Nassim Taleb: autor de best-sellers que inspira investidores

Amado por muitos e odiado por outros, ninguém pode negar que Nassim Taleb é um dos pensadores vivos mais importantes do mercado financeiro.

Conhecido por fazer investimentos de alto risco e obter sucesso, Taleb ganhou cada vez mais notoriedade e lançou livros para inspirar os demais investidores.

Neste artigo, você vai saber mais sobre os conceitos, as estratégias, os livros e as frases marcantes do autor. Acompanhe a leitura!

Quem é Nassim Taleb

Nassim é um grande estatístico, investidor e autor de livros best-sellers traduzidos para diversos idiomas, como a “A lógica do Cisne Negro” e “Antifrágil”.

Além disso, já publicou inúmeros artigos sobre finanças, análise de risco, estatística e até mesmo filosofia.

Atualmente, reside nos Estados Unidos e atua como professor emérito de engenharia de risco da Universidade de Nova York e assessor do Universa Investments.

Ele se dedica sobretudo ao estudo de incertezas e gerenciamento de riscos, principalmente os não lineares.

A história de Nassim Nicholas Taleb

Nassim Nicholas Taleb nasceu no dia 16 de maio de 1960 em Amioun, no Líbano.

Filho do oncologista Nagib Taleb e da antropóloga Minerva Ghosn, sua família era influente na região. Entretanto, durante a guerra civil libanesa, eles buscaram refúgio na França.

Ainda assim, Nassim teve uma excelente educação. Ele estudou em um colégio francês e se formou como bacharel e mestre em matemática na Universidade de Paris.

Depois, concluiu seu MBA na Wharton School, ligada à Universidade da Pensilvânia. Por fim, tornou-se PhD em administração pela Universidade de Paris.

A trajetória profissional de Taleb

Após se formar na França, Nassim foi para os EUA trabalhar no setor financeiro, onde permaneceu por 21 anos e acumulou sua fortuna.

A princípio, ele se dedicava à área de derivativos e, depois da crise de 1987, aos 27 anos, alcançou a sonhada liberdade financeira.

Neste período, ele faturou mais de US$ 20 milhões operando Opções.

Taleb também lucrou em outras crises, como no estouro da bolha PontoCom, em 2000. Além disso, ele previu a crise financeira internacional de 2008 e foi um dos únicos investidores a obter ganhos.

No início da pandemia, em 2020, Nassim também afirmou que a crise era previsível quando o vírus ainda estava somente na China e os governos não deram ouvidos aos alertas dos pesquisadores em janeiro do mesmo ano.

Dessa forma, em março, ele ultrapassou a marca de 3000% de lucro enquanto o mercado mundial entrava em colapso.

Entre as instituições que Taleb já trabalhou, estão: Credit Suisse UBS, First Boston, Banque Indosuez, CIBC Wood Gundy, Deutsche Bank, BNP Paribas, Chicago Mercantile Exchange, Empírica Capital e Universa Investments, além de atuar no mercado como trader independente.

>>> Confira dicas de como operar de maneira segura e consciente no Guia de boas práticas para Day Trade da escola da XP Inc. É grátis!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia de Boas Práticas para Day Trade" da Xpeed School.

Em 2006, ele deu início à transição de carreira e passou a atuar como pesquisador, aprofundando seus estudos sobre gestão de riscos, probabilidade e filologia (línguas e documentos antigos).

Como Nassim Taleb influencia o mundo dos investimentos

A influência de Nassim no mundo dos investimentos pode ser notada na coletânea “Incerto”, apresentada em sua biografia oficial como “um ensaio filosófico sobre a incerteza”. A obra possui cinco volumes: 

  • “Iludidos pelo acaso: a influência da sorte nos mercados e na vida”;
  • “A lógica do Cisne Negro”;
  • “A cama de procusto: aforismos filosóficos e práticos”;
  • “Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos”;
  • “Arriscando a própria pele: assimetrias ocultas no cotidiano”.

Saiba mais sobre os principais conceitos e estratégias de investimento do autor.

Aleatoriedade

No primeiro livro, “Iludidos pelo Acaso”, Taleb traz destaque à aleatoriedade e argumenta que há uma supervalorização da relação de causa e efeito. 

Ele afirma que, apesar de incomodar alguns, nem sempre há como explicar acontecimentos por meio dessa relação.

Por isso, Nassim acredita que se preparar para eventos inesperados e aproveitar as oportunidades para crescer é uma necessidade.

Cisne Negro

O segundo livro, “A lógica do Cisne Negro”, foi um dos mais comentados. Nele, é apresentado o conceito de Cisne Negro, que retrata eventos positivos ou negativos com as seguintes características:

  • raro e imprevisível;
  • compreensível apenas após o acontecimento;
  • com efeitos drásticos.

O 11 de setembro, por exemplo, é um dos ocorridos apontados pelo autor como Cisne Negro.

Ao visualizar a crise de 2008 com quase um ano de antecedência (outro acontecimento classificado por ele como Cisne Negro), Nassim foi nomeado como guru das finanças, termo que rejeita totalmente.

Halter (Barbell)

O autor desenvolveu uma estratégia de investimento chamada Halter, também conhecida como Barbell.

Nela, ele defende que o investidor elimine as chances de perder tudo montando uma carteira que possua entre 60% e 90% de aplicações de baixo risco. 

Já os 10% a 30% restantes seriam formados por investimentos de altíssimo risco. Dessa forma, houver perdas, elas estariam limitadas a 30% do capital. 

Em contrapartida, investimentos super agressivos têm potencial de ganho ilimitado, com um retorno incalculável se forem bem-sucedidos.

Antifragilidade

Outro conceito relevante difundido na obra de Taleb é o de antifragilidade

O autor defende que o oposto de frágil não é resistente ou robusto, mas sim ter a capacidade de lidar com as incertezas sem ser massacrado por elas. 

Ele acredita que o melhor é ser antifrágil, ou seja, evoluir em meio ao caos. Assim, a incerteza torna-se desejada e necessária.

Exposição a riscos 

Em seu livro mais recente, “Arriscando a própria pele”, Taleb fala sobre a importância da exposição a riscos em diversas áreas da vida — ainda que muitos, mesmo ocupando posições de destaque, não tenham esse costume.

Nassim acredita que é preciso estar envolvido para viver em um ambiente repleto de imprevisibilidade e riscos, como o mercado financeiro.

Nassim Taleb: livros mais influentes

Entre as obras mais relevantes do autor, podemos destacar:

Dynamic Hedging (1997)

Capa do livro Dynamic Hedging.

Taleb passou meses imerso na matemática das opções para escrever este livro, que previa soluções para os investimentos. Ainda não foi lançado no Brasil.

Iludidos pelo Acaso (2001)

Capa do livro Iludidos pelo acaso.

Conforme mencionamos acima, no livro “Iludidos pelo Acaso” Nassim aborda a aleatoriedade e, pela primeira vez, deixa a técnica e a matemática pura de lado. Além disso, o autor também fala sobre a vida.

A lógica do Cisne Negro (2007)

Capa do livro A lógica do Cisne Negro.

“A lógica do Cisne Negro” é considerado o livro mais famoso de Taleb, com mais de 3 milhões de cópias vendidas em todo mundo.

O economista tornou-se uma das pessoas mais influentes do planeta ao prever, pública e detalhamente, as crises de 2008 e 2020.

Antifrágil (2012)

Capa do livro Antifrágil.

Como também mencionamos acima, em “Antifrágil” o autor defende que, ao compreender e aderir a mecanismos de antifragilidade, é possível tomar boas decisões sem se iludir tentando prever grandes acontecimentos. 

Arriscando a própria pele (2018)

Capa do livro Arriscando a própria pele.

Skin in The Game é um tratado sobre ética e opcionalidade, alcançando a política e a visão de mundo para futuro.

>>> Confira 5 livros sobre investimentos para elevar seus conhecimentos na área.

Para se inspirar: as frases mais marcantes de Taleb

  1. “Se você vê uma fraude e não diz “fraude”, você é uma fraude.”
  2. “A maior parte do que as pessoas sabem não vale a pena saber.”
  3. “Charme é a habilidade de insultar as pessoas sem ofendê-las.”
  4. “A incerteza é algo presente, desejável e necessário para a evolução.”
  5. “Os três vícios mais destrutivos são heroína, carboidratos e um salário mensal.”
  6. “O que não me mata não me fortalece, mas mata os menos aptos e torna a população sobrevivente mais forte como um todo.”
  7. “Se pela manhã você souber com precisão como será o seu dia, você está meio morto – quanto mais precisão, mais morto você está.”
  8. “Minha ideia do sábio estoico moderno é alguém que transforma medo em prudência, dor em informação, erros em começos e desejos em realizações.”
  9. “As pessoas se concentram mais em modelos, pois é mais eficaz do que encontrar anti-modelos – pessoas com as quais você não vai querer se parecer quando crescer.”

Agora que você já conhece a história de Nassim Taleb e sabe como ele influencia o mundo dos investimentos, aprenda a identificar os futuros vencedores da Bolsa por meio da Análise Fundamentalista.

A Xpeed School desenvolveu um curso completo com os indicadores mais usados pelos analistas para entender o mercado. Clique no banner e garanta sua vaga!

Campanha de um curso online sobre "Análise Fundamentalista: Identifique os Futuros Vencedores da Bolsa" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img