Linguagem Java: o guia completo para iniciantes

Java é utilizada em diversas tecnologias, como blockchain, cloud computing e IoT, sendo a terceira linguagem mais utilizada por programadores.

O mercado de trabalho na área de tecnologia está sempre em busca de profissionais qualificados, principalmente na área de desenvolvimento que tem um grande déficit no Brasil (e no mundo). Portanto, se você deseja migrar para essa área e quer saber mais sobre a linguagem Java, continue a leitura deste artigo! 

O Java é uma linguagem muito popular por ser uma linguagem simples, ter uma plataforma de desenvolvimento totalmente gratuita e ser adaptável a diversas plataformas e sistemas. Essa é uma linguagem back-end, o que significa que os códigos desenvolvidos em Java criam as estruturas de funcionamento de sites ou softwares.

Mas, para saber mais sobre a linguagem Java, preparamos este artigo onde vamos tirar todas as suas dúvidas sobre ela e te mostrar porque você deve se dedicar a aprendê-la!  

O que é linguagem Java?

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos. Ou seja, a maior parte dos códigos desenvolvidos em Java são organizados em estruturas chamadas classes.

A linguagem Java é muito flexível, o que proporciona a criação de sistemas com uma maior facilidade. Por conta disso, atualmente, o Java é a terceira linguagem mais utilizada por desenvolvedores de todo o mundo, segundo o levantamento da RedMonk

Quando a linguagem Java surgiu?

O Java foi desenvolvido em 1995 dentro da empresa Sun Microsystem por uma equipe de desenvolvedores chefiada pelo programador canadense James Gosling. Em 2008 a linguagem foi vendida para a empresa Oracle Corporation. 

Para que serve a linguagem Java?

Em suma, a linguagem de programação Java serve para facilitar a criação de softwares e aplicações em rede que podem ser executados em diversas plataformas. Por exemplo, jogos e programas que funcionam tanto em desktop quanto em dispositivos móveis. 

Java vs JavaScript

É comum as pessoas confundirem a linguagem Java com a linguagem JavaScript ou acharem que as duas são a mesma coisa e que o “Java” é apenas um apelido para a JavaScript.

Mas, na realidade, não é nada disso.

Como já falamos, o Java é uma linguagem de programação orientada a objetos, fortemente tipada e que as aplicações são executadas na Java Virtual Machine (JVM), a máquina virtual do Java. 

Em contrapartida, JavaScript é uma linguagem de programação interpretada estruturada, o seu código é totalmente escrito em texto e as aplicações são executadas apenas via browser. 

Como funciona a linguagem Java?

A linguagem Java tem características e elementos bem marcantes que determinam o funcionamento da linguagem. Abaixo, falamos dos pontos mais importantes para que você entenda como a Java funciona na prática:

Programação orientada para objetos

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos. Isso significa que tudo o que é desenvolvido na Java representa coisas e objetos existentes na vida real. Dessa forma, é muito mais fácil a criação, a manutenção ou a reutilização de códigos acessíveis.  

No paradigma da linguagem orientada para objetos todas as interações do código acontecem por mensagens e comandos trocados entre objetos. Em suma, funciona da seguinte maneira: as classes, que são unidades de software criadas a partir de estruturas, criam as estruturas chamadas de objetos, que são estruturas que interagem entre si. 

Máquina Virtual Java 

A máquina virtual Java, ou apenas JVM, é um emulador que faz com que os códigos Java sejam executados em qualquer plataforma. Por exemplo, um sistema baseado em Java pode funcionar perfeitamente em smartphone ou notebook, desde que uma JVM esteja instalada. 

Tipagem estática

A linguagem Java é conhecida por ser uma linguagem de tipagem estática. Em outras palavras, isso significa que o Java é uma linguagem em que o desenvolvedor não consegue alterar o tipo da variável depois que ela for declarada

Bibliotecas e APIs

O Java conta com uma série de APIs (Interface de Programação de Aplicações), que são conjuntos de serviços que facilitam o desenvolvimento de software, pois apresentam soluções para problemas comuns. 

Dentre as aplicações de Java, existem algumas bibliotecas que se destacam pelo seu uso no desenvolvimento de APIs, são elas:

  • Java.lang: para uso geral na linguagem Java. Geralmente, provê elementos como threads e manipulação de strings;
  • Java.io: utilizada para ler e escrever dados em arquivos;
  • Java.util: utilidades gerais que definem as  interfaces Observer e a classe Observable. Por exemplo, utilidades como calendário e dicionário;
  • Java.net: possibilita a conexão e o acesso à internet, através das classes que representam uma URL;
  • Java.awt: é a biblioteca de interface gráfica que dispõe de elementos padrão utilizados na interface do usuário. Por exemplo, áreas de texto, botões, menu, etc. Ela é uma biblioteca que contém duas outras bibliotecas:
    • 1) Java.awt.image: processamento e tratamento de imagens;
    • 2) Java.awt.peer: mapeamento dos componentes AWT para implementações dependentes do sistema de janelas que está sendo utilizado;
  • Java.applet: biblioteca com classes para criação de applets, que são pequenas aplicações que executam uma tarefa específica no sistema. 

Onde a linguagem de programação Java é utilizada?

Agora que você já sabe como a linguagem Java funciona, deve estar se perguntando “será que eu já tive contato com a linguagem Java?”. Provavelmente sim, mas nem sabia. O Java é uma linguagem utilizada para diversos fins e em diversas tecnologias. 

Listamos as sete principais tecnologias onde a linguagem Java é utilizada: 

Computação em Nuvem

A cloud computing ou computação em nuvem é uma tendência que vem se consolidando nos últimos anos. Em síntese, é a hospedagem de recursos de computação, como aplicativos e dados, em data centers que podem ser acessados via internet.

Para melhorar a experiência dos desenvolvedores, a linguagem Java tem frameworks que se adequam ao cloud computing e proporcionam um programa mais leve e dinâmico para os desenvolvedores. 

Big Data

Apesar de não ser uma linguagem tão forte no campo do Big Data, que é um grande banco de dados estruturados e não estruturados, algumas plataformas de software para Big Data utilizam o Java. Por exemplo, o Hadoop e o ElasticSearch.  

Desenvolvimento de aplicativos 

Os diversos recursos e bibliotecas da linguagem Java são muito utilizados para ajudar no desenvolvimento de aplicações em diversas plataformas. Por exemplo, a API do Google Android é programada em Java, assim como algumas aplicações do sistema iOS.

Assim como no desenvolvimento de aplicativos, os recursos do Java facilitam o desenvolvimento de jogos nas mais diversas plataformas. Por exemplo, um dos jogos mais famosos da atualidade, Minecraft, é desenvolvido em Java.  

Blockchain

Java é uma linguagem muito segura e compatível com diversas plataformas. Por isso, é comum que blockchains (bancos de dados distribuídos que utilizam a tecnologia da criptografia) sejam desenvolvidas em Java. Geralmente, os blockchains são utilizados para registrar transações dos usuários e criar contratos inteligentes.  

Menina estuda a linguagem Java
Aprender a linguagem Java requer muita dedicação e estudo.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) é uma tecnologia que busca conectar dispositivos e fazer a troca de informações entre eles. Para que isso de fato aconteça, muitas dessas tecnologias são desenvolvidas em Java, uma vez que é uma linguagem multiplataforma e com grande variedade de APIs que rodam em qualquer sistema. 

Inteligência Artificial

Java é uma das principais linguagens quando falamos em Inteligência Artificial (IA). Com o Java, é possível programar recursos em sistemas web e sistemas móveis. Além disso, plataformas de código aberto, como Weka e TensorFlow, são desenvolvidas em linguagem Java, possibilitando a integração do código-fonte.   

Vantagens e desvantagens da linguagem Java

A linguagem Java tem uma série de vantagens que fazem dela uma das preferidas dos desenvolvedores. Entre as principais vantagens estão:

  • Gratuita;
  • Multiplataforma;
  • Possui uma grande comunidade de usuários, que se ajudam e trocam informações importantes sobre o desenvolvimento em Java.
  • Também é uma plataforma de desenvolvimento.

Apesar das vantagens, o Java também tem alguns pontos negativos. Por exemplo, o processamento numérico, que torna o processamento do código mais lento, os códigos prolixos e a falta de heranças múltiplas nas subclasses dos códigos.  

Como instalar a linguagem Java no computador?

O Java é uma linguagem multiplataforma. Ou seja, ela pode ser executada em diversos sistemas, como Windows, Mac OS X, Linux e até mesmo o Solaris.

Neste artigo, vamos mostrar o passo a passo de como instalar o Java para Windows Online, visto que ele é o sistema operacional mais utilizado no mundo. 

Primeiramente, você deve acessar a página de download do Java e selecionar a opção “Windows Online” para instalar. Além da versão online, existem as versões offline de 32 e 64 bits.

Em seguida, aparecerá na tela a caixa de diálogo para download do arquivo. Basta apartar o botão “Executar” e clicar em “Instalar” para aceitar os termos de licença e dar continuidade à instalação.

Caixa de diálogo para iniciar instalação do Java.
Caixa de diálogo para iniciar instalação | Fonte: Java

Logo em seguida, concluída a instalação, você pode fazer um applet de teste para verificar se o Java está funcionando corretamente. Além disso, o teste serve para verificar os riscos à segurança e eliminar versões desatualizadas do Java do sistema operacional.

Principais variáveis da linguagem de programação Java

Como o Java é uma linguagem de tipagem estática e possui tipos bem definidos, existe uma biblioteca com alguns tipos de dados já definidos. São eles:

  • Byte: um dado leve com valor 8 bits;
  • Char: armazena caracteres de maneira isolada;
  • Short: valor inteiro de 16 bits;
  • Int: valor inteiro de 32 bits;
  • Long: define um valor inteiro de 64 bits;
  • Boolean: armazena os valores true (verdadeiro) e false (falso);
  • Float: armazena valores decimais entre 6 e 7 casas;
  • Double: armazena números de até 15 casas decimais.

Ferramentas para desenvolvimento da linguagem Java

IDEs (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) são softwares que auxiliam o desenvolvedor no processo de criação de uma aplicação e na identificação de bugs nos códigos. No caso do Java, as principais IDEs são: Eclipse, NetBeans e VSCode. 

Abaixo, falaremos de cada IDE e das suas características:

Eclipse

O Eclipse é uma IDE muito utilizada para criação de aplicações Java nas versões desktop e web. Dentre as principais características do Eclipse estão a criação de aplicações gráficas multiplataforma e o uso de SWT (Standard Widget Toolkit). 

NetBeans

NetBeans é uma IDE de código aberto de desenvolvimento de aplicações Java em desktop e web. Ela é conhecida por ser extensível a outras linguagens, como JavaScript e Python, além de ser multiplataforma. 

VSCode

O VSCode é utilizado para editar códigos de desenvolvimento para aplicações web dentro do próprio site. Assim como o Eclipse e o NetBeans, o VSCode é uma IDE multiplataforma. Além disso, ele possui integração com o Git.  

Mercado de trabalho para o desenvolvedor Java

Por ser uma das principais linguagens de back-end e com diversas aplicações, as oportunidades para desenvolvedores Java estão sempre em alta!

Um desenvolvedor Java pode atuar como desenvolvedor web e desenvolvedor de aplicativos. Além disso, ele também pode atuar como analista de testes, consultor e ocupar cargos de liderança em uma equipe. 

Salário 

Segundo o levantamento mais recente do Glassdoor, a média salarial de um desenvolvedor Java no Brasil é de R$ 6.056 mensais. Entretanto, esse valor pode variar entre R$ 3 mil e R$ 10 mil, a depender do nível de senioridade e da região.

Por exemplo, em São Paulo, a maior cidade do país, a média salarial é de R$ 7.430,00. Enquanto isso, em Recife a média salarial é de R$ 4.789,00. 

Como aprender a programar em linguagem Java?

Se você deseja aprender Java, em primeiro lugar você precisa entender a lógica de programação. Em média, esse aprendizado leva cerca de 2 a 3 meses.

Em seguida, você pode começar a se aprofundar na linguagem Java de fato. Para isso, existem bootcamps, cursos livres ou cursos de graduação que oferecem um ensino mais completo. 

Nesse meio tempo em que você estuda Java, é importante também estudar para dominar alguns conceitos, como banco de dados e orientação a objetos. 

Skills necessários para se tornar um desenvolvedor Java

Para atuar como desenvolvedor Java, é preciso ter algumas habilidades. Abaixo, listamos algumas das principais hard e soft skills: 

  • Conhecimento de bibliotecas, ferramentas e frameworks Java;
  • Noções de CSS, HTML e JavaScript;
  • Prática com servidores de banco de dados;
  • Boa comunicação;
  • Organização;
  • Raciocínio lógico. 

Conclusão

Como falamos ao longo deste artigo, a linguagem Java é uma das mais utilizadas e procuradas na área de desenvolvimento, e deve permanecer assim nos próximos anos. Portanto, se você quer começar a aprender a programar em Java para seguir carreira nesta área de programação, essa é a sua oportunidade! 

A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da XP Educação é gratuita e você aprende na prática a desenvolver programas e sistemas em linguagens front-end e back-end, como Java. 

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img