Metaverso: tudo que você precisa saber sobre o novo mundo virtual

O metaverso chegou para revolucionar o cotidiano das pessoas e o mercado das tecnologias digitais

Jogos como The Sims, Habbo, Pokémon Go, Roblox, Fortnite e Minecraft podem ser familiares a pessoas de gerações diferentes. Apesar de fazerem parte de décadas distintas, eles têm algo em comum: o metaverso.

O termo, que passou a fazer sucesso no fim de 2021, está provando que vai muito além dos jogos de hiper-realidade. O metaverso chega para romper com as barreiras do universo digital e promover uma verdadeira revolução no cotidiano das pessoas, empresas e marcas.

Se você trabalha na área de Tecnologia ou quer se especializar no segmento, precisa saber mais sobre este novo mundo que está sendo construído agora! Para isso, continue com a sua leitura e saiba mais sobre o metaverso.

O que é metaverso?

Metaverso é um ambiente virtual compartilhado, hiper-realista e imersivo. Nele, os usuários podem interagir entre si e com outros elementos.

Para que a interação ocorra, as pessoas precisam utilizar avatares – que funcionam como nos jogos que mencionamos logo no começo deste conteúdo.

Então, os usuários estarão em um ambiente totalmente digital, comunicando-se, realizando as suas tarefas e fazendo compras de maneira online.

Em resumo, a gente pode dizer que o metaverso é a evolução da internet como a conhecemos hoje.

Como ele surgiu?

O termo metaverso foi utilizado pela primeira vez em 1992, no livro de ficção científica “Snow Crash”, do autor Neal Stephenson. 

A obra retrata a vida de um entregador de pizzas que, no metaverse, transforma-se em um hacker samurai. Desde então, o conceito foi replicado em outros livros e estudos.

Mais recentemente, Mark Zuckerberg, fundador da rede social Facebook, elevou o tema a outro nível de interesse público.

Veja abaixo os detalhes da evolução do metaverso!

Primeiras tentativas

A imersão virtual deu seus primeiros passos em jogos realistas como o Second Life, criado por Liden Lab. No início da década de 2000, o game permitia aos usuários a experiência de simulação da vida real em um ambiente digital. 

Os avatares criados pelos jogadores poderiam comprar imóveis e pagar por eles com as moedas que ganhavam em empregos virtuais, por exemplo.

Apesar de o jogo ainda existir, ele não se firmou como uma tecnologia revolucionária devido, em parte, à inexistência de uma economia digital forte à época.

Hoje em dia, já estamos caminhando para a digitalização mais avançada dos sistemas econômicos – com as criptomoedas, blockchain e carteiras digitais, entre outros.

Então, as realidades do metaverso têm chances de se difundirem com mais rapidez e robustez com as tecnologias atuais.

Facebook Inc vs Meta

Em outubro de 2021, Zuckerberg informou que a empresa Facebook passaria a ser chamada de Meta – em referência ao metaverse

De acordo com a companhia, “o metaverso é o próximo passo na jornada de conexões sociais” e, para isso, ela vem se empenhando em desenvolver e estimular tecnologias que tornem possível o universo digital hiper-realista.
A partir do anúncio, a Meta passou a aplicar os seus esforços no metaverso com investimentos em tecnologias e widgets – como óculos inteligentes, por exemplo.

Como o Metaverso funciona?

Ainda que esteja cada vez mais próximo dos nossos dias, o metaverso ainda é um pouco abstrato para ser compreendido.

Segundo a Meta, “nos espaços em 3D do metaverso, você poderá interagir, aprender, colaborar e jogar muito além do que podemos imaginar”. 

A ideia é que haja interação entre os avatares, com diálogos e o compartilhamento de espaços digitais. Será possível, por exemplo, reunir amigos para irem a uma sessão de cinema virtual.

Além disso, a expectativa é que os ambientes imersivos permitam o trabalho e o estudo colaborativo. Dessa forma, o home office e o ensino à distância poderão ser elevados a outro nível.

As experiências de compra também serão impactadas com o metaverso, aumentando significativamente as possibilidades das empresas e dos seus clientes.

Confira este exemplo de metaverse aplicado pelo Walmart, uma das maiores gigantes do setor de varejo no mundo.

mulher imersa no metaverso por óculos VR

Tecnologias envolvidas no Metaverso

O avanço das tecnologias é fundamental para que o metaverse seja implementado. Como vimos, alguns recursos e equipamentos são necessários para que a internet possa proporcionar conexões mais profundas entre os seus usuários.

A rede 5G, por exemplo, auxilia no aumento da velocidade e da estabilidade da web. Com previsão de ser implementada até 2025 no Brasil, a internet ultra rápida vai colaborar na integração do país ao metaverso.

Além da conexão, outras tecnologias são importantes para o universo digital de imersão. Por isso, fizemos uma seleção especial sobre o assunto!

Realidade Aumentada (AR)

Sabe aqueles filtros de Tik Tok e Instagram que interagem com rostos humanos e de animais? Esse é um exemplo de realidade aumentada.

A Augmented Reality (AR) expande o campo de atuação das tecnologias fazendo com que elementos virtuais sejam sobrepostos à nossa visão da realidade.

Realidade Virtual (RV)

A realidade virtual, por outro lado, possibilita a sensação de imersão dos usuários em espaços digitais construídos com recursos gráficos 3D ou imagens 360º. 

Com o auxílio de óculos inteligentes, por exemplo, as pessoas são imersas em ambientes virtuais e podem interagir entre si e/ou com outros elementos do local.

Blockchain

De maneira simples, podemos dizer que o blockchain é um bloco de elos digitais que permite o rastreamento e a troca de informações pela internet. A tecnologia possibilitou, entre outras ações, a criação do Bitcoin e das demais criptomoedas.

No metaverso, o blockchain é um importante aliado para a formação de uma economia digital forte, confiável e segura.

Criptomoedas

Ethereum, Binance Coin, Cardano, Tether, Solana, XRP, Polkadot, Dogecoin, USD Coin, além do famoso Bitcoin são exemplos de ciber moedas que circulam pela web.

Sem dependência de bancos ou governos, elas são criadas e utilizadas no universo online (em alguns casos, podem ser usadas no mundo “físico” também).

O amplo desenvolvimento das criptomoedas nos últimos anos é outro elemento que colabora para que o metaverso se expanda em possibilidades.

Pagamentos, recebimentos e outras transações financeiras podem ser feitos de maneira mais rápida no metaverse com a utilização das moedas digitais.

NFTs

A tecnologia mais famosa da vez são os NFTs. A sigla é utilizada para o termo “Non-Fungible Tokens”, que pode ser traduzido como “Tokens não Fungíveis”.

Eles são cripto ativos colecionáveis que existem desde 2012. Atualmente, o NFT é bastante utilizado para negociar trabalhos artísticos, peças em jogos, música, entre outros.

Assim, o NFT se tornou um item relevante para o metaverso por permitir a negociação de itens virtuais.

moedas de bitcoin douradas

Como o Metaverso vai transformar a internet

De acordo com Gartner, empresa de consultoria, 25% das pessoas vão passar ao menos 1 hora por dia no metaverso para trabalho, compras, educação, social ou entretenimento até o ano de 2026.

Então, a experiência dos usuários nos sites, aplicativos e em outros produtos digitais mudará drasticamente.

Para Marty Resnick, vice-presidente de pesquisa da Gartner, “os fornecedores já estão criando maneiras de os usuários replicarem suas vidas nos mundos digitais”.

Nesse sentido, não apenas a internet será transformada, mas provavelmente toda a dinâmica do mercado global.

Metaverso é a nova aposta dos mercados de tecnologia

Como vimos, os nossos dias podem mudar bastante nos próximos anos com a evolução da web. Na tecnologia, os impactos da imersão digital podem ser ainda mais significativos; então, gigantes da área já começam a fazer seus investimentos.

A Microsoft, por exemplo, criou o seu metaverse voltado para o universo empresarial – chamado de Microsoft Mesh. Nele, equipes poderão fazer reuniões virtuais utilizando avatares em 3D e com a possibilidade de interação com planilhas e apresentações, entre outros recursos.

Já a Nike, famosa pelos calçados tecnológicos, comprou a Artifact Studios, startup que cria itens digitais baseados em realidade aumentada – segundo a Forbes. Além disso, a marca criou a Nikeland, uma espécie de plataforma de interatividade dentro do universo do jogo Roblox. 

Assim, empresas de diferentes segmentos estão adotando o metaverso em suas estratégias de negócios.

Importância da tendência do Metaverso

A internet já é uma realidade presente em nossas rotinas pessoais e profissionais, além de fazer parte do dia a dia das empresas mundo afora, certo? O metaverso, a evolução da web que conhecemos hoje, em breve também se tornará uma realidade comum.

Reuniões, aulas, compras, entretenimento e outras atividades rotineiras serão fortemente impactadas pelas novas possibilidades que o metaverso oferece. Assim, o universo imersivo vai revolucionar as conexões humanas, levando-as cada vez mais para a internet.

Por que é importante aprender sobre transformação digital

Como você pode conferir, o metaverse vai mudar muito do que conhecemos atualmente. Por isso, é preciso estar preparado para as mudanças que vão acontecer e para aquelas que já estão acontecendo com a transformação digital.

Além do universo hiper-realista, que engloba Big Data e Inteligência Artificial, outras tecnologias vão revolucionar a maneira como estudamos, trabalhamos, nos divertimos, nos relacionamos e realizamos nossas tarefas.

Dessa maneira, para ter um bom posicionamento no mercado, é necessário aprender e se atualizar sobre a transformação digital.

Para isso, separamos alguns conteúdos para complementar e aprimorar seu conhecimento no ramo. Até a próxima leitura!

Continue Aprendendo

spot_img