Imagine um termômetro utilizado para medir a temperatura corporal de um indivíduo preocupado com sua saúde. É esse o papel das métricas em uma análise de dados para avaliar o desempenho de um negócio.
As métricas permitem que o profissional que trabalha com análise de dados identifique tendências, tome decisões e ajuste estratégias a fim de melhorar a performance e garantir se os objetivos da organização foram alcançados ou não.
Neste artigo, vamos apresentar as principais métricas que um profissional de dados pode analisar em diversas áreas de atuação. Confira!
Métricas de Negócio
São indicadores que avaliam os objetivos operacionais e financeiros de uma empresa, como, por exemplo:
- Receita total: Quanto dinheiro a empresa recebeu em um determinado período;
- Lucro líquido: O dinheiro que sobra após subtrair todas as despesas da receita total;
- Custo por aquisição de cliente (CAC): O custo médio que uma empresa gasta para adquirir um novo cliente, considerando todas as despesas de vendas e marketing;
- Lifetime Value (LTV): O conceito que pode ser traduzido como “valor do tempo de vida”, é uma métrica que estima o valor total que um cliente contribuirá para a empresa ao longo de seu relacionamento, considerando tanto as receitas geradas quanto os custos associados ao atendimento deste cliente.
Métricas de Engajamento do Usuário
Analisam o envolvimento e a interação dos usuários com produtos ou serviços.
- Taxa de conversão: A porcentagem de usuários que realizam uma determinada ação, como efetuar uma compra em um site;
- Tempo médio de permanência: Quanto tempo os usuários, em média, permanecem na página de um site ou aplicativo;
- Número de sessões por usuário: Quantas vezes um usuário acessa uma determinada página;
- Taxa de retenção de usuários: A porcentagem de usuários que continuam utilizando um serviço, se mantendo um cliente ativo;
- Taxa de abandono de carrinho: No caso de comércio eletrônico, seria o número de usuários que adicionam itens ao carrinho, mas não finalizam a compra.
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Métricas de Desempenho de Marketing
Indicadores que mensuram a eficácia das estratégias de marketing. Os principais são:
- ROI: Abreviação para a expressão em inglês “Return over Investment” ou “Retorno sobre o Investimento”, é o indicador utilizado para determinar qual foi o resultado financeiro de um investimento efetuado;
- CPC (Custo por Clique): Custo médio por cada clique em um anúncio online;
- CTR (Taxa de Cliques): Percentagem de pessoas que clicam em um link após vê-lo;
- Taxa de abertura de e-mails: Percentagem de destinatários que abriram um email marketing;
- Taxa de conversão de leads: É a porcentagem de potenciais clientes que executam uma ação específica desejada, como efetuar uma compra, preencher um formulário ou realizar uma inscrição.
Métricas de Qualidade de Dados
São parâmetros que avaliam o grau de conformidade ou excelência de um produto ou serviço, em relação a determinados critérios ou padrões estabelecidos.
- Precisão dos dados: Refere-se à exatidão dos dados, indicando o quanto estão corretos e livres de erros em relação à realidade;
- Integridade dos dados: Mede e garante que todos os dados e as suas informações estão completas e corretas;
- Consistência dos dados: Avalia a uniformidade e a coerência dos dados, certificando que não exista contradições ou discrepâncias entre eles;
- Taxa de duplicação de dados: Indica a quantidade de dados iguais dentro de um conjunto. Assim, é possível remover duplicatas que prejudicam a eficiência de uma análise;
- Atualidade dos dados: Métrica que avalia o quão recentes são os dados em comparação com o momento em que são utilizados, assegurando que estejam atualizados.
Métricas de Desempenho de Equipe
Indicadores que ajudam a monitorar e avaliar o desempenho coletivo e individual de uma equipe, em relação à realização de metas e entregas.
- Produtividade por funcionário: Quantidade de trabalhos realizados em um determinado período;
- Satisfação do cliente: Avaliação dos clientes sobre a qualidade do serviço prestado pela equipe;
- Taxa de erro: Percentual de trabalho que precisa ser refeito devido a erros.
- Tempo médio de conclusão de projetos: Média de tempo gasto para finalizar um projeto;
- Taxa de precisão das análises: Percentual de acertos nas análises realizadas de um determinado membro ou equipe.
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Métricas de Segurança e Privacidade
Indicadores que avaliam a proteção de dados e garantem conformidade com regulamentos de segurança e privacidade de uma empresa.
- Número de violações de dados: Total de incidentes em que a segurança dos dados foi comprometida;
- Tempo médio para detectar uma violação: Sendo a média de tempo necessária para identificar uma violação de segurança desde o momento em que ocorreu até o momento em que foi detectada e relatada;
- Percentual de dados classificados como sensíveis ou críticos: Indica a porcentagem de dados considerados altamente sensíveis ou críticos para a empresa, como informações financeiras, de saúde ou pessoais.
E qual será o futuro dos dados com o avanço da tecnologia?
Conforme avançamos para uma era mais digitalizada, as métricas evoluem para atender à demanda por dados mais precisos. Com o crescimento da inteligência artificial e o aprimoramento constante do aprendizado das máquinas, os algoritmos já são capazes de analisar grandes volumes de dados em tempo real e obter informações valiosas de maneira eficaz, ágil e automatizada. E por isso, quem trabalha com análise de dados precisa estar atento a essas mudanças e manter o aprendizado constante.
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