Nest.js: o que é e como funciona esse framework?

Saiba como esse framework ajuda a acelerar a criação de aplicativos e a conexão com servidores

O aumento na demanda de aplicativos mobile fez com que muitas soluções de desenvolvimento surgissem no mercado. Afinal, otimizar os códigos que estão por trás desses programas traz inúmeros benefícios para a indústria. Neste artigo falaremos sobre um dos principais softwares relacionados ao tema, o Nest JS: o que é, para que serve, principais vantagens e desvantagens.

Aqui você também vai poder conferir como usar esse programa, além de um passo a passo de como fazer a instalação do software no seu device. Portanto, se quiser aprender um pouco mais sobre ele, aproveite o texto a seguir e boa leitura!

O que é Nest.js?

Pensado para melhorar tanto a produtividade como a experiência dos desenvolvedores, o NestJS é um framework que acelera a criação de aplicativos, principalmente na conexão deles com os servidores. Ele utiliza como idioma uma das principais linguagens de programação que existe, o JavaScript. 

O NestJS ganhou bastante popularidade entre os desenvolvedores back-end, pois ele apresenta um padrão de design e de arquitetura consolidados, já que o programa usa os recursos mais atualizados justamente de JavaScript. Esse é um dos fatores que ajuda a acelerar ainda mais o desenvolvimento das aplicações.

Para que serve Nest.js?

O NestJS serve para criar aplicações escaláveis, ou seja, que possam atender a um grande número de pessoas. Tudo isso pensando, claro, na eficiência do programa, além da confiabilidade que os aplicativos precisam ter. Afinal, ninguém quer desenvolver um app que apresente instabilidade ou que fique travando a todo momento, não é mesmo?

>>> Muitas profissões estão ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho tecnológico. Uma delas é a carreira de Arquiteto de Sotfware. Você já ouviu falar dela? Para conhecer um pouco mais desse universo, o professor Gustavo Aguilar explica o perfil desse profissional e suas atividades. Dê o play no vídeo abaixo e confira uma aula completa:

Qual a diferença de Nest.js e Next.js?

Embora as duas sejam frameworks específicas para desenvolvedores, cada uma delas possui funções diferentes. Quando falamos de NestJS, o foco é voltado para resolver problemas de back-end do lado do servidor. 

Já quando olhamos para NextJS, nos referimos a uma estrutura Javascript que é renderizada diretamente pelo servidor. Vale lembrar que tanto um quanto outro possuem código aberto para os desenvolvedores, o que facilita bastante a execução dos projetos.. 

Quando comparamos as avaliações no GitHub, uma plataforma de hospedagem de código fonte, o NextJS é mais popular, com mais de 30 mil estrelas, enquanto o NestJS tem 17 mil.

Principais vantagens e desvantagens do Nest.js

Uma das principais vantagens do NestJS é que ele possui arquitetura modular. Isso é muito útil, pois com esse recurso é possível fazer o uso de qualquer biblioteca. Outro ponto positivo diz respeito a sua versatilidade, uma vez que ele possui um ecossistema capaz de se adaptar a qualquer tipo de aplicação. 

Tudo isso sem deixar de mencionar suas soluções de NodeJS aproveitando recursos de JavaScript. A plataforma ainda conta com módulos suplementares, como o NestJS testing e NestJS mongodb.

Já como ponto de atenção, podemos citar a sua interface pouco amigável, que pode trazer dificuldade para quem usa nas primeiras vezes. Além disso, ele não possui renderização automática. Caso este seja um recurso essencial na execução dos projetos que você trabalha, o ideal é dar preferência ao NextJS. 

Muitos devs se perguntam sobre a relação de NestJS vs ExpressJS. Aqui vale ressaltar que cabe a cada um escolher o que mais agrada, pois eles podem variar de acordo com a necessidade de cada projeto.

Como usar Nest.js?

O primeiro passo para usar o NestJS é ter o software instalado na sua máquina. Para saber como fazer isso, damos um passo a passo na sequência deste artigo. Vale ressaltar que para cada tipo de software pode ter uma diferença na forma de instalação, seja Linux, iOS ou Windows. 

É importante salientar que, para usar o programa, você precisa ter uma boa máquina, deixando o workflow mais leve e fluído. Isso vai ajudar na construção do projeto, trazendo muito mais rapidez para a execução do seu aplicativo.

Aprenda a instalar Nest.js passo a passo

Se você não sabe como instalar o NestJS na sua máquina, separamos a seguir uma forma básica de como esse processo deve ser feito. Vamos lá?

Para começar, é necessário fazer a instalação do NodeJS na sua máquina. Clique aqui e faça o download da versão “Current”, que terá as funcionalidades mais recentes. Após fazer isso, conseguimos iniciar a instalação do NestJS. 

Dentro do programa, você terá que criar um diretório raiz, que se chama app, e dentro do terminal deste diretório deverá executar o seguinte comando: npm i -g @nestjs/cli. Deixe o software fazer a instalação e pronto! Agora é só começar a usar. 

Como você pode ter visto, o NestJS é um software essencial para os desenvolvedores que trabalham na construção de aplicativos. Seus recursos trazem muita praticidade para a execução de projetos, facilitando ainda mais a organização dos códigos.

 

Você que é desenvolvedor não pode perder a oportunidade de participar da 5ª edição do Dev Summit. O evento é destinado a todos que se interessam por metodologias ágeis e transformação digital. Ideal para aprender mais sobre desenvolvimento de software, front-end, back-end, mobile apps, arquitetura de software e muito mais. Curtiu? Então garanta a sua vaga agora mesmo aqui. Quer saber o melhor? É grátis!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img