Como funciona o HTTPS e quais as suas vantagens

Saiba o que é HTTPS e a importância de uma comunicação segura na internet

Você sabe o que é protocolo HTTPS e o que significa? Atualmente, a internet faz tanto parte de nossas vidas, de diversas formas que, às vezes, nem percebemos, mas usamos de ferramentas que facilitam o cotidiano.

De fato, os nossos dados e informações percorrem a web numa velocidade impressionante e lá permanecem por tempo indeterminado. E o HTTPS está lá para ajudar. Ele é amplamente utilizado na Internet para garantir que as comunicações entre o usuário e um site sejam seguras.

Exatamente por isso que a segurança se tornou um fator imprescindível a ser tratado pelas indústrias de tecnologia, nas quais investem muito em pesquisas, sempre visando a segurança dos usuários.

Desde o início dos anos 2000, quem navega na internet já está familiarizado com a sigla “HTTP://” e, provavelmente, levou um susto quando essa sigla passou a ser acompanhada de um “S” no final. O “S” indica seguro ou em inglês, secure.

Essa mudança ocorreu devido à época, onde existiam muitos sites clonados, home pages idênticas às originais, onde a única diferença, geralmente, era apenas uma letra no URL no endereço eletrônico.

Inclusive, diversos bancos ou serviços públicos continuam tendo páginas falsas e clonadas que roubam as informações dos internautas até os dias atuais, assim como contas bancárias, e-mails, mensagens e qualquer outra informação encaminhada. Por isso, a importância de entender o que é HTTPS!

Nesse conteúdo, você vai entender o que é protocolo HTTPS, diferenças entre HTTP e HTTPS e como funciona. Também quais são os níveis de proteção e as vantagens. Boa leitura!

O que é protocolo HTTPS?

O HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure, em inglês) é um protocolo de comunicação que permite a transmissão de dados através de um canal seguro. Ele combina o protocolo HTTP com um protocolo de criptografia, geralmente o SSL/TLS, para criar um canal de comunicação seguro.

Você pode vê-lo em ação através de um pequeno cadeado que fica na barra de endereços do seu navegador, no lado esquerdo.

Então, se o cadeado estiver fechado, isso significa que a conexão é segura, mas se o cadeado estiver aberto ou com outro tipo de ícone em seu lugar, significa que a página não é segura e está vulnerável aos ataques.

Certamente, uma conexão não segura significa que hackers podem interceptar os dados que você envia para o site, assim como sua senha, endereço de e-mail e qualquer outra informação inserida na página.

Inegavelmente, se você estiver utilizando uma conexão pública ou desconhecida é ainda menos seguro, portanto, fique sempre atento a esse fator/indicador.

(Fonte: Freepik)

HTTPS e HTTP são diferentes, afinal?

Uma dúvida muito comum é se HTTP e HTTPS são diferentes. Para esclarecer melhor o que significa HTTPS e o que é protocolo HTTPS, vou mostrar a diferença entre esses protocolos tão famosos na rede. Primeiramente, os dois protocolos têm a transferência de dados entre servidores como fundamento, e a diferença entre os dois é muito simples de entender.

O HTTP é o protocolo responsável por indicar um endereço na web e garantir a troca de informações com o site visitado.

Para entender o que é protocolo HTTPS, basicamente, o HTTP é uma comunicação apenas em texto simples, não possui nenhuma camada de segurança e, portanto, não é segura. Além disso, é como se fosse um pacote enviado pelos correios sem estar bem lacrado.

Já o HTTPS é a junção do protocolo HTTP com o certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer), uma tecnologia de criptografia que protege os dados e garante uma conexão segura com o site visitado.

Esse certificado não apenas protege a sua navegação, como também transmite credibilidade ao site visitado, por exemplo, desse modo um cliente se sente mais seguro ao inserir seus dados em um site de compras.

Então:

  • HTTP é considerado inseguro, enquanto HTTPS seguro;
  • HTTP trabalha na camada de aplicação, onde as informações são inseridas;
  • HTTPS trabalha da camada de transporte, onde as informações são criptografadas e transportadas.

Veja mais detalhes no quadro abaixo:

HTTPHTTPS
É o protocolo de transferência de hipertexto utilizado na Internet. Ele define o formato de mensagens utilizadas para a troca de informações entre os sistemas.É o protocolo HTTP seguro, ou seja, é uma camada adicional de segurança para as comunicações realizadas através da Internet. Ele utiliza criptografia para garantir que as informações trocadas entre os sistemas sejam confidenciais.
Quando comparativo entre HTTP e HTTPS.

Como funciona o HTTPS?

Quando cadastramos uma nova conta em um site, criamos um e-mail ou enviamos uma mensagem, essas informações são enviadas para um servidor.

A chave para descobrir o funcionamento de um protocolo HTTPS está aqui. Essas informações podem ser interceptadas por pessoas mal-intencionadas, caso o site não esteja protegido com o protocolo HTTPS.

Ao mesmo tempo, com a camada de segurança adicional SSL, o protocolo HTTPS pode criptografar as informações, tornando-as irreconhecíveis a qualquer outro servidor que não seja aquele que recebe a informação. Muito melhor, não é mesmo?

Assim sendo, é como se as informações fossem traduzidas para uma língua que só os servidores em questão podem entender. Se um hacker de alguma forma acessar essas informações vai se deparar com um emaranhado de caracteres sem sentido algum.

O que é SSL e como funciona

O SSL, significa “Secure Sockets Layer” (camada de soquete seguro), é um protocolo de segurança que criptografa as informações enviadas entre um servidor e um navegador. Isso impede que os dados sejam interceptados e lida por terceiros não autorizados. Ele também verifica a autenticidade do servidor para garantir que os dados estão sendo enviados para o endereço correto.

<Leia depois: detalhes sobre a Lei Geral de Proteção de Dados />

Quais são os níveis de proteção do HTTPS?

O protocolo HTTPS possui 3 níveis de proteção que reforçam e garantem a segurança das informações, sendo:

Conheça os detalhes abaixo de cada.

Criptografia

Nesse nível todos os dados enviados são criptografados, ou seja, as informações são embaralhadas e transformadas em um código que somente os servidores envolvidos na comunicação podem decifrar, qualquer outro que acessá-la terá como resultado um emaranhado de caracteres sem sentido.

Integridade dos dados

Garante que os dados trocados não sejam alterados e que nenhuma informação seja adicionada, sem este nível o usuário arrisca ter suas informações trocadas no envio. Por exemplo, informar uma conta bancária para receber um depósito, mas outra conta é registrada e o depósito vai para a pessoa errada.

Autenticação

Esse nível garante que o site visitado seja realmente o site solicitado, evitando assim o perigo de clones ou de links que direcionam para páginas mal-intencionadas, garantindo assim a segurança dos dados do usuário e a confiabilidade.

Com intuito de trazer segurança na navegação, o protocolo HTTPS tem o que há de mais seguro em tecnologia de segurança da ‘internet’. Portanto, fique tranquilo ao navegar por um site seguro porque para um hacker ter acesso às informações desse site, vai ter que abrir não só um, mas três cadeados muito seguros.

Como migrar para um protocolo HTTPS?

A atividade de migrar para um protocolo HTTPS é um processo relativamente simples que envolve a instalação de um certificado SSL em seu servidor web. Após a instalação do certificado, você precisará configurar seu site para que todas as solicitações sejam redirecionadas para o endereço HTTPS. Isso pode ser feito manualmente ou por um plugin de segurança.

Primeiramente, você precisa adquirir um certificado SSL fornecido por inúmeras organizações. Geralmente, os serviços de hospedagem oferecem este certificado.

Em segundo lugar, procure um servidor de confiança e de preferência conhecido para evitar falsificações.

De fato, existem diversos tipos de servidores na Web, e cada um tem seu próprio processo de instalação de certificados SSL/TLS. Você deve buscar as instruções do servidor em que o site está hospedado e instalar o certificado conforme as orientações fornecidas.

Depois, verifique se todos os recursos do site são compatíveis com o protocolo HTTPS. Inclusive, vídeos inseridos, scripts, redes sociais e todas as funcionalidades externas.

Após instalado o protocolo, você deve atualizar os recursos internos do site e verificar se os links internos não estão com erros ou redirecionando para página errada.

Por último, agora que está tudo pronto e verificado, é hora de atualizar as informações do site no Google Search Console. Isso é importante porque o Google reconhece os dois protocolos como sendo dois sites diferentes, então você só precisa seguir as orientações da própria plataforma para garantir que o site seja encontrado nas buscas.

<Leia também: o que é Inovação, importância, relação com tecnologia e empresas />

Principais vantagens do HTTPS

Podemos destacar que os principais benefícios do HTTPS são:

  • Garante que os dados transmitidos sejam seguros;
  • Protege contra-ataques de interceptação, que podem ser usados para roubar dados ou para modificar as comunicações;
  • Fornece autenticação, o que significa que os usuários podem ter certeza de que estão se comunicando com o site correto;
  • Oferece criptografia, o que significa que os dados transmitidos são ilíquidos para qualquer pessoa que não seja o destinatário.

Além da segurança, o protocolo HTTPS também melhora o desempenho do site já que a comunicação entre os links internos e externos se torna mais rápida. Além de melhorar o ranqueamento do site nas páginas de pesquisas do Google, com isso levando mais tráfego orgânico e qualificado.

Você sabia que no Brasil, 45% das empresas vem implementando práticas de confiança de dados? As medidas são para processos e tecnologias que fornecem recursos de criptografia, tokenização e mascaramento de ambientes de dados confidenciais, segundo informações da pesquisa Digital Trust Insights 2022.

O mercado de trabalho para profissionais de cibersegurança no Brasil está em constante crescimento, devido à crescente consciência da importância da segurança da informação. Enquanto isso, o número de profissionais qualificados ainda é relativamente baixo, representando uma grande oportunidade para aqueles que buscam uma carreira na área.

Existem muitas oportunidades de trabalho para profissionais de cibersegurança no Brasil, tanto em empresas privadas quanto em órgãos públicos para garantir a proteção de seus dados.

De acordo com levantamento do Guia Anual da Robert Hald, com dados do Glassdoor e Vagas.com.br, há muitas oportunidades ainda que serão abertas no Brasil. A Faixa salarial de um analista de segurança é de R$ 5.350 a R$ 9.000 para profissional de nível júnior; de R$ 6.900 a R$ 11.550 para nível pleno e de R$ 9.950 a R$ 16.750 para nível sênior.

Quer garantir uma vaga e construir uma carreira como especialista? Faça a pós-graduação em Segurança Cibernética e seja requisitado no mercado de trabalho! A formação que cabe no seu bolso e no seu tempo.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img