades da vaga.

hard skills no mercado de trabalho
Hard skills necessariamente são habilidades que somente serão desenvolvidas por meio de estudo e capacitação.

Principais hard skills exigidas pelo mercado de trabalho

Hoje o mercado busca por profissionais cada vez mais versáteis. Isso significa ter conhecimento não só sobre temas e ferramentas relacionados ao escopo de trabalho, mas também outros que eventualmente possam ser absorvidos ou contribuir com a rotina.

Nesse sentido, o LinkedIN divulgou em 2020 uma lista com as 10 hard skills mais valorizadas pelo mercado. Veja quais são:

  • Blockchain;
  • Computação em nuvem;
  • Conclusões analíticas;
  • Inteligência artificial;
  • UX design;
  • Análise de negócios;
  • Marketing de afiliados;
  • Vendas;
  • Computação científica;
  • Produção de vídeo.

Além dessas, outras habilidades (hard e soft skills) mais conhecidas pelas pessoas seguem ocupando posições de destaque no mercado. É o caso de:

  • Inglês avançado;
  • Excel;
  • Programação;
  • Gestão de pessoas;
  • Comunicação não-violenta.

Quais dessas hard skills são essenciais para qualquer profissional hoje?

Embora existam centenas de habilidades possíveis de serem aprendidas e, muitas delas, específicas para determinadas áreas, existem também as habilidades comuns, que devem ser compreendidas por todos os profissionais.

Das principais habilidades exigidas atualmente e que listamos acima, veja quais delas são essenciais:

Raciocínio analítico

Se você é de humanas e já precisou fazer testes de lógica em um ou mais processos seletivos, sabe que essa característica é valorizada independentemente da área de atuação. Ter uma visão analítica é importante não só para identificar de problemas, como também para melhorar processos.

UX

Embora o artigo do LinkedIN tenha falado sobre o UX na visão do design, o UX writer também tem ganhado destaque nos últimos tempos. Muitas vezes esses termos estão associados a ferramentas e técnicas específicas para produzir layouts e conteúdos para clientes, mas seus conceitos também são importante para dar visibilidade sobre as necessidades desse público.

Análise de negócios

Engana-se quem pensa que essa habilidade é exigida apenas em cargos gerenciais. Na verdade, quanto mais visão se tem sobre um negócio, mais preparado um profissional está para tomar decisões e levantar ideias. Neste caso, ferramentas como CRM e software de dados, como o Power BI, contribuem significativamente.

Escrita e fala

Há quem diga que determinadas posições dispensam o conhecimento sobre escrita ou fala. Mas, você já tentou conversar com uma pessoa de outra área e não entendeu absolutamente nada sobre o que ela fazia ou precisava?

É por isso que a habilidade de escrever e falar é imprescindível para qualquer área de atuação. Esses dois simples elementos contribuem muito com a conexão entre times e desenvolvimento de ideias.

Como você viu, o conhecimento não deve estar restrito apenas às habilidades relacionadas a uma profissão. Neste caso, a dica é expandir o olhar sobre temas pouco explorados, mas que podem contribuir significativamente com sua rotina e carreira.

A XP Educação está com inscrições abertas para a 4 ª edição do evento Agile Days. Nele, você aprende sobre transformação digital e metodologia ágil com os melhores profissionais do mercado.

Para saber mais detalhes sobre o conteúdo e palestrantes, acesse a página do evento. E o melhor: o custo de participação é zero!

Continue Aprendendo

spot_img