ISO 56002: conheça a ISO de inovação

Um certificado que dá mais resultados e objetividade em todas as empresas do mercado.

A inovação é um dos fatores que permeiam a sociedade atual. Diante de um contexto com grandes transformações tecnológicas, as empresas precisam se adaptar a essa realidade para manter o negócio prosperando de forma atrativa e lucrativa. Por isso que o investimento na ISO 56002 tem crescido e sido exigido na busca por profissionais.

Essa diretriz de certificação diz respeito à gestão da inovação. E, hoje, inovar é uma palavra de ordem. No entanto, quando falamos desse termo não quer dizer apenas de tomar novas ações, diferentes das estratégias atuais da empresa ou mesmo tomar alguns riscos para se destacar. 

Em outras palavras, a ideia é entender como equilibrar a novidade com o conceito da organização, de forma que ofereça valor aos clientes.

Neste artigo você vai entender o que é a ISO 56002, suas características, relevâncias e como tirar essa certificação. Confira!

O que é a ISO 56002?

A ISO 56002 é uma norma de diretrizes que foca na elaboração de um sistema de gestão de inovação. 

Ela faz parte do padrão internacional do Sistema de Gestão da Inovação lançado em 2019, com o intuito de apresentar sugestões de ações para a construção de novas estratégias para que as empresas proporcionem não só novidades em invenções, como também valor nesses projetos

Sua origem vem da publicação da ISO (International Standards Organization), uma organização não governamental internacional fundada em 1947, em Genebra, Suíça.

Hoje é uma das normas mais essenciais no mercado corporativo, principalmente após o início da pandemia da Covid-19, onde necessitou-se uma adaptação de processos e trabalhos. A partir disso, em pouco mais de um ano de lançamento, a norma já foi adotada por mais de 150 empresas em todo o mundo – quatro só no Brasil. 

Portanto, a ISO 56002 oferece soluções de inovar sem comprometer o resultado de qualidade.

Formatação da ISO 56002

Sua formatação teve origem da organização ISO, que foi fundada em 1947, com o intuito de ajudar na reconstrução das empresas devastadas pela Segunda Guerra Mundial, e que tem como base os princípios da isonomia (que em grego significa igualdade). 

Atualmente ela já possui mais de 22 mil normas técnicas, sendo mais de 180 normas de sistema de gestão que visam o estabelecimento de padrões mundiais para a gestão de negócios, sendo a ISO 56002 uma dessas. 

Assim, a ISO, em geral, consolidou-se como uma das mais importantes referências internacionais em relação a normatização e modelos de gestão de empresas. 

Ao longo dos anos diversas foram criadas, como a ISO 56000 que é a norma que determina vocabulários e fundamentos. Mas a ISO 56002 é a norma que passa as diretrizes para implementar o sistema de gestão e é a única que é certificável via atestado de conformidade

Além disso, é importante ressaltar que a ISO 56002 é o resultado de pesquisas e padrões já avaliados anteriormente.

Embora nem todas as ISO criadas tenham sido publicadas, as normas têm sido amplamente procuradas por empresas de diversos portes e segmentos na busca por uma melhor gestão da inovação. 

Princípios da ISO de inovação

gestão-de-inovação-nas-empresas
ISO 56002: princípios de inovação.

Conforme já mencionado, essa norma vem ganhando cada vez mais importância, em especial em um contexto de pandemia e grandes transformações globais. 

Como seu maior objetivo é criar cultura e processos para gerar inovação em empresas de todos os portes e segmentos por meio da implementação da norma, ela se baseia em alguns pilares de execução. Sendo assim, são eles:

  • Direção estratégica;
  • Liderança com foco no futuro (visionária);
  • Cultura colaborativa;
  • Adaptabilidade e resiliência;
  • Gestão de incertezas;
  • Gestão de insights;
  • Criação de valor;
  • Abordagem ou gestão por processos.

Além disso, o número 2 em sua terminologia indica que é uma norma de diretrizes e não de requisitos, isto é, ela mostra os caminhos a serem seguidos, mas não há uma solução única padrão a se seguir.

Como funciona o processo de certificação?

Sua certificação permite a implementação nos diferentes setores do mercado, desde um único departamento até a empresa como um todo. 

Portanto, para realizar esse passo é preciso seguir essas etapas:

1º Fazer um assessment, que é o que avalia qual é o nível de aderência de uma empresa em relação aos pilares da norma. Depois disso, inicia-se o processo de implementação, que leva de quatro a oito meses, o que vai depender do nível de complexidade e da maturidade da empresa em relação ao tema. 

Na implementação é necessário ter conhecimento técnico, sobre inovação e sobre normas ISO

Depois de certificado, a cada 12 meses, a empresa deverá passar por uma auditoria de recertificação, onde serão novamente analisados todos os aspectos normativos a fim de mapear gaps, não-conformidades e possíveis oportunidades de melhoria. Daí o certificado é renovado constantemente. 

Dessa forma, a certificação da norma ISO 56002 é mais simples, no aspecto formal, que as demais normas.  

A ISO 56002 no Brasil

Até hoje, muitas empresas já adotaram essa certificação da ISO 56002. A primeira delas foi a MZF4, indústria de transformação do ramo de nylon localizada na capital paulista, e depois a CSI Locações, empresa de locação de equipamentos de Fortaleza, no Ceará.

Outras foram a PALAS, que decidiu experimentar esse modelo de gestão em seus próprios processos, a Atento, uma das maiores empregadoras do Brasil, multinacional do ramo de contact center, a Stefanini, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil, e a Messer Gases. 

Nesse sentido, a tendência é que nos próximos meses mais empresas entrem nessa certificação. 

Benefícios da ISO 56002

As vantagens de se investir na ISO 56002 são grandes. Além de ser mais estratégica e dar resultados, ela também permite:

  • Aumentar a capacidade de gerenciar incertezas;
  • Proporcionar crescimento, receita, rentabilidade e competitividade à empresa;
  • Melhor redução de custos e desperdícios;
  • Aumentar a produtividade e eficiência dos recursos;
  • Ter maior sustentabilidade e resiliência;
  • Trazer maior satisfação de usuários, clientes, cidadãos e outras partes interessadas;
  • Fazer uma renovação sustentada do portfólio de ofertas;
  • Trazer pessoas engajadas e capacitadas na organização;
  • Ter maior capacidade de atrair parceiros, colaboradores e financiamento;
  • Melhorar a reputação e valorização aprimoradas da organização;
  • Transformar ideias em resultados concretos.

Conclusão

Portanto, o conceito de inovação está cada vez mais presente na sociedade, principalmente, quando se diz respeito ao mercado corporativo. 

Investir na certificação do ISO 56002 traz vantagens às empresas e, por isso, muitas estão se preparando e implementando essas mudanças.

Afinal, com tantos benefícios, algumas organizações brasileiras já começaram, mas a tendência é esse mercado somente crescer. 

Quer se preparar para a inovação aprendendo mais conceitos e fatores dessa área? Conheça os cursos e especializações dentro da XP Educação

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img