Qual o melhor horário para comprar ações e investir na bolsa? 5 dicas

Entre as inúmeras dúvidas que um investidor iniciante em renda variável pode ter, uma delas está relacionada ao melhor horário para comprar ações. Será que isso faz diferença para os resultados?

Saber qual o melhor horário para investir na bolsa impacta na rentabilidade dos investimentos. Mas, quais são as outras questões que devem ser levadas em consideração para não perder o “time”?

Uma vez que a bolsa de valores possui horário para operar, é fundamental conhecer as regras de funcionamento da B3, além de se atentar aos resultados das bolsas internacionais.

Com tudo isso, concluímos que comprar ações e operar na bolsa inclui algumas variáveis para que os investimentos sejam positivos. Quer saber mais? Continue a leitura!

Neste conteúdo, você vai ver:

  • Como funciona o pregão da bolsa?
  • Por que o valor das ações varia durante o dia?
  • 5 dicas para definir o melhor horário para comprar ações

Como funciona o pregão da bolsa?

O primeiro passo para compreender qual o melhor horário para operar na bolsa de valores é conhecer o período de funcionamento do mercado de ações.

Para isso, entendemos que o pregão da bolsa é o período diário destinado à negociação de ações e outros ativos

Ou seja, é o período em que pessoas (físicas ou jurídicas) podem comprar e vender ativos, já que é quando a bolsa está, de fato, aberta.

Os horários podem variar ao longo do ano em situações específicas, como o horário de verão no Brasil, nos Estados Unidos e até mesmo por conta de feriados como o Carnaval. 

Para ter informações mais assertivas sobre isso, vale a pena conferir o próprio site da B3 (bolsa de valores brasileira). Nele, podemos ver:

Fonte: B3

Entenda melhor sobre os horários da bolsa

Assim, os dados mais relevantes que podemos observar em relação ao horário do mercado de ações são:

  • Pregão regular: 10h às 17h55;
  • Cancelamento de ofertas: 9h30 às 9h45 – é permitido cancelar ofertas com validade que foram inseridas em pregões anteriores; 
  • Pré-abertura: 9h45 às 10h – conhecido também como “leilão de abertura”, é o período em que as ordens são inseridas para determinar o preço de abertura do ativo, mas não são fechados negócios nesse horário;
  • Negociação: 10h às 17h55 – compra e vendas de ações e outros ativos;
  • Call de fechamento: 17h55 às 18h (para mercado à vista, fracionário e FIIs) e 17h55 às 18h (para ETFs e Opções) – período em que a B3 realiza o leilão com o objetivo de formar o preço de fechamento dos ativos;
  • After market: 18:25 às 18:55 para cancelamento de ofertas e das 19h às 19h30 para negociação. Entretanto, não são todos os ativos que podem ser negociados durante este período. Para mais informações, confira este ofício circular da B3.

Vale lembrar que essas operações podem ser feitas apenas em dias úteis, de acordo com o calendário federal. 

Pontos para ficar atento

Isso mostra que além do horário de abertura e fechamento, a B3 possui outras questões especiais que podem fazer a diferença no momento de investir. É fundamental atentar-se a alguns pontos.

Por exemplo, o horário de pré-abertura serve apenas para determinar o preço do ativo, mas nenhum negócio pode ser fechado antes das 10h. Já o after market possui restrições específicas, como:

  • ativos de renda fixa privada e opções não estão disponíveis para negociação;
  • há limitação de movimentação de, no máximo, R$ 900 mil por CPF;
  • impossibilidade de negociar ativos com variação superior a 2%.

Ainda assim, é um período interessante para cancelar ordens, corrigir erros e ajustar posições, mesmo após fim do pregão regular.

Quer investir na bolsa, mas não sabe por onde começar? Então, confira o vídeo abaixo, no qual a Clara Sodré, especialista em investimentos, apresenta quatro passos simples para começar a investir em ações:

Por que o valor das ações varia durante o dia?

Como falamos, o mercado de ações sofre influência direta não apenas do mercado externo, mas também de todo o cenário econômico e político internacional. Essas questões podem variar a balança e fazer com que o preço dos ativos flutuem bastante ao longo do dia.

É essa alta volatilidade que faz o mercado de ações oferecer uma boa rentabilidade, ao mesmo tempo que indica um alto risco. Por tudo isso, é essencial que os investidores da bolsa estejam por dentro dos principais assuntos internacionais. 

Essa prática facilita o reconhecimento de boas oportunidades de aplicações e até mesmo ajuda a entender qual a melhor hora para comprar e vender ações.

Por exemplo: durante o primeiro momento do pregão da B3, a bolsa na Europa já está aberta há algumas horas, tornando possível observar a sua movimentação e entender o que é vantajoso.

Definir estratégias tanto para avaliar o mercado internacional quanto para investir na bolsa é uma boa alternativa para cuidar dos seus aportes. Por isso, lembre-se de acompanhar de perto as flutuações do mercado.

< Leia também: Qual o melhor momento para comprar ações? E para vender? />

5 dicas para definir o melhor horário para comprar ações

Agora que você entendeu como funciona o pregão da bolsa e por que o comportamento do mercado varia durante o dia, separamos cinco dicas para entender qual o melhor horário para comprar ações – de acordo com as suas estratégias.

O que isso significa? Para ter uma consistência nos seus investimentos, é importante criar uma rotina em relação às suas aplicações, avaliando como anda o mercado financeiro e até mesmo criando uma janela para suas operações de compra e venda.

Vamos às dicas? Leia até o final e aprenda de uma vez por todas qual a melhor hora para comprar e vender ações de acordo com seus objetivos.

1. Saiba que tipo de investidor você é

Mesmo quando falamos sobre operar no mercado de ações, devemos entender que existem diferentes tipos de investidores e isso pode afetar os horários e até mesmo a maneira em que compram ações e outros ativos.

Então, para definir o melhor horário para comprar ações, é preciso avaliar o seu perfil. Vamos falar um pouco sobre cada um deles.

  • Buy and holder: é o investidor que compra e segura seus ativos por um longo prazo. Normalmente, para esse trader, não existe um período melhor ou pior para investir na bolsa, uma vez que a variação diária não impacta tanto a sua estratégia de longo prazo;
  • Swing trader: tem uma estratégia de curto e médio prazo, podendo variar de alguns dias, semanas ou até mesmo meses. O melhor horário para investir na bolsa, nesse caso, tende a ser na abertura ou no fechamento do mercado, pois é quando se concentra uma grande quantidade de traders;
  • Day trader: são operações fechadas no mesmo pregão, ou seja, durante um dia. Segundo o especialista da Clear Corretora, o melhor horário para comprar e vender ações ocorre em dois momentos. Das 9h às 12h30, quando o trader consegue pegar todo o fluxo do que aconteceu na Europa e Ásia e na abertura das bolsas dos Estados Unidos. Já o segundo é perto do fechamento, das 15h às 17h.

A modalidade de Day Trade no mercado financeiro brasileiro vem crescendo. Conheça os princípios básicos para operar de maneira segura e consciente com um e-book completo! Baixe agora.

< Torne-se um Day Trader de sucesso e faça o curso online: Consistência no Day Trade & Gestão Emocional />

2. Entenda os principais indicadores econômicos

Saber avaliar os principais indicadores econômicos é vital para qualquer tipo de investimento. Isso não seria diferente com a bolsa de valores.

Então, informar-se sobre eles permite um maior conhecimento em relação às movimentações comerciais e econômicas do cenário mundial e seus impactos nos investimentos no país.

3. Avalie o volume de negociações

Ao pensar no melhor horário para comprar ações, é necessário observar o volume de operações que estão sendo realizadas. Isso mostra como o mercado de ações está ativo no momento, sendo possível planejar sua estratégia de maneira mais eficiente.

4. Atente-se ao início e ao fechamento dos pregões

Esses dois períodos são momentos-chave do investimento na bolsa de valores. Isso porque operar durante o fechamento pode maximizar os ganhos para o próximo pregão.

Ao mesmo tempo, no período inicial, os ativos que encerraram o dia em baixa tendem a sofrer modificações. Além disso, como o especialista Igor Rodrigues indica, nos horários próximos ao almoço (entre 12h e 15h), a bolsa tende a perder a liquidez

Por essas questões, é fundamental estar atento ao início e ao fechamento da bolsa e dos melhores horários para comprar ações ou vendê-las.

5. Analise o mercado internacional

Observar o mercado internacional é fundamental para o sucesso das operações na B3. Até mesmo por conta disso, ressalta-se a importância de atentar-se ao período de abertura da bolsa, que corresponde a um horário aproximado da abertura da bolsa dos Estados Unidos.

Confira os horários de abertura e fechamento das bolsas mais importantes no mercado internacional:

> tabela com horários internacionais

Conheça as vantagens de aplicar a análise fundamentalista [Bônus]

Quer entender os indicadores mais usados pelos analistas para entender o mercado? A análise fundamentalista é uma etapa importante para isso. Ela é o estudo da situação financeira, econômica e mercadológica de uma empresa, de modo a avaliar diferentes alternativas de investimento.

Os três critérios analisados para se chegar à conclusão de que as ações de uma determinada empresa são bons investimentos são: análise macroeconômica, análise setorial e análise da empresa.

< Saiba mais neste conteúdo: Análise fundamentalista: o que é? Passo a passo para avaliar as ações />

Como aprender a investir na bolsa de valores de modo eficiente?

Percebeu que com estudo e prática, entender o melhor horário para realizar as operações é algo que acontece naturalmente? Por isso, antes de mais nada, é essencial investir seu tempo e se dedicar a conhecer o mercado de ações.

A boa notícia é que você pode pagar um único valor, por meio de uma assinatura mensal, para acessar vários cursos sobre finanças e investimentos. A plataforma XPE Multi + reúne cursos desde o nível mais básico até o avançado.

Ou seja: mesmo que você seja iniciante, é possível trilhar o aprendizado rumo aos conhecimentos mais avançados e aprofundados!

Veja tudo o que está incluído na plataforma e aprenda a identificar boas oportunidades de investimentos!

Continue Aprendendo

spot_img