Melhor investimento para renda mensal: 5 aplicações para quem quer viver de renda

É possível viver de renda mensal? Confira aqui quatro boas opções de investimentos de renda fixa e variável.

Viver de renda é o sonho de muita gente. Mas, para isso, é necessário encontrar boas alternativas de aplicações, concorda? Logo, se você quer chegar lá, precisará conhecer os melhores investimentos para renda mensal.

Apesar de não existirem fórmulas mágicas que permitam viver de rendimentos, é possível encontrar ativos que gerem renda passiva. Entretanto, é preciso ter cautela, uma vez que nem toda aplicação serve a este propósito.

Mas, então, quais servem? Qual é o investimento com maior rentabilidade mensal? Qual estratégia devo seguir? O que fazer antes de optar pelo melhor investimento para retiradas mensais? 

São tantas dúvidas, não é mesmo? Mas, quando o assunto é dinheiro, é importante sempre ter atenção a cada mínimo detalhe.

Aliás, mais do que isso, é necessário entender que os melhores investimentos com renda mensal nem sempre serão os mesmos para duas pessoas diferentes.

Isso porque, é preciso considerar o perfil de cada investidor, a propensão em correr riscos, as metas de rentabilidade, entre outros aspectos.

A gente sabe que tudo isso é bastante confuso para quem está começando.

Por isso, preparamos este post para aqueles que desejam saber qual é o melhor investimento para renda mensal, quais são as aplicações com maior rendimento hoje e como investir o seu dinheiro para gerar lucro mensalmente. Boa leitura!

5 melhores investimentos para renda mensal

Afinal, qual o melhor investimento para renda mensal hoje?

Separamos cinco opções de investimentos de renda fixa e variável. Assim, é possível encontrar ativos com rendimentos periódicos para diferentes perfis e aproveitar as melhores oportunidades do mercado financeiro.

1. Tesouro direto

O Tesouro Direto foi criado pelo Tesouro Nacional em 2002. Trata-se de títulos de dívida pública emitidos pelo Governo Federal com o objetivo de captar recursos.

Na prática, ao aplicar nesses papéis, o investidor está emprestando dinheiro ao Governo em troca de juros.

Existem diferentes tipos de rentabilidade dentro dos títulos de investimento do Tesouro Direto. Entre eles, há dois que pagam rendimentos mensais: os prefixados e o Tesouro IPCA

Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA é um título híbrido, cujo retorno é composto por uma taxa fixa, mais a variação da inflação.

Assim, nos momentos em que o índice da inflação está em alta, os investimentos atrelados ao IPCA garantem que o dinheiro aplicado não perca valor, mesmo diante do aumento dos preços.

Tesouro Prefixado

O Tesouro Prefixado também é uma boa alternativa entre melhores investimentos para renda mensal. Entretanto, é necessário ficar atento, pois caso o mercado precifique um aumento da Selic, o papel pode ser desvalorizado.

Quer saber mais sobre como investir em renda fixa? Temos um curso completo para quem deseja aproveitar as melhores oportunidades e perder o medo de investir. Nele, você vai ver:

  • principais produtos;
  • marcação a mercado e tributação de RF;
  • como montar uma carteira de investimentos;
  • como investir em renda fixa na prática;
  • e muito mais!

Aproveite a oportunidade para conhecer mais sobre os melhores investimentos para o perfil conservador. Inscreva-se: Renda fixa: Ganhos com Baixo Risco.

Agora, vamos falar um pouco mais sobre os melhores investimentos para retiradas mensais da renda variável. Acompanhe!

2. Fundos Imobiliários (FIIs)

Talvez o melhor investimento para renda mensal atualmente, os Fundos de Investimentos Imobiliários, também conhecido como FIIs, funcionam como uma espécie de “condomínio” de investidores, que aqui são chamados de cotistas.

Eles reúnem seu capital, visando aplicá-lo em conjunto no mercado imobiliário. Então, os ganhos obtidos são repartidos proporcionalmente ao que cada um investiu.

Normalmente, o recurso acumulado é revertido para a construção ou aquisição de novos imóveis, para que, posteriormente, sejam alugados ou arrendados. É desse último processo que os cotistas recebem seu lucro.

Existem FIIs que pagam dividendos, que é uma das principais maneiras de investir no mercado imobiliário sem precisar comprar o imóvel.

Entretanto, é necessário escolher um bom fundo imobiliário para que o investimento com renda mensal realmente valha a pena, gerando o lucro esperado.

Quer entender melhor o que são e como funcionam os fundos imobiliários? No vídeo abaixo, Clara Sodré tira as principais dúvidas sobre o assunto. Aperte o play e confira!

3. Ações que pagam dividendos

Aplicar em ações na bolsa de valores é uma das principais maneiras de ter investimentos com maior rentabilidade mensal.

Isso porque, quem compra uma ação, adquire parte de uma empresa. Logo, passa a ter direito sobre uma fração de seus ganhos. Assim, se essa organização cresce, suas ações valorizam, aumentando também os lucros do seu investimento.

Contudo, não é apenas com a expansão das companhias que se ganha dinheiro na bolsa. Você também pode lucrar por meio dos dividendos.

Como funcionam os lucros mensais com dividendos na bolsa?

O que ocorre é o seguinte: empresas que encerram o ano positivas distribuem parte desses ganhos entre seus acionistas na forma de dividendos. Ou seja, se você possui ações dessa companhia, tem direito a receber parte de seu lucro.

Porém, cada organização possui datas específicas para isso, podendo ser mensal, semestral ou anualmente.

Mas, atenção! Para evitar prejuízos, é importante optar por empresas mais consolidadas no mercado, e até mesmo fazer uma análise fundamentalista, que consiste em um estudo aprofundado sobre o histórico da empresa, sua saúde financeira, a situação do setor em que atua, momento do mercado, etc. 

Por se tratar de uma aplicação suscetível a maior volatilidade, esse tipo de investimento com maior rentabilidade mensal é indicado para quem possui boa tolerância a riscos. Ou seja, pessoas que tenham um perfil mais arrojado.

< Quer conhecer as melhores opções da bolsa para renda mensal? Confira este post: Ações que mais pagam dividendos: lista completa 2022! />

4. Previdência privada

Por fim, quando pensamos nos melhores investimentos para renda mensal, outra alternativa é a previdência privada.

Esse é um tipo de investimento pensado para médio e longo prazo, cujo objetivo é justamente promover uma fonte de renda passiva para o beneficiário.

Inclusive, o mais comum é que o investimento em previdência privada seja feito pensando na aposentadoria, como forma de complementar o benefício pago pelo INSS. Todavia, essa aplicação também pode ser feita com foco em outras metas.

O importante é entender como ela funciona: o investidor paga uma quantia mensalmente por determinado período. Ao fim, há a possibilidade de receber todo o dinheiro de uma só vez, ou então, mensalmente.

< Se o seu objetivo é se preparar para o futuro, temos o curso ideal para você: Previdência e Planejamento: Turbinando a sua Aposentadoria. />

5. Debêntures incentivadas

Outro bom investimento para gerar renda com retiradas mensais são as debêntures incentivadas.

Vale mencionar que debêntures são títulos de dívida corporativa emitidos por empresas. Na prática, essa aplicação funciona de forma semelhante ao Tesouro Direto, com a diferença de que aqui você empresta dinheiro para companhias privadas em troca de uma remuneração em forma de juros.

Neste caso, por se tratar de empresas importantes para o desenvolvimento do país, ligadas ao setor de infraestrutura, elas recebem um incentivo do Governo. Por isso, são isentas de Imposto de Renda — inclusive, é daí que vem o nome: incentivadas.

Contudo, a frequência de remuneração desses títulos pode variar, podendo gerar renda mensal, semestral e até mesmo anual. Logo, é importante prestar atenção ao fazer a aplicação.

O que fazer antes de escolher o melhor investimento para retiradas mensais?

Entender qual o melhor rendimento mensal hoje não é o suficiente para quem quer fazer boas escolhas e, finalmente, realizar o sonho de viver de renda

Outras dicas fundamentais para ter sucesso nesta empreitada, são:

  1. ter um planejamento financeiro eficiente;
  2. definir e entender o seu perfil de investidor;
  3. diversificar sua carteira;
  4. contar com uma boa corretora.

Quer saber mais sobre cada um desses assuntos? Confira os conteúdos exclusivos da XP Educação:

Além disso, é importante destacar que investir em conhecimento é sempre o melhor caminho. E isso é algo que a XP Educação se orgulha em oferecer.

Da escola de educação financeira, passando pelo empreendedorismo, trading até o domínio completo do mercado de investimentos, tudo está ao seu alcance.

São diversos cursos práticos e acessíveis, criados por quem realmente entende do assunto.

E para te ajudar a encontrar o conteúdo certo para seu perfil e objetivo financeiro, temos o XPE Multi+, nossa plataforma de assinatura, que dá acesso a todos os nossos cursos rápidos de finanças para você experimentar novos horizontes.

Acesse e experimente de graça por 15 dias: XP Educação Multi Mais.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos e familiares. Assim, todos ficam sabendo onde e como investir para ter renda mensal, e ficam por dentro das melhores aplicações para quem quer realizar o sonho de viver de renda.

Continue Aprendendo

spot_img