O que é Inteligência Artificial? Como funciona e quais suas aplicações?

Veja como a Inteligência Artificial já está presente na nossa rotina e aprenda mais sobre ela

Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação responsável por estudar e desenvolver máquinas e sistemas capazes de pensar e agir de forma semelhante a nós, humanos.

Ou seja, quando falamos em Inteligência Artificial, significa que estamos nos referindo a uma tecnologia capaz de emular a inteligência humana, desempenhando tarefas e tomando decisões de forma autônoma, com base em sua programação.

Ao ouvir falar no assunto, ainda tendemos a pensar em um contexto futurista e tecnologicamente distópico. Culpa de Hollywood, não é mesmo?

Porém, mesmo sem nos dar conta, a IA já faz parte de nossas vidas e está presente em diversos momentos do nosso dia a dia.

Um exemplo simples e corriqueiro é o uso do sistema de GPS, que permite monitorar o trânsito em tempo real, e assim, otimizar o percurso de uma viagem.

O desenvolvimento acelerado de novas tecnologias sempre irá gerar dúvidas a respeito de sua aplicação e funcionamento. Isso é bem comum, uma vez que estamos falando de uma novidade, que requer um processo de adaptação.

Você tem interesse em trabalhar nesta área ou apenas deseja saber mais sobre o assunto? Pois, a hora é agora!

Neste post, explicamos tudo sobre Inteligência Artificial: o que é, como funciona, quais são suas aplicabilidades, vantagens e desvantagens. 

Além disso, apresentamos um panorama do mercado e mostramos como você pode se preparar para ingressar nesta área repleta de oportunidades. Aproveite a leitura!

O que é Inteligência Artificial (IA)?

O conceito de Inteligência Artificial (IA) pode ser entendido como a capacidade de máquinas e aparelhos eletrônicos agirem na solução de problemas de forma otimizada. Para isso, a IA deve ser capaz de emular aptidões humanas relacionadas à inteligência, como: raciocínio lógico e pensamento analítico.

É importante ressaltar que um sistema de IA, assim como um ser humano, precisa ser constantemente lapidado, para que continue evoluindo seu aprendizado.

Como a Inteligência Artificial funciona?

A Inteligência Artificial é desenvolvida por meio de algoritmos inteligentes, e alimentada com um grande volume de dados. Sua função, então, é ler, analisar e entender esses dados, realizando cálculos em busca de soluções para problemas específicos, de acordo com os objetivos para os quais foi programada.

Voltando ao exemplo clássico do GPS, em apps como o Waze ou Google Maps, temos uma IA analisando a situação do trânsito em tempo real, em busca das melhores rotas para seus usuários. Para isso, ela realiza cálculos, considerando aspectos como: horário, distância do percurso, volume de carros nas vias, etc.

< Os dados são ativos cada vez mais valiosos para as companhias, por isso, os profissionais dessa área tendem a ser cada vez mais requisitados: Ciência de Dados: conheça a profissão do futuro />

Qual o objetivo da IA?

A Inteligência Artificial tem como premissa otimizar processos manuais, garantindo agilidade e precisão na deliberação de um problema.

Por conta disso, cada vez mais, empresas de todos os setores têm buscado na implementação de IA, uma otimização de seus processos corporativos, com o objetivo de torná-los mais ágeis, eficientes e produtivos.

Assim, cresce também a demanda por profissionais da área que sejam competentes e qualificados.

Quando a Inteligência Artificial surgiu?

Embora pareça recente, o conceito de Inteligência Artificial não é novo. Na verdade, ele surgiu em meados da década de 40, atrelado ao desenvolvimento do primeiro computador do mundo, o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer).

No entanto, somente durante a década de 50 é que o conceito de IA que conhecemos hoje começou a tomar forma.

Isso aconteceu quando os cientistas Herbert Simon e John McCarthy criaram o primeiro laboratório de Inteligência Artificial na Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Quais são as vantagens e desvantagens da Inteligência Artificial?

A implementação da Inteligência Artificial em companhias tende a gerar diversos benefícios, tanto para as empresas, quanto para as pessoas físicas, que são usuárias dessas tecnologias. Até mesmo porque, tudo o que o consumidor moderno busca é comodidade e eficiência ao adquirir um produto ou contratar um serviço. 

Para viabilizar isso, a IA assume um papel fundamental. Afinal, por meio da automatização de tarefas e implementação de estratégias de usabilidade, ela possibilita uma experiência muito mais satisfatória aos usuários.

Porém, como tudo na vida, o uso da Inteligência Artificial pode apresentar vantagens e desvantagens. Vamos descobrir quais são a seguir.

3 vantagens da Inteligência Artificial para empresas

Dentre os benefícios da implementação da Inteligência Artificial em uma companhia, temos:

1. Automação

Uma das principais vantagens de um sistema IA é a economia de tempo e agilidade obtida por meio dos processos de automação.

Com ela, é possível automatizar processos operacionais volumosos e constantes, tornando-os mais ágeis, além de elevar o nível da cibersegurança desses processos por meio da identificação de padrões.

No entanto, para que o sistema seja capaz de aprender padrões de processos, é fundamental que ele seja configurado corretamente, por um bom profissional de programação.

2. Análise de Dados

A análise e sistematização de dados é outra vantagem importante da implementação e uso de um sistema de Inteligência Artificial.

Isso porque, por meio do seu algoritmo, a tecnologia é capaz de encontrar padrões e identificar as preferências dos consumidores.

Dessa forma, além de otimizar processos operacionais, permite melhorar a usabilidade das ferramentas para os usuários, proporcionando uma experiência muito mais rica e personalizada.

Ou seja, quando aliada à tecnologia de Big Data, a Inteligência Artificial, é capaz de oferecer infinitas oportunidades e insights para um negócio.

3. Análise de Prognósticos

Por meio da identificação de padrões de comportamento, em conjunto com o banco de dados de um sistema, a IA se torna capaz de “prever o futuro”.

O que temos aqui é a união entre Inteligência Artificial e Machine Learning, de modo a aprimorar um sistema, tornando-o capaz de realizar análises preditivas de forma precisa e eficiente, prevendo, de antemão, possíveis cenários e eventualidades.

3 desafios no uso da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, assim como qualquer outra tecnologia, é responsável por nos proporcionar diversas vantagens e benefícios. Porém, como nem tudo são flores, ela também engloba algumas desvantagens associadas à sua adesão.

1. Escassez de profissionais qualificados

Por se tratar de uma área relativamente nova, que está em plena ascensão, dentre os principais desafios do segmento estão a escassez de profissionais qualificados e a dificuldade de contratação de especialistas.

O que pode ser um ponto positivo para aqueles que buscam uma oportunidade na área, não é mesmo?

2. Dependência de dados de qualidade

Os dados podem ser considerados o combustível que permite o funcionamento dessa tecnologia. Quanto melhor é a qualidade das informações que alimentam o algoritmo de um sistema baseado em IA, melhor tende a ser a sua performance.

Por outro lado, a falta de dados de qualidade pode prejudicar seu desempenho, comprometendo suas funcionalidades e a eficiência do sistema.

3. Ética e privacidade

Novamente, como estamos falando de uma tecnologia que trabalha essencialmente com dados, é necessário ressaltar a importância da regulamentação sobre o uso e privacidade dessas informações.

Inclusive, por conta disso, é necessário que os sistemas de IA estejam em conformidade com a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados.

Como pode perceber, as vantagens da Inteligência Artificial se sobressaem com folga aos desafios da área. Porém, se você deseja atuar no setor, deve estar ciente de que tais problemas existem.

Em quais setores da sociedade a IA pode ser aplicada?

Essa tecnologia é utilizada nos mais diversos segmentos do mercado.

O uso da Inteligência Artificial na indústria, por exemplo, é capaz de otimizar procedimentos operacionais internos, bem como potencializar processos de desenvolvimento e planejamento estratégico

Já na educação, a Inteligência Artificial pode contribuir para otimizar o sistema de ensino, identificando as necessidades individuais dos alunos e propondo caminhos personalizados, de acordo com as características de cada um.

Além disso, também pode contribuir para os setores comerciais e de vendas, assim como no marketing digital, relacionamento com os clientes e pesquisas de mercado.

Dentre os principais segmentos de mercado em que a IA vem sendo aplicada, temos:

  • e-commerce;
  • plataformas de streaming;
  • fábricas e indústrias;
  • setor automobilismo;
  • medicina e exames laboratoriais, entre outras.

4 exemplos de aplicação da Inteligência Artificial

Atualmente, são diversas as soluções de Inteligência Artificial. E as mesmas podem ser aplicadas de maneiras bastante distintas, confira os principais exemplos:

1. Big Data

O Big Data é uma tecnologia que permite a sistematização e integração de diferentes fontes de dados. Tal processo tem como objetivo extrair informações de forma precisa e eficiente.

Além disso, é o principal responsável por garantir uma boa performance da análise e identificação de padrões em um sistema de Inteligência Artificial, por meio dos processos de Machine Learning. Como resultado, otimiza sua usabilidade, seus processos e gera insights valiosos.

< Saiba mais sobre uma das profissões que mais cresce no momento: O que é Data Science? O que faz um profissional da área? [Guia completo] />

2. Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT), é a terminologia utilizada para definir objetos inteligentes conectados à internet. Dessa forma, eles são capazes de oferecer mais funcionalidades e comodidade para o usuário.

Alguns exemplos comuns em nosso dia a dia são os smartphones, smart TVs  e sistemas de segurança integrados. Esses dispositivos utilizam IA para oferecer um leque de funcionalidades extras, além da otimização de suas funções principais.

3. Chatbots

Alexa e Siri, assistentes virtuais da Amazon e Apple respectivamente, são os principais exemplos de Inteligência Artificial aplicada a chatbots. Porém, não são os únicos. Também podemos citar os sistemas de autoatendimento com os quais você interage quando entra em contato com seu banco, por exemplo.

A aplicação de IA aos chatbots é responsável por automatizar o serviço de suporte ao cliente, garantindo maior comodidade e agilidade no acesso aos serviços, produtos e funcionalidades de uma companhia.

4. Redes sociais e mecanismos de busca.

Redes sociais e plataformas de busca utilizam Inteligência Artificial para otimizar seus processos e oferecer resultados mais consistentes com os gostos de seus usuários.

Por exemplo, o Instagram, Twitter e TikTok usam a tecnologia para aprimorar o entendimento acerca do comportamento das pessoas. Isso é feito com base em seus interesses, e colabora para que a plataforma selecione os conteúdos que aparecem em seu feed de notícias e na página explorar.

Já em mecanismos de busca, como o Google, ela está presente em processos como: critérios de rankeamento de resultados de pesquisa, indexação de páginas e até mesmo nos anúncios pagos exibidos a partir de uma busca.

Assim, a Inteligência Artificial contribui para melhorar a usabilidade e experiência do usuário.

Quais são as tecnologias por trás da IA?

O desenvolvimento de uma Inteligência Artificial é composto por diversos sistemas tecnológicos de dados, que são interligados entre si. Conheça os principais:

1. Machine Learning

Machine Learning, ou aprendizado de máquina, é o conceito que define o reconhecimento de padrões de aprendizado computacional em IA.

Esta tecnologia tem como objetivo fazer com que máquinas aprendam a executar determinadas funções sozinhas.

A base para o funcionamento de um sistema como esse está no armazenamento de um grande volume de dados e informações sistematizadas em sua memória, bem como no estabelecimento dos comandos prévios.

Por meio desses processos, um sistema de Inteligência Artificial será capaz de criar conexões e aprender a executar, de forma automatizada, ágil e eficiente, uma tarefa humana que, até então, era feita manualmente.

A partir da implementação e desenvolvimento de técnicas de Machine Learning, um sistema IA também será capaz de:

  •  construir e aprimorar algoritmos e sistemas de recomendação;
  •  aprender padrões de processos operacionais;
  •  prever dados e informações a partir da padronização de seus comandos.

2. Deep Learning

O Deep Learning pode ser considerado um processo ainda mais avançado de aprendizagem dentro do contexto de Machine Learning.

O conceito diz respeito a uma abordagem que concede às máquinas capacidades cognitivas e sensoriais características de um ser humano

A partir disso, as máquinas tornam-se capazes de realizar diversas atividades, como:

  • perceber objetos;
  • realizar traduções simultâneas;
  • reconhecer vozes e imagens;
  • pilotar automóveis, dentre outras funções.

O processo de aprendizagem de máquina em Deep Learning tem como premissa para o seu funcionamento a aprendizagem por observação. Para entender melhor, podemos dizer que ele é similar ao de um bebê em fase de descobertas.

Isso porque, nele, a máquina é capaz de realizar a simulação do cérebro humano através de um processo, tornando um dado sistema de inteligência artificial autônomo e autossuficiente em suas ações operacionais.

Assim, podemos definir o Deep Learning como um tipo de aprendizagem mais profunda e complexa. Com ele, as máquinas são capazes e responsáveis por executar as mais diversas tarefas de maneira independente e autônoma, sem a necessidade da presença ou do comando humano.

Em uma implementação bem sucedida da técnica de Machine Learning, a capacidade de aprendizado de uma máquina é suficientemente elevada para que ela possa atingir níveis de aprendizagem não supervisionados.

Isso quer dizer que o sistema será independente da participação humana para a tomada de decisões e realização de operações. Incrível, concorda?

Como é de se esperar, a concessão de autonomia às máquinas por meio do Deep Learning levanta diversos debates sobre as implicações do futuro da humanidade em convívio com as máquinas.

Principalmente quando consideramos o aperfeiçoamento dessa técnica, bem como as implicações da ideia do que os robôs poderiam ser capazes de realizar no futuro.

3. Processamento de Linguagem Natural (PLN)

O Processamento de Linguagem Natural é outra técnica bastante importante para o desenvolvimento de um sistema de Inteligência Artificial. Essa área da TI utiliza a tecnologia para compreensão da linguagem humana por um sistema de IA.

Sendo assim, o Processamento de Linguagem Natural torna-se um sistema de Inteligência Artificial. Isto é, apto a compreender e analisar a estrutura discursiva de uma sentença e, a partir disso, realizar diversas operações como: traduções simultâneas, reconhecimento de fala e análises sintáticas.

4. Visão Computacional

A Visão Computacional é a técnica responsável por fazer com que um sistema de IA seja capaz de obter informações através de imagens e dados visuais e multidimensionais.

Em outras palavras, podemos definir a Visão Computacional como a área da IA que concede a um sistema a capacidade de enxergar, analisar e reconstruir imagens e até mesmo movimentos.

Desse modo, essa tecnologia é responsável por atuar na realização de diversos processos e operações visuais. Alguns exemplos são:

  • reconhecimento facial;
  • reconstrução e detecção de eventos e imagens;
  • organização de informações visuais;
  • modelagem de objetos e ambientes.

Sendo assim, um sistema de Inteligência Artificial com desenvolvimento da Visão Computacional será capaz de identificar um rosto e sua fisionomia. Assim como impressões digitais, objetos e até mesmo veículos, podendo ser amplamente aplicada em sistemas de segurança e monitoramento, por exemplo.

A visão computacional também é amplamente aplicada e difundida na medicina. Aliás, a cada dia mais essa área tem contado com a tecnologia como forte aliada na extração de informações visuais e otimização de diagnósticos.

Dentre os exemplos mais comuns de aplicação da Visão Computacional na medicina estão os exames de angioplastia, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética.

Além disso, também é responsável por otimizar, através da digitalização de imagens, a detecção de células e tecidos anormais. Desse modo, ajuda a prever a predisposição ou início de determinadas condições específicas, viabilizando diagnósticos e tratamentos precoces.

< Entenda como essas tecnologias estão transformando o mercado: Revolução tecnológica: como aconteceu e quais foram seus impactos na sociedade />

Como a Inteligência Artificial faz parte da nossa rotina nos dias atuais?

Quando falamos a respeito de Inteligência Artificial, é comum que imaginemos cenários distópicos e contextos futuristas vistos em filmes de ficção científica. No entanto, a IA  já é uma extensa realidade em nossa rotina contemporânea.

Mesmo as mínimas praticidades no nosso dia a dia, são frutos do desenvolvimento de um sistema de Inteligência Artificial. Afinal, a tecnologia faz com que, mesmo os mais simples aparelhos eletrônicos, possam armazenar e analisar dados, replicando o comportamento humano por meio do Machine Learning, como visto anteriormente.

Para recapitular as principais funções e benefícios que o uso da inteligência artificial nos proporciona hoje, podemos destacar:

  • automação de tarefas;
  • automação de atendimento através de chatbots;
  • mecanismos de busca;
  • reconhecimento de fala e linguagem;
  • reconhecimento facial;
  • algoritmos com base no consumo e comportamento do consumidor.

Não é pouca coisa, não é mesmo?

Quer se aprofundar um pouco mais e conhecer outras aplicações da Inteligência Artificial? Então, dê o play no vídeo abaixo:

O que podemos esperar do futuro da IA?

Os mecanismos e sistemas de Inteligência Artificial têm sido desenvolvidos e aprimorados de forma acelerada. Com isso, grandes empresas de tecnologia são responsáveis por realizar e incentivar pesquisas em diversas de suas subáreas.

Isso faz com que nossas expectativas para o futuro deste mercado sejam ainda mais impactantes e surpreendentes.

Um exemplo da capacidade da IA e suas possibilidades para o futuro pode ser observado nos testes realizados pela Google para a criação de um carro autônomo. Inclusive, o protótipo já está em fase de testes nas ruas da cidade de São Francisco, no estado da Califórnia, Estados Unidos.

A Amazon também vem realizando testes para entregas via drones inteligentes, ampliando suas possibilidades logísticas por meio do aprimoramento e desenvolvimento de pesquisas em IA.

Esses fatos nos levam a pensar que o futuro da IA tem tudo para ser muito promissor. Você concorda?

< Quer saber mais sobre o que está por vir? Confira este post: O que é a transformação digital nas empresas? Qual sua importância e seus impactos na sociedade? />

Qual a importância da Inteligência Artificial para o mercado e mundo?

Atualmente, estamos passando por um período de disrupção tecnológica, onde a  Inteligência Artificial se encontra cada vez mais presente no dia a dia de milhões de usuários ao redor do mundo.

Nesse sentido, a adesão a novas tecnologias e a mudança de comportamento do consumidor são as principais responsáveis por ditar as tendências e as movimentações mercadológicas.

Sendo assim, a Inteligência Artificial torna-se fundamental para a otimização de processos corporativos e organizacionais. Ou seja, ela é responsável por alavancar a produtividade das empresas e organizações.

Agora, para o consumidor, essa tecnologia tem como premissa a garantia da comodidade. Por isso, é responsável por gerar novos insights e tendências de consumo, que irão culminar em novas oportunidades de negócios. 

< Entenda o papel da IA e outras tecnologias no mercado: Mercado digital: conheça uma das tendências que mais cresce />

Convergência e insights de mercado por trás da IA

A tecnologia, desde sempre, tem sido responsável por viabilizar diversos insights e oportunidades de negócios. Afinal, ela atua como uma grande catalisadora na mudança do comportamento humano e seus hábitos de consumo. Dessa forma, alavanca a movimentação econômica a nível global.

A tecnologia blockchain, por exemplo, tem sido responsável por uma grande movimentação econômica. Isso se deve ao investimento na otimização da segurança de dados das empresas, assim como as novas tendências de consumo digital, como as NFTs (Non Fungible Tokens). 

O mercado de NFTs tem levado a um outro patamar a valorização de artistas digitais, por meio das criptomoedas e da criação do metaverso, uma extensão da realidade humana, simulada de maneira virtual.

Mas, onde a Inteligência Artificial e a tecnologia blockchain, por exemplo, se encontram?

Simples, a tecnologia blockchain tem como premissa a segurança e sistematização de dados. Enquanto isso, para que a IA funcione da melhor forma, necessita de dados devidamente sistematizados e organizados em seu sistema, para o desenvolvimento do aprendizado de máquinas.

Sendo assim, embora a convergência dessas tecnologias ainda necessite de extensas pesquisas para uma melhoria mútua de seus processos — e ainda há muito a ser estudado —, a questão é que, diferentes tecnologias sempre andaram juntas, de forma a complementar e otimizar seus processos.

A análise do parâmetro de convergência de tecnologias distintas é capaz de gerar diversos insights e oportunidades de mercado. Além disso, pode viabilizar investimentos precisos e valiosos.

Por que aprender sobre Inteligência Artificial e por onde começar?

Aprender sobre Inteligência Artificial trará um mundo de oportunidades para você. Afinal, a crescente demanda por soluções baseadas nestes sistemas tem gerado uma escassez de programadores especializados em dados e Machine Learning.

A esse ponto, você deve ter ideia da importância da Inteligência Artificial, tanto na rotina das corporações quanto no dia a dia das pessoas. Então, que tal considerar a IA em seu roteiro de estudos em TI?

Se você gosta deste assunto e tem interesse em ingressar na área para trabalhar com Inteligência Artificial, nós temos algumas dicas de cursos que podem ser do seu interesse:

Quer um bônus? Pois fique sabendo que, assinando o XPE Multi+, você tem acesso a dezenas de cursos das mais diversas áreas da tecnologia para turbinar o seu currículo e se tornar um profissional super desejado no mercado.

Além disso, para a difusão do conhecimento em Inteligência Artificial, é fundamental contar com uma metodologia de ensino prática e imersiva. 

Por isso, preparamos uma grande imersão no assunto: o IA Today, um evento gratuito e on-line, com grandes nomes do mercado e com certificado da XP Educação.

Neste evento, você irá aprender tudo sobre a tecnologia, em mais de 20 horas de sessões ao vivo, separadas por três trilhas temáticas: Inteligência Artificial, Machine Learning e Inovação e Transformação digital.

Não perca esta oportunidade de aprender tudo sobre Inteligência Artificial! Esperamos por você!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img