18 melhores livros sobre investimentos para iniciantes, intermediários e experientes

Livros de investimentos são valiosas fontes de conhecimento para quem deseja aprender a cuidar melhor do próprio dinheiro e tomar as melhores decisões para investir de forma assertiva e, assim, alcançar seus objetivos financeiros.

Independentemente de sua experiência no mundo dos investimentos, a literatura é capaz de te oferecer grandes ensinamentos para que possa investir de maneira mais inteligente e potencializar seus ganhos.

Pensando nisso, elaboramos aqui uma lista com 18 dos melhores livros sobre investimentos para quem está começando, quem já sabe um pouco mais sobre esse mundo e para quem já é experiente e investe há mais tempo:

  1. Como organizar sua vida financeira – Gustavo Cerbasi;
  2. Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker;
  3. Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki;
  4. Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho – Thiago Nigro;
  5. Os Grandes Investidores – Glen Arnold;
  6. O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason;
  7. Os Axiomas de Zurique – Max Gunther;
  8. Investimentos: Segredos de Soros e Warren Buffett – Mark Tier;
  9. Interpretação das Demonstrações Financeiras – Benjamin Graham;
  10. Conversas com Gestores de Ações Brasileiras – Luciana Seabra;
  11. Investimentos inteligentes – Gustavo Cerbasi;
  12. Crash: Uma Breve História da Economia – Alexandre Versignassi;
  13. Os Ensaios de Warren Buffett – Warren Buffett;
  14. O jeito Warren Buffett de investir– Hagstrom;
  15. Ações Comuns Lucros Extraordinários – Philip Fisher;
  16. The Intelligent Asset Allocator – William Bernstein;
  17. The Outsiders – William Thorndike Jr;
  18. Security Analysis – Benjamin Graham.

Continue a leitura!

Por que ler livros sobre economia e investimentos?

Se você quer obter resultados mais consistentes em suas aplicações financeiras, é extremamente importante estar em busca constante por conhecimentos, uma vez que eles irão servir de base para suas futuras decisões sobre como e onde investir seu dinheiro.

No geral, livros para investidores iniciantes abordam desde os conceitos básicos da educação financeira até os primeiros passos que uma pessoa pode dar nesse mundo, para que possa entender os mecanismos importantes e gerar rendimentos de acordo com o seu perfil.

Os livros para investidores intermediários geralmente apresentam lições de grandes personalidades, os quais costumam indicar caminhos a serem explorados para aqueles que desejam chegar ao próximo nível.

Por fim, livros para investidores experientes trazem conteúdos mais complexos e desafiadores. Logo, são ideais para quem quer entender, em detalhes, os riscos de investimentos arrojados, o funcionamento do mercado de ações e outros temas similares.

< Confira também: Como fazer análise de investimentos? Prós e contras de um produto financeiro />

Melhores livros sobre investimentos para iniciantes

Como falado, as obras para iniciantes abordam temas mais básicos, desde a educação financeira até uma forma descomplicada de começar a montar sua carteira.

Esse tipo de leitura ajuda quem está dando seus primeiros passos no mundo dos investimentos a ter mais segurança e embasamento na tomada de decisões. 

Dessa forma, temos 6 dicas de livros de investimento para iniciantes. Confira:

1. Como organizar sua vida financeira – Gustavo Cerbasi

Por meio de uma linguagem simples e acessível, o autor Gustavo Cerbasi aborda nesta obra as melhores ferramentas de gerenciamento do dinheiro.

A intenção é prestar uma espécie de consultoria financeira, ajudando você a diagnosticar a situação atual e oferecendo orientações para melhorá-la.

Dessa forma, você consegue adquirir um autoconhecimento e inteligência dentro do próprio orçamento caseiro/familiar ao colocar em prática as dicas de como controlar e lidar com as despesas.

O livro “Como Organizar Sua Vida Financeira” pode ser encontrado em versão física e para Kindle.

2 – Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Melhores livros sobre investimentos

Encabeçando a nossa lista de livros sobre investimentos para iniciantes, “Os Segredos da Mente Milionária” elenca 17 comportamentos que podem te ajudar a transformar sua vida financeira para a melhor.

O autor busca derrubar mitos sobre os conceitos de riqueza e dificuldade financeira, mostrando o que realmente influencia as suas chances de sucesso e melhorando a percepção que temos em relação ao dinheiro como forma de adquirir prazer, liberdade e recompensa.

3 – Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki

Pai Rico, Pai Pobre” é leitura obrigatória para quem está começando a investir. Robert T. Kiyosaki compartilha suas experiências pessoais para inspirar os leitores a se educarem financeiramente e transmitir esses conhecimentos para seus filhos.

A ideia principal do livro é mostrar como a relação com o dinheiro não faz parte dos ensinamentos que costumamos passar de uma geração para a outra. Além de apresentar o problema, ele tenta instruir o leitor a mudar essa postura, tanto para sua vida quanto daqueles ao seu redor

4 – Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho – Thiago Nigro

Best-seller brasileiro, “Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho” mostra como é possível enriquecer e atingir a independência financeira gastando melhor, investindo melhor e ganhando mais.

Nesse livro, Thiago Nigro, o Primo Rico, ensina os pilares da independência financeira, mostrando com dados e conhecimento como todos que estão dispostos podem mudar sua realidade e gerar riqueza por meio de investimentos.

5 – Os Grandes Investidores – Glen Arnold

Como grandes nomes do mundo dos investimentos construíram suas fortunas? Em “Os Grandes Investidores”, Glen Arnold mostra as estratégias de Warren Buffett, George Soros, Anthony Bolton, Philip Fisher e outros para acumular riqueza.

É uma boa forma de mostrar como a metodologia de investidores renomados pode ser aplicada até mesmo para carteiras mais simples de quem está iniciando sua jornada nessa área. 

Na prática, o livro faz a ponte entre esses diferentes momentos e mostra os elementos mais importantes das estratégias que fizeram a fama dessas personalidades.

6 –  O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason

Melhores livros sobre investimentos

Encerrando a lista de livros sobre investimentos para iniciantes, “O Homem Mais Rico da Babilônia” mostra os caminhos que pessoas comuns podem tomar para construírem sua riqueza, revelando os segredos dos babilônios.

Esse é um grande clássico, cheio de segredos dos antigos habitantes de uma das cidades mais famosas da história humana, que traz diversos métodos de como solucionar problemas financeiros e acumular riqueza.

Melhores livros para investidores intermediários

Os melhores livros para investidores intermediários são aqueles que trazem lições e conceitos que levam suas carteiras para o próximo nível, otimizando cada vez mais os seus rendimentos. Veja nossas sugestões:

7 –  Os Axiomas de Zurique – Max Gunther

Melhores livros investimentos

Para quem já possui um conhecimento razoável sobre investimentos, “Os Axiomas de Zurique” para entender sobre gestão de riscos em diferentes tipos de aplicação.

Ele aborda com detalhes o sistema bancário suiço, que é um dos mais ricos e favorito por milionários do mundo todo. O autor ajuda a revelar os segredos desses investidores e mostra como as regras que eles seguem podem facilitar as especulações que colocamos em prática por aqui.

8 – Investimentos: Segredos de Soros e Warren Buffett – Mark Tier

Nesta obra de Mark Tier, você vai conhecer os hábitos e segredos de George Soros e Warren Buffett, dois dos mais bem sucedidos investidores do mundo, que os levaram a acumular suas fortunas.

É uma leitura interessante para mostrar como diferentes estratégias de investimento foram praticadas para começar do zero e chegar até a uma riqueza medida em bilhões.

9 – Interpretação das Demonstrações Financeiras – Benjamin Graham

Melhor livro de investimentos

Com foco maior em aspectos técnicos sobre finanças, “Interpretação das Demonstrações Financeiras” mostra como analisar a contabilidade e o balanço de empresas antes de investir nelas.

É um guia atemporal para quem se interessa por investimentos, que mostra como é possível entender o mercado e usar esse conhecimento para definir aplicações mais assertivas ao cenário que tem à sua frente.

10 – Conversas com Gestores de Ações Brasileiras – Luciana Seabra

Em “Conversas com Gestores de Ações Brasileiros”, Luciana Seabra traz um compilado de entrevistas com gestores e investidores de sucesso que compartilham seus processos de análise e tomada de decisão.

O foco deste livro é mostrar como os grandes nomes do mercado financeiro nacional tomam suas decisões e usam os mecanismos da bolsa de valores para gerenciar suas fortunas.

11. Investimentos Inteligentes – Gustavo Cerbasi

Esse livro sobre investimento de Gustavo Cerbasi promove a explicação de investimentos como:

  • Renda fixa;
  • Fundos;
  • Planos de previdência;
  • Ações;
  • Imóveis.

O foco é levar os melhores investimentos do mercado de acordo com aquele mais alinhado aos objetivos e necessidade de cada um.

É assim que qualquer pessoa pode alcançar a independência financeira ou mesmo chegar ao primeiro milhão, a partir do momento que souber investir seu dinheiro de forma inteligente.

12 – Crash: Uma Breve História da Economia – Alexandre Versignassi

O livro de Alexandre Versignassi faz um apanhado dos mais de 12 mil anos de história econômica e explica conceitos como ciclos da economia, inflação, câmbio, ativos do mercado financeiros e muito mais.

É uma leitura que traça paralelos históricos e mostra como o dinheiro é um mecanismo extremamente engenhoso, abstrato e poderoso.

< Leia também: Saiba quais são as principais estratégias de investimento e como usá-las a seu favor/>

Melhores livros para investidores mais experientes

13 – Os Ensaios de Warren Buffett – Warren Buffett

Agora falando sobre os melhores livros para investidores com mais experiência, “Os Ensaios de Warren Buffett” trata de temas mais complexos, como ações ordinárias, fusões empresariais e aquisições.

Esse livro aborda os princípios da análise fundamentalista e mostra como eles ainda são eficazes para o direcionamento das práticas de investimento que adotamos no mercado atual.

14. O jeito Warren Buffett de investir– Hagstrom

De maneira mais detalhada, Hagstrom apresenta o pensamento e a filosofia do homem que ficou bilionário usando ferramentas disponíveis para qualquer um.

Então, se você deseja descobrir respostas para perguntas como “como ele se tornou tão bem-sucedido com a compra de ações e empresas?” e “que ensinamentos ele pode oferecer a quem pretende investir na Bolsa”, “O Jeito Warren Buffett de Investir é o livro indicado para você.

< Quer saber mais sobre esse grande investidor? Então leia também: Tudo sobre Warren Buffett: da trajetória as melhores frases />

15 –  Ações Comuns Lucros Extraordinários – Philip Fisher

Philip Fisher, outro expoente do mercado financeiro, conta em “Ações Comuns Lucros Extraordinários” como tomar as melhores decisões na compra de ações.

É um compilado de conhecimentos e metodologias aplicadas por um dos maiores gênios do mundo dos investimentos no mercado de ações, publicado originalmente em 1958, mas que se mantém relevante até os dias atuais.

16 – The Intelligent Asset Allocator – William Bernstein

The Intelligent Asset Allocator” mostra como você pode diversificar sua carteira de investimentos ponderando melhor os riscos de cada aplicação.

Ele traz as principais estratégias utilizadas por William Bernstein, um investidor autodidata de renome, que explica de maneira objetiva como criar um portfólio de investimentos feito sob medida para resultados de longo prazo.

17 – The Outsiders – William Thorndike Jr

Em “The Outsiders”, você vai aprender a como analisar o desempenho de empresas listadas na bolsa de valores e como isso pode influenciar o rendimento das sua carteira.

Esse livro faz parte da lista de leituras recomendadas por Warren Buffett, trazendo uma compreensão ampla sobre CEOs que atingiram alto nível de excelência na alocação de capital.

18 –  Security Analysis – Benjamin Graham

Benjamin Graham explica em “Security Analysis” as principais técnicas de diversificação dos seus ativos e como é feita a precificação das ações de uma empresa.

É um dos livros mais influentes para quem estuda o mercado financeiro, trazendo insights valiosos e atemporais que podem ser aplicados em qualquer mercado, qualquer país e qualquer tipo de ativo.

Conhecimento nunca é demais

Do iniciante ao experiente, todo investidor pode e deve continuar aprendendo para se manter atualizado e engajado com as estratégias que moldam nossa economia. Assim finalizamos a nossa lista com os melhores livros sobre investimentos, classificados de acordo com o nível de experiência de cada investidor. 

Todo conhecimento é válido para quem está disposto e essas sugestões são apenas o começo para quem deseja obter sucesso nessa carreira.

Gosta de aprender e quer se especializar no assunto? Então a Faculdade XP Educação tem uma dica bônus. Em nossa plataforma, você encontra diversas opções de especialização em Finanças, ideais para quem deseja aproveitar seu talento e conjunto de habilidades para seguir carreira nesse mercado.

Confira as opções de pós-graduação selecionadas especialmente para o seu perfil:

Escolha a alternativa que mais combina com seu perfil e faça já sua matrícula!

Continue Aprendendo

spot_img