Investir em fundos imobiliários é seguro? Veja como funciona!

Quando se fala em fundos imobiliários, vem à mente negociações em imóveis prontos que geram rentabilidade maior do que o aluguel direto em espaço físico. Essa é a proposta dos fundos que, porventura, têm levado muitas pessoas a aplicar o dinheiro neste tipo de recurso, mas a pergunta que fica é: investir em fundos imobiliários é seguro?

A resposta é sim. Os fundos imobiliários trazem diversas vantagens, e uma delas, talvez a principal, é a possibilidade de diversificar a carteira para gerar mais rendimentos.Isso porque essa modalidade mescla investimentos de renda fixa e variável, isto é, é muito mais segura para enfrentar a volatilidade do mercado.

Quer entender melhor se o fundo imobiliário é seguro? Não se preocupe! Ao longo deste artigo vamos explicar como funciona o recurso, e suas principais vantagens e riscos. Continue com a gente!

O que são fundos imobiliários?

Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) são tipos de aplicações realizadas por investidores que desejam ter recursos vindos de negócios imobiliários, por meio de compra, venda ou aluguel de imóveis prontos, títulos financeiros ou cotas de outros fundos.

Sendo assim, a rentabilidade acontece por meio de operações do fundo, como o aluguel de um imóvel da carteira ou pela venda de cotas. No entanto, como as cotas não são resgatadas, o meio para investir em fundos imobiliários é por negociações na bolsa de valores ou em operações de balcão, respeitando os horários do pregão, igualmente como no ramo de ações.

Quais são as vantagens do fundo imobiliário?

Uma das etapas para saber se investir em fundos imobiliários é seguro, é observar os principais benefícios e se eles estão de acordo com a sua proposta de investimento.

Baixa taxa de juros

Taxa de juros: a taxa de juros tem sido cada vez mais em investimentos de fundos imobiliários, fazendo com que eles ganhem mais visibilidade no mercado.

Carteira diversificada

Com a possibilidade de poder mesclar a carteira de investimentos, esses ativos propiciam menor volatilidade e rendimentos fixos mensais, em muitos casos, superior aos indicadores de renda fixa, como a taxa DI e a Selic.

Preserva o poder de compra 

Por conta dos aluguéis auferidos fazerem parte da carteira dos FIIs, eles são indexados a índices como IGP-M ou IPCA, preservando o poder de compra com menor ou quase nula possibilidade de impostos e taxas, independentemente do cenário econômico-político.

Maior liquidez

Os fundos imobiliários impulsionam o aumento da liquidez, fator ligado à capacidade que uma aplicação possui de ser convertida em dinheiro. Isto é, quanto mais rápido o processo, mais líquido é o investimento.

Menor exposição de capital 

Investimento em um só tipo de ativo gera mais exposição a riscos. Quando se trata de diversificação da carteira, como acontece em fundos imobiliários, a situação é outra, tornando-se uma alternativa segura para expor menos o capital dos investidores.

E quais são os riscos de investir em fundos imobiliários?

Embora os fundos imobiliários sejam investimentos com alta liquidez, diversificação de carteira e com taxas mais em conta, ainda não é um tipo de investimento isento de riscos. Pelo contrário, alguns problemas são preocupantes, o que levanta dúvidas se, por exemplo, o fundo imobiliário é mesmo seguro.

Em primeiro lugar, a variação das cotas interfere na decisão do investidor, mesmo sendo um fator comum em investimentos de renda variável negociados na bolsa de valores.

O sobe e baixa do valor de cada cota faz com que o investidor em um momento tenha que vender sua participação em um FII por um preço menor do que comprou.

A alta liquidez é um benefício aparente no mundo dos investimentos imobiliários, como vimos anteriormente, mas, ao mesmo tempo que pode ser alta, pode ser baixa, pois existem ativos pouco negociados que são mais difíceis de vender.

Além disso, a inadimplência, ou vacância dos empreendimentos, pode diminuir os lucros ou até mesmo levar ao prejuízo.

E não se pode esquecer da influência do cenário econômico. Uma queda na economia tende a aumentar a dificuldade de ocupar os imóveis ou de inquilinos a arcar com seus aluguéis.

 >>> Para saber mais sobre como funciona os fundos imobiliários, dê o play e veja o passo a passo para começar o investimento:

Enfim, investir em fundos imobiliários é seguro?

Como vimos, os fundos imobiliários estão expostos a situações que podem gerar frustrações, mas isso não significa que não seja seguro.

Pelo contrário, a legislação brasileira é intolerante em relação a erros ou fraudes em suas regras de gestão de FIIs.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é o órgão responsável por autorizar, disciplinar e fiscalizar a constituição, o funcionamento e a administração de Fundos Imobiliários no Brasil.

O mesmo acontece com os fundos de papel, como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e LCIS, que também têm regras específicas.

Logo, a segurança dos fundos imobiliários diminui a possibilidade de gestores concederem empréstimos, adiantar rendas futuras ou fiança com ativos e valores sob a administração do fundo.

Ao mesmo tempo, os investidores podem contar com a experiência de gestores com ativos financeiros para assuntos burocráticos como prazo dos contratos de locação, diversidade de imóveis e papéis, risco de inadimplência, entre outros.

Em outras palavras, se você deseja aplicar nesse segmento, saiba que fundo imobiliário é seguro.

Caso deseje se aprofundar no tema, indicamos o curso Viva de Renda com Fundos Imobiliários, onde você aprenderá como construir uma carteira diversificada sem temer as oscilações do mercado.

Aproveite essa chance! 

Continue Aprendendo

spot_img