O que é o índice beta? Como calculá-lo?

O índice beta é um importante indicador que calcula a medida de risco e retorno de determinado ativo em relação à volatilidade e às oscilações do mercado financeiro como um todo.

Esse e outros suportes analíticos são fundamentais para qualquer um que esteja montando sua carteira de investimentos. 

Afinal, como uma ação, por exemplo, tem sua variação de preço condicionada a uma série de variáveis, é importante ter indicadores mensuráveis e tangíveis à disposição do acionista para que ele possa avaliar em quais ativos deve aportar.

Nesse sentido, o índice beta é um dos principais aliados na hora da escolha de seus investimentos no mercado financeiro.

Portanto, quer entender melhor o que é o beta de uma ação e como calculá-lo? Continue a leitura até o fim para entender melhor!

O que é o índice beta?

O índice beta, também chamado de beta ratio, é um número que mede o grau de vulnerabilidade do preço de um determinado ativo com relação a determinados fenômenos do mercado.

Em linhas gerais, ele é capaz de te dar uma estimativa da probabilidade de prejuízo que você vai ter com determinado papel em virtude de diversos fatores de mercado que podem interferir no preço, como uma crise econômica ou política.

Para ilustrar, imagine que você tenha ações de uma companhia do segmento de saneamento básico. Nesse caso, o valor do índice beta vai te dar uma estimativa de risco de perder dinheiro com esse ativo em caso, por exemplo, de uma crise hídrica, como estamos vivendo no Brasil em 2021. 

Dessa forma, o resultado desse indicador pode ser um ótimo componente para uma análise fundamentalista, isto é, de uma avaliação dos fundamentos de determinado ativo. Sendo assim, fatores como a:

  • performance administrativa; 
  • tamanho da dívida 
  • e grau de interferência política nos números da empresa, entre outras variáveis…

… Também podem contribuir junto ao índice beta para dar uma noção geral do risco e retorno que cada papel tem para o investidor.

Em outras palavras, esse indicador fornece uma perspectiva de performance de uma ação, por exemplo, em comparação com o IBovespa, principal índice que determina a média da variação de preços dos principais ativos listados na B3. Ele funciona basicamente como um benchmarking para a determinação do índice beta.

Curiosidades a parte, sigamos com o nosso guia sobre o indicador beta do mercado financeiro.

Como calcular o beta de uma ação?

Afinal, como calcular o beta de uma ação? Existe uma fórmula específica para isso? Sim, e ela é bem simples:

Índice beta = variação da rentabilidade do ativo/variação do índice geral de mercado

Por exemplo, imagine que o índice é de 0,8. Isso significa que para cada variação de 10% do IBovespa, o ativo variou 8%. Simples, não é verdade?

Quando o valor do indicador fica entre zero e um, como nesse caso, podemos dizer que esse papel é mais conservador e menos suscetível a volatilidades e flutuações do mercado. Em outras palavras, esse valor é mais atrativo para quem tem uma estratégia de investimentos mais segura e a longo prazo.

Por outro lado, se o valor for superior a um, então quer dizer que esse ativo é mais volátil do que a média geral do mercado e favorece a perfis de investidores mais arrojados.

>> Saiba como usar a volatilidade do mercado a favor dos seus investimento com esse vídeo do canal Investimento às Claras:

E como calcular o índice beta da carteira?

Agora que você entendeu o que é o beta de uma ação e como calculá-lo, que tal aplicá-lo em uma variável ainda maior, como em uma carteira de investimentos

Aqui, não há muita diferença daquilo que foi explicado acima. A única coisa que muda é que em vez de utilizar o valor de uma ação em específica no numerador da conta de dividir, você vai pôr a rentabilidade do seu portfólio ativos em um determinado período.

Dessa forma, você tem a seus dispor uma ótima ferramenta de análises para avaliar como foi a performance da sua carteira em relação aos principais índices da bolsa de valores.

Para que serve o índice beta? Conclusão

Como vimos, o índice beta é uma ótima ferramenta tanto para avaliar o histórico de variação de determinado ativo em relação ao IBovespa e outros índices, como também ele pode ser utilizado para monitorar a performance da sua carteira de investimentos em relação à volatilidade média do mercado.

Além dele, outras diversas ferramentas podem ser utilizadas para que você entenda melhor o mercado financeiro e saiba escolher os melhores ativos para o seu portfólio.

Se você precisa de um empurrão, a Escola de Investimentos da XP Inc. pode te ajudar nessa jornada com uma diversidade de cursos que vão te deixar expert e conhecedor de todas as nuances do mundo dos investimentos.

Confira no banner abaixo mais informações sobre o combo de cursos da Xpeed School sobre perder o primeiro de investir e dar seus primeiros passos no mercado de capital: 

Campanha de um combo de cursos online sobre "Como superar o medo de investir" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img