Market timing: o que é? Como funciona? Vale a pena?

Se você é um investidor, provavelmente já ouviu falar na expressão market timing, afinal, a prática é bastante utilizada por quem opera no mercado financeiro.

Seja no mercado de ações, em renda fixa ou qualquer outro tipo de investimento, o objetivo da maioria dos investidores que visam lucros a curto prazo é tentar prever movimentos futuros dos preços.

Por isso, é muito importante entender as variações do mercado, para comprar na baixa e vender na alta em um curto espaço de tempo.

Essa estratégia de tentar adivinhar as mínimas e máximas do mercado para conseguir comprar “na hora certa”, é o que chamamos de market timing.

Inicialmente, ela parece bastante tentadora, mas também pode ser bem inconsistente.

Neste artigo, ajudaremos você a aprofundar os seus conhecimentos sobre essa técnica e a saber como ela pode se enquadrar na sua estratégia de investimento. Aproveite a leitura!

O que é market timing?

Market timing é uma estratégia de compra ou venda de ativos financeiros, fundamentada na previsão do comportamento do seu preço no futuro.

Entre as ferramentas de análises utilizadas para prever esses comportamentos, estão:

  • os estudos de dados econômicos;
  • e os indicadores técnicos, que permitem que o investidor verifique a movimentação do mercado.

Ela pode ser considerada, ainda, o oposto de uma estratégia passiva — na qual os investidores compram títulos e os mantêm por um longo período de tempo, independentemente da volatilidade do mercado.

Entendendo o market timing na prática

O market timing pode ser utilizado como estratégia de investimento de diversas maneiras, a depender do que o investidor pensa que vai acontecer.

Por exemplo, se um determinado investidor notar uma ação sendo negociada a US$ 50 na terça-feira, e sentir que ela vai cair para US $47 no final de semana, ele pode vender a ação ou comprar uma opção de venda que expira na sexta-feira.

Nesse caso, as duas negociações são de baixa, pois dependem da queda do preço das ações para lucrar.

Sendo assim, caso o preço da ação caia abaixo do esperado pelo investidor, ele ganha dinheiro.

Por outro lado, se o preço da ação subir, significa que o timing de mercado do investidor falhou e, consequentemente, ele vai perder dinheiro.

Além disso, é importante sempre destacar que o oposto também funciona.

Ou seja, se um investidor achar que o preço de uma ação vai subir, ele pode entrar em posição comprada ou comprar uma opção de compra que expira no dia em que ele pensa que a subida vai acontecer.

Vale a pena utilizar o market timing?

Tentar prever o que vai acontecer no mercado tem seus pontos positivos e negativos. Veja a seguir as principais vantagens e desvantagens do market timing:

Vantagens

Apesar de apresentar alguns riscos, o market timing pode proporcionar aos investidores um retorno financeiro bastante satisfatório, visto que uma previsão bem sucedida acerca da volatilidade do mercado pode potencializar os resultados.

Isso significa que uma entrada assertiva na bolsa de valores, próxima dos limites de tendência, por exemplo, pode ser a fonte de grandes lucros para o investidor.

Além disso, essa estratégia de investimento ajuda o investidor a minimizar perdas financeiras, uma vez que, por meio de uma análise aprofundada e coerente acerca do mercado, é possível vender os ativos antes que as ações percam valor.

Desvantagens

Por outro lado, a grande desvantagem associada ao market timing, além da necessidade constante de pesquisa e investigação, é a alta volatilidade dos resultados apresentados.

Justamente pelo fato dessa técnica estar associada à constantes mudanças apresentadas pelo mercado, existe a possibilidade do retorno esperado pelos investidores demorar anos para chegar — ou até mesmo nunca acontecer.

Um grande exemplo que confirma esse ponto são as situações de crise. Nesse tipo de cenário, é comum que investidores adeptos ao market timing optem por adquirir muitos ativos, no entanto, pode ser que o retorno esperado por eles venha ocorrer somente após alguns anos.

Apesar disso não necessariamente causar um prejuízo, pode acarretar um custo de oportunidade mal aproveitado, uma vez que o dinheiro que não proporcionou retorno poderia ter sido investido em outros ativos.

Por esse motivo, ao optar por este tipo de estratégia, é extremamente importante que o investidor esteja plenamente seguro de suas decisões e das análises realizadas, de modo que tenha total confiança que o investimento trará retorno.

Críticas ao market timing

O estudo de referência “Ganhos prováveis do Market Timing”, publicado em 1975, no Financial Analyst Journal, por William Sharpe, foi realizado para tentar descobrir a frequência necessária para um timer de mercado ser bem-sucedido, bem como um fundo de índice passivo, rastreando um benchmark.

Ao final do estudo, Sharpe concluiu que o investidor que coloca a estratégia do market timing em prática precisa estar correto em 74% das vezes, para superar a carteira de referência de risco semelhante anualmente.

Já um estudo realizado em 2017 pelo Center of Retirement Research, do Boston College, descobriu que os fundos na data-alvo que buscaram o market timing, apresentaram um desempenho inferior a outros fundos em até 0,14 pontos percentuais, significando uma diferença de 3.8% em 30 anos.

Diante de todas essas informações, é válido reforçar que um investidor deve estar muito seguro do marketing timing para conseguir de fato lucrar com essa estratégia.

E, para obter essa segurança, um dos passos mais importantes é fazer uma análise correta do mercado.

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