ICE Score: o que é, como calcular e como aplicar para otimizar os resultados da sua equipe

Priorização de tarefas pode revolucionar o andamento de qualquer projeto. Veja como!

Todos os dias somos bombardeados de informações e temos pouco tempo para consumir tudo. Essa instantaneidade exige que os profissionais saibam priorizar aquelas demandas que são mais importantes, se não o resultado esperado dos projetos não acontece. Por isso, o método de Ice Score tem sido cada vez mais buscado e utilizado pelas empresas. 

Esse indicador permite, de maneira inteligente e rápida, que os processos de uma equipe fluam, sem perder nenhum timing ou dar algo errado. 

Ao iniciar um novo produto ou projeto, ainda mais no setor de tecnologia da informação (TI), é necessário um planejamento estratégico bem estruturado. 

O problema é ser comum essa dificuldade de organização pelo excesso de demandas de um time ou falta de entendimento do que é prioridade ou não. 

Neste artigo você vai conferir os principais detalhes sobre o Ice Score e como utilizá-lo na sua rotina. Confira!

O que é ICE Score?

O modelo Ice Scoring, ou mesmo Ice Score, é uma ferramenta de priorização de projetos, ideias e recursos. Ela funciona como um sistema de pontuação de quesitos, que faz um cálculo de cada um até chegar numa ordem em ranking do que é prevalência, do mais ao menos importante

Essa técnica foi criada por Sean Ellis, considerado o “pai” do Growth Hacking, e vem sendo utilizada por diversas empresas ao redor do mundo.

Como funciona?

Para ele funcionar, parte do princípio de três elementos que são representados por suas siglas. São eles:

Impacto

A primeira etapa é onde se analisa a relevância do assunto em questão. Ele é significativo? O quanto seria? Será essa resposta que guiará as outras etapas.

Confiança

Aqui se calcula uma pontuação de acordo com a segurança e a clareza do recurso retratado. Você está seguro de que ele terá um impacto significativo no seu negócio? Isso ajuda a ponderar se deve ou não ser uma prioridade imediata.

Facilidade

Neste momento é quando se identifica o nível de dificuldade do recursos, relacionado ao tempo, esforço e custo.

Você deve pensar: “Quanto tempo ele levará para ser feito e implementado?”.

Como calcular o ICE Score?

Embora seja uma metodologia mais prática e simples, não é um modelo tão básico de gestão, pois é necessário o cruzamento de três valores. 

A execução do Ice Score opera com uma equipe, onde cada membro deve pontuar a tarefa de 0 a 10 em nível de relevância em cada um dos parâmetros citados acima, sendo 0 o mínimo de relevância e 10, o máximo. Daí se realiza esse cálculo multiplicando:

Impacto x Confiança x Facilidade = ICE Score

A proposta é haver a participação de todos os membros. Isso garante um fluxo de trabalho mais responsável e baseado em conhecimento técnico amplo de todo o time.

Lembrando que para a maioria das pontuações é importante não apenas descrever o grau de dificuldade, mas também o intervalo de tempo necessário para garantir que todos estejam na mesma página.

Exemplo de ICE Score

Para apresentar na prática como funciona, você pode pensar em um comparativo entre dois projetos, onde a ideia é encontrar uma solução para um problema de compatibilidade de dados na transferência entre computadores.

Para isso, foi criado um teste com dois projetos. A ideia é descobrir qual tem mais prioridade para ver se dará certo.

Projeto A: Nota 5 para impacto; nota 2 para confiança; e nota 1 para facilidade. 

Cálculo: 5 + 2 + 1 = 8 de Ice Score.

Projeto B: Nota 2 para impacto; nota 4 para confiança e nota 3 para facilidade.

Cálculo: 2 + 4 + 3 = 9 de Ice Score.

Portanto, o projeto B é mais prioritário que o A. Então, ele deve ser realizado primeiro. 

Aplicações do ICE Score

Planejamento com ICE Score.

Agora que você descobriu com o Ice Score é calculado, chegou a hora de conhecer quais os momentos em que ele normalmente é aplicado para trazer mais produtividade e resultado. 

Em testes A/B

Conforme o exemplo mostrado acima, um modelo muito comum, principalmente em empresas de tecnologia e marketing, é de realizar testes A/B em hipóteses para encontrar uma solução.

Assim, é possível tomar uma decisão com maior precisão e segurança.

Planejamento de prazos

O mais comum de ser utilizado, é para criar deadlines de produção de tarefas. Sendo que a ideia é ter maior foco no que demanda mais dedicação e tempo, e não sobre o que deve ser feito e deixado de lado. Tudo vai ser executado, mas apenas com uma ordem de prioridade de urgência.

Otimização de demandas da rotina

É uma excelente opção para otimizar o tempo de operação, sobretudo porque existem muitas tarefas nos times no dia a dia, como: análises, monitoramento, automações, configurações, etc.

Com o Ice Score você define uma programação para atingir o resultado mais rapidamente e sem gastar tempo a toa. 

Benefícios do ICE Score

Que o Ice Score traz grandes benefícios não é uma novidade, mas quais seriam eles? 

Além de desafogar o trabalho das equipes, evitar perdas de tempo e erros, e garantir um trabalho estratégico sendo feito com segurança, também é possível:

Ter decisões mais estratégicas

Com maior organização e definição do que é prioridade, é comum a tomada de decisões trazer mais resultados. E isso é essencial em qualquer empresa.

Ter maior produtividade

Também alinhada ao planejamento, pode trazer produtividade ao fazer todos os membros do time focarem no que realmente é necessário naquele momento. Sem perder tempo com reajustes ou confusões, além de evitar o absenteísmo.

Ter melhores resultados e mais precisos

Essa metodologia se baseia em parâmetros sólidos de avaliação. Com isso, as escolhas são feitas com o que realmente é entendido ser o melhor. Então, a garantia de resultados mais precisos e alinhados aos objetivos é bem maior. 

Aprenda a priorizar demandas com o ICE Score

Sem dúvidas, o ICE Score é uma ferramenta muito prática e poderosa, especialmente para otimizar o tempo dos gestores e times de tecnologia, como desenvolvedores e programadores. 

Com tantos benefícios que esse modelo de gestão ágil proporciona, você pode começar agora mesmo a aplicá-lo com seu time. 

Contudo, é essencial que, ao utilizá-la, você evite ao máximo focar em tarefas com alta complexidade de implementação e baixo impacto em suas metas.

Vamos rumo a isso? Veja como se capacitar com esta hard skill e promover o senso de urgência e priorização com seus colegas de trabalho. 

Conheça nosso curso de MBA em Inovação e Gestão Ágil, e veja como implementar a metodologia de Ice Score e outras para atingir os melhores resultados.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img