O que significa internet banking e para que serve? Confira!

Entenda o que significa internet banking, como utilizar no dia a dia e para que serve essa tecnologia

Foi-se o tempo em que era necessário ir ao banco ou passar horas no telefone para entender o status da sua conta bancária. Fazer movimentações como transferências e depósitos no caixa automático é coisa do passado.

Hoje em dia, está tudo em nossas mãos, literalmente. Isso porque praticamente qualquer transação financeira rotineira pode ser feita online através de um aplicativo no seu smartphone.

Conheça mais a fundo essa ferramenta chamada internet banking, que revolucionou e trouxe mais praticidade ao nosso dia a dia. 👍

O que é internet banking?

Como vimos acima, chamamos de internet banking o surgimento de aplicativos que viabilizaram transações financeiras, por meio dos nossos dispositivos móveis e computadores.

Através deles é possível acessar a própria conta bancária de forma segura e rápida, em poucos passos. Dessa forma, deixou de ser necessário encontrar algum horário do dia para se deslocar até uma agência e encarar filas no caixa físico ou automático. 😅

Para que serve?

As suas utilidades são inúmeras. Cada banco disponibiliza o seu próprio aplicativo, que possibilita atividades como:

  • Transferências via Pix, Doc e TED
  • Pagamento de boletos
  • Pagamento de cartão de crédito
  • Consulta do saldo
  • Consulta do saldo da poupança
  • Consulta ou movimentação de aplicações e investimentos
  • Pagamento de multas

👉 Essas são algumas tarefas que precisamos encarar com uma frequência no mínimo mensal. Por isso, é possível afirmar que o serviço de banco online veio para facilitar a vida de pessoas e empresas, conforme veremos em detalhes mais adiante.

Como acessar internet banking?

Ainda não sabe como acessar o internet banking? É muito simples! Primeiramente, é necessário criar um login e senha na plataforma oferecida pelo seu próprio banco.

Normalmente, as instruções para o primeiro acesso são enviadas pela instituição assim que o usuário abrir uma conta.

Caso você já tenha uma conta bancária em alguma instituição física, consulte o site ou contacte o seu gerente. Em algumas hipóteses, pode ser necessário ir até uma agência.

Já no caso dos bancos digitais, ou fintechs, todo o processo da abertura de conta é realizado online. Basta escolher uma instituição, acessar o seu site e realizar o passo a passo.

Após o seu primeiro login e senha, basta navegar! Vale dizer que, para o uso no computador é possível acessar tudo pelo navegador da web de sua escolha. Porém, algumas instituições financeiras solicitam o download de programas que garantam a segurança do usuário.

Quais as vantagens? 🤩

Já mencionamos que um dos grandes benefícios do Internet Banking é a praticidade de poder realizar transações de onde estiver. Conheça algumas outras vantagens dessa prática:

Mais organização financeira

Ter a possibilidade de consultar e acessar a sua conta sem burocracia e em tempo real pode ser um divisor de águas para a saúde da sua vida financeira. Tanto para manter os gastos atuais em dia, quanto para consultar despesas passadas.

Sem contar que a maioria dos aplicativos mantém os históricos de extrato e comprovantes acessíveis de forma organizada.

Isso significa que não há mais a necessidade de manter arquivos físicos em alguma gaveta da sua casa, ou até mesmo arquivos digitais no seu computador. 🙂

Economia de tempo

Antes do internet banking qualquer ação necessária, seja consultar o extrato ou realizar um pagamento, nos obrigava a ir até o banco. Mas, hoje, tudo está na palma das nossas mãos!

Fazer uma transferência Pix via aplicativo não leva nem 5 minutos ⏰. Além disso, o dinheiro já cai instantaneamente na conta de quem você está enviando.

Segurança e confiança

Hoje, ainda vemos uma resistência em relação ao uso de aplicativos, pois muitos se preocupam com a falta de segurança.

Porém, as instituições estão cada dia mais preparadas para lidar com questões relacionadas a roubos e golpes. As tecnologias avançam de forma a garantir um ambiente protegido e os riscos são cada vez menores.

Disponibilidade

Além de todas essas vantagens, você ainda pode acessar os serviços do internet banking durante 24h, todos os dias da semana e ao longo do ano inteiro. 😃

Alguns serviços, como transferências TED ou DOC, tem horário limite durante o dia. Porém o pix pode ser realizado a qualquer hora.

Se você é jovem e está prestes a abrir a sua primeira conta digital, é importante entender as inúmeras possibilidades que esse universo online possibilita. Foto: Getty Images

Diferença entre internet banking e open banking

Você já ouviu falar de open banking? Ele pode ser considerado o próximo passo revolucionário para os usuários e uma evolução do internet banking.

Em suma, a ideia é promover um sistema financeiro aberto capaz de proporcionar o compartilhamento de informações entre diferentes instituições. Tudo isso através do Banco Central.

Dessa forma, com uma troca de dados bancários dos clientes mais ágil, veremos uma melhorar a integração e performance entre diferentes bancos. Isso significa, por exemplo, liberdade para o consumidor acessar o crédito do banco que oferecer as melhores taxas sem burocracias. 🚀

Como utilizar o internet banking no dia a dia?

Pagamentos

Em linhas gerais, é possível realizar qualquer tipo de pagamento via internet banking. Seja através de cartão de crédito, pix, código de barras ou débito automático de contas de água e luz. O serviço oferece a possibilidade de quitar débitos de forma prática e rápida!

Além disso, também é possível realizar pagamento de impostos, financiamentos e contribuições previdenciárias. E, por fim, os comprovantes de pagamento ficam armazenados e podem ser compartilhados em poucos passos.

Transferências

As transferências também podem ser feitas rapidamente para contas de todos os bancos, inclusive internacionais.

Outra praticidade é que, uma vez que você realiza uma transferência a alguém, pode registrá-lo como favorecido. Ou seja, nas próximas vezes que quiser transferir, os dados do contato já estarão salvos.

Vale lembrar que é possível realizar essas transações de qualquer dispositivo através do app. Isso quer dizer que, em caso de emergências, basta lembrar do seu login e senha. 😉

Aplicação em investimentos

Essa ferramenta também possibilita que você faça aplicações em diferentes tipos de investimentos. Além de escolher onde investir e de fato aplicar o seu dinheiro, também é possível acompanhar as movimentações e resgatar valores a qualquer momento.

Consulta de saldo e extrato

Por fim, o internet banking possibilita que você consulte saldo e extrato a qualquer momento! Dessa forma, é possível conferir o dinheiro que entra e sai, e até mesmo lançamentos futuros, como salário. 💰

Normalmente, a informação de saldo pode ser encontrada logo na página inicial do seu app. Essa costuma ser uma das primeiras informações exibidas, já que é também uma das mais procuradas pelos usuários.

Já o extrato, costuma ficar em outra página. É possível navegar e filtrar por diferentes períodos, e normalmente a visualização é feita de acordo com a data dos lançamentos.

Conclusão

Sem dúvidas, o internet banking veio para facilitar a nossa rotina e simplificar processos que antes eram considerados demorados. Essa ferramenta, desenvolvida a partir de tecnologias de ponta, é certamente uma excelente aliada para a sua vida financeira.

Se você é jovem e está prestes a abrir a sua primeira conta digital, é importante entender as inúmeras possibilidades que esse universo online possibilita. Não apenas em termos práticos, mas também na forma como você controla e planeja os seus gastos.

A XP Educação também pode te ajudar a entender como se organizar com os primeiros salários e usar o seu dinheiro de forma inteligente. Conheça o curso de Educação Financeira para Jovens e se prepare para alguns dos mais importantes desafios da vida adulta. Clique e confira!

Continue Aprendendo

spot_img