Mercado futuro de ações: o que é e como funciona?

Saber o que é o mercado futuro de ações é perceber a importância de ter rendimento com ativos a longo prazo. Diante das incertezas da economia, os contratos prévios de ações proporcionam mais chances de conquistar lucros vantajosos e de diminuir as frustrações das oscilações.

Antes de mais nada, investir no mercado futuro de ações é relativamente simples em comparação à compra de ações, pois aqui, independentemente se você ganha ou perde dinheiro, é algo previsto antes do acontecimento.

Mas como funciona o mercado futuro? Além do passo a passo, neste artigo explicaremos o conceito e as vantagens. Gostou da ideia? Então, fique com a gente!

O que é o mercado futuro de ações?

O mercado futuro de ações é um acordo de negociação de determinado ativo em que se fixa um valor no presente para liquidá-lo no futuro. Neste caso, aumentam-se as expectativas sobre o preço de um papel em data predeterminada.

O lado positivo é que o investidor não precisa comprar a ação propriamente dita. Aqui o interesse é apenas sobre a expectativa do preço do papel, portanto, o investidor dispõe de uma garantia para realizar a operação, como, por exemplo, outros tipos de contratos, CDB ou outros ativos.

Como funciona o mercado futuro?

Em primeiro lugar, se você deseja aplicar seu dinheiro no mercado futuro de ações, saiba que nem todas as empresas estão disponíveis para negociação. 

Até o momento são 12 companhias aprovadas com segmentos diferenciados. São elas: 

  • Via Varejo (comércio varejista); 
  • Kroton (educação); 
  • CEMIG (energia); 
  • CCR (rodovias e mobilidade urbana); 
  • B3, Cielo e Porto Seguro (financeiro); 
  • Vale (mineração); 
  • Petrobras (petróleo, gás e combustível em geral); 
  • Grupo Pão de Açúcar (supermercados); 
  • Usiminas (siderurgia).

Todavia, a cotação dos papéis no mercado futuro de ações acontece por meio de pontos equivalentes a R$1, com variações de R$0,01. Ou seja, se você tem um papel cotado a 25 pontos, a sua oscilação positiva lhe renderá 25,01; negativamente, seu índice ficará em 24,99.

Outras duas modalidades de negociações podem ser feitas no mercado futuro de ações: day trade e swing trade. O primeiro é quando as entradas e saídas de ativos iniciam e finalizam no mesmo dia, enquanto as operações da segunda são mais longas, com encerramento, no mínimo, um dia após a abertura de posição.

Vale mencionar que os contratos no mercado futuro sofrem ajustes diários nos preços, o que significa que o investidor que mantém sua posição em aberto poderá receber ou pagar em sua conta-corrente a diferença do preço de ajuste diário.

>>> Leia também: Veja os melhores truques para poupar dinheiro

Quais são as características do mercado futuro de ações?

Para entrar no ramo do investimentos futuros de ações, é necessário entender algumas regras e termos básicos. São eles:

Código de negociação

Na hora de comprar ou vender ações, o investidor deve vincular o código de negociação da empresa na bolsa de valores, o que representa a quantidade acordada, o envio de ordem, entre outros elementos.

Nos contatos futuros, entende-se da seguinte forma:

  • mês de vencimento da série;
  • ano de vencimento da série;
  • tipo ou classe do papel representados pelas letras P (Preferencial) e O (Ordinária).

Outro ponto é que os contratos vencem mensalmente, sempre na terceira segunda-feira, correspondentes por uma letra específica: Janeiro: F; Fevereiro: G; Março: H; Abril: J; Maio: K; Junho: M; Julho: N; Agosto: Q; Setembro: U; Outubro: V; Novembro: X; Dezembro: Z.

Quer um exemplo prático? Digamos que você vai realizar um contrato futuro de ações ordinárias da Petrobras com o código PETROG21, isso mostra que o vencimento ocorreria em fevereiro de 2021. Entendido?

Liquidação dos contratos futuros

A liquidação de um contrato de mercado futuro não é feita com a entrega de um ativo físico, e sim, exclusivamente de forma financeira. O preço da liquidação de uma ação é divulgado pela B3 e creditado ou debitado um dia após à data do vencimento, ou da zeragem de posições antecipadas pelo investidor.

A apuração do valor de liquidação é feita de acordo com a fórmula VL= P x M, que correspondem:

P = Preço da liquidação em pontos;

VL = Valor da liquidação em reais;

M = Valor, em reais, de cada ponto da ação

Tamanho do contrato e lote padrão

Tenha em mente que o tamanho de cada contrato é referente a 1 ação, com lote mínimo de 100 contratos, ou seja, o investidor só pode negociar múltiplos de 100 contratos no mercado futuro de ações.

Quer dar os primeiros passos no mundo dos investimentos? Aproveite o nosso curso com materiais exclusivos pra você

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

Quais são as principais vantagens do mercado futuro de ações?

Agora que você já sabe o que é mercado futuro de ações, fica mais fácil perceber porque vale a pena investir em um segmento a longo prazo. Para consolidar a importância, separamos os principais pontos positivos. Confira:

  • Facilidade – As transações são feitas exclusivamente na Bolsa de Valores e de forma online, ou seja, fácil e rápido;
  • Alavancagem – Nesse formato, qualquer investidor, conservador ou mais experiente, pode movimentar valores acima do que possui na conta, mas é importante ter uma garantia para arcar com prejuízos em caso de perdas;
  • Liquidez – Na liquidez é possível resgatar o dinheiro investido a qualquer instante, mesmo com o contrato em andamento.

Veja este vídeo e saiba como se tornar um investidor de sucesso:

Como fortalecer seu investimento no mercado futuro?

Investir no mercado é uma opção tentadora, mas requer um  conhecimento por conta dos detalhes que envolvem o processo de negociação. Por exemplo, antes de assinar o contrato, é fundamental observar as taxas envolvidas, pois elas podem se tornar elevadas e, consequentemente, reduzir suas possibilidades de ganhos.

Mas como esse tipo de investimento não é um bicho de sete cabeças, a Xpeed recomenda o curso Aprenda a investir na Bolsa de Valores, de Leandro Rassier, para aprofundar seu nível de aprendizado.

No treinamento você terá conceitos essenciais para investir em ações de uma vez por todas, aprendendo os agentes econômicos que impactam na economia, e criando uma proximidade com o mercado futuro. Vamos começar? O primeiro passo é clicar no banner abaixo!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

 

Continue Aprendendo

spot_img